Páginas

domingo, 17 de março de 2013

A EDIFICAÇÃO DA IGREJA: EDIFICADA SOBRE CRISTO








No artigo passado, vimos que a igreja se originou de Cristo, que  do lado do Senhor saiu sangue e água, quando um soldado, com uma lança, feriu Cristo na cruz. Hoje veremos sobre o que a Igreja é edificada. Como sabemos a igreja é a união espiritual de todos os crentes salvos e que possuem a vida de Deus em seu interior, é a assembléia dos que foram chamados para fora do mundo, e introduzidos no Corpo de Cristo, tornando um só Corpo e uma só Igreja. Deus tem a vontade de edificar aqui na terra a sua igreja, para ser Sua expressão, Sua noiva, Seu complemento, Seu guerreiro, e que por meio dela, seja introduzido seu Reino na terra, e expulso o dominador deste mundo tenebroso.



A IGREJA EDIFICADA SOBRE CRISTO

Um determinado dia, o Senhor perguntou aos seus discípulos sobre o que o povo achava ser o Filho do Homem, na qual responderam: uns dizem: João Batista; outros: Jeremias ou alguns dos profetas.
( Mateus 1613-14). Cada um do povo tinha uma determinada visão sobre Jesus, porém Ele não se contentou e perguntou: " Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?"( Mateus 16:15). Aqui vemos que a preocupação do Senhor não é em saber o que o mundo acha dele, mas o que os seus discípulos acham dele, se os discípulos de fato o conhecia. "Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que te revelou,mais meu Pai, que está no céus.Também te digo que tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. ( Mateus 16:16-18).

Por causa deste versículo, muitas pessoas, inclusive os católicos, pensam que a igreja é edificada sobre Pedro, mais quando Cristo disse: "sobre esta pedra edificarei a minha igreja", Ele estava falando Dele mesmo. Cristo é a pedra na qual a igreja está sendo edificada. Por esssa razão, houve a nescessidade de Cristo se tornar o Espírito que dá Vida ( 1 Corintios 15:45), pois é por meio do crescimento da sua vida dentro dos crentes, que a sua igreja é edificada. Quanto mais somos aperfeiçoados, amadurecidos na vida divina, mais somos edificados como igreja, na Pedra principal que é Cristo.

Cristo a Pedra Angular

Em Atos 4:11 é nos dito: "Este Jesus é Pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular".  Efésios 2:20: "edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular". Esses versículos nos mostra que Cristo é a pedra principal para a edificação da igreja. Quando Cristo veio, os judeus, que era os construtores O rejeitaram, não sabendo que Ele de fato era o próprio Deus ( João 1:1), e também era a pedra para a edificação da igreja. Essa pedrá é eleita e preciosa para Deus ( 1 Pedro 2:4). 


Edificada sobre a revelação de Cristo

Ao lermos o capítulo 16 de Mateus, vemos que somente depois de o Pai ter revelado Cristo para Pedro, foi que Jesus apresentou a igreja. Antes de Cristo ser revelando, nada foi falado sobre a igreja, isso nos mostra que a igreja é edificada não somente sobre Cristo, mais sobre a revelação da pessoa de Cristo. Primeiro é nos revelado a Base, depois é nos revelando o que será edificado, a igreja. Essa revelação não é nos dada pelo homem, mais pelo Pai, pois somente o Pai conhece o Filho, e pode nos mostrar o Filho em sua realidade.

Hoje, vejo que pouco se fala sobre Cristo. Não temos uma visão clara e profunda sobre Ele. A Bíblia, por exemplo, nos mostra cerca de 49 aspectos de Cristo, alguém sabe algumas delas? Creio que não. Qual foi a obra realizada por Cristo na eternidade passada? Quando Ele estava na terra? Em sua morte? Em sua ressurreição? Em sua ascenção? Depois da ascenção? Alguém sabe dizer? Vejo que temos pouca revelação de Cristo, e sem revelação, não pode haver a edificação da igreja. Se um engenheiro não souber com clareza o terreno onde será edificada a casa, Ele não saberá como edificá-la.Não saberá quantos pilares ou sapatas a casa precisará, não saberá como calcular a fómula de concreto para a sustentação da casa. Da mesma forma, se não temos a visão clara de Cristo, não teremos material para edificar a igreja.

O Inferno não Prevalecerá Contra a Igreja Edificada

No versículo 18, também vemos que a portas do inferno não prevalecerá contra a igreja que está sendo edificada em Cristo. Em todo o lugar onde a igreja esta sendo edificada, o inferno não tem domínio, não tem autoridade, e não tem poder, pois a igreja é a expressão clara de Cristo, a igreja é a expressão do poder e do governo de Deus na terra, sendo assim, tudo o que está relacionado ao inferno, seus demônios, estão debaixo dos pés da igreja, pois a igreja tem a cabeça governadora que é Cristo. ( Efésios 1:22-23)

Satanás não tem medo dos crentes individuais, pois não oferecem nenhum risco pra ele ou para seu reino, mais ele teme a igreja edificada, o guerreiro coletivo. É por meio da igreja, que  o Senhor destruira toda a obra de satanás, e é por meio dela que o Senhor tomará posse do mundo. Em apocalipse 11:15, quando o setimo anjo toca a trombeta, João ouviu grandes vozes dizendo:" O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo", este é um dos motivos pela qual o Senhor está edificando sua igreja, para que, por meio dela, Ele venha tomar posse daquilo que um dia foi usurpado pelo maligno.


A Igreja Possue as chaves do Reino

No versículo 19, o Senhor diz: " Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus."Por causa do que o Senhor disse no versículo 18, muitos acreditam que essa chave foi dada a Pedro, e que ele possue as chaves do reino dos céus, mais aqui Cristo se refere a igreja, e não somente a Pedro. o " Dar-te-ei" está relacionado a "minha igreja". Mais porque a igreja possue a chave do Reino? Primeiro é para introduzir as pessoas no reino, essa é a principal função da igreja. A função da igreja não é oferecer curas,libertações,milgares,melhoras financeiras,familiares, mais é introduzir as pessoas no Reino. A igreja pode curar e libertar todas as pessoas do mundo, mais se ela não introduz ninguém no Reino,ela fracassou no propósito de Deus.

O Segundo próposito é trazer o Reino e a vontade de Deus para a terra. Em Mateus 6:10 Cristo ora dizendo: " Venha o teu Reino; faça-se a sua vontade, assim na terra como no céu;", isto mostra que a vontade de Deus, é que seu reino, seu governo seja cumprido na terra assim como é cumprida no céus. E como ela faz isso? Ligando o Reino dos céus à terra.

Jesus é nosso Senhor!

( Alzemendes V. Silva)

3 comentários:

  1. JOSÉ AUGUSTO SOUZA SANTOS, IGREJA EM JOÃO PESSOA. E-MAIL: jassantos04@hotmail.com
    GRAÇAS AO NOSSO SENHOR E CRISTO PODEMOS DESFRUTAR GRATUITAMENTE DE SUA VIDA. COMO EM ISAÍAS 55:1-6 SOMOS UM POVO QUE TEM SEDE, MAS NÃO TEMOS DINHEIRO. DESTA FORMA, O SENHOR PODE NOS SUPRIR, COM VINHO E LEITE. "AH! TODOS VÓS, OS QUE TENDES SEDE, VINDE AS ÁGUAS". OBRIGADO AO PAI PELO MANANCIAL, OBRIGADO AO FILHO PELA FONTE. OBRIGADO AO ESPÍRITO PELA SUA ÁGUA PURIFICADORA QUE TEM NOS LAVADO. "DAI DE GRAÇA O QUE DE GRAÇA RECEBESTES", DIZ O SENHOR. QUE ASSIM PROSSIGAMOS, LEVANDO, SEM NADA COBRAR E SEM EXAURIR AS PESSOAS, A SÃ PALAVRA, O ENSINO SAUDÁVEL DOS APÓSTOLOS, A PURA EXPRESSÃO DE DEUS LIVRE DE QUALQUER FERMENTO MALIGNO CAPAZ DE NOS DESVIAR DE SEU PROPÓSITO PRECÍPUO: CRESCERMOS EM VIDA PARA NA PRÓXIMA ERA REINARMOS COM ELE. QUE O SENHOR ABENÇOE RICAMENTE ESTA PÁGINA, SEUS IDEALIZADORES E SEUS VISITANTES, E QUE ESTES ÚLTIMOS, EM PARTICULAR, POSSAM SER LEVADOS A TER UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL E ÍNTIMA COM O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ, CRISTO JESUS. QUE POSSAMOS SER ENCORAJADOS COM AS VASTAS EXPERIÊNCIAS DA CRUZ PELAS QUAIS NOSSO AMADO IRMÃO WATCHMAN NEE TANTO DESFRUTOU E ASSIM, FORTALECIDOS NO SENHOR, POSSAMOS ROGAR AO PASTOR E BISPO DE NOSSAS ALMAS QUE NOS CONCEDA A EXPERIÊNCIA GENUÍNA DA CRUZ, A FIM DE CUMPRIRMOS CABALMENTE SEU PROPÓSITO E SUA VONTADE, CONFORME O QUE ESTÁ ESCRITO EM MARCOS 8:34-38. ASSIM, OBTENDO A ÍNTIMA, PESSOAL, INDIVIDUAL E SINGULAR EXPERIÊNCIA COM NOSSO AMADO REI, POR FÉ, PODEREMOS REPETIR AS SÁBIAS PALAVRAS DE JÓ 42:5: "EU TE CONHECIA SÓ DE OUVIR, MAS AGORA OS MEUS OLHOS TE VEEM". LOUVADO SEJA O NOME SANTO DO SENHOR, O ÚNICO DIGNO DE TODA HONRA, GLÓRIA E EXALTAÇÃO. AMÉM. JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR! TENHA CERTEZA, AMADO IRMÃO EM CRISTO JESUS, QUE, DEPOIS DE TER PASSADO POR SUA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA GENUÍNA, A SUA FÉ, NA PESSOA DELE, SERÁ COMO A SARÇA ARDENTE (ÊXODO 3:2), QUE ARDE NO FOGO DO ESPÍRITO, MAS NÃO SE CONSOME. GLÓRIAS E LOUVORES SEJAM SEMPRE DADOS A ESTE NOME QUE TEM INFINITO PODER CELESTIAL.

    ResponderExcluir