Páginas

sábado, 27 de abril de 2013

ORAÇÃO








A oração é a principal prática do nosso viver cristão, é por meio dela que temos comunhão com Deus, que falamos e ouvimos o falar divino. A oração tem poder inigualável se feita com fé. Todos os grandes homens de Deus na história foram homens de oração, dentre eles Tiago foi um dos principais. De acordo com os historiadores bíblicos, Tiago tinha seus joelhos calejados de tanto orar. No versículo 4 do capítulo 6 de Atos, os apóstolos primeiro se dedicaria ao ministério da oração, para somente depois se dedicar ao ministério da palavra. Nesse artigo, falaremos sobre essa ferramenta que o Senhor tem usado já a mais de seis mil anos: a oração.


Nossa Oração é um Aroma Agradável a Deus

Em Salmos 141:2 diz: ”Suba à tua presença a minha oração, como incenso (...)” Em Apocalipse 5:8 também diz: “E, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças cheias de incenso, que são as orações dos santos”. Como sabemos, o incenso é um produto que quando queimado exala um aroma agradável. Nestes dois versículos, as orações dos santos são comparadas ao incenso. Isso nos mostra que nossas orações têm um aroma agradável para Deus. Em Apocalipse 5:8, mostra que as orações, como incenso, estavam em uma taça de ouro. O ouro na Bíblia representa a natureza divina. Nossas orações, para serem agradáveis a Deus precisam estar mescladas com a natureza divina. As orações feitas por nós mesmos em nosso natural não agrada a Deus, ela precisa ser feita por meio da vida divina que habita em nós. Este é um motivo pela qual muitas vezes nossas orações não são respondidas, nós a fazemos baseados em nós mesmos, da nossa forma. A verdadeira oração é aquela que o Espírito que habita em nós faz ao próprio Deus. (Romanos 8:26)

Nossa oração não se limita em apenas pedir algo para Deus, ou mesmo lhe agradecer pelo que já recebemos mais também podemos conversar com Ele, assim como conversamos com uma parente ou amigo. Conte para Deus a sua situação, sua condição, peça a opinião Dele sobre todas as coisas que for fazer, fale, mais também permita o Senhor te responder por meio da oração. Em nossas orações somos tentados a falar de mais, mais raramente paramos para ouvir o que o Senhor tem a falar conosco. Aprenda a perguntar, mais ter discernimento no espírito para reconhecer as respostas do Senhor. Essa comunhão é um verdadeiro aroma totalmente agradável a Deus e a nós mesmos. Como é bom e agradável temos plena comunhão com o Senhor por meio da oração.

Oração: Nossa Melhor Arma

Em Êxodo 17, mostra a batalha entre Israel e Amaleque, no versículo 11 diz que quando Moisés levantava as suas mãos em oração, Israel prevalecia e vencia, quando ele abaixava as mãos, Amaleque prevalecia e vencia. Quão poderosa arma para nossas batalhas diárias é a oração. Quem vencia Amaleque? Era o povo? As espadas e lanças? Não, era a oração de Moisés. Por isso precisamos aprender a nos dispor em oração antes de fazer qualquer coisa, pois ela é o primeiro passo para nossa batalha e cumprimento da vontade do Senhor. Não basta fazer nossas orações corriqueiras, costumeiras, precisamos orar com encargo e fervor. Precisamos despertar nosso espírito, pagar o preço. Vai pregar o evangelho? Pague o preço da oração antes. Vai dar uma mensagem? Apascentar? Ter comunhão? Pague o preço da oração, pois por meio dela o Senhor age. Deus tem em seu coração os desejos de fazer as coisas aqui na terra, para seu Reino, sua igreja e seu povo, mas não o faz porque nossa oração não coopera com Ele. Deus queria que o povo de Israel vencessem os amalequitas, mais Ele precisava que Moisés orasse a favor da vontade de Deus. (Leiam o livro: O Ministério da Oração da Igreja – Watchman Nee)

Orar Sem Cessar

Em 1 Tessalonicenses 5:17, Paulo nos exorta a orar sem cessar.Como poderemos orar sem cessar? Por mais que tenhamos encargo de oração, por mais que tenhamos palavras para falar, uma hora ela se acabará. Como então podemos orar sem cessar? O segredo é invocar o nome do Senhor. Nossas palavras cessarão, mais podemos continuar invocando o nome do Senhor: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Podemos invocar vinte e quatro horas por dia, e não cessaremos.

Antes mesmo de começar nossas orações, precisamos invocar o nome do Senhor. Em Jeremias 29:12 diz: “Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei”. Aqui diz que primeiro invocamos ao Senhor e somente depois começaremos a orar e Ele nos responderá. Porque precisamos invocar antes? Vale lembrar que invocar significa chamar. Deus está no céu, mais também está em nosso espírito, pois somos sua habitação. Também sabemos que quando invocamos o nome do Senhor, tocamos no Espírito santo (1 Coríntios 12:3). Quando invocamos seu nome, nós O chamamos, buscamos a sua presença e também nos enchemos do Espírito Santo, e então podemos ter conteúdo para orar a Deus.

Digamos que você queira falar com alguma pessoa, qual a primeira coisa que você faz? Com certeza você chama essa pessoa para poder falar-lhe. Quando invocamos, Chamamos o Senhor para podermos “conversar” com Ele por meio da oração. Também quando invocamos tocamos no Espírito e ao tocarmos no Espírito Santo, Ele intercede por nós em nossa oração. Em Romanos 8:26, diz que não sabemos orar como convém, mais o Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
Logo após o Senhor ter dito para O invocarmos e orarmos a Ele, Deus prossegue dizendo: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. (Versículo 13). Quando o invocamos e oramos e buscamos com o coração puro, verdadeiro, sincero, então acharemos o Senhor. Em 2 Timóteo 2:22, Paulo exorta Timóteo a seguir os que de coração puro invocam o nome do Senhor, e, em Salmos 145:18 diz: “ Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos que o invocam em verdade”. Se quisermos a presença de Deus, pomo-nos a invocar e a orar com o coração puro, doutra maneira, não teremos a presença de Deus.

Deixar de orar é pecar

Em 1 Samuel 12:23 é dito: “Quanto a mim,longe de mim que eu peque contra o Senhor,deixando de orar por vós;antes,vos ensinarei o caminho bom e direito”. Esse versículo nos deixa claro que ao deixarmos de orar, principalmente deixarmos de orar pelos irmãos, é pecar contra o Senhor. Muitas vezes o Senhor não age na vida dos irmãos e nem na igreja, porque não oramos, e quando oramos,é uma oração rotineira, sem encargo, sem poder, oramos porque simplesmente estamos acostumados a orar: Ó Senhor abençoe o irmão tal, a irmã tal, uma oração sem nenhum encargo e frescor.
Nossa oração com frescor e poder pode até mesmo levar o Senhor a perdoar um irmão. Em 1 João  5:16 diz: “ Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para a morte(...). Sabemos que o pecado gera morte, mas Deus gera a vida. Quando virmos um irmão pecar, nosso primeiro passo não é julga-lo,ou falar dele para os demais irmãos, muito menos nos achar melhor que esse irmão, porque ele pecou e nós não. O que devemos fazer é nos humilhar diante do Senhor em oração para que o Senhor lhe conceda vida e essa vida o livrará da morte causada pelo pecado. E você? O que faz quando fica sabendo que alguém pecou? Se desviou do caminho do Senhor? Qual é a sua atitude? Saiba que se não orar para esse e para outros irmãos, você também estará pecando.
Em 1 Samuel 12:23 nos mostra que é pecado deixarmos de orar pelos irmãos, em Jó 42:10 nos mostra o inverso. No livro de Jó é dito: “Mudou o Senhor a sorte de Jó quando este orava pelos seus amigos (...)”. Durante os quarenta e dois capítulos do livro de Jó, não vemos o Senhor fazendo nada por ele. Nem quando Ele não pecou, deixando de falar mal do Senhor, mesmo Ele tendo permitido Satanás de destruir tudo que Jó possuía, nem mesmo quando ele se arrependeu e confessou que se abominava no pó e nas cinzas (Jó 42:5-6). Mas no momento em que Jó começou a orar pelos seus amigos, o Senhor então lhe mudou a sorte, e o abençoou grandemente ( versículo 12).
Quer ser abençoado? Então comece a se preocupar com os seus irmãos, orar por eles, até mesmo jejuar pelas necessidades dos seus conservos, e o Senhor lhe abençoará grandemente.

Jesus é o Senhor
Alzemendes V. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário