A CHAVE PARA ENTENDER OS ESCRITOS DE JOÃO
O
livro de Apocalipse é difícil de ser entendido. É por isso que Deus em Sua
sabedoria usa sinais para fazê-lo conhecido a nós. Apocalipse 1:1 diz que Deus
deu a revelação de Jesus Cristo para Ele mostrar a Seus escravos:
"notificou por meio de sinais" (lit.). Sinais são figuras. Ao ensinar
crianças pequenas nós fazemos as coisas conhecidas a elas por meio de figuras.
Algumas vezes quando falo, torno as coisas conhecidas por meio de diagramas. João
recebeu uma revelação a respeito de coisas tão divinas, tão misteriosas, tão
profundas, que nenhuma palavra poderia expressá-la adequadamente.
Assim, a revelação foi tornada conhecida por meio de sinais.
Assim, a revelação foi tornada conhecida por meio de sinais.
Não
somente o livro de Apocalipse, mas o Evangelho de João também é um livro de
sinais. Em nosso Estudo-Vida daquele Evangelho salientei que a palavra milagre
não é usada. A mudança da água em vinho pelo Senhor foi um milagre, mas João
chama isso de sinal (2:11), indicando que isso tem um significado. A mudança da
água em vinho pelo Senhor significa Seu mudar a morte em vida. A ressurreição
de Lázaro foi um milagre, mas João chama isso de sinal (11:47).
João
1:14 fala da Palavra tornando-se carne e tabernaculando (lit.) entre nós.
"Tabernaculou" é um verbo. Esse sinal nos dá a chave para entender
como o Senhor Jesus viveu nesta terra. Ele viveu aqui como o tabernaculo de
Deus. Para entender plenamente o tabernaculo, temos de voltar para Êxodo, onde
muitos capítulos descrevem o tabernáculo. O tabernáculo de Deus entre o Seu
povo não era somente onde Ele habitava mas também onde os que O serviam
entravam para habitar com Ele. Esse é Jesus! Enquanto Jesus estava na terra,
Ele estava "tabernaculando". Deus habitava Nele e todos os servidores
de Deus, os que amavam Jesus, podiam entrar Nele para ficar com Deus. Essa
única palavra como um sinal descreve o que nenhuma palavra comum poderia
expressar.
Também
em João o Senhor Jesus diz: "Eu sou a porta" (10:7). Vocês crêem que
o Senhor é uma porta com uma verga e um umbral? Uma porta é um sinal,
significando que Ele é a própria abertura para as pessoas entrarem e para
saírem.
Temos
de enfatizar o primeiro versículo de Apocalipse, que diz que a revelação divina
é dada a Jesus Cristo, e que Ele a tornará conhecida por meio de sinais. Essa é
a chave para abrir todo o livro. Sem essa chave, o livro de Apocalipse está
fechado para nós. Para entendermos o significado real desse livro, temos de
entender esses sinais.
OS SINAIS
PRINCIPAIS EM APOCALIPSE
Os Candelabros
O
primeiro sinal em Apocalipse que o apóstolo João viu são os candelabros. No
capítulo um nos é dito que João, no dia do Senhor, na ilha de Patmos, viu sete
candelabros de ouro. Ele viu os candelabros. Os sete candelabros são as sete
igrejas (1:20). Descrever o que a igreja é no seu significado espiritual usaria
mil livros. Mas somente um sinal, uma figura, é melhor do que mil palavras.
Que
é a igreja? Que deveria ser a igreja? Olhem para o candelabro. A igreja tem de
ser de ouro. Ouro significa a essência de Deus, a natureza de Deus. Isso quer
dizer que a igreja tem de ter a essência de Deus como a sua substância. Este
ouro tem de estar na forma de um candelabro, um candelabro brilhando com uma
intensidade sétupla. Algumas lâmpadas têm um interruptor triplo; mas vocês já
viram uma lâmpada sétupla? O candelabro tem um brilho sétuplo. A natureza de
ouro significa a essência de Deus, a forma representa Cristo como a
corporificação do Deus Triúno, e as sete lâmpadas são os sete Espíritos (4:5 -
VRC).
A
Trindade está aqui: o Espírito está brilhando, Cristo é a corporificação e Deus
é a própria essência. Que é a igreja? A igreja é uma composição, uma
constituição do Deus Triúno, brilhando as virtudes e os atributos de Deus na
noite escura para que todos vejam a luz. Precisamos de mensagem após mensagem
para descrevermos o que a igreja é, mas a sabedoria de Deus é mostrar-nos um
candelabro. Santos, isso é a igreja. Olhem para a igreja. O candelabro é a
igreja! A igreja não é de barro, mas de ouro. Ela é da natureza divina de Deus.
Ela não é sem forma, mas tem forma. Ela não é trevas, mas resplandecente. Isso
é a igreja!
As Sete Estrelas
O
segundo sinal são as sete estrelas, que acompanham os candelabros. As sete
estrelas são os mensageiros ou os anjos das igrejas (1:20). Em cada igreja
existem alguns irmãos que são estrelas em espiritualidade. Eles são estrelas
brilhantes. Em Daniel 12:3 é dito que aqueles que converterem muitos à justiça
brilharão como estrelas. Em Mateus 13:43 o Senhor diz que o justo brilhará no
reino vindouro como o sol. Mas os mensageiros da igreja não precisam esperar
até a era vindoura para brilhar. Eles estão brilhando agora mesmo. Espero que
todos os presbíteros nas igrejas sejam estrelas brilhantes. Quando as pessoas
vão a eles, elas devem vir para a luz. Um estrela brilha, ilumina, em tempo de
trevas. Ao olhar para as estrelas podemos aprender que tipo de pessoas devem
ser os líderes na igreja.
Jaspe — a Aparência de Deus
Depois
que João viu os candelabros e as estrelas brilhantes, ele viu um trono no céu
e Alguém sentado no trono. Aquele, em aparência, era como pedra de jaspe (4:2,
3). João viu a Deus com aparência de jaspe. Jaspe é uma bonita cor esverdeada,
significando plenitude de vida. A plenitude de vida é a aparência de Deus. Jaspe
é também a aparência da Nova Jerusalém (21:11), e toda a sua muralha é
construída de jaspe (21:18). Isso indica que a cidade inteira possui a
aparência de Deus, porque ela é constituída daqueles que foram transformados em
Sua imagem.
Devemos
ler Apocalipse 21:11 com 2 Coríntios 3:18: "E todos nós com o rosto
desvendado, contemplando e refletindo como um espelho a glória do Senhor,
estamos sendo transformados à Sua própria imagem de glória em glória"
(lit.). Apocalipse 21:11 descreve a Nova Jerusalém como tendo a glória de Deus.
O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe
cristalina. A cidade toda possui a glória de Deus e brilha como jaspe; isto é
porque toda a composição da Nova Jerusalém foi transformada na imagem de Deus.
Aquele sentado no trono, que é Deus, assemelha-se ao jaspe, e a cidade inteira
assemelha-se ao jaspe. Isso quer dizer que Gênesis 1:26 foi cumprido:
"Façamos o homem à nossa imagem." O homem era para ser a expressão de
Deus, e isso é cumprido na Nova Jerusalém. Toda a Nova Jerusalém é uma imagem,
uma expressão, de Deus. A aparência de Deus pode ser descrita por um sinal, o
sinal do jaspe.
O Leão da
Tribo de Judá
Em
Apocalipse 5:5 Jesus Cristo é chamado de o Leão da tribo de Judá. Esse título
significa Cristo como o Rei triunfante. Todas as criaturas vivas estão debaixo
Dele. Ninguém O pode subjugar; antes, Ele subjuga todas as coisas. A primeira
vez que vi um leão no zoológico fiquei temeroso de que a grade não fosse
bastante forte para restringir aquela criatura ousada e triunfante. Nada e
ninguém pode subjugar o nosso Cristo.
O
Cordeiro
Cristo
não somente é um Leão, mas também um Cordeiro (5:6). Para Satanás e todos os
inimigos Cristo é um
Leão,
mas para nós, os redimidos, Ele é um Cordeiro. Vocês têm medo de um cordeiro?
Vocês podem ter medo de leão, mas sentem amor por um cordeiro. Para nós o
Senhor Jesus é um Cordeiro, um Cordeiro redentor. Pensar que na eternidade, no
trono de Deus haverá literalmente um cordeiro com quatro patas e uma cauda não
é a maneira apropriada de entender a Bíblia. Lembro-os novamente, Apocalipse é
um livro de sinais.
A Mulher Universal e o Filho Varão
A
mulher universal em Apocalipse 12 está vestida com o sol. Em sua cabeça há uma
coroa de doze estrelas e sob os seus pés está a lua (v. 1). Quem é essa mulher?
A maioria dos expositores fundamentalistas seguem o ensino dos Irmãos Unidos,
de que essa mulher representa Israel e o filho varão representa Cristo.
Entretanto, depois de muito estudo da Palavra, percebemos no capítulo doze que
essa mulher é composta de dois povos: aqueles que guardam os mandamentos de
Deus e aqueles que carregam o testemunho de Jesus (v. 17). O povo que guarda a
lei são os judeus, Israel. O povo que carrega o testemunho de Jesus são os
crentes do Novo Testamento. Portanto, dizer que essa mulher representa Israel
é somente verdade parcialmente, deixando de lado os crentes do Novo Testamento.
Dizer
que o filho varão nascido dessa mulher é Jesus Cristo é errôneo. Depois que
esse filho varão é arrebatado para o trono de Deus, três anos e meio se seguem.
Os mil duzentos e sessenta dias em 12:6 são três anos e meio, os quais todos
concordam ser o período da grande tribulação. A grande tribulação veio logo
após a ascensão do Senhor? Ela ainda não veio! Isso indica fortemente que o
filho varão aqui não é o Senhor Jesus.
A
mulher veste uma coroa de doze estrelas na cabeça. Ela está vestida com o sol e
a lua está sob os seus pés. Isso indica três categorias entre o povo redimido
de Deus: os Patriarcas, Israel e os crentes do Novo Testamento. Os Patriarcas
são representados pelas estrelas, Israel pela lua e os crentes do Novo
Testamento pelo sol. Essa mulher é, portanto, uma composição com todo o povo
redimido de Deus, incluindo os Patriarcas, os outros crentes do Velho Testamento
e todos os santos do Novo Testamento.
O
filho varão é os vencedores de todas as gerações. Através dos séculos, entre o
povo de Deus um pequeno número tem sido martirizado. Esses foram os fiéis.
Imediatamente antes da grande tribulação, esses santos martirizados serão
ressuscitados e arrebatados para o trono de Deus.
O Grande
Dragão Vermelho e a Besta
O
grande dragão vermelho significa o diabo, Satanás (12:3, 4). No começo do
capítulo seguinte existe uma besta emergindo do grande mar, o Mediterrâneo (13:1, 2). Esse
é o Anticristo. Na realidade ele é o César vindouro, o último César do Império
Romano renascido.
A Colheita e
as Primícias
Nesta
terra, Deus tem uma colheita. Essa colheita representa todos os santos do Novo
Testamento vivendo na terra próximo ao tempo da volta do Senhor (14:15). Dentre
esses crentes vivos sairão as primícias. Esses serão alguns vencedores vivendo
entre os crentes que amadurecem mais cedo e tornam-se as primícias.
A Grande
Babilônia
A
grande Babilônia representa a Igreja Romana. Ela é chamada de a grande
prostituta (17:1, 5) por causa das suas relações pecaminosas com os
governadores da terra para o benefício dela.
A Esposa do
Cordeiro
A
esposa do Cordeiro, a noiva em Apocalipse 19:7, será todos os vencedores ao
longo das gerações, incluindo os do
Velho
Testamento, isto é, os vencedores mortos e ressurretos mais os vencedores vivos
(as primícias). Eles serão a Sua noiva nos mil anos (20:4-6). Aquele dia será o
dia do casamento. Mil anos para o Senhor são um dia (2 Pe 3:8). Todo o milênio
será um dia de casamento. No dia do casamento a esposa é uma noiva, mas depois
daquele dia ela torna-se uma esposa. Depois do milênio, na eternidade, a noiva
é a esposa. Todos os vencedores entre o povo redimido de Deus serão Sua noiva.
A Nova
Jerusalém
Agora
chegamos ao último sinal, a Nova Jerusalém. A Nova Jerusalém é o conjunto de
todos os candelabros. No começo desse livro existem sete candelabros,
candelabros locais nesta era. No final desse livro existe um conjunto, um
candelabro composto, não candelabros locais, mas o eterno, o universal.
Apocalipse inicia com os candelabros e termina com o candelabro. Os candelabros
são sinais das igrejas; a Nova Jerusalém é também um candelabro, o sinal do
lugar de habitação de Deus.
UMA
REVISÃO DOS SINAIS
Todos
esses sinais são as cenas principais nesta tela da televisão divina de
Apocalipse. O programa começa com sete candelabros, significando as igrejas;
então seguem-se sete estrelas brilhantes, representando os mensageiros de todas
as igrejas. Depois há uma pedra de jaspe, significando a aparência de Deus, e
um leão e um cordeiro, ambos representando Cristo. Então aparece uma mulher
universal com doze estrelas na cabeça, o sol vestindo-a, e a lua sob os seus
pés, e um dragão vermelho pronto para engolir o seu filho; daí o filho varão
gerado por ela é arrebatado ao trono de Deus. Depois há uma besta emergindo do
Mar Mediterrâneo, há uma colheita nesta terra, e desta colheita há as
primícias. Vemos, então, uma grande prostituta, a grande Babilônia,
terrível, feia, abominável;
mas então, aleluia, uma linda
esposa, a noiva; então finalmente, algo mais brilhante, maior, a Nova
Jerusalém, a qual é o tabernáculo de Deus assim como Jesus era o tabernáculo de
Deus quando Ele estava na terra.
Essa
Nova Jerusalém não é somente um tabernáculo para Deus, mas também uma esposa
para o Filho de Deus, Jesus Cristo. Deus terá um tabernáculo e Cristo terá uma
esposa. Tanto o tabernáculo como a esposa são o mesmo: a Nova Jerusalém.
ENTENDENDO
APOCALIPSE
Esse
é o livro de Apocalipse, contendo todos esses sinais cruciais. Se vocês os
entendem, entendem todo o livro de Apocalipse. Com tal visão clara e exata,
vocês crêem que a Nova Jerusalém será uma cidade física edificada por Deus ao
longo de todos os séculos? Apocalipse é um livro de sinais. Cada .item principal
é um sinal. Sinais não devem ser interpretados literalmente. Vocês acham que a
igreja é um suporte de verdade com sete lâmpadas brilhando? Isso é um
entendimento errado. Vocês crêem que Jesus Cristo é um cordeiro de verdade?
Isso é ridículo! Crêem que o César vindouro do Império Romano será uma besta
de verdade que emerge do Mar Mediterrâneo e pula para a margem? Crêem que a
esposa do Cordeiro em Apocalipse 19 será uma mulher adornada com um longo
vestido de casamento? Novamente, não faz nenhum sentido entender esses fatos
dessa maneira
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