Páginas

sábado, 5 de outubro de 2013

O RESULTADO DO DESFRUTAR DA VIDA: A REGENERAÇÂO




Nesse artigo veremos o primeiro processo do desfrutar da vida, ou, do agir da vida divina em nós, a Regeneração. Mais o que é regeneração? Regeneração é na verdade a restauração de algo em seu estado original. Um bom exemplo disso é a estrela do mar. Quando ela perde um de seus membros ela o reconstrói, ficando assim nova e restaurada. Da mesma forma ocorre conosco. O Senhor precisa nos regenerar, nos levar novamente a condição original, como era no Jardim do Éden.


AS TRÊS PARTES DO HOMEM

Como sabemos, o homem foi criado em três partes: Corpo, Alma e Espírito (1 Tessalonicenses 5:23). O homem não foi criado danificado, ele foi criado perfeito, puro, santo e agradável a Deus. O estado do homem era tão perfeito que até mesmo o Senhor vinha falar com eles face a face (Gênesis 3:8). Porém um dia o pecado entrou no homem e o danificou. Ele, que foi criado para ser um vaso para conter Deus dentro de si, (Romanos 9:23-24) tornou-se quebrado. E todas as três partes do homem ficou com defeitos, impossíveis de cumprir o propósito pela qual foi criado.

O Espírito Amorteceu

Como sabemos, o espírito humano foi criado para ser a porta de entrada de Deus para dentro do homem. É por meio dele que temos comunhão com Deus e o desfrutamos, porém, por causa do pecado, nosso espírito tornou-se morto.  Quando cremos no Senhor e O recebemos em nós, a primeira parte a ser regenerada é o nosso espírito. Efésios 2:1, 5 diz que o Senhor nos deu vida, estando nós mortos nos delitos e pecados. Veja bem que esses versículos não nos diz que o Senhor nos perdoou mais que ele nos deu vida. Por quê? Porque é a vida que vence a morte. Precisamos nos voltar ao Senhor para receber Dele a vida que está no Senhor e é o próprio Senhor (João 1:4). Precisamos aprender a invocar o nome do Senhor para recebê-lo em nós, como vida e como nosso conteúdo.   O Senhor age em nosso espírito e por meio dele. A partir do nosso espírito, o Senhor começa regenerar nossa alma.

A Alma distanciou-se de Deus

Com o pecado, nossa alma tornou-se independente de Deus, passando a agir e viver alheia à vontade de Deus. Nossa Alma constitui-se de mente, vontade e emoção. E essas três partes da alma distanciou-se do Criador. Nossa mente não estava mais voltada para as coisas de Deus, e sim para a carne.  Romanos 8:5-6 diz que aqueles que congita das coisas da carne pende para a carne, e os que pendem para a carne, gera morte, o posto da vida. Cogitar é pensar muito em algo. Cogitar nas coisas da carne é pensar muito nas coisas da carne e isso gera morte. Nossa mente estava voltada para a carne e o pecado que habita nela, por isso também estava morta.
Nossa vontade estava alheia à vontade de Deus. Deus sempre quer uma coisa, e nós queremos outra. Nossa emoção também não estava mais em Deus, nossa alegria e prazer estava fora de Deus. Isso porque nossa alma estava caída. Portanto Deus veio regenerá-la, restaurá-la à sua condição original. Depois que o Senhor regenera nosso Espírito, ele regenera também nossa alma. Esse regenerar da alma é chamado por Pedro de “Salvação da alma”.
Em 1 Pedro 1:9 diz: “Obtendo o fim da vossa fé, a salvação da nossa alma”. Muitas pessoas confundem esse versículo. Pensam que aqui está falando de ganhar a vida eterna. Esse versículo não fala de ganhar a vida eterna, mais de salvar nossa alma regenerando-a. Como isso ocorre? Enchendo nossa alma com o Espírito. As dez virgens em Mateus 25 tinham lâmpadas, vasilhas e azeite. As lâmpadas representa nosso espírito humano (Provérbio 20:27). As vasilhas representa nossa alma, e o Azeite representa o Espírito que dá vida (1 Co 15:45). As virgens que desfrutaram do noivo tinha azeite não apenas na lâmpada, mais também em suas vasilhas. Ou seja, tinha não somente seu espírito cheio do Espírito, mais também sua alma transbordando da vida.
Quando nossa alma se enche do Espírito somos transformados gradualmente. Todo nosso ser é moldado ao Pai. Nossa mente, vontade e emoção estarão voltadas para a vontade e propósito do Senhor. Essa é a salvação da nossa alma mencionada em 1 Pedro 1:9.

(Futuramente falaremos com mais detalhes sobre a salvação da alma).

Corpo Morto por causa do Pecado

Romanos 8:10, diz que nosso corpo estava morto por causa do pecado, mais no espírito, o espírito humano, temos vida. Por quê? Porque Cristo como espírito que dá vida está agora em nosso espírito. Exteriormente, na carne, o pecado opera mais interiormente em nosso espírito, a vida divina opera em nós nos regenerando. A regeneração se inicia pelo nosso Espírito, passa para nossa alma e por fim, chega ao nosso Corpo.
Em Filipenses 3: 21 diz: “O Qual transformará nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória,segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.  Aqui vemos o trabalhar completo da vida divina em nós, sermos totalmente transformados. Hoje nosso corpo esta cheio do pecado, mais na vinda do Senhor será totalmente transformado. Esse versículo diz: “para ser igual o corpo da sua glória”. Isso nos mostra que um dia seremos glorificados, estaremos totalmente conformados a imagem do filho de Deus ( Romanos 8:29)

Regenerados pela semente divina

1 Pedro 1:23 diz: “Pois foste regenerados não de semente corruptível,mais de incorruptível mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente”. Somos regenerados por meio de uma semente incorruptível. Essa semente e a vida divina plantada em nós quando desfrutamos da palavra. Quando tocamos na palavra que é o próprio Senhor (João 1:1), recebemos o Senhor como semente da vida em nós. Porém essa vida precisa crescer e se expandir em nós, nos tornando assim, maduros e cheio de frutos.

Regenerados Para uma Viva Esperança

Em 1 Pedro 1:3 diz: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança,mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”. A vida de Deus em nós nos regenera para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo. Na sua ressurreição, o Cristo que passou pela encarnação, viver humano, morte e ressurreição, tornou-se o Espírito vivificante, ou, o Espírito que dá vida (1 Coríntios 15:45). Como Espírito Ele se dispensou para dentro de nós, regenerando-nos e essa regeneração nos trás uma viva esperança. Quando éramos mortos, não tínhamos esperança, mais vivificados pela vida de Deus, temos uma viva esperança. Essa esperança é mencionada no versículo quatro.

“Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”. A viva esperança que temos por meio da regeneração é de recebermos nossa herança, que é sem mácula e incorruptível. Essa herança não é apenas sermos salvos, pois somos salvos no momento em que cremos no Senhor, mais recebermos o Reino como herança (Apocalipse 21:7), e também sermos glorificados em Cristo.

Seu conservo Alzemendes Vieira





Nenhum comentário:

Postar um comentário