Páginas

domingo, 10 de março de 2013

SERMOS SERVOS DO SENHOR

  





O que é um servo? Só porque você crer no Senhor e está salvo, quer dizer que é um servo do Senhor? o fato de você ir as reuniões da igreja, ler a Bíblia, cantar hinos, orar, participar de conferências da igreja, faz de você um servo de Deus? a resposta é não. Você pode fazer todas as coisas mencionadas acima e mesmo assim, não ser servo do Senhor.


SATISFAZER AQUELE QUE O ARREGIMENTOU


Paulo em 2 Timóteo 2:4 diz: "Nenhum soldado em serviço se envolve com os negócios dessa vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou". Aqui vemos dois princípios importantes para um servo.O primeiro é não se importar com as coisas desse mundo, porque elas nos distrai,nos enganam,tira o nosso foco das coisas do Senhor. Se amamos as coisas do mundo, as riquezas,o dinheiro, o luxo, o bom emprego,a boa família, o bom estudo,estamos perdidos para Deus, e não prestamos para seu serviço. o Próprio Senhor nos disse que não devemos amar dois senhores, não devemos amar a Deus e ao mundo ao mesmo tempo.Na concepção de muitos crentes, o mundo se são as coisas pecaminosas, mais aos olhos de Deus, mundo é tudo aquilo que não procede Dele,é tudo aquilo que desvia a nossa atenção do caminho do Reino. Por isso, até mesmo as coias boas aos nosso olhos, podem nos tirar da presença de Deus, e assim nos anularmos no seu serviço.

Outro ponto, é que o soldado não procura seus próprios interesses, mais daquele que o arregimentou. O verdadeiro servo não se preocupa em cumprir a sua vontade, mais ele se preocupa com as necessidade do Senhor.O verdadeiro servo se alegra em ser útil para cumprir a vontade de Deus, mesmo que a sua vontade ou necessidade nunca sejam satisfeitos. Só nesses dois requisitos, uma boa porcentagem dos crentes estão desqualificados para serem servos de Deus.

CRISTO UM EXEMPLO DE SERVO


O melhor exemplo que temos de servo é o próprio Cristo, mesmo ele sendo Deus, ele se submeteu a vontade do Pai,deixou a sua glória, tornou-se homem, foi crucificado pelos pecados que ele não cometeu, tudo isso para cumprir a vontade de Deus.

Existem muitas passagens onde Cristo expressou que a vida Dele era para satisfazer a vontade do Pai.
João 4:34 " A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou a realizar a sua obra". 
João 6:38: " Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou".

Alem desses versículos, existem várias passagem nos mostrado que Cristo colocava a vontade do Pai acima Dele mesmo,esse é o verdadeiro servo.

NEGAR A SI MESMO,TOMAR A CRUZ E SEGUIR O SENHOR

continuando,veremos na pura palavra do Senhor mais alguns requisitos para sermos um verdadeiro servos. Em João 16:24, diz o Senhor: "Então disse Jesus a seus discípulos: se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me."Nesse princípio é bom lembrar-nos que aqui o Senhor diz a seus "discípulos", isso nos mostra que mesmo sendo discípulos, a nossa condição ainda não é a de um verdadeiro servo, precisamos cumprir alguns requisitos exigidos por Deus.

Não somos obrigados a ir após o Senhor

O primeiro ponto, o senhor diz" Se alguém quer vir após mim", isso nos mostra que ir após o senhor, servir o Senhor, é algo voluntário, o Senhor não nos obriga a servi-lo.Nós temos o nosso livre arbítrio, e o senhor de maneira alguma, faz algo contra a nossa vontade, por isso o Senhor precisa de pessoas que livremente escolha servi-lo, que se doem por Ele, pela igreja e pelo reino.Quem tenha no coração a vontade de ser útil para satisfazer a vontade e a necessidade de Deus. você tem? se sim, já é um bom caminho andado para você ser servo do Senhor, se não tem, procure ter, para poder ser útil a Deus.

NEGAR A SI MESMO

Além de termos um coração voltado para a satisfação de necessidades do senhor, precisamos aprender a negar a nós mesmo.Como sabemos o homem é alma vivente( Gênesis 2:7), e nossa alma é composta de mente,vontade e emoção. A mente é onde pensamos, é a parte principal da nossa alma, vontade é onde estão nossos desejos, o que queremos ou não queremos e emoção é onde sentimos prazer, alegria, tristeza, etc. Negar a nós mesmos é negar o que sentimos,pesamos, desejamos,queremos, nossa alegria e prazer fora de Deus.Até mesmo as coisas que julgamos ser boas precisamos nega-las,nem tudo no mundo é pecado, mais até mesmo as coisas que não são pecados, podem ser um empecilho para Deus, por isso precisamos abandona-las,nega-las.

O ponto principal de negarmos a nossa alma é pender a mente para o Espírito. em Romanos 8:5 nos diz: "Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito."Aqui vemos que o verdadeiro negar a nos mesmo, é tirar a nossa mente das coisas da carne e pende-la para o Espírito. Aqui diz que os que pendem para a carne, são os que cogitam das coisas da carne. Cogitar significa pensar muito, refletir sobre algo. No caso, o ponto principal para negarmos a nós mesmo é deixar de pensar muito nas coisas da carne, e começarmos a pensar, meditar, refletir nas coisas do Espírito.

O Passo mais rápido para tocarmos no Espírito, desfrutarmos do Espírito e pendermos para ele, é invocar o nome do senhor. Em 1 Coríntios 12:3 diz-no: "Por isso vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado ninguém pode dizer Senhor Jesus!, senão pelo Espirito Santo."
Nisso vemos que se queremos tocar no Espírito precisamos invocar: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! amém, aleluia!

TOMAR A CRUZ

Além de negar-nos a nós mesmos, precisamos tomar a cruz. Esse é um passo fundamental para um servo do Senhor.Como sabemos, a cruz é um lugar de morte, é onde deve morrer a nossa velha natureza, nosso ego, nosso orgulho,nossa independência de Deus, nossa individualidade,pois muitos cristãos gostam de agir sozinhos na obra do senhor, mais o Senhor não se importa com nossa obra individual, mais a obra coletiva, feito por meio do Corpo de Cristo, que é a igreja. Por isso nosso agir individual precisa ser crucificado.

Nosso velho homem foi crucificado com Cristo

Em Romanos 6:6, Paulo disse que o nosso velho homem foi crucificado com Cristo, isso nos mostra que de uma forma geral, nosso velho ser foi crucificado junto com Cristo.A morte de Cristo não foi apenas para nos redimir, ou nos salvar, mais também para destruir o nosso velho homem.Tudo que é do velho homem não agrada a Deus, até mesmo as coisas boas. O Senhor não quer que façamos algo bom, ou algo para agrada-lo, ele deseja que façamos por meio Dele,na dependência Dele. Um bom exemplo disso é Caim. No passado, quando eu via a passagem de Caim e Abel, eu pensava que o Senhor não tinha aceitado a oferta da Caim porque ele ofereceu frutas, enquanto seu irmão ofereceu ovelhas. Mas o Senhor me iluminou, e no final puder ver que o Senhor não aceitou a oferta de Caim não porque era frutas,mas porque ele fez sua oferta no seu velho homem, na independência de Deus.O problema não era as frutas, mais a condição de Caim não estava adequada perante Deus.Por isso, precisamos crucificar o nosso velho homem.

Quem não toma a cruz não é digno do Senhor

Em Mateus 10:38, o Senhor diz que quem não toma a cruz,e vai até Ele, não é digno Dele. Hoje se vivemos da maneira que queremos, fazendo aquilo que achamos ser certo, se vivemos mais baseados no certo ou errado e esquecemos de viver pela vida de Deus, por mais coisas que eu faça para Deus, posso não ser digno Dele. Eu preciso para de fazer as coisas à minha própria maneria e fazer da maneira de Deus. Posso estar lendo a Bíblia, orando,pregando o evangelho, e mesmo assim não estar agradando a Deus, como Caim. O verdadeiro servo cumpre a vontade de Deus, na maneira ordenada por Deus.


SEGUIR O SENHOR

Outro passo é seguir o Senhor,em João 12:26 o senhor nos diz:"Se alguém me serve, siga-me,e,onde estou,ali estará também o meu servo. E se alguém me servir,o Pai o honrará." Servir o Senhor é abandonar tudo e estar a total disposição Dele, é estar onde o Senhor quer que estejamos, mesmo os lugares que não nos agrada. Certo dia participei de uma reunião de um grupo cristão, nesse grupo, seu líder disse que ele nunca mais colocaria os pés ali, porque os integrantes do grupo não queria fazer o que ele mandava,e que ele diria a Deus que nunca mais voltaria naquele lugar. De fato essa pessoa não é servo do Senhor, pois, se fosse, ele faria a vontade do Senhor, mesmo que essa vontade fosse contra a sua própria vontade.Nós, como servos do senhor, não temos direito de escolher nada,não temos o direito de dar nossas opiniões,não temos o direito de fazer com que os demais irmãos nos obedeça, nem de impor a nossa vontade. Mais o que vemos no cristianismo é a vontade do homem sendo feita, e não a vontade de Deus. Muitos pastores,presbíteros,obreiros, pensam que os demais irmãos deve obediência a eles,que o falar deles estão acima de tudo, equem não os obedecem é visto com olhos diferentes.como de fato são cegos e medíocres,pensando que a vontade deles estão acima da vontade do Senhor. O verdadeiro servo não reivindica a sua autoridade, mesmo que a possua. O verdadeiro servo levam as pessoas para debaixo do governo e da vontade de Deus, e não debaixo das suas vontades.O verdadeiro servo se alegra quando as pessoas obedecem a Deus, mesmo que essas pessoas nunca o obedeça.

Aqueles que seguem o senhor e o serve fielmente, no final, o Pai o honrará, aqui não diz que o Pai honrará os crentes, os salvos, mas sim, os servos. Você é um servo do Senhor? ou apenas é um servo na aparência? o Senhor pode contar com você para a obra dele? ou você procura o senhor apenas por causa das suas necessidades?você esta na igreja para cumprir a vontade do Senhor? ou  a sua vontade? Tudo o que foi escrito aqui, é de forma resumida, não aprofundando muito no assunto, mais se olharmos esses requisitos, e formos honestos com nós mesmo e com Deus, veremos que a grande maioria dos Cristãos estão desqualificados para serem servos. Que de fato sejamos verdadeiros servos do Senhor.

Jesus é o Senhor!

( Alzemendes v. Silva)


Nenhum comentário:

Postar um comentário