o conhecimento básico
Leitura bíblica: 1Co 14:3; 23-24, 4-5, 12, 31, 1, 39
A
Bíblia é grande, profunda, misteriosa, espiritual e divina. Depois que fui
salvo, comecei a amar a Bíblia e estudá-la. Quanto mais a estudava, mais
percebia que a Bíblia é excessivamente profunda e que ninguém pode
compreendê-la completamente.
No
final do primeiro século, depois da partida dos apóstolos que escreveram o Novo
Testamento, a segunda geração de cristãos começou a estudar o Novo Testamento.
Esse foi o início da história do estudo do Novo Testamento. Desde então ao
longo dos séculos, o estudo do Novo Testamento nunca cessou. Desse estudo
muitos escritos espirituais foram produzidos. Entre a humanidade, nenhuma outra
escola de pensamento tem produzido tantos escritos como o cristianismo. Os
escritos cristãos podem ser agrupados em quatro principais categorias: a
Bíblia, exposições da Bíblia (que também retratam a história do estudo da
Bíblia), a história da igreja, e biografias e autobiografias dos santos.
Muito
tem sido escrito sobre certas porções da Palavra, como por exemplo os capítulos
de três à seis de Romanos, e Gálatas, mas antes que os Irmãos Unidos fossem
levantados há cerca de cento e cinquenta anos, pouquíssimas exposições foram
escritas sobre 1 Coríntios. Os Irmãos Unidos tocaram muito em 1 Coríntios. Eles
tocaram especialmente os capítulos de doze a quatorze, que constituem a seção
dos dons espirituais. O capítulo doze diz respeito aos dons de maneira geral,
enquanto que o capítulo quatorze diz respeito aos dons de maneira particular,
comparando profetizar com falar em línguas. No capítulo quatorze Paulo indicou
que profetizar é um dom excelente, a “cabeça” dos dons, enquanto falar em
línguas é o “rabo” dos dons espirituais.
Depois
dos Irmãos Unidos, o movimento pentecostal foi levantado. O movimento
Pentecostal começou no meio do século dezenove na Inglaterra e se moveu
primeiro para Massachussets no inicio do século vinte e então, depois para a
Rua Azuza em Los Angeles. Na rua Azuza o movimento Pentecostal “queimou” como
um fogo selvagem e muitos dos cristãos buscadores e espirituais por todo o país
foram atraídos a ele, incluindo A.B. Simpson, fundador da Aliança Cristã
Missionária. Os pentecostais desenvolveram a compreensão de 1 Coríntios 12-14. Contudo,
cometeram diversos erros em sua interpretação desses capítulos. Eles
interpretaram profetizar no capítulo quatorze como uma predição, e praticavam
esse tipo de profecia em suas reuniões. Habitualmente, suas profecias começavam
da mesma maneira e terminava com “Assim diz o Senhor”, no estilo dos profetas
do Antigo Testamento. Enquanto estava na China, ouvia esse tipo de profecia, e
depois que vim para os Estados Unidos, visitei vários grupos pentecostais e
ouvi os membros profetizando no mesmo tom e estilo que ouvia na China. Nos anos
sessenta, muitas profecias foram dadas predizendo que um grande terremoto
aconteceria em Los Angeles em determinado tempo, entretanto essas profecias não
foram cumpridas.
o significado dO
profetizar em 1 Coríntios 14
Falar por Deus e Cristo, Expressar Deus e Cristo,
e Ministrar
e Dispensar Deus e Cristo às Pessoas
No
princípio, com o irmão Nee, há sessenta anos, tivemos o entendimento claro de
que profetizar em 1 Coríntios 14 não significa predizer ou prever. O sentido de
profetizar de 1 Coríntios 14 significa falar por Deus e Cristo e expressar Deus
e Cristo. Expressar Deus e Cristo é ministrar e dispensar Deus e Cristo às
pessoas. Ministramos Deus e Cristo às pessoas da mesma maneira que um garçom
ministra comida. Dispensar Deus e Cristo às pessoas pode ser um pouco diferente
de ministrar para elas. É possível que um garçom ofenda as pessoas de tal
maneira que elas não comerão a comida que ele ministra. Tal garçom ministra o
alimento, mas não o dispensa às pessoas. Assim também, um ministro da Palavra
pode ministrar Cristo para as pessoas, mas não dispensar Cristo nelas. Uma mãe
que nutre, por outro lado, não somente dispensa alimento para seus bebês, mas o
dispensa neles. Algumas vezes, os bebês não querem comer o alimento que lhes é
dado, mas as mães tem uma maneira de compeli-los a comer. Devemos não apenas
aprender falar Deus e Cristo, mas também expressar Deus e Cristo. Além disso,
ao expressar Deus e Cristo, não devemos apenas ministrá-Los às pessoas, mas
também dispensar neles o que estamos expressando.
Os
médicos experientes são hábeis para dispensar remédio aos seus pacientes.
Muitas vezes, pela misericórdia do Senhor, tenho a certeza de que quando as
pessoas ouvem as minhas mensagens, recebem uma dispensação. Mesmo se elas forem
embora se opondo, criticando e rejeitando, receberam uma “injeção”. Tenho certeza
de que, por fim, verei o resultado desse dispensar.
Expressar
implica dispensar. Paulo foi o principal despenseiro. Ele sabia que enquanto
estava falando para as pessoas, estava dispensando algo dentro delas. Em
Efésios 3:2 ele disse que o “mordomado da graça de Deus” lhe fora dado. Em
grego, a palavra para “mordomado” em Efésios 3:2 é a mesma para “dispensação”
em 3:9. A palavra grega aqui, oikonomia,
denota um arranjo para dispensar. A palavra “dispensação” refere-se a esse
arranjo, enquanto que a palavra “mordomado” refere-se ao serviço do dispensar
de Deus. Quando lemos qualquer porção dos escritos de Paulo, alguma coisa é
dispensada a nós. Ele tinha uma habilidade particular em dispensar por meio de
expressar Cristo. Enquanto estava expressando Cristo, ele O estava dispensando
às pessoas. O ministério do Senhor hoje também é um ministério de dispensar.
Quando lemos uma página do ministério não podemos evitar receber uma “injeção”
de Cristo.
Prever—Predizer
Profetizar
também é prever, dizer de antemão, predizer. No Antigo Testamento, Isaias, com
sessenta e seis capítulos, e Jeremias, com cinquenta e dois capítulos, são dois
longos livros de profecia. Porém, apenas uma pequena percentagem desses livros
consiste em predição. Muitos dos capítulos consistem do falar por Deus e
expressar Deus. Com outros livros proféticos é a mesma coisa. Há algumas
predições no livro de Zacarias, mas ele contém principalmente o expressar de
Cristo. Nos escritos de Paulo, há algumas predições. A maior parte dos escritos
de Paulo consiste no falar por Deus e expressar Deus, isto é, falar para
dispensar Deus e Cristo aos crentes.
Em
1 Coríntios 14, Predizer Não Está Incluído
Em
1 Coríntios 14, profetizar não inclui predizer. Isso é provado pelos versículos
3 e 24. O versículo 3 diz, “Mas o que profetiza fala aos homens, edificação,
encoraja-mento e consolação”. Edificar, encorajar e consolar não é predizer.
Edificar é para a igreja, encorajar é para a obra, e consolar é para a nossa
vida diária. Para a igreja precisamos de edificação, para a obra precisamos de
encorajamento, e para a nossa vida diária precisamos de consolação. Essas
coisas definitivamente não são predições.
O
versículo 24 diz, “Mas se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou não
instruído, será convencido por todos e examinado por todos”. Nesse versículo
profetizar não é predizer, mas convencer e julgar as pessoas, esclarecendo-lhes
a sua situação. Quando um incrédulo ou pessoa não instruída vem à reunião, pode
estar confuso, pensando erroneamente que ele está correto com Deus; mas ao
ouvir o profetizar, ele é esclarecido. O profetizar o convence e o julga.
profetizar na maneira de 1 Coríntios 14 é levado a cabo nas reuniões da igreja e É
para edificação da igreja
Profetizar
à maneira de 1 Coríntios 14 é levado a cabo nas reuniões da igreja (vv. 23-24).
O versículo 23 diz, “Se, portanto, toda a igreja se reunir no mesmo lugar…” Isso
se refere à reunião da igreja, não uma reunião de casa ou de pequeno grupo. Além
disso, o profetizar à maneira de 1 Coríntios 14 é para a edificação da igreja
(vv. 4-5). Segundo a nossa experiência e observação, a melhor maneira para
edificar a igreja é profetizar, isto é, falar por Cristo e expressar Cristo,
ministrando e dispensando Cristo nas pessoas. O falar de uma pessoa enquanto
todos os outros ouvem é uma forma de profetizar, mas é executado de maneira
errada. O profetizar adequado deve ser levado a cabo por cada pessoa presente
nas reuniões da igreja.
profetizar À maneira de 1 Coríntios 14 faz com que o buscador se sobressaia para a
edificação da igreja
Profetizar
à maneira de 1 Coríntios 14 faz com que o buscador se sobressaia para a
edificação da igreja. O versículo 12 diz, “Assim também vós, visto que sois
zelosos por espíritos, procurai alcançar a excelência, para a edificação da
igreja”. É bom falar em línguas, mas não é excelente. No entanto, alguém dar
uma pequena mensagem como profecia é excelente. Profetizar é o dom mais
elevado, faz com que o orador se sobressaia. Devemos aprender a falar não
apenas para alcançar a excelência, mas também para que a igreja seja edificada.
ter a capacidade, a
obrigação e o desejo
sincero de profetizar
Todos os Crentes Têm a Capacidade de Profetizar
Primeira
Coríntios 14:31 diz, “Porque todos podeis profetizar, um de cada vez”. Esse
versículo é um dos versículos mais claros de toda a Bíblia. Ele diz que todos
os crentes têm a capacidade de profetizar. Capacidade denota uma habilidade
nata. Os cachorros não têm a capacidade de falar a linguagem humana; eles
apenas têm capacidade de latir. Os seres humanos, entretanto, têm a capacidade
de falar. Nós, membros do Corpo de Cristo, podemos todos profetizar um de cada vez.
Romanos 12:6-8 menciona sete dons, incluindo profecia, e diz que esses dons
diferem segundo a graça dada a cada membro. Esses versículos, todavia,
referem-se ao exercício dos dons fora das reuniões. No Corpo de Cristo, temos
funções e dons diferentes fora das reuniões. Os dons de Romanos 12 não são os
dons exercitados nas reuniões. Nas reuniões todos os membros podem profetizar
(1Co 14:24, 31).
Muitos
santos entre nós sentem que todos podem profetizar, exceto eles. Todavia, não
há nenhuma exceção. Podemos não ser eloquentes, mas ainda podemos profetizar. O
versículo 31 não diz, “Todos podeis profetizar eloquente-mente”. Não existe tal
advérbio nesse versículo. Ele simplesmente diz, “Todos podeis profetizar”. Não
importa a maneira que falamos, é suficiente que simples-mente falemos. O Senhor
quer que todos nós falemos. Por cerca de cinco anos temos ministrado na nova
maneira de reunir e servir, mas nosso progresso tem sido lento porque nem todos
nós falamos. Se todos falassem, imediatamente a prática da nova maneira estaria
entre nós.
Em
minha observação, apenas uma pequena percentagem dos santos expressam Cristo
regularmente. Em cada reunião do dia do Senhor, muitos santos não falam, mas
depois da reunião eles têm muito a dizer. Não precisamos ficar preocupados se
falamos bem; simplesmente precisamos falar. Mesmo se nossa gramática é pobre,
as pessoas nos entenderão. Muitas vezes gostamos de “manter as aparências”. Se
falamos, queremos ser o principal orador. Contudo, não precisamos de oradores
principais; precisamos simplesmente de oradores. Todos nós podemos profetizar
um por um.
Não
é difícil praticar a nova maneira. Se formos visitar as pessoas para
evangelizar e não sabemos como falar bem, simplesmente podemos dizer, “Amo
Jesus porque Ele é tão bom, Jesus é bom para você, então eu vim aqui para
passá-Lo para você.” Cada um pode ao menos dizer isso. Se formos às pessoas e
dermos a elas uma mensagem de vinte e cinco minutos, elas poderão não nos
ouvir, mas se formos com uma palavra simples como esta, elas poderão receber o
nosso falar. Todos podemos falar às pessoas. Primeiro, todos nós precisamos
sair para ganhar as pessoas; então, precisamos sair para alimentar aqueles que
ganhamos. Terceiro, todos nós precisamos trazer os novos juntos para formar um
grupo de comunhão, cuidado mutuo, apascentar e ensino mutuo. Quando uma pessoa
em tal grupo não entende alguma coisa, todos os outros o ensinarão ao falar a
ele. Quase cinquenta vezes em um ano todos os membros daquele grupo virão para
ouvir o testemunho um do outro. Cada um será ensinado e todos aprenderão a se
levantar para profetizar. Se formos às pessoas dessa maneira, executaremos a
nova maneira.
Todo Aquele que Crê Tem a Obrigação de Profetizar
Os
versículos 23-24 dizem, “Se, portanto, toda a igreja, se reunir no mesmo
lugar…se todos profetizarem…” A frase “se todos profetizarem” indica que todos
aqueles que crêem não apenas têm a capacidade, mas também a obrigação de
profetizar. Nós devemos algo ao Senhor, a graça de Deus, e a todos os santos. Por
muitos anos o ministério tem falado aos santos, mas muitos santos não tem
respondido ao falar. Nós recebemos o benefício do falar dos outros, mas
frequentemente esquecemos que nós também somos obrigados a falar para o
benefício dos outros. Todos nós devemos muito. Temos o evangelho e a salvação,
e há muitos pecadores a nossa volta, mas nós ainda podemos não ir a eles.
Também devemos algo para eles (Rm 1:14-15). Devemos algo para Cristo, para
Deus, os servos do Senhor, e até mesmo para os pecadores.
Todos os Crentes Necessitam Seguir, Buscar,
e Desejar Sinceramente Profetizar
Todos
os crentes devem seguir, buscar e desejar sinceramente profetizar (1Co 14:1,
12, 39). Amados santos, o falar do Senhor com respeito à nova maneira tem
continuado na restauração nos últimos cinco anos. Depois de ouvir todo esse
falar, você esta seguindo, buscando e desejando sinceramente profetizar? Todos
nós temos a capacidade e a obrigação de profetizar, e todos devemos seguir,
buscar e desejar sincera-mente profetizar.
a composição dE UMA profecia de acordo
com a maneira em 1 Corintios 14
O
Conhecimento e Experiência de Deus, Cristo e as Coisas Espirituais
A
composição da profecia de acordo com a maneira em 1 Coríntios 14 compreende,
primeiro, o conhecimento e a experiência de Deus, Cristo e as coisas
espirituais. Se formos profetizar, temos de ter algum conhecimento e
experiência de Deus, Cristo, e as coisas espirituais.
A Maneira de
Expressar o Que Conhecemos e Experimentamos de Deus,
Cristo e as coisas Espirituais
Segundo,
a composição da profecia compreende a maneira de expressar o que conhecemos e
experimentamos de Deus, Cristo e as coisas espirituais. Primeiro, precisamos do
conhecimento e a experiência; depois, precisamos da declaração, isto é, a
palavra e a expressão. Podemos compor uma pequena profecia e então praticar
falar para nós mesmos em casa. Podemos falá-la para nós mesmos dez vezes. Depois
que falamos várias vezes, saberemos como corrigi-la e melhorá-la. Por meio
desse tipo de prática, teremos uma maneira de falar adequada.
A
Visão Sob a Iluminação Divina Concernente à Situação e o Ambiente no Qual Estamos
A
composição de uma profecia também compreende a visão conforme a iluminação
divina com respeito a situação e o ambiente no qual estamos. Muitos entre nós
não tem clareza sobre o conteúdo intrínseco da rebelião atual na restauração do
Senhor, e alguns preferem não ter clareza.
Sua atitude é que outros devem ter clareza sobre a situação, mas eles
devem se preocupar em desfrutar Cristo. Tal atitude é errada. A igreja é a
nossa casa e nossa família. Se há uma rebelião em nossa casa, entre a nossa
família, não podemos dizer: “Não quero saber sobre isso. Quero desfrutar”. Temos
que ter a visão para ver as coisas que estão acontecendo entre nós e a situação
de todos os santos. Se não pudermos ver claramente, precisamos orar, “Senhor,
mostra-me a situação real. Resplandeça sobre mim e ilumina-me. Dá-me a
iluminação plena para que eu possa conhecer o conteúdo intrínseco da situação
atual.” Temos de conhecer o que está acontecendo na igreja, não para que
tomemos partido de um grupo de santos contra outros, mas para que então
possamos conhecer a situação real.
A Inspiração
Instantânea do Espírito que Habita em Nós Que Estimula Nosso Espírito a Falar
O
conhecimento e a experiência de Deus, Cristo, e as coisas espirituais, a
maneira de expressar o que conhecemos e experimentamos, e uma visão clara
concernente a nossa situação e ambiente são a preparação básica para o nosso
falar. Além disso, precisamos que a inspiração instantânea do Espírito que
habita em nós estimule o nosso espírito para falarmos. Somos diferentes dos
profetas do Antigo Testamento. Os santos no Antigo Testamento, não tinham o
Espírito habitando dentro deles. Tinham que esperar até que o Espírito viesse
sobre eles antes que pudessem falar pelo Senhor (2Cr 15:1; Ez 11:5). Porém, o
Novo Testamento diz, “O Senhor seja com o teu espírito” (2Tm 4:22). Não
precisamos que o Espírito venha sobre nós, porque sempre O temos em nosso
espírito humano. Portanto, não devemos esperar que o Espírito venha sobre nós;
antes, devemos exercitar o nosso espírito. Quando exercitamos o nosso espírito,
o Espírito Santo que habita em nosso espírito se moverá em nós, e teremos a
inspiração. Não é Ele quem se move em nós, mas nós que nos movemos no Espírito
que habita interiormente. Se permanecermos transparentes com o Senhor por
confessar nossas falhas, teremos uma comunhão direta e aberta com Ele. Ele está
em nosso espírito, e nós estamos Nele. Quando formos à reunião, apenas
precisamos exercitar o nosso espírito e dizer, “Senhor Jesus, quero falar”.
Então Ele se levantará, e podemos falar segundo a nossa experiência com a
expressão que temos ganhado e com a iluminação que temos. Se fizermos isso,
todos terão algo para falar na reunião do dia do Senhor.
Precisamos
praticar compor uma profecia de acordo com a maneira de 1 Coríntios 14. Para
nos ajudar nessa questão, preparamos o livro A Palavra Sagrada para o Reavivamento Matinal. Se usarmos o
conteúdo desse livro com o conhecimento e experiência de Deus, Cristo, e as
coisas espirituais, a maneira de expressar o que sabemos e experienciamos, a
visão conforme a iluminação divina concernente a nossa situação, e a inspiração
instantânea do Espírito que habita em nós por meio de uma comunhão transparente
e aberta com o Senhor no exercitar do nosso espírito, facilmente poderemos
compor uma profecia e falá-la nas reuniões da igreja.
Irmao,
ResponderExcluirO texto sobre profetizar é de qual autoria?
Do irmão Witness Lee, temos outros artigos sobre essa sério de profetizar. Também temos a biografia do irmão Witness Lee.
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