Páginas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

ENTENDENDO A SALVAÇÃO: A QUEDA DO HOMEM





Na mensagem anterior vimos sobre a criação e o motivo da criação do homem. Nesta mensagem veremos a queda e o resultado da queda. Sabemos que, quando o Senhor criou o homem, Deus o pôs em um jardim, em frente da Árvore da Vida. A intenção de Deus era que no jardim o homem se alimentasse  da Árvore da Vida e encher-se da vida de Deus. A Árvore da Vida representa a vida divina, que é próprio Cristo. Em João capítulo 15 Cristo mostrou-se como uma videira. Ainda em João 11:25 Cristo mostrou-nos que Ele era a Vida. Portanto temos duas coisas em Cristo: a Árvore e a Vida. Cristo hoje é nossa Árvore da Vida na qual podemos desfrutar por meio do nosso espírito. Sendo assim, no jardim Adão teria que se alimentar de Cristo, representado pelo Árvore da vida. Mais o homem foi conduzido a comer de outra árvore: a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.


O início da Queda

O início da queda do homem ocorreu quando a Serpente, representante de Satanás conduziu Eva à dúvida, fazendo-a desobedecer a Deus. Em Gênesis 3:1-4 diz: “ Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: não comereis de todas as árvores do Jardim? Respondeu a mulher. Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mais do fruto da árvore que está no  meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.” Vejam a esperteza da serpente. Ela conduziu Eva a ter dúvida: Deus disse que não posso comer porque morrerei, mais a serpente disse que não morrerei, quem está certo? A Incerteza abala nossa fé e com a fé abalada é muito fácil cairmos. O que é fé? Hebreus 11:1 diz que fé é a certeza das coisas que se esperam,a convicção de fatos que não se veem. Eva tinha a plena certeza que se comece da árvore do conhecimento ela morreria, até que um dia foi posto na mente dela uma dúvida.

O mesmo ocorre conosco hoje. Temos a plena certeza das coisas do Senhor até que o inimigo venha e coloque em nossa mente uma dúvida. A partir daí estamos totalmente vulneráveis e o resulto é queda. E como nossa fé pode ser fortalecida? Por meio das experiências com Deus. São elas que faz nossa fé ser forte. Não pense que ter muito conhecimento da Bíblia vai fortalecer sua fé. Não pense que fazer a obra  de Deus vai fortalecer sua fé, mas as experiências com Deus isso sim, fortalece nossa fé. Não há registro bíblico de que Adão e Eva tiveram muitas experiências com Deus no Jardim, isso provavelmente fez com que a fé neles não fosse forte e com isso Eva permitiu que uma dúvida fosse colocada em sua mente. Essa dúvida então teve como resultado a desobediência a Deus. Infelizmente temos mais chance de dar crédito àquilo que nos afasta de Deus do que naquilo que Deus diz. Por isso ao invés de Eva se posicionar no falar de Deus, ela se posicionou no falar da serpente e caiu.

A Serpente conduziu Eva a querer ser igual a Deus

O versículo 5 continua: “ Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal”. Sabemos que o motivo da queda do Diabo foi que ele quis ser igual a Deus ( Isaías 14:12-16). E sabendo que por esse motivo ocasionou a sua queda, ele levou Eva ter o mesmo desejo. Esse “como Deus” nos mostra claramente isso. A partir dai, a árvore, antes considerada de morte, passou a ser boa para comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento ( v 6). Precisamos ter cuidado, pois muitas vezes queremos tomar o lugar de Deus e isso nos leva perder o desfrute do jardim.

Deixou de Comer da Vida para Comer da Morte

Muitos de nós vêem com clareza na Bíblia que a desobediência do homem o levou à queda, porém poucos viram que o verdadeiro resultado da queda foi que comeram algo que não era Deus. Sabemos que a Árvore da Vida representa Cristo como nossa vida e nosso alimento. Também sabemos que a Árvore do Conhecimento representa a morte. No jardim, Adão e Eva deixaram de comer da vida para comer da morte. Nós caímos simplesmente porque comemos algo que não é Deus.
Se olharmos o mundo ao nosso redor veremos esses dois itens juntos: A desobediência a Deus e o comer outra coisa senão Deus. Por isso nosso mundo está em uma situação onde a morte reina e Satanás tem espaço para seu governo. O mundo tem-se alimentado com prazeres da carne, com paixões, com vícios, com trabalho, dinheiro, bens materiais. Tudo isso tem cegado as pessoas para reconhecer que precisam se alimentar da Árvore da Vida para se encher de Deus e ter a vida eterna. Muitos agem assim porque pensam que a vida se limita nesta era. Querem se dar bem aqui para não “perder a vida”. Não sabem que, ganhando a vida aqui com essas coisas, perderão o Reino e a herança deles será o Lago de Fogo.

Alzemendes Vieira 


Nenhum comentário:

Postar um comentário