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sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

AS SETE IGREJAS DA ÁSIA: ESMIRNA




Apocalipse 2:8-11


Agora examinaremos a segunda igreja, a igreja em Esmirna. Que o Senhor nos abra os olhos para que vejamos mais e não negligenciamos nada. Na história da igreja, as igrejas da era apostólica e as imediatamente após ela foram muito perseguidas. Sofrimento é a especial característica da igreja: esta é a razão por que o nome da igreja aqui é Esmirna. Esmirna vem da palavra mirra, que significa sofrimento e representa a igreja sob perseguição.

Esta carta revela que o nome do Senhor Jesus é especial e que a recompensa ao vencedor também é especial. O Senhor Jesus fala de si mesmo como - o primeiro e o último que este morte e tornou a viver. Ao vencedor o Senhor diz que dele - de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte. Isso prova que a vida vence a morte. Muitas pessoas têm visto somente o termo “vivo”, mas
não têm visto “vivo pelos séculos dos séculos” nem têm visto”mas eis que estou vivo” (Ap. 1:18).Quão grande isso é. No dia de Pentecoste, o apostolo disse ao povo “Ao qual, porem, Deus
ressuscitou rompendo os grilhões da morte, porquanto não era possível fosse ele retido por ela” At.2:24. A morte não pode retê-lo. Em outras palavras, uma vez que todos os que são vivos entram na
morte, eles não podem sair novamente. Mas o Senhor Jesus não pode ser retido pela morte; a morte não tem poder para retê-lo. Isso é ressurreição. A sua vida pode suportar a morte, portanto, o principio da ressurreição na Bíblia torna-se muito preciso. “Estive morto, mas eis que estou vivo, isto prova que a vida pode resistir à morte. Deus vê a igreja como um ser que pode suportar a morte. As portas do Hades estão abertas para a igreja, mas as portas do Hades não podem prevalecer contra ela e não podem confiná-la; assim, a natureza da igreja é ressurreição. Toda vez que a igreja perde o poder para vencer o sofrimento, ela se torna inútil. Muitas pessoas sentem-se terminadas ao encontrar certas questões contrarias e seus desejos; para elas é como encontrar a morte. Mas a ressurreição não teme a morte; o sofrimento simplesmente prova que se pode suportar a morte. Você pode pensar que certo homem provavelmente chegará ao fim após encontrar determinada circunstancia, mas, não, ele passa por ela e tornar a sair. Aquilo que passa pela morte, e ainda permanece, é ressurreição”.
Mesmo em nossa vida pessoal, há muitas situações como essa. Quando você encontra provações e tentações, talvez a oração cesse e torne-se difícil ler a palavra. Todos os irmãos dizem
que esta vez você esta terminado”, mas, não muito depois, você se levanta e a vida de Deis flui de você outra vez. Aquilo que é terminado pela morte não é ressurreição. A igreja tem um principio
básico: ela é capaz de passar pela morte; ela não pode ser sepultada. A igreja em Esmirna especialmente expressa esta verdade. Se você ler a história dos mártires escrita por Fox, verá como a igreja tem sofrido perseguições e aflições.

Por exemplo: Policarpo foi um bispo da igreja naquela época, e foi capturado por seus opositores. Como ele já tinha oitenta e seis anos, eles não o levaram à morte e foram especialmente brandos para com ele. Se ele dissesse apenas: “eu não confesso Jesus de Nazaré”, eles o libertariam. Mas ele replicou: “Não posso negá-lo. Eu O tenho servido por oitenta e seis anos, nesses oitenta e seis
anos Ele nunca me tratou mal; como poderia eu negá-lo por amor ao meu corpo!” Por isso, levaram no e o queimaram no fogo. Enquanto a metade inferior do seu corpo estava ardendo em chamas, ele ainda conseguiu dizer: “Obrigado, Deus, porque eu tenho oportunidade de ser queimado pelos homens e de dar a minha vida para testemunhar por Ti”.

Houve uma irmã a quem foi dito que se ela apenas se curvasse a Diana (o ídolo Ártemis da cidade de Éfeso, citado em Atos 19), seria libertada. Que disse ela? Ela replicou: “Vocês me pedem
para escolher ente Cristo e Diana? Da primeira vez eu escolhi Cristo, e agora vocês me pedem para escolher novamente. Eu ainda escolho Cristo”. Como resultado ela também foi morta. Duas irmãs que estavam presentes disseram: “Muitos filhos de Deus foram levados. Por que nós ainda permanecemos?” Mais tarde, elas também foram levadas e colocadas na prisão. Essas irmãs viram
muitas pessoas sendo devoradas pelas feras, e novamente disseram: “Muitos têm testemunhado com seu sangue. Porque nós apenas testificamos com a boca?” Uma dessas irmãs era casada e a outra
estava noiva. Então seus pais, marido e noivo foram persuadi-las do contrario. Eles até mesmo levaram o filho da irmã casada, pedindo-lhe que negasse o Senhor. Mas elas disseram: “Que podem
vocês trazer que se compare com Cristo?” Como resultado, elas também foram arrastadas para fora e entregues aos leões para serem devoradas. As duas cantavam enquanto caminhavam até serem dilaceradas pelas feras.

Quão terríveis foram as perseguições sofridas pela igreja em Esmirna! Mas por mais que se tenha feito, a vida sempre revive após ter morrido. As perseguições simplesmente manifestam
que espécie de igreja a igreja é. Ele é o primeiro e o último e Aquele que esteve morto, mas eis que está vivo.

Conheço a tua tribulação, a tua pobreza. Você não tem nada do que há nesta terra, mas o Senhor sabe que você é rica. Não temas as coisas que tens de sofrer. Toda a igreja de Esmirna foi
perseguida, mas a vida que morreu e agora está vivendo novamente, pode atravessar por todas essas perseguições. Quão terríveis foram as perseguições sofridas pela igreja, e a razão porque ela foi capaz de suportar as grandes perseguições é porque ela conhecia a ressurreição. Eu conheço a blasfêmia dos que a si mesmo se declaram judeus e não são. Aqui devemos dar atenção para o problema dos judeus, mas os judeus mencionados aqui não se referem aos judeus no mundo, mas aos judeus na igreja, assim como as pessoas que vimos antes relacionadas aos nicolaítas não se referem as pessoas no mundo, mas ao laicado na igreja. Aqui o Senhor fala dos judeus que os perseguiram. Os nicolaítas são mencionados duas vezes, na igreja de Éfeso e em Pérgamo. Os judeus foram mencionados duas vezes, aqui e de novo na igreja de Filadélfia. Em Pergamo, o ensinamento de Balaão é mencionado. Em Tiatira, Jezabel é mencionada. Todos esses constituem a linha de oposição. Você pode perguntar: qual é o significado dos judeus? A salvação não é dos judeus? Por que eles falam blasfêmias aqui? Por essa razão devemos saber o que é judaísmo e o que é a igreja.

Há muitas diferenças essenciais entre o judaísmo e a igreja. Aqui quero mencionar quatro pontos que devemos dar atenção: o templo, a lei, os sacerdotes e as promessas. Os judeus edificaram um templo esplêndido de pedras e ouro, como o lugar de adoração. Como padrão de comportamento eles tinham os dez Mandamentos e muitos outros regulamentos. Para cuidar dos assuntos espirituais.
E, finalmente, eles também tinham as bênçãos pelas quais podiam prosperar na terra. Por favor, notem que o judaísmo é uma religião terrena. O judaísmo é uma religião nesta terra, o que eles possuem é
um templo material, regulamentos de letras, sacerdotes mediadores e gozo nesta terra. Quando os judeus entraram na terra de Canaã, eles construíram o templo. Se eu sou um judeu desejo servir a Deus, devo ir ao templo. Se eu sinto que pequei e preciso oferecer um sacrifício, devo ir ao templo para oferecer o sacrifício. Se eu sinto que Deus me tem abençoado e quero agradecer, devo ir ao templo para agradecer. Todas às vezes devo tomar esse caminho. Posso adorar a Deus somente quando vou ao templo. Este é chamado o lugar de adoração. Os judeus são adoradores e o templo é o lugar onde eles adoram. Os adoradores e o lugar de adoração são duas coisas diferentes. Mas é assim no Novo Testamento? A característica especial da igreja é que não há lugar e nem templo, pois nós, o povo, somos os templos.

Efésios 2:21-22 diz: “No qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para habitação de Deus no Espírito”. A característica da igreja é que o seu corpo e a habitação de Deus. Coletivamente falando, Deus nos edifica e adequadamente nos ajusta para tornar-nos Sua habitação. Não há lugar de adoração na
Igreja; o lugar de adoração é o adorador. Carregamos nosso lugar de adoração onde quer que vamos. Isso é fundamentalmente diferente do judaísmo. O templo no judaísmo é um templo material; o templo na igreja é um templo espiritual. Alguém certa vez calculou o valor total do templo judeu – é o suficiente para proporcionar a todas as pessoas da terra uma cota financeira. Mas, e quanto ao templo dos cristãos hoje? Alguns são mancos, alguns são cegos e alguns são pobres, mas este é o templo. Hoje algumas pessoas dizem: “Se você não quer ir a um templo solene e magnífico, no mínimo precisa de uma capela”. Mas a igreja não tem um templo. Aonde quer que vão para lá também vai o
templo. Deus habita no homem e não numa casa. Na igreja Deus habita no homem; no judaísmo, Deus habita em uma casa. Os homens pensam que se forem adorar a Deus eles precisam de um lugar. Alguns até chamam o templo de “igreja”. Isso é judaísmo não igreja! A palavra Igreja é ekklesia, que significa “os chamados para fora de”. A igreja é um povo comprado com o sangue precioso – está é a igreja. Hoje nós temos o templo no andar superior, temos o templo no pórtico de Salomão, temos o templo na porta chamada formosa e temos o templo no andar inferior. O judaísmo tem o lugar
material. Então, quem são os judeus? São os que levam o lugar material para dentro da igreja. Se os filhos de Deus desejam andar no Seu caminho eles devem pedir a Deus que abra seus olhos para que possam ver que a igreja é espiritual e não material.

Os judeus também têm as leis, os regulamentos para seu viver diário (Deus somente usa as leis para fazer os homens conhecerem os seus pecados). Todo aquele que for um judeu deve guardar
os Dez mandamentos, ainda lhe falta uma coisa (Lc 18:20-22). O judaísmo tem um padrão de princípios para seu viver diário, o qual esta escrito em tabuas de pedras e precisa ser memorizado.
Mas o problema está aqui: Se eu sou alfabetizado, entendê-lo-ei; se eu sou analfabeto, não o entenderei. Se tiver boa memória, consigo lembrá-lo. Isso é judaísmo. O padrão do viver diário do judaísmo é morto; é exterior. Na igreja não há lei; em vez disso, sua lei está em outro lugar. Não está escrita em tábuas de pedra, mas nas tábuas do coração. A lei do Espírito da vida está dentro de mim.
O Espírito Santo habita em mim; o Espírito Santo é minha lei. Leia Hebreus 8 e Jeremias 31. Deus diz “Nas suas mentes imprimirei as minhas leis, também sobre os seus corações as inscreverei” (Hb 8:10).Hoje, nossa especial característica é que o Espírito de Deus habita em nós.

Gosto de contar uma história que expressa o sentido aqui. Em certa cidade ³ Havia certo sr. Yu, um eletricista, que tinha pouca escolaridade. Posteriormente, ele foi salvo. Quando os dias
esfriavam, ele se preparava para beber vinho conforme seu antigo costume. A comida estava pronta, o vinho aquecido e ele, a esposa (que conhecida algumas letras a mais do que ele), e um aprendiz
estavam sentados e prontos para comer. Ele começou a dar graças; contudo por algum tempo nenhum som saiu. Finalmente ele disse: “Agora que sou um cristão, quero saber se é certo os cristãos beberem vinho. É uma pena que o pregador tenha ido embora; do contrário, poderíamos perguntar-lhe. Vamos procurar na Bíblia para ver se é certo os cristãos beberem vinho”. Assim, os três começaram a folhar as páginas da Bíblia, mas não encontraram nada. Por fim, a esposa sugeriu que o tomassem desta vez.
Mais tarde, disse ela, poderiam escrever uma carta ao pregador, e se ele dissesse que não é certo beber, eles parariam; se ele dissesse que é correto beber, eles continuariam. Então o irmão Yu
levantou-se de novo e preparo-se para dar graças. Mas novamente, por algum tempo, nenhum som saiu. Após este incidente, o pregador encontrou-o e a questão foi levantada. O pregador perguntou-lhe se ele afinal bebeu na ocasião, ele replicou: “ Chefe que mora dentro de mim não me permitiu, então eu não bebi”. Há um Chefe interior - este é um regulamento muito bom. Se o Espírito santo concorda, o que quer que você diga também não vale nada. A lei torna-se uma questão interior, não exterior.

Há leis escritas e regulamentos no judaísmo. Hoje também há muitas normas e regulamentos escritos na” igreja”, mas isto não é a igreja. Não temos leis exteriores, nosso padrão de viver diário é
interior.A tribulação da igreja de Esmirna foi devido ao fato de aqueles que chamavam a si mesmo judeus estarem impondo regulamentos judaicos sobre ela. No judaísmo, os homens que adoram e o Deus que é adorado estão separados e muito
distanciados um do outro. A distância é o judaísmo. Quando o homem vê o Deus do judaísmo, ele aproxima-se de Deus? Os sacerdotes os representam para ir a Deus. As pessoas são seculares; elas somente podem fazer as coisas seculares e serem mundanas. Mas os sacerdotes devem ser totalmente santos e cuidar das coisas santas. A responsabilidade dos judeus é levar o boi ou ovelha ao templo. Quanto a servir a Deus esse é um assunto dos sacerdotes, não dos judeus. Mas a igreja não é assim. Na igreja, Deus não apenas quer que tragamos coisas materiais a Ele, mas também deseja que o povo venha a Ele. Hoje a classe mediadora foi abolida. Quais foram às palavras de blasfêmia faladas pelos judeus? Um grupo de pessoas na igreja em Esmirna estava dizendo: “Se aos irmãos é permitido fazer tudo, se os irmãos podem batizar as pessoas, se os irmãos podem partir o pão, não há qualquer ordem!
Isto é terrível!” Eles queriam estabelecer uma classe mediadora.

O cristianismo de hoje tem sido judaizado. O judaísmo tem os sacerdotes, enquanto o cristianismo tem os rigorosos padres, os clérigos que não são assim tão severos, e os pastores comuns
no sistema pastoral. Os padres, os clérigos e os pastores cuidam de todas as coisas espirituais. Sua única expectativa quanto aos membros da igreja é o donativo. Nós, os laicatos (os crentes comuns), somos seculares; podemos somente fazer coisas seculares e ser mundano o quanto quisermos. Mas a igreja não tem qualquer pessoa secular (mundana)! Isso não significa que não cuidamos de coisas seculares, mas que o mundo não pode tocar-nos. Na igreja cada um é espiritual. Deixe-me dizer-lhe: toda vez que a igreja chega a ponto de somente poucas pessoas cuidarem das coisas espirituais, tal igreja já caiu. Todos sabemos que aos padres católicos romanos não é permitido casar; quanto mais
eles diferirem em aparência dos seres humanos, mas seguras as pessoas sentir-se-ão em confiar-lhes as coisas espirituais. A igreja não é nada disso. A igreja exige que ofereçamos todo o nosso ser a
Deus. Esta é a única maneira. Cada um deve servir ao Senhor. Fazer coisas seculares é apenas tomar conta de nossas necessidades diárias.

Agora prosseguiremos para o quarto ponto. O propósito dos judeus ao servirem a Deus é que eles pudessem colher mais trigo dos campos e que os bois e rebanhos não perdessem seus filhotes, mas multiplicassem muitas vezes, exatamente como no caso de Jacó. Eles estão buscando a benção neste mundo. As promessas de Deus a eles são também promessas da terra, para que entre as nações da terra eles sejam a cabeça e não a cauda. Mas a primeira promessa à igreja é que devemos tomar a cruz e seguir o Senhor. Algumas vezes quando prego o evangelho, as pessoas perguntam: “Haverá arroz para comer quando crermos em Jesus?” Eu respondo: “Quando você crê em Jesus, a tigela de arroz é quebrada”. Esta é a igreja. Não é que após crer você ganhara mais em todas as coisas.
Certa vez quando eu estava em Nanquim, um pregador disse em sua mensagem: “Se você apenas crer em Jesus, embora possa não fazer fortuna, no mínimo, você conseguirá uma vida confortável”.
Quando a igreja ouviu isso, pensei: “Isso não está de acordo com a igreja. O que a igreja ensina não é quanto eu vou ganhar diante de Deus, mas quanto estarei disposto a perder diante de Deus” A igreja
não acha que o sofrimento é uma coisa dolorosa; pelo contrário, é uma alegria. Hoje, estes quatro itens – o templo material, as leis exteriores, os sacerdotes mediadores e as promessas terrenas – estão na igreja. Desejamos pregar mais as palavras de Deus. Esperamos que todos os filhos de Deus, embora todos tenham ocupações seculares, sejam homens espirituais. Aqui o Senhor fala uma palavra mui forte: Dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo antes sinagoga de satanás. A palavra sinagoga esta especialmente relacionada ao judaísmo, assim como templo ao budismo, mosteiro ao taoísmo e mesquita ao islamismo. Um certo
irmão disse que não deveríamos denominar nosso lugar de reunião como local de reuniões da igreja, mas de sinagoga cristã. Se fosse assim, quando um judeu passasse, ele ficaria muito confuso, porque
Sinagoga é um termo exclusivo do judaísmo. Como poderíamos dizer que há algo como sinagoga cristã e não relacionar isto ao judaísmo? O Senhor disse que eles eram a sinagoga de Satanás. Os
judeus citados aqui pelo Senhor referem-se aos judeus na igreja, porque eles até mesmo introduziram a sinagoga. Que Deus seja misericordioso para conosco. Devemos livrar-nos completamente de todas as coisas do judaísmo.

Na igreja de Esmirna havia tribulação, pobreza e blasfêmia dos judeus. Mas o Senhor disse àqueles cristãos “Não temas as cousas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns
de vós na prisão para serdes postos a prova e tereis tribulação de dez dias. Não temas! Muitas vezes se pudéssemos entender que algo é causa por satanás, o problema já estaria solucionado pela metade. Quando começamos a pensar que algo é causado pelos homens é que temos dificuldade. Se conseguíssemos apenas entender que isso está sendo feito pelo inimigo, o problema seria resolvido e nosso coração poderia imediatamente descansar diante do Senhor. “Tereis tribulação de dez dias”. Temos, aqui, o problema dos “dez dias”. Muitos expositores de Apocalipse e Daniel estão acostumados a contar um dia como um ano. Uma vez que contam os dez dias aqui como dez anos, eles procuram estes dez anos na história, mas não encontram nada. Eu pessoalmente sinto que não há nenhuma base bíblica para isto. Há muitos lugares na Bíblia onde dias não podem ser considerados como anos. Por exemplo, Apoc. 12:14 diz: “Um tempo, tempos, e metade de um tempo”. Isto é três anos e meio. Apoc. 12:6 diz: ”Mil duzentos e sessenta dias”. O ano calendário judaico tem 360 dias; logo 1260 dias são três anos e meio. Se um dia é equivalente a um ano, então seriam mil duzentos e sessenta anos. Se a grande tribulação durasse tão longo tempo, que fariam as pessoas?

Então, qual é o verdadeiro significado de dez dias? Na bíblia dez é mencionado muitas vezes. Em Gn 24:55 há “dez dias”. Quando o servo queria levar Rebeca com ele, o irmão e a mãe de Rebeca
pediram-lhe que ela ficasse com eles pelo menos dez dias. Quando Daniel e seus amigos não se permitiram serem corrompidos pelas iguarias do rei, eles pediram ao cozinheiro chefe para testá-los
por dez dias (Dn1:12). Portanto “dez dias”, na Bíblia, significa um período breve. O que o Senhor fala aqui tem o mesmo significado. Por um lado, isso significa que há dias certos para nosso sofrimento, e nossos dias de sofrimento são contados pelo Senhor. Após esses dias seremos libertados exatamente como Jô. Por outro lado, significa que os dez dias são um período muito breve. Não importa por quais provações passemos diante de Deus, elas não durarão muito. Quando os dias são completados, o maligno não pode fazer nada. As provações que você sofrerá passarão rapidamente.
“Sê fiel ate a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Fiel até a morte é uma questão de tempo e atitude. O Senhor insiste que a vida de todos aqueles que O servem pertence a Ele; esta é a razão por
que você deve ser fiel até a morte. Todo aquele que é comprado com sangue precioso, pertence ao Senhor e deve ser totalmente pelo Senhor. Desde o inicio Cristo exige tudo de nós; agora Ele diz: “Sê fiel até á morte”. Quanto a nossa atitude, devemos ser fiéis mesmo até a morte; quantos tempos devemos ser fiéis até a morte. “Dar-te-ei a coroa da vida”. A coroa é uma recompensa; naquele tempo, a vida tornar-se-á uma coroa.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas. O Vencedor, de modo nenhum sofrerá dano da segunda morte. Aqui claramente diz que você não somente escapará da morte, mas
nem sofrerá a dor da morte, porque já aprendeu a lição. As tribulações são severas; se você nunca esteve em tribulação, nunca saberá quão terrível ela é. A pobreza é opressora; se você nunca foi
pobre, nunca saberá qual o gosto dela. A blasfêmia é também opressora; se você nunca foi blasfemado, não conhece sua dor. É como se cada encontro com determinada situação arrastasse você
para morte, mas enquanto passa por ela, você prova que a ressurreição é um fato. O Senhor saiu da sepultura e nós também devemos sair. Sua vida de ressurreição hoje não pode ser sufocada; portanto, ousamos dizer que nós também não podemos ser sufocados.

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