Páginas

domingo, 24 de março de 2013

A EDIFICAÇÃO DA IGREJA: CASA ESPÍRITUAL









" Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade." ( 1 Timóteo 3:15)  " Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta." ( Atos 7:48; 17:24). "Não sabeis que sois santuários de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" ( 1 Corintios 3:16)


No início desse tema, vemos que a igreja se originou de Cristo, assim como Eva originou de Adão.Como Eva possue a mesma vida e natureza de Adão, a igreja possue a mesma vida e natureza de Cristo.Pelo sangue e água que verteu na cruz, Deus tem o material para edificar a noiva de Cristo. Depois vimos que a igreja é edificada  sobre Cristo, sendo Ele a pedra angular e principal, na qual todo o edificio de Deus está sendo construido. Vimos que nós somos as pedras vivas, os materiais que o Senhor usa para edificar a sua casa. Precisamos ser pedras transformadas pela a vida de Deus, a fim de nos tornarmos pedras precisosas, para compor a Nova Jerusalém. Hoje veremos que essa edificação é para sermos casa espíritual para Deus.

CASA ESPIRITUAL

Em 1 Pedro 2:5 diz: " Também vós mesmo, como pedras que vive,sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo." O desejo de Deus é ter uma casa coletiva, e não meramente crentes individuais, uma casa não é formada apenas por um tijolo, mais por vários materiais diferentes edificados juntos. Cada um de nós somos diferentes, temos funções diferentes no Corpo, mais edificados, somos um só (1 Coríntios 12:20). Hoje Deus não habita mais em templos feitos pela mão do homem, como era no Velho Testamento, Ele hoje habita na igreja edificada, que é a coluna e baluarte da verdade.



Sacerdotes de Deus 

Essa casa não é apenas a habitação de Deus, como também é sacerdote de Deus. Nós, como a igreja edificada, somos sacerdotes de Deus. O que nos tornou e nos capacitou a  sacerdotes de Deus, foi o sangue que Cristo derramou na cruz. Essa é a a base para o nosso sacerdócio santo. Em Apocalipse 5: 9-10, está escrito: " E entoavam novo cântigo, dizendo:  Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus os que procede de toda tribo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra."

Como sacerdotes, temos que oferecer sacrifícios agradáveis a Deus. Paulo em Romanos 12:1, nos apresenta qual é o tipo de sacrifício que agrada a Deus: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradáveis a Deus, que é o vosso culto racional". O nosso corpo, é o sacrificio agrável a Deus. Precisamos apresentar-nos como materiais para a edificação de Deus,para a obra de Deus, para o cumprimento da vontade de Deus. Esse sacrificio é vivo, porque temos a vida em ressureição, não apenas temos nossa vida humana, mas temos a vida divina em nós. a nossa velha vida foi crucificada com Cristo na cruz, mas junto com a sua ressureição, obtemos a nossa nova vida, e com essa nova vida, precisamos nos oferecer como sacrificio para a habitação de Deus. O sacrifício é santo, porque foi santificado pelo sangue do Cordeiro, é por isso que a base para sermos sacerdotes de Deus é o sangue do Cordeiro. Sem sague não há sacerdócio e sem sangue não há sacrifício santo.

Em Levítico 2: 12, o Senhor diz que deveria levar as ofertas das primicias para o templo. Primicias é a parte da colheta que amadurece primeiro, sãos os melhores frutos, e geralmente as primícias não vão para o celeiro, mas para a casa, para a mesa do semeador. Isso nos mostra que a nossa melhor parte tem que ser oferecido para o Senhor como sacrifício. Deus não quer de nós o resto, ele quer a primícia. Depois que algo era ofertado, não pertencia mais ao ofertante, mais ao santuário de Deus. Quando nos apresentamos como sacrificio vivo, santo e agradável a Deus, não pertencemos mais a nós mesmos, e sim  a Deus, para uso e satisfação Dele. No versiculo 11, o Senhor diz que as ofertas de manjares precisam ser sem fermentos, ou seja, sem nenhuma mistura, que cause "volume". Nem tudo que é volumoso, agrada a Deus. Precisamos ser puros para o Senhor, sem nenhum acréscimo de fermento.

No versículo  15, o Senhor diz que era necessário deitar azeito nas ofertas da primícia. Na Bíblia, o azeite tipifica o Espírito, isso nos mostra que precisamos estar cheios do Espírito, ungidos pelo Espírito de Deus. Como vimos no artigo anterior, o Espírito é o "Cimento" que une os materiais na edificação da casa de Deus. Esse Espírito não somente une, como está em todos os materiais. Se não estamos cheios Dele, não podemos nos oferecer como sarificio.

Sacrifícios feitos em Cristo

Esses sacrifícios é feito por meio de Cristo, e não por nós mesmos. Cristo age por meio da igreja, e a igreja age em Cristo. Nada podemos fazer em nós mesmos ou por nossa própria capacidade, mais tudo precisamos fazer naquele que é o cabeça, Cristo. Deus não aceita algo feito no nosso natural, em nós mesmo, pois o nosso melhor, não pode satisfazer as necessidades de Deus. Hoje muitos cristãos estão preocupados em fazer muitas coisas, muitas obras para Deus, mais não percebe que para Deus o que vale não é a quantidade de obras que fazemos, mais se temos feito em Cristo e por meio Dele. Hoje nós nos preocupamos com números, mais Deus se preocupa com a vida e a edificação da igreja.




3 comentários:

  1. Maravilhoso, é sabermos que somos materias pra essa edificação de Deus, e que a cada momento o Senhor nos faça mas adequados pra a construção desse edificio que é a Igreja!!

    ResponderExcluir
  2. Amém, realmente, a posição que o Senhor nos tem colocado é privilegiada, o Senhor tem nos chamado para fazermos parte da sua habitação. Que possamos permitir o Senhor ser trabalhado em nós, até Cristo ser formado em nosso ser.

    ResponderExcluir