Leitura
Bíblica: Rm. 5:10; 8:1-2, 9-10; 10:6-8; 1 Co. 6:17
RECONCILIADOS PELA MORTE DE
CRISTO E SALVOS EM SUA VIDA
R
|
omanos
5:10 diz: “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a
morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela
sua vida”. Neste versículo são
mencionadas duas coisas importantes: a morte Dele e a vida Dele. Pela queda de
Adão nos tornamos os inimigos de Deus, mas pela morte de Cristo nós fomos
reconciliados com Deus. Agora, tendo sido reconciliados, nós seremos salvos
cada vez mais pela vida de Cristo. A morte de Cristo foi suficiente para nós
sermos reconciliados com Deus, e a vida de Cristo é suficiente para nós sermos
salvos de muitas coisas negativas.
CRISTO EM VÓS — O PONTO
CENTRAL DO LIVRO DE ROMANOS
Cristo em vós é o ponto central do livro
de Romanos. Romanos 8:9-10 diz: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito,
se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E , se alguém não tem o Espírito de Cristo,
esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está
morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça”. O livro de Romanos nos fala que Cristo
foi posto na cruz para realizar a redenção (3:24; 4:25), Ele foi ressuscitado
de entre os mortos (4:25), e então Ele ascendeu aos céus (8:34). Aqui em Romanos
8:10, Cristo que foi posto na cruz, ressuscitado dos mortos, e ascendido aos
céus está em nós.
Hoje Cristo está em nós. Este é o ponto central de todo o livro de Romanos.
Além disso, Romanos 8:9-10 revela três
títulos divinos: o Espírito de Deus (v. 9), o Espírito de Cristo (v. 9), e o
próprio Cristo (v. 10). Isto simplesmente significa que o Espírito de Deus é o
Espírito de Cristo, e o Espírito de Cristo é o próprio Cristo.
PRIMEIRA CORÍNTIOS COMO A
ENTRADA PARA
COLOSSENSES
Para entender o livro de Colossenses, 1
Coríntios e Colossenses devem ser combinados juntos. Sem 1 Coríntios não há
nenhuma entrada para o livro de Colossenses. Há a necessidade de combinar estes
livros porque ambos revelam que o próprio Cristo é nossa divina porção (1 Co.
1:2, 9, 30; Cl. 1:12). Primeira Coríntios nos fala que Cristo, a porção dada a nós,
é nossa sabedoria como justiça, santificação, e redenção (1:30). Justiça é para
nosso espírito ser regenerado, santificação é para nossa alma ser transformada,
e redenção é para nosso corpo ser transfigurado. No dia em que nós recebemos a
Cristo como nosso Salvador, Ele se tornou nossa justiça, nós fomos justificados
através Dele, e por esta justificação, nosso espírito foi regenerado (Rm. 5:18).
A regeneração de nosso espírito foi realizada pela justiça de Deus que é o
próprio Cristo (Rm. 3:22, 24). Do tempo em que nós fomos regenerados até o
presente dia nós estamos no processo de santificação que é a transformação da
alma. Nosso espírito foi regenerado. Agora nossa alma deve ser transformada. No
final das contas, no futuro quando o Senhor voltar, nosso corpo será redimido. Nosso
corpo será transfigurado, não somente por Cristo, mas com Cristo. Cristo é a regeneração
para o nosso espírito, Cristo é a transformação da nossa alma, e Cristo é a
transfiguração do nosso corpo. Cristo foi dado a nós por Deus como nossa porção
de riquezas insondáveis.
Se 1 Coríntios revelasse somente isto
para nós, ainda sim precisaríamos de uma porta, uma entrada de maneira a entrar
e perceber todas estas coisas maravilhosas. Então, em 15:45 nós temos dito que
este Cristo que é a porção dada a nós por Deus, se tornou o Espírito que dá
vida. Esta palavra relacionada a Cristo que é o Espírito que dá vida é uma das
verdades mais cruciais em todo o Novo Testamento.
O CRISTO TODO-INCLUSIVO QUE
É O
ESPÍRITO QUE DÁ VIDA
Nós temos que perceber que Cristo não é
tão simples. Ninguém pode esgotar dizendo-nos o que Cristo é porque Ele é inesgotável.
O Novo Testamento mostra quatro itens principais relacionados a Cristo: o que
Ele é, o que Ele realizou, o que Ele obteve, e o que Ele atingiu. Tudo o que o
Cristo é, realizou, obteve, e atingiu está concentrado no Espírito que dá vida.
O Espírito que dá vida é a corporificação exata destes quatro itens principais
de Cristo.
Como o Espírito que dá vida, Cristo está em
todos os lugares. Nós podemos freqüentemente ter o conceito humano que antigamente
Cristo estava na terra, e que agora Ele está nos céus assentado à direita de
Deus (Rm. 8:34). Isto é verdade, contudo nós também temos que perceber que este
mesmo Cristo se tornou o Espírito que dá vida. Como o Espírito que dá vida, Ele
está em todos os lugares hoje, e porque nós O recebemos, Ele também está em nós
(Rm. 8:10). Embora nós não possamos entender isto por completo, todavia é uma
realidade. Ele está além de nosso conceito e entendimento!
Quando nós pregamos o evangelho de
Cristo, nós temos que perceber isso no exato momento em que estivermos pregando,
Cristo está presente. Então, em Romanos 10:6-8, os incrédulos não precisam ir
para os céus para trazer a Cristo ou para o Inferno buscar Cristo (v. 6-7). Cristo
como Palavra viva está perto deles, na boca deles e no coração deles, esperando
eles O receberem. Se eles abrirem um pouco as suas bocas e disser de seus corações,
“Senhor Jesus, eu creio em Ti”, Cristo entrará neles.
O Cristo que nós cremos é uma realidade, uma
Pessoa viva – que é o Espírito que dá vida; Ele não é um sistema de religião ou
um conjunto de ensinamentos. Desde que nós O recebemos e cremos Nele, este
Cristo maravilhoso e todo-inclusivo como o Espírito que dá vida está agora habitando
em nós, mesclado conosco para ser um espírito conosco (1 Co. 6:17; 2 Tim. 4:22;
Rm. 8:16). Ser um espírito com o Senhor é a chave para nós desfrutarmos Cristo.
Tudo o que Cristo é, realizou, obteve, e atingiu está concentrado dentro deste Espírito
que dá vida. Cristo como o Espírito que dá vida entrou em nosso espírito e se mesclou
com nosso espírito. Agora nós estamos unidos a Ele. Ele é tal Espírito que dá
vida, nós temos um espírito regenerado, e estes dois espíritos estão mesclados
em um.
VIVENDO NO ESPÍRITO VERSUS MELHORAR
NOSSO COMPORTAMENTO
Um grande erro cometido por muitos no
Cristia-nismo hoje é ensinar as pessoas somente como melhorar o comportamento
delas ou ajustar e corrigir seus comporta-mentos. Porém, esta não é a revelação
da Bíblia. Antes de sermos regenerados, nós vivíamos, caminhávamos em nossa vida
da alma. Quando nós fomos regenerados, nós recebemos outra vida em nosso
espírito (Jo. 1:12-13; 3:6; Rm. 8:10). Ser regenerado é simplesmente receber
outra vida. Esta vida é o próprio Cristo. Agora que nós recebemos a vida
divina, nós precisamos ser salvos diariamente nesta vida (Rm. 5:10). Ser salvo
não significa melhorarmos nossa conduta ou ajustar nosso comportamento; pelo
contrário, significa que nós temos que negar nossa alma. Nós temos que deixar
de viver na vida da alma. Nós temos que voltar absolutamente da alma para o
espírito. Nós devemos esquecer de correção ou mudanças e nos voltar ao
espírito. A vida Cristã não é uma questão de amar versus odiar ou do bem contra
o mal; é uma questão de viver no espírito versus viver na alma.
DUAS POSSIBILIDADES PARA O
NOSSO ANDAR
Romanos 8:1-2 e 4 diz: “Agora, pois,
já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus , porque
a lei do Espírito da vida, em
Cristo Jesus , te livrou da lei do pecado e da morte, a fim de
que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas
segundo o Espírito”. Na King
James Version, o artigo o é inserido antes da palavra Espírito no final do versículo
4. Porém, no texto grego, o artigo o não está lá. Por causa disto, muitas
versões preferem não tomar partido da palavra espírito. É difícil discernir a
palavra espírito usado neste capítulo e em outros lugares no Novo Testamento, a
menos que seja designado para denotar o Espírito Santo de Deus ou nosso
espírito humano claramente, como em Romanos 8:9 e 16. De acordo com seu uso no Novo
Testamento, a palavra espírito neste versículo significa nosso espírito humano mesclado
com o Espírito Santo de Deus (Rm. 8:16). Nós também podemos dizer que Romanos
8:4 refere-se principalmente a nosso próprio espírito, nosso espírito humano.
Isto é tão lógico como o contraste no versículo 4 está entre a carne e o
espírito, nosso espírito humano. Este contraste não está entre o Espírito Santo
e a carne, mas entre nosso espírito e a carne.
Nós como homens, temos três partes: um
corpo, alma, e espírito. Nosso corpo foi corrompido através da queda do homem
para se tornar carne (Gn. 6:3; Rm. 7:18). Mais profundo que nosso corpo está
nossa alma e o espírito. Nossa alma também foi corrompida e se tornou o ego (Mt.
16:26; Lc. 9:25). Então, entre nosso espírito e nossa carne está nosso ego.
Nosso ego é exatamente o nosso próprio ser. Agora, há duas possibilidades para
nosso andar. Nós podemos caminhar de acordo com o espírito ou de acordo com a carne.
ANDAR EM CRISTO É ANDAR SEGUNDO O ESPÍRITO
Viver, caminhar e colocar nosso ser em
Cristo é simplesmente caminhar segundo o espírito. Como nós sabemos que nós
estamos em Cristo? De acordo com Romanos 8, estar em Cristo é caminhar segundo
o espírito (v. 4). Caminhar segundo o espírito refere-se à não ter nenhuma
condenação em Cristo
Jesus (v. 1). Embora muitos irmãos digam que eles estão em
Cristo, eles também testemunham que eles têm muita condenação interior. A razão
para esta condenação é que eles estão andando na alma de acordo com a carne e
não andando no espírito, segundo o espírito.
Quando você está andando no espírito, não
há nenhuma condenação. Dizer que não há nenhuma condenação em Cristo Jesus (v.
1) é comparado a andar segundo o espírito (v. 4). Quando nós estamos andando no
espírito em realidade, é neste momento que nós não experimentamos nenhuma condenação.
Porém, se nós estivermos fora do espírito, há condenação todo o tempo.
A Vida Cristã Normal do Irmão Watchman
Nee ajudou muitos irmãos e irmãs abrindo os capítulos de cinco a oito do livro
de Romanos. Porém, meu encargo é que esses que foram ajudados por este livro andem
no espírito. Quantos irmãos e irmãs andam no espírito? Cristo é a vitória; Ele
é a vida pela qual nós estamos sendo salvos de muitas coisas negativas (Rm. 5:10).
Contudo, quanto nós desfrutamos Cristo no dia a dia? Quantos de nós desfrutamos
hoje de tal salvação viva de tantas coisas negativas? Nós temos a doutrina e o ensinamento
sobre Romanos de 5—8, mas quanto desfrute nós temos do que é falado sobre
Cristo nestes capítulos? Nós podemos ter o ensinamento, mas podemos não ter o desfrute
do ensinamento. Para nos ajudar a entrar no desfrute dos ensinamentos encontrado
em Romanos, eu não darei mais nenhuma definição destes capítulos. Pelo
contrário, eu darei algumas experiências e ilustrações.
VENCENDO OS PECADOS POR VOLTAR AO
ESPÍRITO
Quando eu era um jovem Cristão, eu fui
ensinado por meio de outros escritos e através de sermões sobre Romanos de 6—8 de
como superar pecados. Alguns falavam de vitória sobre o pecado ou libertação do
pecado. Quando eu ouvi isto, eu orei muito pedindo: “Ó Senhor, eu desejo ter
vitória sobre todos os pecados. Como eu desejo ser liberto de todas as coisas
pecaminosas!” Eu orava, e quanto mais orava, mais falhas eu cometia. Quanto
mais eu orava por vitória sobre o pecado, mais eu era derrotado pelo pecado.
Por muitos anos eu não fiquei sabendo a razão desta experiência. Eventualmente,
eu comecei a entender que minha falha era que eu estava pedindo para o Senhor
que fizesse algo por mim enquanto eu era uma pessoa que ainda vivia em minha
alma, não em meu espírito. Eu comecei a perceber que não havia nenhuma
necessidade de orar por vitória sobre o pecado ou por libertação do pecado. Eu simplesmente
precisava praticar voltar ao espírito, esquecer sobre vitória sobre o pecado e
a libertação do pecado.
Eu percebi que tinha que me voltar ao
espírito amalgamado, permanecer no espírito para contatar o Senhor. Eu
pratiquei manter minha mente longe do pecado ou a vitória sobre pecado, e colocar
minha mente em Cristo no meu espírito (Rm. 8:6). No reino do espírito amalgamado,
não há nenhuma necessidade de se esforçar para vencer o pecado. Nós precisamos
aprender uma coisa — não vença o pecado, ande no espírito. Eu descobri que
sempre que eu estava fora do espírito, imediatamente eu estava em outro reino.
Naquele reino havia a necessidade de me esforçar para vencer o pecado.
DOIS REINOS DIFERENTES — O
ESPÍRITO E A ALMA
O espírito e a alma são dois reinos
diferentes, reinos, ou mundos. No reino do espírito não há nenhuma necessidade de
se esforçar para vencer o pecado. Na Nova Jerusalém, nós não nos preocuparemos quanto
a vencer o pecado. Estar no espírito hoje é um antegozo da Nova Jerusalém. Tudo
que a Nova Jerusalém será no futuro pode ser desfrutado hoje como um antegozo
em nosso espírito. Em contraste, quando nós estivermos vivendo na alma, nós
estaremos em outro reino ou esfera. No reino da alma, há a necessidade de
vencer o pecado. Se nós lermos Romanos de 5—8 cuidadosamente, nós perceberemos
que a verdadeira libertação do pecado é a libertação da alma. A libertação do
pecado é a libertação do “eu”, “eu”, e “eu”, que são a alma. Contanto que nós
estejamos fora do ego, e no espírito, tudo é maravilhoso!
Suponhamos que você seja uma mãe e está a
ponto de dizer uma palavra com ira a seus filhos. Antes de dizer tal palavra, volte-se
ao espírito, o espírito mesclado. Se você fizer isto, imediatamente você sentirá
que não há nenhuma necessidade de dizer tal palavra para seus filhos. Seu
pensamento, sentimento, compreensão, e idéia serão completamente mudados. Vamos
ilustrar novamente, suponhamos que você como mãe tem a intenção de repreender
um filho difícil. Se você se voltar ao espírito antes de fazer isto,
imediatamente você sentirá uma mudança. Algo interior pode mostrar para você
que não há nenhuma necessidade de repreender seu filho da maneira anterior.
Você pode dizer algo diferente à criança. Novamente talvez, como uma esposa em
casa durante o dia enquanto seu marido estiver fora no trabalho, você pode ter
o pensamento de que quando seu marido chegar em casa, você fará um acordo com
ele relacionado a certo assunto. Antes de fazer isto, volte-se ao seu espírito.
Imediatamente haverá uma mudança em seu sentimento e pensamento relacionado a toda
a situação! Então, antes de fazer qualquer coisa, e ir a qualquer lugar, ou ver
qualquer coisa, nós temos que voltar ao nosso espírito. Então nós veremos uma
mudança.
Como homens caídos, nós temos Satanás em
nossa carne (Rm. 7:17, 20) e nossa alma é o nosso ego (Mt. 16:26; Lc. 9:25).
Considerando que nós recebemos Cristo, Ele está morando em nosso espírito (2
Tim. 4:22). Portanto, Satanás está em nossa carne, o ego é nossa alma, e o amado
Senhor, o Cristo todo-inclusivo, está em nosso espírito. Sempre que nós nos voltarmos
ao espírito, imediatamente nós conheceremos a Cristo. Quando nós estamos em
nossa alma, há certo tipo de entendimento, idéia, percepção, e conceito. Porém,
quando nos voltarmos para o nosso espírito, haverá uma outra espécie de entendimento
que é a mente de Cristo (1 Co. 2:16). Isto é porque no espírito, nós encontramos
Cristo. É por isto que é tão fácil para os cristãos terem uma mudança. Como
cristãos nós somos pessoas inconstantes. Como um discípulo genuíno de Cristo,
você será inconstante o tempo todo. Pela manhã, você pode estar transtornado
com certo irmão, mas depois de alguns minutos, você realmente ama aquele irmão.
Haverá uma mudança em seu sentimento, uma mudança em seu temperamento. A razão
para esta mudança é que você se voltou ao seu espírito. Em Romanos 7, as
palavras mim, eu mesmo, e eu são mencionadas mais de trinta vezes. Mas em Romanos
8, é mencionado o Espírito vez após vez. No capítulo sete há uma pessoa que busca
fazer o bem para Deus na alma (vv. 21-23). No capítulo oito esta pessoa é
transferida da alma para o espírito para andar no espírito (vv. 9, 4, 6, 10).
DESFRUTANDO O SENHOR POR VOLTAR AO ESPÍRITO
Nós deveríamos aprender a praticar estar
todo o tempo no espírito. Se nós aprendêssemos a fazer esta única coisa e praticá-la
todo o tempo, nós veríamos uma mudança, uma diferença em nossa vida diária. Nós
perceberíamos a salvação de muitos enganos, erros, ações erradas, e
dificuldades. Nós seríamos guardados de muitas coisas negativas, e nós
desfrutaríamos o Senhor todo o tempo. A melhor oração que eu tenho não é pedir
para que o Senhor faça coisas por mim, mas apenas permanecer no espírito para contatar
o Senhor todo o tempo. A melhor oração é permanecer no espírito contatando-O.
Não há nenhuma outra maneira, a não ser
se voltar ao espírito todo o tempo e dia após dia. Volte-se ao espírito independente
de onde você esteja, o que você estiver fazendo, ou que tipo de situação você
se encontra. Se esqueça de todas as coisas que o cercam e preste atenção a uma
coisa: volte-se para o espírito.
Não há nenhuma condenação para aqueles
que estão em Cristo
Jesus. Isto significa que não há nenhuma condenação para aqueles
que caminham segundo o espírito e que andam no espírito. Nós estamos em Cristo praticamente
quando nós estamos andando no espírito. Se você se voltar ao espírito, você terá
paz, luz, unção, e tudo o que você desejar desfrutar de Cristo. Não há nenhuma
necessidade para aprender muitas outras coisas até que você aprenda esta única
coisa aqui — se voltar ao espírito e permanecer lá contatando o Senhor.
O DESFRUTE PRÁTICO DE
CRISTO
A maneira prática para desfrutar Cristo é
voltar-se todo o tempo ao espírito. Pela manhã, à noite, e ao longo do dia,
aprenda a voltar ao seu espírito. Aprenda não só voltar ao seu espírito na hora
da oração, mas também antes de dizer qualquer coisa, antes de ir para qualquer
lugar, e antes de fazer qualquer coisa. Então haverá uma mudança em sua
compreensão, você desfrutará Cristo, e você estará em Cristo de uma maneira
prática.
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