Leitura
da Bíblia: Ef 1:4, 5, 9-11; 3:2, 8, 9, 11; Cl 1:25; 1 Co 9:17; 1 Pe 1:1,2; Rm
8:30; Gn 1:26a, 27; 2:7; Zc 12:1
A
revelação divina nos sessenta e seis livros da Bíblia é extremamente profunda.
Existem sete pontos básicos nesta revelação profunda. Os primeiros três pontos
são o plano de Deus, a redenção de Cristo e a aplicação do Espírito. Esses três
pontos envolvem a Trindade divina — Deus, Cristo e o Espírito. O que Deus
planejou, Ele cumpriu pela redenção de Cristo. O que Ele cumpriu em Cristo, Ele
aplica a nós por meio do Espírito. Os últimos quatro pontos são os crentes, a
igreja, o reino e a consumação final e máxima, a Nova Jerusalém. Neste capítulo
cobriremos o primeiro item da revelação básica na Bíblia — o plano de Deus.
O BOM PRAZER DE DEUS - O DESEJO DO SEU
CORAÇÃO
A
Bíblia revela claramente o plano de Deus. A maioria dos cristãos valorizam dois
livros entre os escritos de Paulo — Romanos e Efésios. Romanos começa com a
nossa condição como pecadores, gênero humano caído, mas Efésios inicia
levando-nos para dentro do coração de Deus. Em Romanos 1 podemos ver a nossa
condição de pecadores, mas em Efésios podemos ver que há alguma coisa no
coração de Deus. A palavra beneplácito é usada duas vezes neste capítulo (vs. 5
e 9). Deus tem um beneplácito, e esse bom prazer é o desejo do Seu coração. Na
eternidade passada Deus estava só. Não podemos imaginar como era a eternidade
passada, mas Efésios 1 nos diz que antes da criação do universo Deus tinha um
desejo no coração. Ele tinha um bom prazer. O que Ele queria pode ser expresso
pela simples palavra "filiação" (1:5). Filiação é o desejo do coração
de Deus.
Depois
de Deus ter feito Adão, Ele disse que não era bom que o homem estivesse só (Gn
2:18). Esta palavra pode ser também aplicada a Deus na eternidade passada. Não
era bom que Deus estivesse só. Ele tinha um desejo de gerar muitos filhos. Efésios
1 nos diz que Deus nos predestinou para a filiação. Muitos cristãos podem
pensar que a predestinação de Deus é para a salvação; mas de acordo com
Efésios, na eternidade passada o primeiro pensamento no coração de Deus não era
salvação. Seu pensamento principal era a filiação. Deus preconhecia que Sua
criação cairia. Por causa da queda, houve o plano de salvação, de modo que a
salvação foi proposta para a filiação. O desejo de Deus é gerar muitos filhos.
Recentemente
numa reunião de oração em Irving, Texas, vi três jovens. Ao olhar para a face
deles, pude ver que eles eram os filhos de um certo irmão. Todos os três
possuem uma forte semelhança com o pai; eles são a sua própria expressão.
Quanto
mais filhos um pai tem, mais expressão ele tem. Romanos 8:29 nos diz que o
Filho unigênito de Deus tornou-se o primogênito entre muitos irmãos. O Filho
unigênito de Deus em João 1:18 e 3:16 tornou-se, por meio da ressurreição (At
13:33), o Filho primogênito. Primogênito implica que outros filhos vieram
depois. Agora Deus não somente tem um Filho, mas muitos. O Filho primogênito
de Deus, Cristo, tem milhões de irmãos. Ao longo destes vinte séculos muitos
têm sido regenerados e, assim, têm-se tornado filhos de Deus. Todos esses
filhos são os irmãos do primogênito Filho de Deus (Jo 20:17; Hb 2:10-12). Que
filiação enorme!
Quando
jovem, estive com alguns santos que conheciam muito bem a Bíblia. Eles enfatizavam
a predestinação de Deus, mas nunca os ouvi dizer qual é o alvo da predestinação
de Deus. Depois de muitos anos de estudo da Bíblia, vi que nós fomos predestinados
para filiação. Subconscientemente eu pensava que éramos predestinados para
salvação. Alguns diriam que fomos predestinados para os céus. Não é nem
salvação nem os céus o alvo da predestinação de Deus; é a filiação (Ef 1:5).
A
versão de João Ferreira de Almeida traduz essa palavra por "adoção de
filhos", mas a palavra na língua original significa filiação. Ela não quer
dizer filhos adotados por um pai, mas filhos nascidos diretamente de um pai
gerador. O desejo do coração de Deus, então, é ter uma grande multidão de
filhos que O expressem, não somente nesta era mas também pela eternidade.
O
PROPÓSITO DE DEUS - SEU PLANO
Baseado
no desejo do Seu coração, Deus estabeleceu um propósito (Ef 3:11). O propósito
de Deus foi estabelecido de acordo com Seu bom prazer. Efésios 1:9 diz que Deus
propôs Seu bom prazer. Isso significa que, de acordo com o que Ele desejava,
Ele fez um plano. Desde que Deus tinha tal bom prazer, Ele fez um plano. Em
Efésios 3:11 Paulo nos diz novamente que Deus fez um plano em Cristo, um plano
eterno, um propósito eterno.
A
ECONOMIA DE DEUS -SEU ARRANJO ADMINISTRATIVO
Economia
é uma palavra aportuguesada do grego oikonomia. Ela significa a lei de
uma casa, ou administração familiar. Em 1 Timóteo 1:4 essa palavra é usada para
arranjo, plano, administração ou gerenciamento. No Velho Testamento a casa de
Faraó necessitava de alguma administração familiar ou arranjo, e José foi
colocado ali para tomar conta daquela administração. O que ele fazia era
principalmente distribuir o rico alimento aos famintos (Gn 41:33-41, 54-57); e
aquela distribuição era um dispensar. A administração da casa de Faraó foi uma
economia levada a cabo para dispensar as riquezas ao povo. No Novo Testamento
essa palavra é principalmente usada por Paulo. Mas a mesma palavra é usada pelo
Senhor Jesus em Lucas 16:2-4, referindo-se ao mordomado de um despenseiro. José
podia ser considerado como o despenseiro de Faraó, e sua responsabilidade, como
sua economia. Aquela atribuição, seu mordomado, era para dispensar a rica
comida que Faraó possuía para alimentar os famintos.
Sua
Dispensação
Em
Efésios, Paulo nos diz que ele foi designado por Deus como um despenseiro, e
que, com isso, Deus deu-lhe a responsabilidade, o dever, o qual é chamado
mordomado (3:2). A palavra grega para mordomado é a mesma palavra para
dispensação. Quer seja ela traduzida por mordomado quer por dispensação, isso
depende do contexto. Em Efésios 3:2, Paulo diz que Deus deu-lhe o mordomado da
Sua graça. Então, a mesma palavra grega, oikonomia, é encontrada em 1:10
e 3:9, onde parece melhor traduzi-la por dispensação. Esta palavra
"economia" denota principalmente um plano, uma administração, um
gerenciamento, para dispensar as riquezas de uns para outros.
Paulo
considerava que Deus tinha uma grande família para suprir com Suas riquezas. Em
Efésios 3:8 ele diz que Deus o designou para pregar, ministrar, distribuir ou
dispensar as riquezas insondáveis de Cristo. Essas riquezas estão na casa de
Deus. Existe um depósito das riquezas insondáveis de Cristo, e Deus designou os
apóstolos (Pedro, João, Tiago e Paulo) para serem despenseiros a fim de
dispensar essas riquezas a todo o povo escolhido de Deus.
Mordomado
é o mesmo que dispensar. José cumpriu seu mordomado dispensando comida. Sua
responsabilidade, seu ofício, seu dever era distribuir a rica comida aos
necessitados. Aquela distribuição era um dispensar.
Alguns
mestres da Bíblia têm ensinado que existem sete dispensações na Bíblia. No
Velho Testamento há as dispensações da inocência, consciência, governo humano,
promessa e lei. Então, no Novo Testamento há a dispensação da graça nesta era e
a dispensação do reino na era vindoura. Nessas sete dispensações, dizem eles,
Deus trata com o homem de sete maneiras diferentes.
Isso
pode estar correto, mas não se esqueçam que as dispensações são a administração
familiar de Deus. Deus tem uma grande família, e nesta família Ele necessita de
uma administração, um plano, um gerenciamento, para dispensar a Si mesmo para
dentro de Sua família. O pensamento principal de Deus, desde a eternidade
passada, era ter um arranjo ao longo das eras para dispensar-se para dentro de
Seu povo escolhido e predestinado. A esses Ele faria Seus filhos infundindo-se
para dentro deles para que pudessem ter a vida divina pelo novo nascimento.
Nas
catorze epístolas de Paulo podemos ver que Deus tinha um bom prazer, de acordo
com o qual Ele fez um plano, um propósito. Ele criou o homem à Sua própria imagem,
e na plenitude dos tempos infundiu-se para dentro de todos aqueles criados e
escolhidos para que eles pudessem tornar-se Seus filhos, expressando-O. Este é
o plano de Deus e esta é a dispensação de Deus para o Seu dispensar.
Em
português, as palavras dispensação e dispensar são ambas formas do verbo
dispensar. Quando uso a palavra dispensação, quero dizer economia, arranjo ou
gerenciamento. Mas, quando uso a palavra dispensar, quero dizer o distribuir
das riquezas divinas para dentro do povo de Deus. Dispensação denota o arranjo,
o gerenciamento, o plano, a economia. Dispensar refere-se ao distribuir do
próprio Deus como vida e suprimento de vida para dentro de Seu povo escolhido
em Cristo.
Seu Dispensar
Em
Efésios 1:10 e 3:9, a palavra oikonomia é usada para administração
familiar, a qual é o plano de Deus para dispensar-se para dentro de Seu povo
escolhido. Em Efésios 3:2, Colossenses 1:25 e 1 Coríntios 9:17 a mesma palavra
refere-se ao mordomado de Paulo. A palavra mordomado é usada no sentido de
dispensar. O mordomado de Paulo era o dispensar das riquezas insondáveis de
Cristo para dentro do povo escolhido de Deus. Com Paulo, a palavra mordomado refere-se
ao dispensar divino.
A
palavra despenseiro é usada em 1 Pedro 4:10, que diz que todos nós precisamos
ser bons despenseiros da multi-forme graça de Deus. A multiforme graça do rico
Deus necessita de muitos despenseiros para dispensá-la; este dispensar é o
mordomado deles.
O
que estou fazendo neste ministério é dispensar as riquezas de Cristo. Se você
me disser que sou um bom mestre da Bíblia, aprecio sua palavra, mas não gosto
de ouvi-la. Não me considere um mestre! Sou um despenseiro! Não estou meramente
ensinando a Bíblia; estou dispensando. Certa vez fui tomar uma injeção contra
gripe. Havia uma longa fila de pessoas, e todos tínhamos de oferecer nosso
braço de modo que pudéssemos tomar a injeção. Em meu ministério quero dar às
pessoas uma injeção das riquezas de Cristo! Tenho a plena certeza de que quem
quer que venha a este ministério, obterá tal injeção!
Nosso
mordomado hoje é o mesmo de Paulo. O mordomado de Paulo era simplesmente
aplicar uma injeção nas pessoas, isto é, distribuir, dispensar as riquezas
insondáveis de Cristo para dentro do povo escolhido de Deus. Esta é a economia
de Deus, Seu plano, Sua administração.
A ESCOLHA DE
DEUS
Deus
tem um bom prazer, e segundo o Seu bom prazer Ele fez um plano. Por
conseguinte, Ele arranjou uma administração universal de Sua casa para
dispensar Suas riquezas para dentro de Seu povo escolhido. Então nos
selecionou, não somente antes de sermos criados, mas também antes da fundação
do mundo (Ef 1:4; 1 Pe 1:1, 2). Nada de Sua criação tinha vindo ainda à
existência quando Ele nos selecionou.
E
difícil comprar coisas em um shopping center porque existem muitas coisas para
escolher. As pessoas não compram cegamente; elas consideram e escolhem
cuidadosamente o que comprarão. Na eternidade passada, antes de Sua criação,
Deus me viu e disse: "Eu gosto deste." Sem ter sido escolhido, não
creio que me teria tornado um cristão. Mesmo tendo nascido no cristianismo, eu
não era um cristão até os dezenove anos. Fui educado dentro do cristianismo,
mas ainda não cria. Entretanto, um dia Deus me tocou e disse: "Eu quero
você." Naquele dia fui capturado. E quanto a vocês? Atrás do cenário há
uma mão poderosa e eterna dirigindo todas as coisas. Nossa seleção é uma coisa
maravilhosa.
Nosso
Pai celestial fica alegre quando nos vê. Somos o desejo de Seu coração, Seu bom
prazer. O prazer de Deus não está na lua, no sol, no céu ou na terra. Ele nos
diz claramente em Sua Palavra que Ele não fica satisfeito apenas com a terra e
o céu. O que O satisfaz é Seu povo escolhido. Somos Seu bom prazer, e Seu plano
foi feito para nós.
SUA
PREDESTINAÇÃO
Seguindo
Sua escolha, Deus nos predestinou (Ef 1:5; Rm 8:30). A Nova Tradução Bíblica de
Darby* traduz esta palavra "predestinados" em Efésios 1:5 como
"marcados de antemão." Você já havia percebido que antes da fundação
do mundo fora marcado? Você não pode escapar da mão de Deus. Tentei um bom
número de vezes, mas nunca consegui! Quanto mais tentava, mais forte Ele me
agarrava. Aonde você irá para escapar de Deus? Aonde quer que você vá, ali está
Ele (SI 139:7-10). Algumas vezes pode ser que você tenha se aborrecido por vir
às reuniões da igreja e decidiu ir a algum outro lugar. Quando chegou lá, o
Senhor Jesus estava lhe esperando! Isso mostra que você foi marcado.
A CRIAÇÃO DE
DEUS
Após
o bom prazer de Deus, após o Seu plano (arranjo, administração, economia), após
Sua escolha e Sua predestinação, Ele veio à Sua criação. O registro da criação
do homem por Deus é muito breve. Há somente dois versículos. Gênesis 1:26 é a
própria palavra de Deus, e o versículo
seguinte é o
registro de Moisés. Nesses
dois versículos estão três pontos cruciais.
__________
*N. do T.: Versão em inglês.
O Conselho da
Trindade Divina
Primeiro,
o versículo 26 indica a Trindade divina. A palavra Elohim (Deus) é
plural, e na Sua própria fala Deus usa as palavras "Façamos" e
"nossa": "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa
semelhança." Os pronomes referentes a Deus estão no plural. É fácil
perceber que isso implica na Trindade divina.
Alguns
mestres têm salientado que quando Deus disse: "Façamos o homem...",
isso era uma conversa em uma reunião. A Trindade divina teve uma reunião para
considerar a criação do homem. Ao criar outras coisas, não houve tal conversa
registrada. A criação do homem, então, deve ter sido crucial. Criar o céu e a
terra não foi tão importante como a criação do homem. O homem é o centro do
propósito de Deus na criação.
A
Criação do Homem à Imagem de Deus, Conforme a Sua Semelhança
O
segundo ponto é que somente o homem foi feito à imagem de Deus e conforme a Sua
semelhança. O tigre não foi feito à imagem de Deus, nem o elefante foi feito
conforme à Sua semelhança. Gênesis 1:26 diz: "Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança."
Imagem
refere-se ao ser interior; semelhança refere-se à expressão exterior. Você pode
referir-se a Colossenses 1:15, que fala de Cristo como a "imagem do Deus
invisível." Como pode um Deus invisível ter uma semelhança exterior? Não
posso explicar isso. Isso é um mistério. É como em João 1:14, que diz que Deus
como a Palavra tornou-se carne. Em Gênesis 18, entretanto, Ele apareceu a
Abraão como um homem. Abraão lavou Seus pés e preparou uma refeição para Ele
(vs. 4-8). Ele apareceu novamente em Juizes 13, dessa vez à mãe de Sansão. Ela
viu esse Homem, que, após falar-lhe e a seu marido, ascendeu (v. 20). Eis aqui
uma ascensão antes de Atos 1! Como podemos conciliar essas porções do Velho
Testamento com o Novo? Não podemos.
É
igualmente uma maravilha, um mistério, que Deus tenha criado o homem à Sua
imagem. Em 2 Coríntios 3:18 diz que estamos sendo transformados à Sua imagem.
Em Romanos 12:2 diz que somos "transformados pela renovação da
mente." Esses versículos indicam que a imagem é algo interior, composta
da mente, emoção e vontade. O
órgão que pensa, o órgão que ama e o órgão que decide compõem o ser interior. O homem é feito de modo
maravilhoso. Mesmo depois da queda, o homem ainda é maravilhoso (SI 139:14).
Somos seres maravilhosos porque fomos criados por Deus desta forma.
Para
a Expressão de Deus
O
terceiro ponto é que o homem foi feito para expressar Deus. Tanto imagem como
semelhança denotam expressão. Quando Deus criou o homem à Sua imagem e à Sua
semelhança, Ele não colocou a vida divina dentro dele. A vida divina não foi
infundida ao homem criado até que Jesus por nós veio, morreu e foi
ressuscitado. Agora, quem quer que creia Nele tem a vida eterna (Jo 3:16). Se
temos o Filho, temos esta vida divina. Se não temos o Filho, não temos esta
vida (1 Jo 5:12). A vida de Deus não entrou no homem criado até o cumprimento
da plena redenção de Cristo.
De
Três Partes
Deus
criou o homem com a intenção de um dia entrar nele e de que o homem fosse capaz
de recebê-Lo. Romanos 9 revela que o homem criado por Deus é um vaso com o
propósito de conter algo. Assim como um copo é um recipiente para conter água,
também o homem foi feito um recipiente para conter Deus.
Gênesis
2:7 nos diz como Deus fez o homem. Primeiro, Ele fez o corpo do homem do pó da
terra. Em seguida, Ele soprou o fôlego de vida para dentro das narinas desse
corpo de barro, e o homem tornou-se uma alma vivente. Aqui neste versículo há o
corpo, a alma e o fôlego de vida. A palavra em hebraico para fôlego em Gênesis
é traduzida por "espírito" em Provérbios 20:27, o qual diz: "O
espírito do homem é a lâmpada do Senhor." Isso indica que o próprio fôlego
de vida soprado para dentro de Adão era o espírito humano. Dois materiais,
então, foram usados para formar o homem: o pó e o fôlego de vida. O pó
tornou-se o corpo, e o fôlego de vida tornou-se o espírito. Quando estas duas
coisas juntaram-se um subproduto surgiu: a alma. Assim, Paulo nos diz em 1
Tessalonicenses 5:23 que o ser humano é de três partes: espírito, alma e corpo.
Gênesis
1 nos diz que Deus criou o homem à Sua própria imagem e semelhança; foi assim
para que ele pudesse conter Deus. Um recipiente deve ser do mesmo formato da
coisa que ele conterá. Se algo é quadrado, você não faria um recipiente redondo
para ele. Se algo é redondo, você não faria um recipiente quadrado para ele. O
formato do recipiente é feito de acordo com o formato do conteúdo. O homem foi
feito à imagem e semelhança de Deus.
Gênesis
1 nos diz que todas as coisas criadas produziram frutos segundo a sua espécie
(vs. 11, 12, 21, 24, 25). A macieira produz frutos segundo a sua espécie, e o tigre
segundo a sua espécie. O homem foi feito segundo a espécie de Deus. Se duas
árvores estão enxertadas juntas, elas devem ser da mesma espécie; do contrário,
o enxerto não funcionará. Aleluia! O homem é da mesma espécie de Deus! Porque
fomos criados segundo a espécie de Deus, com a intenção de que fôssemos
enxertados juntos com Deus, esse "enxerto" funcionará e podemos
tornar-nos um com Deus.
A
Parte Crucial — O Espírito do Homem
Deus
criou o homem com um espírito, embora na época da criação ele não tivesse a
vida de Deus. Assim, a Bíblia nos diz: "Há um espírito no homem" (Jó
32:8). Vinte e dois anos atrás, quando comecei a ministrar neste país, dei
mensagem após mensagem sobre o espírito humano. Muitos santos me disseram que
eles nunca haviam escutado isso antes. Tanto Andrew Murray como a senhora Jesse
Penn-Lewis enfatizaram o espírito. Deus nos criou não somente com uma boca e
um estômago para receber alimento; Ele também nos criou com um espírito para
recebê-Lo.
Dentro
de um rádio existe um receptor. Sem o receptor, nenhuma das ondas radiofônicas
que estão no ar poderia ser recebida pelo rádio. O nosso receptor para receber
Deus é o nosso espírito. O Senhor Jesus disse em João 4:24: "Deus é
espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em
verdade." Somente espírito pode adorar Espírito. Porque o próprio Deus é
Espírito, Ele criou-nos com um espírito com um propósito definido para que
pudéssemos adorá-Lo. Adorá-Lo inclui contatá-Lo, conversar com Ele e
recebê-Lo. Ele vem para dentro de nós por entrar no nosso espírito.
Romanos
8:16 diz que o Espírito e o nosso espírito testificam juntos. Isso quer dizer
que o Espírito de Deus, ao crermos no Senhor Jesus, entra no nosso espírito. Em
1 Coríntios 6:17 diz: "Aquele que se une ao Senhor é um espírito com
ele." No começo da Bíblia Deus preparou um homem à Sua imagem, conforme à
Sua semelhança, e com um espírito para recebê-Lo, contê-Lo e expressá-Lo.
Entretanto, na época da criação o homem não recebeu Deus, o Espírito divino,
para dentro de seu espírito.
Todo
ser humano tem a imagem de Deus, a semelhança de Deus e um espírito humano.
Quando o evangelho nos alcançou, ele nos tocou a consciência, que é uma parte
do espírito (Rm 8:16; 9:1). Por causa daquele toque nosso espírito foi estimulado
e nos arrependemos. Abrimos nosso ser interior para arrepender-nos, crer e
receber o Senhor Jesus; Ele veio para dentro de nós e fomos salvos. Muitos
pregadores do evangelho perguntam: "Você quer se abrir e convidar Jesus
para entrar em seu coração?" Não há nada de errado com isso, mas para
experimentar Cristo como nossa vida depois de sermos salvos, precisamos saber
que Ele está agora em nosso espírito (2 Tm 4:22).
O
propósito de Deus é a filiação, e a filiação é cumprida pelo dispensar do que
Deus é para dentro de nós como nossa vida. Esse dispensar está em nosso
espírito. João 3:6 diz: "O que é nascido da carne é carne, e o que é
nascido do Espírito é espírito." Aqui estão novamente os dois espíritos.
Não fomos regenerados na mente, nem no corpo. Nicodemos pensou que nascer de
novo fosse tornar a nascer no corpo físico, mas o Senhor Jesus o corrigiu.
Nascer de novo é nascer de Deus o Espírito, em nosso espírito, não de nossos
pais. Mesmo se pudéssemos voltar ao ventre de nossa mãe e nascer fisicamente
cem vezes, nós ainda seríamos carne. Temos de nascer no nosso espírito do
Espírito divino.
Zacarias
12:1 nos diz que existem três coisas cruciais na criação de Deus: o céu, a
terra e o espírito do homem. Ali diz que Jeová é Aquele que "estendeu os
céus, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro nele." Quão
grande é o nosso espírito! O céu é para a terra. Sem o céu, a terra não poderia
ter nada orgânico. A terra é para o homem, e o homem é para Deus. Para o homem
ser para Deus, ele precisa de um receptor. Esse receptor é nosso espírito
humano. Louvado seja o Senhor por estarmos aqui sob o plano de Deus e em Seu
plano; por termos sido feitos por Ele à Sua imagem e semelhança; por termos um
espírito para recebê-Lo; e por Ele, como o Espírito divino, ter entrado em
nosso espírito humano, fazendo-nos Seus filhos para Sua expressão! Este é Seu
plano.
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