Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A PRÁTICA DE PROFETIZAR: O CONHECIMENTO BÁSICO






o conhecimento básico

Leitura bíblica: 1Co 14:3; 23-24, 4-5, 12, 31, 1, 39

A Bíblia é grande, profunda, misteriosa, espiritual e divina. Depois que fui salvo, comecei a amar a Bíblia e estudá-la. Quanto mais a estudava, mais percebia que a Bíblia é excessivamente profunda e que ninguém pode compreendê-la completamente.
No final do primeiro século, depois da partida dos apóstolos que escreveram o Novo Testamento, a segunda geração de cristãos começou a estudar o Novo Testamento. Esse foi o início da história do estudo do Novo Testamento. Desde então ao longo dos séculos, o estudo do Novo Testamento nunca cessou. Desse estudo muitos escritos espirituais foram produzidos. Entre a humanidade, nenhuma outra escola de pensamento tem produzido tantos escritos como o cristianismo. Os escritos cristãos podem ser agrupados em quatro principais categorias: a Bíblia, exposições da Bíblia (que também retratam a história do estudo da Bíblia), a história da igreja, e biografias e autobiografias dos santos.
Muito tem sido escrito sobre certas porções da Palavra, como por exemplo os capítulos de três à seis de Romanos, e Gálatas, mas antes que os Irmãos Unidos fossem levantados há cerca de cento e cinquenta anos, pouquíssimas exposições foram escritas sobre 1 Coríntios. Os Irmãos Unidos tocaram muito em 1 Coríntios. Eles tocaram especialmente os capítulos de doze a quatorze, que constituem a seção dos dons espirituais. O capítulo doze diz respeito aos dons de maneira geral, enquanto que o capítulo quatorze diz respeito aos dons de maneira particular, comparando profetizar com falar em línguas. No capítulo quatorze Paulo indicou que profetizar é um dom excelente, a “cabeça” dos dons, enquanto falar em línguas é o “rabo” dos dons espirituais.
Depois dos Irmãos Unidos, o movimento pentecostal foi levantado. O movimento Pentecostal começou no meio do século dezenove na Inglaterra e se moveu primeiro para Massachussets no inicio do século vinte e então, depois para a Rua Azuza em Los Angeles. Na rua Azuza o movimento Pentecostal “queimou” como um fogo selvagem e muitos dos cristãos buscadores e espirituais por todo o país foram atraídos a ele, incluindo A.B. Simpson, fundador da Aliança Cristã Missionária. Os pentecostais desenvolveram a compreensão de 1 Coríntios 12-14. Contudo, cometeram diversos erros em sua interpretação desses capítulos. Eles interpretaram profetizar no capítulo quatorze como uma predição, e praticavam esse tipo de profecia em suas reuniões. Habitualmente, suas profecias começavam da mesma maneira e terminava com “Assim diz o Senhor”, no estilo dos profetas do Antigo Testamento. Enquanto estava na China, ouvia esse tipo de profecia, e depois que vim para os Estados Unidos, visitei vários grupos pentecostais e ouvi os membros profetizando no mesmo tom e estilo que ouvia na China. Nos anos sessenta, muitas profecias foram dadas predizendo que um grande terremoto aconteceria em Los Angeles em determinado tempo, entretanto essas profecias não foram cumpridas.  

o significado dO profetizar em 1 Coríntios 14
Falar por Deus e Cristo, Expressar Deus e Cristo, e Ministrar                                                    e Dispensar Deus e Cristo às Pessoas

No princípio, com o irmão Nee, há sessenta anos, tivemos o entendimento claro de que profetizar em 1 Coríntios 14 não significa predizer ou prever. O sentido de profetizar de 1 Coríntios 14 significa falar por Deus e Cristo e expressar Deus e Cristo. Expressar Deus e Cristo é ministrar e dispensar Deus e Cristo às pessoas. Ministramos Deus e Cristo às pessoas da mesma maneira que um garçom ministra comida. Dispensar Deus e Cristo às pessoas pode ser um pouco diferente de ministrar para elas. É possível que um garçom ofenda as pessoas de tal maneira que elas não comerão a comida que ele ministra. Tal garçom ministra o alimento, mas não o dispensa às pessoas. Assim também, um ministro da Palavra pode ministrar Cristo para as pessoas, mas não dispensar Cristo nelas. Uma mãe que nutre, por outro lado, não somente dispensa alimento para seus bebês, mas o dispensa neles. Algumas vezes, os bebês não querem comer o alimento que lhes é dado, mas as mães tem uma maneira de compeli-los a comer. Devemos não apenas aprender falar Deus e Cristo, mas também expressar Deus e Cristo. Além disso, ao expressar Deus e Cristo, não devemos apenas ministrá-Los às pessoas, mas também dispensar neles o que estamos expressando.
Os médicos experientes são hábeis para dispensar remédio aos seus pacientes. Muitas vezes, pela misericórdia do Senhor, tenho a certeza de que quando as pessoas ouvem as minhas mensagens, recebem uma dispensação. Mesmo se elas forem embora se opondo, criticando e rejeitando, receberam uma “injeção”. Tenho certeza de que, por fim, verei o resultado desse dispensar.  
Expressar implica dispensar. Paulo foi o principal despenseiro. Ele sabia que enquanto estava falando para as pessoas, estava dispensando algo dentro delas. Em Efésios 3:2 ele disse que o “mordomado da graça de Deus” lhe fora dado. Em grego, a palavra para “mordomado” em Efésios 3:2 é a mesma para “dispensação” em 3:9. A palavra grega aqui, oikonomia, denota um arranjo para dispensar. A palavra “dispensação” refere-se a esse arranjo, enquanto que a palavra “mordomado” refere-se ao serviço do dispensar de Deus. Quando lemos qualquer porção dos escritos de Paulo, alguma coisa é dispensada a nós. Ele tinha uma habilidade particular em dispensar por meio de expressar Cristo. Enquanto estava expressando Cristo, ele O estava dispensando às pessoas. O ministério do Senhor hoje também é um ministério de dispensar. Quando lemos uma página do ministério não podemos evitar receber uma “injeção” de Cristo.

Prever—Predizer

Profetizar também é prever, dizer de antemão, predizer. No Antigo Testamento, Isaias, com sessenta e seis capítulos, e Jeremias, com cinquenta e dois capítulos, são dois longos livros de profecia. Porém, apenas uma pequena percentagem desses livros consiste em predição. Muitos dos capítulos consistem do falar por Deus e expressar Deus. Com outros livros proféticos é a mesma coisa. Há algumas predições no livro de Zacarias, mas ele contém principalmente o expressar de Cristo. Nos escritos de Paulo, há algumas predições. A maior parte dos escritos de Paulo consiste no falar por Deus e expressar Deus, isto é, falar para dispensar Deus e Cristo aos crentes.

Em 1 Coríntios 14, Predizer Não Está Incluído

Em 1 Coríntios 14, profetizar não inclui predizer. Isso é provado pelos versículos 3 e 24. O versículo 3 diz, “Mas o que profetiza fala aos homens, edificação, encoraja-mento e consolação”. Edificar, encorajar e consolar não é predizer. Edificar é para a igreja, encorajar é para a obra, e consolar é para a nossa vida diária. Para a igreja precisamos de edificação, para a obra precisamos de encorajamento, e para a nossa vida diária precisamos de consolação. Essas coisas definitivamente não são predições.
O versículo 24 diz, “Mas se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou não instruído, será convencido por todos e examinado por todos”. Nesse versículo profetizar não é predizer, mas convencer e julgar as pessoas, esclarecendo-lhes a sua situação. Quando um incrédulo ou pessoa não instruída vem à reunião, pode estar confuso, pensando erroneamente que ele está correto com Deus; mas ao ouvir o profetizar, ele é esclarecido. O profetizar o convence e o julga.

profetizar na maneira de 1 Coríntios 14 é levado a cabo                   nas reuniões da igreja e É para edificação da igreja

Profetizar à maneira de 1 Coríntios 14 é levado a cabo nas reuniões da igreja (vv. 23-24). O versículo 23 diz, “Se, portanto, toda a igreja se reunir no mesmo lugar…” Isso se refere à reunião da igreja, não uma reunião de casa ou de pequeno grupo. Além disso, o profetizar à maneira de 1 Coríntios 14 é para a edificação da igreja (vv. 4-5). Segundo a nossa experiência e observação, a melhor maneira para edificar a igreja é profetizar, isto é, falar por Cristo e expressar Cristo, ministrando e dispensando Cristo nas pessoas. O falar de uma pessoa enquanto todos os outros ouvem é uma forma de profetizar, mas é executado de maneira errada. O profetizar adequado deve ser levado a cabo por cada pessoa presente nas reuniões da igreja.

profetizar À maneira de 1 Coríntios 14 faz com que o                buscador se sobressaia para a edificação da igreja

Profetizar à maneira de 1 Coríntios 14 faz com que o buscador se sobressaia para a edificação da igreja. O versículo 12 diz, “Assim também vós, visto que sois zelosos por espíritos, procurai alcançar a excelência, para a edificação da igreja”. É bom falar em línguas, mas não é excelente. No entanto, alguém dar uma pequena mensagem como profecia é excelente. Profetizar é o dom mais elevado, faz com que o orador se sobressaia. Devemos aprender a falar não apenas para alcançar a excelência, mas também para que a igreja seja edificada.

ter a capacidade, a obrigação e o desejo                                          sincero de profetizar
Todos os Crentes Têm a Capacidade de Profetizar

Primeira Coríntios 14:31 diz, “Porque todos podeis profetizar, um de cada vez”. Esse versículo é um dos versículos mais claros de toda a Bíblia. Ele diz que todos os crentes têm a capacidade de profetizar. Capacidade denota uma habilidade nata. Os cachorros não têm a capacidade de falar a linguagem humana; eles apenas têm capacidade de latir. Os seres humanos, entretanto, têm a capacidade de falar. Nós, membros do Corpo de Cristo, podemos todos profetizar um de cada vez. Romanos 12:6-8 menciona sete dons, incluindo profecia, e diz que esses dons diferem segundo a graça dada a cada membro. Esses versículos, todavia, referem-se ao exercício dos dons fora das reuniões. No Corpo de Cristo, temos funções e dons diferentes fora das reuniões. Os dons de Romanos 12 não são os dons exercitados nas reuniões. Nas reuniões todos os membros podem profetizar (1Co 14:24, 31).
Muitos santos entre nós sentem que todos podem profetizar, exceto eles. Todavia, não há nenhuma exceção. Podemos não ser eloquentes, mas ainda podemos profetizar. O versículo 31 não diz, “Todos podeis profetizar eloquente-mente”. Não existe tal advérbio nesse versículo. Ele simplesmente diz, “Todos podeis profetizar”. Não importa a maneira que falamos, é suficiente que simples-mente falemos. O Senhor quer que todos nós falemos. Por cerca de cinco anos temos ministrado na nova maneira de reunir e servir, mas nosso progresso tem sido lento porque nem todos nós falamos. Se todos falassem, imediatamente a prática da nova maneira estaria entre nós.
Em minha observação, apenas uma pequena percentagem dos santos expressam Cristo regularmente. Em cada reunião do dia do Senhor, muitos santos não falam, mas depois da reunião eles têm muito a dizer. Não precisamos ficar preocupados se falamos bem; simplesmente precisamos falar. Mesmo se nossa gramática é pobre, as pessoas nos entenderão. Muitas vezes gostamos de “manter as aparências”. Se falamos, queremos ser o principal orador. Contudo, não precisamos de oradores principais; precisamos simplesmente de oradores. Todos nós podemos profetizar um por um.
Não é difícil praticar a nova maneira. Se formos visitar as pessoas para evangelizar e não sabemos como falar bem, simplesmente podemos dizer, “Amo Jesus porque Ele é tão bom, Jesus é bom para você, então eu vim aqui para passá-Lo para você.” Cada um pode ao menos dizer isso. Se formos às pessoas e dermos a elas uma mensagem de vinte e cinco minutos, elas poderão não nos ouvir, mas se formos com uma palavra simples como esta, elas poderão receber o nosso falar. Todos podemos falar às pessoas. Primeiro, todos nós precisamos sair para ganhar as pessoas; então, precisamos sair para alimentar aqueles que ganhamos. Terceiro, todos nós precisamos trazer os novos juntos para formar um grupo de comunhão, cuidado mutuo, apascentar e ensino mutuo. Quando uma pessoa em tal grupo não entende alguma coisa, todos os outros o ensinarão ao falar a ele. Quase cinquenta vezes em um ano todos os membros daquele grupo virão para ouvir o testemunho um do outro. Cada um será ensinado e todos aprenderão a se levantar para profetizar. Se formos às pessoas dessa maneira, executaremos a nova maneira.   
Todo Aquele que Crê Tem a Obrigação de Profetizar

Os versículos 23-24 dizem, “Se, portanto, toda a igreja, se reunir no mesmo lugar…se todos profetizarem…” A frase “se todos profetizarem” indica que todos aqueles que crêem não apenas têm a capacidade, mas também a obrigação de profetizar. Nós devemos algo ao Senhor, a graça de Deus, e a todos os santos. Por muitos anos o ministério tem falado aos santos, mas muitos santos não tem respondido ao falar. Nós recebemos o benefício do falar dos outros, mas frequentemente esquecemos que nós também somos obrigados a falar para o benefício dos outros. Todos nós devemos muito. Temos o evangelho e a salvação, e há muitos pecadores a nossa volta, mas nós ainda podemos não ir a eles. Também devemos algo para eles (Rm 1:14-15). Devemos algo para Cristo, para Deus, os servos do Senhor, e até mesmo para os pecadores.

Todos os Crentes Necessitam Seguir, Buscar,                                                                   e Desejar Sinceramente Profetizar

Todos os crentes devem seguir, buscar e desejar sinceramente profetizar (1Co 14:1, 12, 39). Amados santos, o falar do Senhor com respeito à nova maneira tem continuado na restauração nos últimos cinco anos. Depois de ouvir todo esse falar, você esta seguindo, buscando e desejando sinceramente profetizar? Todos nós temos a capacidade e a obrigação de profetizar, e todos devemos seguir, buscar e desejar sincera-mente profetizar.

a composição dE UMA profecia de acordo                                                     com a maneira em 1 Corintios 14
O Conhecimento e Experiência de Deus, Cristo e as Coisas Espirituais

A composição da profecia de acordo com a maneira em 1 Coríntios 14 compreende, primeiro, o conhecimento e a experiência de Deus, Cristo e as coisas espirituais. Se formos profetizar, temos de ter algum conhecimento e experiência de Deus, Cristo, e as coisas espirituais.

A Maneira de Expressar o Que Conhecemos e Experimentamos                                    de Deus, Cristo e as coisas Espirituais

Segundo, a composição da profecia compreende a maneira de expressar o que conhecemos e experimentamos de Deus, Cristo e as coisas espirituais. Primeiro, precisamos do conhecimento e a experiência; depois, precisamos da declaração, isto é, a palavra e a expressão. Podemos compor uma pequena profecia e então praticar falar para nós mesmos em casa. Podemos falá-la para nós mesmos dez vezes. Depois que falamos várias vezes, saberemos como corrigi-la e melhorá-la. Por meio desse tipo de prática, teremos uma maneira de falar adequada.

A Visão Sob a Iluminação Divina Concernente à                                                   Situação e o Ambiente no Qual Estamos

A composição de uma profecia também compreende a visão conforme a iluminação divina com respeito a situação e o ambiente no qual estamos. Muitos entre nós não tem clareza sobre o conteúdo intrínseco da rebelião atual na restauração do Senhor, e alguns preferem não ter clareza.  Sua atitude é que outros devem ter clareza sobre a situação, mas eles devem se preocupar em desfrutar Cristo. Tal atitude é errada. A igreja é a nossa casa e nossa família. Se há uma rebelião em nossa casa, entre a nossa família, não podemos dizer: “Não quero saber sobre isso. Quero desfrutar”. Temos que ter a visão para ver as coisas que estão acontecendo entre nós e a situação de todos os santos. Se não pudermos ver claramente, precisamos orar, “Senhor, mostra-me a situação real. Resplandeça sobre mim e ilumina-me. Dá-me a iluminação plena para que eu possa conhecer o conteúdo intrínseco da situação atual.” Temos de conhecer o que está acontecendo na igreja, não para que tomemos partido de um grupo de santos contra outros, mas para que então possamos conhecer a situação real.

A Inspiração Instantânea do Espírito que Habita em                                             Nós Que Estimula Nosso Espírito a Falar

O conhecimento e a experiência de Deus, Cristo, e as coisas espirituais, a maneira de expressar o que conhecemos e experimentamos, e uma visão clara concernente a nossa situação e ambiente são a preparação básica para o nosso falar. Além disso, precisamos que a inspiração instantânea do Espírito que habita em nós estimule o nosso espírito para falarmos. Somos diferentes dos profetas do Antigo Testamento. Os santos no Antigo Testamento, não tinham o Espírito habitando dentro deles. Tinham que esperar até que o Espírito viesse sobre eles antes que pudessem falar pelo Senhor (2Cr 15:1; Ez 11:5). Porém, o Novo Testamento diz, “O Senhor seja com o teu espírito” (2Tm 4:22). Não precisamos que o Espírito venha sobre nós, porque sempre O temos em nosso espírito humano. Portanto, não devemos esperar que o Espírito venha sobre nós; antes, devemos exercitar o nosso espírito. Quando exercitamos o nosso espírito, o Espírito Santo que habita em nosso espírito se moverá em nós, e teremos a inspiração. Não é Ele quem se move em nós, mas nós que nos movemos no Espírito que habita interiormente. Se permanecermos transparentes com o Senhor por confessar nossas falhas, teremos uma comunhão direta e aberta com Ele. Ele está em nosso espírito, e nós estamos Nele. Quando formos à reunião, apenas precisamos exercitar o nosso espírito e dizer, “Senhor Jesus, quero falar”. Então Ele se levantará, e podemos falar segundo a nossa experiência com a expressão que temos ganhado e com a iluminação que temos. Se fizermos isso, todos terão algo para falar na reunião do dia do Senhor.
Precisamos praticar compor uma profecia de acordo com a maneira de 1 Coríntios 14. Para nos ajudar nessa questão, preparamos o livro A Palavra Sagrada para o Reavivamento Matinal. Se usarmos o conteúdo desse livro com o conhecimento e experiência de Deus, Cristo, e as coisas espirituais, a maneira de expressar o que sabemos e experienciamos, a visão conforme a iluminação divina concernente a nossa situação, e a inspiração instantânea do Espírito que habita em nós por meio de uma comunhão transparente e aberta com o Senhor no exercitar do nosso espírito, facilmente poderemos compor uma profecia e falá-la nas reuniões da igreja.

2 comentários:

  1. Irmao,
    O texto sobre profetizar é de qual autoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do irmão Witness Lee, temos outros artigos sobre essa sério de profetizar. Também temos a biografia do irmão Witness Lee.

      Excluir