Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CRISTO NOSSA PORÇÃO: A REALIDADE DE ESTAR NO ESPÍRITO




A REALIDADE DE ESTAR NO ESPÍRITO



Leitura Bíblica: Rm. 5:10; 8:1-2, 9-10; 10:6-8; 1 Co. 6:17

RECONCILIADOS PELA MORTE DE CRISTO                                         E SALVOS EM SUA VIDA

R
omanos 5:10 diz: “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Neste versículo são mencionadas duas coisas importantes: a morte Dele e a vida Dele. Pela queda de Adão nos tornamos os inimigos de Deus, mas pela morte de Cristo nós fomos reconciliados com Deus. Agora, tendo sido reconciliados, nós seremos salvos cada vez mais pela vida de Cristo. A morte de Cristo foi suficiente para nós sermos reconciliados com Deus, e a vida de Cristo é suficiente para nós sermos salvos de muitas coisas negativas.

CRISTO EM VÓS — O PONTO CENTRAL                                           DO LIVRO DE ROMANOS

Cristo em vós é o ponto central do livro de Romanos. Romanos 8:9-10 diz: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça”. O livro de Romanos nos fala que Cristo foi posto na cruz para realizar a redenção (3:24; 4:25), Ele foi ressuscitado de entre os mortos (4:25), e então Ele ascendeu aos céus (8:34). Aqui em Romanos 8:10, Cristo que foi posto na cruz, ressuscitado dos mortos, e ascendido aos céus está em nós. Hoje Cristo está em nós. Este é o ponto central de todo o livro de Romanos.
Além disso, Romanos 8:9-10 revela três títulos divinos: o Espírito de Deus (v. 9), o Espírito de Cristo (v. 9), e o próprio Cristo (v. 10). Isto simplesmente significa que o Espírito de Deus é o Espírito de Cristo, e o Espírito de Cristo é o próprio Cristo.

PRIMEIRA CORÍNTIOS COMO A ENTRADA                                  PARA COLOSSENSES

Para entender o livro de Colossenses, 1 Coríntios e Colossenses devem ser combinados juntos. Sem 1 Coríntios não há nenhuma entrada para o livro de Colossenses. Há a necessidade de combinar estes livros porque ambos revelam que o próprio Cristo é nossa divina porção (1 Co. 1:2, 9, 30; Cl. 1:12). Primeira Coríntios nos fala que Cristo, a porção dada a nós, é nossa sabedoria como justiça, santificação, e redenção (1:30). Justiça é para nosso espírito ser regenerado, santificação é para nossa alma ser transformada, e redenção é para nosso corpo ser transfigurado. No dia em que nós recebemos a Cristo como nosso Salvador, Ele se tornou nossa justiça, nós fomos justificados através Dele, e por esta justificação, nosso espírito foi regenerado (Rm. 5:18). A regeneração de nosso espírito foi realizada pela justiça de Deus que é o próprio Cristo (Rm. 3:22, 24). Do tempo em que nós fomos regenerados até o presente dia nós estamos no processo de santificação que é a transformação da alma. Nosso espírito foi regenerado. Agora nossa alma deve ser transformada. No final das contas, no futuro quando o Senhor voltar, nosso corpo será redimido. Nosso corpo será transfigurado, não somente por Cristo, mas com Cristo. Cristo é a regeneração para o nosso espírito, Cristo é a transformação da nossa alma, e Cristo é a transfiguração do nosso corpo. Cristo foi dado a nós por Deus como nossa porção de riquezas insondáveis.
Se 1 Coríntios revelasse somente isto para nós, ainda sim precisaríamos de uma porta, uma entrada de maneira a entrar e perceber todas estas coisas maravilhosas. Então, em 15:45 nós temos dito que este Cristo que é a porção dada a nós por Deus, se tornou o Espírito que dá vida. Esta palavra relacionada a Cristo que é o Espírito que dá vida é uma das verdades mais cruciais em todo o Novo Testamento.

O CRISTO TODO-INCLUSIVO QUE É O
ESPÍRITO QUE DÁ VIDA

Nós temos que perceber que Cristo não é tão simples. Ninguém pode esgotar dizendo-nos o que Cristo é porque Ele é inesgotável. O Novo Testamento mostra quatro itens principais relacionados a Cristo: o que Ele é, o que Ele realizou, o que Ele obteve, e o que Ele atingiu. Tudo o que o Cristo é, realizou, obteve, e atingiu está concentrado no Espírito que dá vida. O Espírito que dá vida é a corporificação exata destes quatro itens principais de Cristo.
Como o Espírito que dá vida, Cristo está em todos os lugares. Nós podemos freqüentemente ter o conceito humano que antigamente Cristo estava na terra, e que agora Ele está nos céus assentado à direita de Deus (Rm. 8:34). Isto é verdade, contudo nós também temos que perceber que este mesmo Cristo se tornou o Espírito que dá vida. Como o Espírito que dá vida, Ele está em todos os lugares hoje, e porque nós O recebemos, Ele também está em nós (Rm. 8:10). Embora nós não possamos entender isto por completo, todavia é uma realidade. Ele está além de nosso conceito e entendimento!
Quando nós pregamos o evangelho de Cristo, nós temos que perceber isso no exato momento em que estivermos pregando, Cristo está presente. Então, em Romanos 10:6-8, os incrédulos não precisam ir para os céus para trazer a Cristo ou para o Inferno buscar Cristo (v. 6-7). Cristo como Palavra viva está perto deles, na boca deles e no coração deles, esperando eles O receberem. Se eles abrirem um pouco as suas bocas e disser de seus corações, “Senhor Jesus, eu creio em Ti”, Cristo entrará neles.
O Cristo que nós cremos é uma realidade, uma Pessoa viva – que é o Espírito que dá vida; Ele não é um sistema de religião ou um conjunto de ensinamentos. Desde que nós O recebemos e cremos Nele, este Cristo maravilhoso e todo-inclusivo como o Espírito que dá vida está agora habitando em nós, mesclado conosco para ser um espírito conosco (1 Co. 6:17; 2 Tim. 4:22; Rm. 8:16). Ser um espírito com o Senhor é a chave para nós desfrutarmos Cristo. Tudo o que Cristo é, realizou, obteve, e atingiu está concentrado dentro deste Espírito que dá vida. Cristo como o Espírito que dá vida entrou em nosso espírito e se mesclou com nosso espírito. Agora nós estamos unidos a Ele. Ele é tal Espírito que dá vida, nós temos um espírito regenerado, e estes dois espíritos estão mesclados em um.

VIVENDO NO ESPÍRITO VERSUS MELHORAR                         NOSSO COMPORTAMENTO

Um grande erro cometido por muitos no Cristia-nismo hoje é ensinar as pessoas somente como melhorar o comportamento delas ou ajustar e corrigir seus comporta-mentos. Porém, esta não é a revelação da Bíblia. Antes de sermos regenerados, nós vivíamos, caminhávamos em nossa vida da alma. Quando nós fomos regenerados, nós recebemos outra vida em nosso espírito (Jo. 1:12-13; 3:6; Rm. 8:10). Ser regenerado é simplesmente receber outra vida. Esta vida é o próprio Cristo. Agora que nós recebemos a vida divina, nós precisamos ser salvos diariamente nesta vida (Rm. 5:10). Ser salvo não significa melhorarmos nossa conduta ou ajustar nosso comportamento; pelo contrário, significa que nós temos que negar nossa alma. Nós temos que deixar de viver na vida da alma. Nós temos que voltar absolutamente da alma para o espírito. Nós devemos esquecer de correção ou mudanças e nos voltar ao espírito. A vida Cristã não é uma questão de amar versus odiar ou do bem contra o mal; é uma questão de viver no espírito versus viver na alma.

DUAS POSSIBILIDADES PARA                                                                         O NOSSO ANDAR

Romanos 8:1-2 e 4 diz: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Na King James Version, o artigo o é inserido antes da palavra Espírito no final do versículo 4. Porém, no texto grego, o artigo o não está lá. Por causa disto, muitas versões preferem não tomar partido da palavra espírito. É difícil discernir a palavra espírito usado neste capítulo e em outros lugares no Novo Testamento, a menos que seja designado para denotar o Espírito Santo de Deus ou nosso espírito humano claramente, como em Romanos 8:9 e 16. De acordo com seu uso no Novo Testamento, a palavra espírito neste versículo significa nosso espírito humano mesclado com o Espírito Santo de Deus (Rm. 8:16). Nós também podemos dizer que Romanos 8:4 refere-se principalmente a nosso próprio espírito, nosso espírito humano. Isto é tão lógico como o contraste no versículo 4 está entre a carne e o espírito, nosso espírito humano. Este contraste não está entre o Espírito Santo e a carne, mas entre nosso espírito e a carne.
Nós como homens, temos três partes: um corpo, alma, e espírito. Nosso corpo foi corrompido através da queda do homem para se tornar carne (Gn. 6:3; Rm. 7:18). Mais profundo que nosso corpo está nossa alma e o espírito. Nossa alma também foi corrompida e se tornou o ego (Mt. 16:26; Lc. 9:25). Então, entre nosso espírito e nossa carne está nosso ego. Nosso ego é exatamente o nosso próprio ser. Agora, há duas possibilidades para nosso andar. Nós podemos caminhar de acordo com o espírito ou de acordo com a carne.

ANDAR EM CRISTO É ANDAR                                                           SEGUNDO O ESPÍRITO

Viver, caminhar e colocar nosso ser em Cristo é simplesmente caminhar segundo o espírito. Como nós sabemos que nós estamos em Cristo? De acordo com Romanos 8, estar em Cristo é caminhar segundo o espírito (v. 4). Caminhar segundo o espírito refere-se à não ter nenhuma condenação em Cristo Jesus (v. 1). Embora muitos irmãos digam que eles estão em Cristo, eles também testemunham que eles têm muita condenação interior. A razão para esta condenação é que eles estão andando na alma de acordo com a carne e não andando no espírito, segundo o espírito.
Quando você está andando no espírito, não há nenhuma condenação. Dizer que não há nenhuma condenação em Cristo Jesus (v. 1) é comparado a andar segundo o espírito (v. 4). Quando nós estamos andando no espírito em realidade, é neste momento que nós não experimentamos nenhuma condenação. Porém, se nós estivermos fora do espírito, há condenação todo o tempo.
A Vida Cristã Normal do Irmão Watchman Nee ajudou muitos irmãos e irmãs abrindo os capítulos de cinco a oito do livro de Romanos. Porém, meu encargo é que esses que foram ajudados por este livro andem no espírito. Quantos irmãos e irmãs andam no espírito? Cristo é a vitória; Ele é a vida pela qual nós estamos sendo salvos de muitas coisas negativas (Rm. 5:10). Contudo, quanto nós desfrutamos Cristo no dia a dia? Quantos de nós desfrutamos hoje de tal salvação viva de tantas coisas negativas? Nós temos a doutrina e o ensinamento sobre Romanos de 5—8, mas quanto desfrute nós temos do que é falado sobre Cristo nestes capítulos? Nós podemos ter o ensinamento, mas podemos não ter o desfrute do ensinamento. Para nos ajudar a entrar no desfrute dos ensinamentos encontrado em Romanos, eu não darei mais nenhuma definição destes capítulos. Pelo contrário, eu darei algumas experiências e ilustrações.

VENCENDO OS PECADOS POR                                                            VOLTAR AO ESPÍRITO

Quando eu era um jovem Cristão, eu fui ensinado por meio de outros escritos e através de sermões sobre Romanos de 6—8 de como superar pecados. Alguns falavam de vitória sobre o pecado ou libertação do pecado. Quando eu ouvi isto, eu orei muito pedindo: “Ó Senhor, eu desejo ter vitória sobre todos os pecados. Como eu desejo ser liberto de todas as coisas pecaminosas!” Eu orava, e quanto mais orava, mais falhas eu cometia. Quanto mais eu orava por vitória sobre o pecado, mais eu era derrotado pelo pecado. Por muitos anos eu não fiquei sabendo a razão desta experiência. Eventualmente, eu comecei a entender que minha falha era que eu estava pedindo para o Senhor que fizesse algo por mim enquanto eu era uma pessoa que ainda vivia em minha alma, não em meu espírito. Eu comecei a perceber que não havia nenhuma necessidade de orar por vitória sobre o pecado ou por libertação do pecado. Eu simplesmente precisava praticar voltar ao espírito, esquecer sobre vitória sobre o pecado e a libertação do pecado.
Eu percebi que tinha que me voltar ao espírito amalgamado, permanecer no espírito para contatar o Senhor. Eu pratiquei manter minha mente longe do pecado ou a vitória sobre pecado, e colocar minha mente em Cristo no meu espírito (Rm. 8:6). No reino do espírito amalgamado, não há nenhuma necessidade de se esforçar para vencer o pecado. Nós precisamos aprender uma coisa — não vença o pecado, ande no espírito. Eu descobri que sempre que eu estava fora do espírito, imediatamente eu estava em outro reino. Naquele reino havia a necessidade de me esforçar para vencer o pecado.

DOIS REINOS DIFERENTES —                                                                          O ESPÍRITO E A ALMA

O espírito e a alma são dois reinos diferentes, reinos, ou mundos. No reino do espírito não há nenhuma necessidade de se esforçar para vencer o pecado. Na Nova Jerusalém, nós não nos preocuparemos quanto a vencer o pecado. Estar no espírito hoje é um antegozo da Nova Jerusalém. Tudo que a Nova Jerusalém será no futuro pode ser desfrutado hoje como um antegozo em nosso espírito. Em contraste, quando nós estivermos vivendo na alma, nós estaremos em outro reino ou esfera. No reino da alma, há a necessidade de vencer o pecado. Se nós lermos Romanos de 5—8 cuidadosamente, nós perceberemos que a verdadeira libertação do pecado é a libertação da alma. A libertação do pecado é a libertação do “eu”, “eu”, e “eu”, que são a alma. Contanto que nós estejamos fora do ego, e no espírito, tudo é maravilhoso!
Suponhamos que você seja uma mãe e está a ponto de dizer uma palavra com ira a seus filhos. Antes de dizer tal palavra, volte-se ao espírito, o espírito mesclado. Se você fizer isto, imediatamente você sentirá que não há nenhuma necessidade de dizer tal palavra para seus filhos. Seu pensamento, sentimento, compreensão, e idéia serão completamente mudados. Vamos ilustrar novamente, suponhamos que você como mãe tem a intenção de repreender um filho difícil. Se você se voltar ao espírito antes de fazer isto, imediatamente você sentirá uma mudança. Algo interior pode mostrar para você que não há nenhuma necessidade de repreender seu filho da maneira anterior. Você pode dizer algo diferente à criança. Novamente talvez, como uma esposa em casa durante o dia enquanto seu marido estiver fora no trabalho, você pode ter o pensamento de que quando seu marido chegar em casa, você fará um acordo com ele relacionado a certo assunto. Antes de fazer isto, volte-se ao seu espírito. Imediatamente haverá uma mudança em seu sentimento e pensamento relacionado a toda a situação! Então, antes de fazer qualquer coisa, e ir a qualquer lugar, ou ver qualquer coisa, nós temos que voltar ao nosso espírito. Então nós veremos uma mudança.
Como homens caídos, nós temos Satanás em nossa carne (Rm. 7:17, 20) e nossa alma é o nosso ego (Mt. 16:26; Lc. 9:25). Considerando que nós recebemos Cristo, Ele está morando em nosso espírito (2 Tim. 4:22). Portanto, Satanás está em nossa carne, o ego é nossa alma, e o amado Senhor, o Cristo todo-inclusivo, está em nosso espírito. Sempre que nós nos voltarmos ao espírito, imediatamente nós conheceremos a Cristo. Quando nós estamos em nossa alma, há certo tipo de entendimento, idéia, percepção, e conceito. Porém, quando nos voltarmos para o nosso espírito, haverá uma outra espécie de entendimento que é a mente de Cristo (1 Co. 2:16). Isto é porque no espírito, nós encontramos Cristo. É por isto que é tão fácil para os cristãos terem uma mudança. Como cristãos nós somos pessoas inconstantes. Como um discípulo genuíno de Cristo, você será inconstante o tempo todo. Pela manhã, você pode estar transtornado com certo irmão, mas depois de alguns minutos, você realmente ama aquele irmão. Haverá uma mudança em seu sentimento, uma mudança em seu temperamento. A razão para esta mudança é que você se voltou ao seu espírito. Em Romanos 7, as palavras mim, eu mesmo, e eu são mencionadas mais de trinta vezes. Mas em Romanos 8, é mencionado o Espírito vez após vez. No capítulo sete há uma pessoa que busca fazer o bem para Deus na alma (vv. 21-23). No capítulo oito esta pessoa é transferida da alma para o espírito para andar no espírito (vv. 9, 4, 6, 10).

DESFRUTANDO O SENHOR POR                                                       VOLTAR AO ESPÍRITO

Nós deveríamos aprender a praticar estar todo o tempo no espírito. Se nós aprendêssemos a fazer esta única coisa e praticá-la todo o tempo, nós veríamos uma mudança, uma diferença em nossa vida diária. Nós perceberíamos a salvação de muitos enganos, erros, ações erradas, e dificuldades. Nós seríamos guardados de muitas coisas negativas, e nós desfrutaríamos o Senhor todo o tempo. A melhor oração que eu tenho não é pedir para que o Senhor faça coisas por mim, mas apenas permanecer no espírito para contatar o Senhor todo o tempo. A melhor oração é permanecer no espírito contatando-O.
Não há nenhuma outra maneira, a não ser se voltar ao espírito todo o tempo e dia após dia. Volte-se ao espírito independente de onde você esteja, o que você estiver fazendo, ou que tipo de situação você se encontra. Se esqueça de todas as coisas que o cercam e preste atenção a uma coisa: volte-se para o espírito.
Não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. Isto significa que não há nenhuma condenação para aqueles que caminham segundo o espírito e que andam no espírito. Nós estamos em Cristo praticamente quando nós estamos andando no espírito. Se você se voltar ao espírito, você terá paz, luz, unção, e tudo o que você desejar desfrutar de Cristo. Não há nenhuma necessidade para aprender muitas outras coisas até que você aprenda esta única coisa aqui — se voltar ao espírito e permanecer lá contatando o Senhor.

O DESFRUTE PRÁTICO DE CRISTO

A maneira prática para desfrutar Cristo é voltar-se todo o tempo ao espírito. Pela manhã, à noite, e ao longo do dia, aprenda a voltar ao seu espírito. Aprenda não só voltar ao seu espírito na hora da oração, mas também antes de dizer qualquer coisa, antes de ir para qualquer lugar, e antes de fazer qualquer coisa. Então haverá uma mudança em sua compreensão, você desfrutará Cristo, e você estará em Cristo de uma maneira prática. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário