Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ENCONTRAR CRISTO POR MEIO DA ESTRELA VIVA (2)







SEGUNDO O ESPÍRITO

E quando vocês vêm e vêem, não O veja segundo a carne. Quando Jesus entrou em Sua própria terra, as pessoas disseram, não "É este o filho do carpinteiro? A Sua mãe não se chama Maria? E os Seus irmãos, Tiago e José, e Simão, e Judas? E as Suas irmãs, eles não estão todas conosco"? (Mat. 13:55-56).
Eles sabiam tudo, mas este era o conhecimento de Jesus segundo a carne. Em Mateus 22:43 nós lemos que Davi em espírito chamou-O de Senhor. Não sigam essas pessoas na carne, mas sigam a Davi no espírito.
Agora vamos aplicar isto de maneira prática à situação atual. Se vocês vissem a igreja local — por exemplo, a igreja em Los Angeles — ela é boa. Mas não a vejam segundo a carne. Se vocês a verem segundo a carne, vocês dirão que há muitas pessoas peculiares. Nós não deveríamos conhecer nenhum homem segundo a carne, mas segundo o espírito. No passado nós conhecíamos Cristo segundo a carne e O considerávamos o pequeno homem de Nazaré, mas agora nós não O conhecemos mais desta maneira (2 Cor. 5:16). Nós O conhecemos segundo o espírito; em espírito nós O chamamos “Senhor". Esqueçam-se das coisas externas, esqueçam-se da carne; tentem não ver a igreja segundo a carne, mas segundo o espírito. Se vocês vissem o tabernáculo exteriormente no Velho Testamento, vocês poderiam ver somente as peles de carneiros exteriores (Êx. 36:19). Não há nenhuma beleza nas peles de carneiros; são bastante comuns e significativas. Mas e quanto ao que está dentro do tabernáculo? Oh, havia o ouro, a prata, a beleza das pedras preciosas — a beleza das coisas preciosas. Vocês vêem a igreja exteriormente ou interiormente? Exteriormente falando, a igreja é revestida com peles — nenhuma beleza há nas peles de carneiros, apenas rusticidade. Mas, aleluia, lá dentro há algo de glória. Dentro, há Jesus; dentro, nós temos Cristo.
Como nós podemos encontrar Cristo? Pela Bíblia? Sim, nós precisamos da Bíblia, mas nós temos que ver a estrela viva.

A ESTRELA ATRAVÉS DA BÍBLIA

Esta questão da estrela não está somente no Livro de Mateus. Todos os principais assuntos da Bíblia, como uma regra, começam no Velho Testamento e passam pelo Novo Testamento até o fim da Bíblia. Com este assunto da estrela não há exceção. Ele é mencionado e revelado primeiro em Números 24:17, "Uma estrela procederá de Jacó". De acordo com o contexto daquele versículo, esta estrela que sai de Jacó é Cristo. Cristo vem como a estrela. Então imediatamente na abertura do Novo Testamento, nós temos a estrela novamente. Os homens sábios disseram: "Vimos a sua estrela no Oriente" (Mt. 2:2). Eles não disseram, "Vimos uma estrela”, ou "Vimos a estrela”, mas, "Vimos a sua estrela". Sem dúvida este é o cumprimento da profecia em Números 24. A estrela profetizada no Velho Testamento agora veio e se mostrou a estes homens sábios. Nós vimos claramente que o revelar desta estrela estava absolutamente fora da religião. O Senhor Deus nunca se preocupou com a religião; qualquer coisa que se torna religiosa, Ele passa de lado.

A ESTRELA NAS IGREJAS

A estrela em Mateus 2 é apenas o começo deste assunto no Novo Testamento. Se nós formos para o último livro, o Livro de Apocalipse, nós veremos duas coisas: o primeiro é que o Senhor Jesus é a estrela, não a estrela da noite, mas a estrela da manhã; segundo, nós vemos que todos os anjos das igrejas são estrelas. Aqui nós temos que perceber que os anjos não são esses seres celestiais, mas as pessoas espirituais que levam a responsabilidade espiritual na igreja — eles são as estrelas. Nós temos Cristo como a estrela da manhã e esses seguidores fiéis de Cristo nas igrejas como as estrelas neste livro. Agora onde a estrela está? Está tão claro, a estrela hoje está na igreja. No começo do Novo Testamento a estrela estava fora da religião, mas ao término do Novo Testamento a estrela está dentro da igreja. Vocês viram estes dois finais do Novo Testamento? Se vocês quiserem ver a estrela hoje, não há nenhuma necessidade de olharem para o céu, não há nenhuma necessidade de fazerem como esses homens sábios. Hoje a estrela está na igreja e entre as igrejas. A raiz e descendência de Davi, o Filho de Deus como também o Filho do homem, Jesus Cristo como a estrela da manhã, está caminhando hoje entre as igrejas locais. Onde vocês têm que vir e ver a estrela então? Para as igrejas locais.
Se nós formos para a religião, nós estaremos terminados no que diz respeito à estrela. Mas se nós estivermos na genuína igreja local, louve ao Senhor, a estrela está aqui. Muitos de nós temos provado isto por experiência própria: quando nós estávamos na religião nós tínhamos a sensação de estar em trevas, mas quando o Senhor nos trouxe para as igrejas locais, Aleluia, nós vimos a estrela, o brilho da estrela. A estrela celestial hoje está nas igrejas locais.

OS SEGUIDORES DE CRISTO SÃO ESTRELAS

Não só o próprio Cristo é a estrela, mas também Seus seguidores, aqueles que brilham nas igrejas. Em Atos e nas Epístolas alguns líderes eram chamados de anciões ou bispos, mas no último livro da Bíblia elas são as estrelas. Agora não é uma questão de título ou posição, mas uma questão de brilhar. Todos os que estão vivos nas igrejas locais têm que estar brilhando como estrelas.
O que significa ser uma estrelar? Daniel 12:3 dá a resposta: "Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente". As estrelas são aqueles que brilham na escuridão e conduzem as pessoas de volta para o caminho certo. Agora, durante a era da igreja, é a hora da noite; assim nós precisamos do brilhar das estrelas. Os irmãos responsáveis nas igrejas locais jamais deverão reivindicar suas posições: eles nunca deverão dizer, "eu sou um dos responsáveis; vocês devem me reconhecer como tal”. Se eles disserem isto, eles estarão em trevas. Nós precisamos de irmãos e irmãs que brilhem; nós precisamos das estrelas que brilham. É através de brilhar nas trevas de hoje que as pessoas recebem a direção e são conduzidas de volta do caminho errado para o caminho certo. Tudo o que está errado é injustiça; e tudo que é correto é justiça. Aqueles que conduzem muitos a justiça são as estrelas que brilham sempre e eternamente.
No princípio do Novo Testamento havia apenas uma estrela nos céus, mas no final do Novo Testamento há sete estrelas nas sete igrejas locais. Em toda igreja local há uma estrela; em toda igreja local há algo brilhando, conduzindo as pessoas ao caminho correto. Aproximadamente quarenta anos atrás, eu fui conduzido de volta do caminho errado por esta estrela na igreja local. Muitos queridos hoje também podem testemunhar este fato; eles podem dizer, "Aleluia, eu vi a estrela na igreja local. Foi a estrela na igreja que me conduziu ao caminho correto”. Hoje nós não estamos no tempo de Mateus 1 e 2, mas no tempo do Livro de Apocalipse, nas igrejas locais. Hoje a estrela está nas igrejas locais. A Bíblia termina com esta palavra: "E eu sou a raiz e a descendência de Davi, a brilhante estrela da manhã. E o Espírito e a Noiva dizem, vem" (Ap. 22:16-17). Hoje a estrela está com o Espírito e com a Noiva. Onde o Espírito estiver lá estará a estrela; onde a Noiva e a igreja estiver, lá estará a estrela.

COMO SE TORNAR ESTRELAS

Na Bíblia vemos não somente como nós podemos seguir a estrela, mas até mesmo como se tornar uma das estrelas. Há duas maneiras: primeiro, pela Bíblia; segundo, pelo Espírito.

1. Pela Palavra Profética

2 Pedro 1:19 dá-nos o primeiro segredo: "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração". Nós temos a Palavra profética, a Bíblia. Mas a Palavra profética não é a estrela; a Bíblia não é a estrela. Então o que nós temos que fazer? Este versículo diz que desde que nós temos a Palavra profética, nós temos que dar atenção a ela, nós temos que dar plena atenção a ela, até o amanhecer do dia e a estrela da manhã nasça em nossos corações. Todos os mestres da Bíblia concordam que esta estrela da alva é realmente a estrela da manhã. Mas outra palavra é usada para estrela aqui: pode ser traduzido em inglês como phosphorous. Esta estrela é algo como phosphorous, trazendo assim luz na escuridão. Quanto mais escura for a situação, mais luminoso será o brilho do fósforo. A Bíblia não deveria ser simplesmente a palavra preto no branco; nem deveria ser letras mortas. Nós temos que dar atenção às palavras da Bíblia até que algo como o “phosphorous” surja dentro de nós — isto é, Cristo como a estrela da manhã. Se nós lidarmos com a Palavra de uma maneira viva e adequada, ela seguramente se transformará no Cristo vivo. Este é o ponto crucial — a Palavra deve se tornar Cristo; a Palavra escrita deve ser transformada na Palavra viva. Nós nunca podemos separar Cristo da Palavra viva. Nós temos que dar atenção à Palavra profética até que algo dentro de nós como Cristo, como o phosphorous, como o dia que rompe a escuridão.
Ter a Bíblia em suas mãos é uma coisa; dar atenção à Palavra até que a estrela da manhã nasça em seu coração é outra. Ter o conhecimento da Bíblia é uma coisa, mas ter uma estrela brilhando em seu espírito é outra. Apenas ir para um seminário estudar a Bíblia não significa nada. O que nós precisamos hoje é levar a Palavra em nós, darmos atenção à Palavra viva até que algo interior surja e brilhe em nosso coração. Então teremos a estrela, e assim seremos uma estrela. Isto não é apenas o conhecimento sobre Cristo, mas o próprio Cristo como a estrela viva.
As pessoas dizem que nós não nos preocupamos com a Bíblia, mas nós não admitimos isto. Se há crentes nesta terra que ama a Palavra divina, eu creio que nós devemos ser contados entre eles. Nós amamos a Palavra, mas não como letras mortas. Nós amamos a Palavra e damos atenção a ela até que algo interior amanheça e surja em nosso coração — não o conhecimento, nem as leis escritas, mas pelo romper do dia, o surgimento da estrela brilhante.
O que significa isto na experiência prática? Às vezes nós podemos tomar a Bíblia, podemos lê-la, e podemos não adquirir nada. Mas às vezes quando nós abrimos nosso coração e tomamos esta Palavra profética, algo interior começa a romper o dia, amanhecendo, surgindo e brilhando. Enquanto nós estivermos orando-lendo os versículos da Bíblia, há um profundo sentimento de iluminar, de brilhar. E este brilhar gera uma espécie de amor para com o Senhor Jesus. Nós sentimos que Ele é tão amável. Nós podemos dizer, "Ó Senhor Jesus, eu O amo; eu não tenho palavras para expressar quão adorável Tu és"! Muitas vezes por meio deste brilhar nos aproximamos do Senhor Jesus com muito carinho. Isto é Jesus vindo a nós como o amanhecer do dia, como a estrela da manhã que surge em nossos corações. Eu não estou falando de algo que eu aprendi com outros, e eu não estou me exaltando; esta é minha experiência atual. Muitas vezes quando eu estava com esta Palavra Santa, algo surgia dentro de mim como a aurora. Oh, isto é maravilhoso! A situação pode ser extremamente difícil, as circunstancias cheias de trevas, mas algo interior está iluminando, brilhando, enchendo de glória.
Nos dias dos homens sábios, ver a estrela era um acontecimento milagroso, mas hoje ver a estrela da manhã deve ser algo normal e deve ser nossa experiência regular. Dia a dia nós precisamos ter a estrela da manhã surgindo dentro dos nossos corações. Não apenas leia a Bíblia, e nem apenas ore-leia a Bíblia; você tem que dar atenção à Palavra profética até o dia amanhecer e a estrela da manhã surja em seu coração. Continue até que você alcance esta meta.
Portanto, a estrela hoje vem da Palavra viva. Eu estou tão contente que neste versículo nós temos a Palavra e a estrela da manhã juntas. Primeiramente, nós temos a Palavra; em segundo, damos atenção à Palavra profética, nós temos a estrela da manhã que surge em nossos corações. Se nós continuamente permanecermos com esta estrela interior, surgindo, nós constantemente estaremos no Espírito e seremos um bom seguidor de Cristo.

2. Pelo Espírito

Em 2 Pedro nós temos a Palavra profética, mas em Apocalipse nós temos os sete Espíritos. Apocalipse 3:1 diz, "Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto". A mão de Jesus não só segura as sete estrelas, mas também os sete Espíritos. Isto significa que os sete Espíritos são um com as sete estrelas, e as sete estrelas são um com os sete Espíritos. Se nós temos a Palavra viva como a estrela da manhã que nasce de nós e somos um com os sete Espíritos, eventualmente nos tornaremos as estrelas. Nós não só temos a estrela que brilha dentro de nós, mas através de olhar para a estrela e seguir no Espírito nos tornamos as estrelas.

 

TODOS SÃO UMA ESTRELA BRILHANTE

O Senhor disse a Abraão, "Eu certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar" (Gn. 22:17). Nós cristãos, os crentes genuínos, somos os verdadeiros filhos de Abraão. Nós somos as estrelas do céu. O povo Judeu, os descendentes físicos, são como a areia na praia do mar. Todos nós devemos ser as estrelas — não apenas os líderes nas igrejas locais, mas todos. Leiam Apocalipse capítulos 2 e 3 novamente e vocês perceberão que eventualmente todos nas igrejas locais deveriam as estrelas. O que o Senhor escreveu aos sete anjos foi o que Ele escreveu para a igreja toda. Não é uma questão de ensinamento, conhecimento, título, ou posição; é absolutamente uma questão de brilhar. Nós precisamos ser as estrelas que brilham para que as pessoas possam encontrar Cristo através de nós. Onde Cristo está? Vem e vê! Apenas siga a estrela! E onde a estrela está? Aleluia, a estrela está nas igrejas locais. Irmãos e irmãs, nós realmente estamos brilhando? Nós temos que brilhar em nossas casas, em nossos trabalhos, em nossos bairros, nas escolas, nos campus. Não ensine as pessoas. Apenas brilhe! Não ore tanto. Apenas brilhe! Brilhe! Brilhe! Brilhe! As igrejas locais deveriam estar cheias de estrelas que brilham.
Deixe-me ilustrar um pouco mais e aplicar o que nós temos dito. Muitas vezes quando vocês contatam um crente ou um grande mestre, vocês sentem que neles há falta brilho e transparência. Vocês sentem que neles não há reflexo, não há nenhuma luz, eles são opacos. Estas pessoas podem ter todo o conhecimento da Bíblia, mas quanto mais elas falam com vocês, mais vocês ficam aprisionados. Porém, às vezes talvez não freqüentemente, vocês vêm a um pequeno irmão, e quando ele fala com vocês ele simplesmente diz, "Aleluia, louvado seja o Senhor"! Mas por meio dessas poucas palavras, algo entra em vocês. Quanto mais que ele fala com vocês, mais vocês sentem que todas as nuvens desapareceram e algo está brilhando. Por quê? Porque este querido e pequeno irmão é uma estrela brilhando. Não há nenhuma etiqueta presa a ele dizendo, "eu sou uma estrela celestial". Mas quando vocês o encontram, têm a sensação de brilhar simplesmente.
Eu acredito que muitos de vocês estão familiarizados com o Irmão Watchman Nee. Quando ele era jovem, ele recebeu uma grande ajuda de uma irmã chamada Senhorita Margareth E. Barber. Ela era muito consagrada ao Senhor. O Irmão Nee disse-me várias vezes, "Quando eu ia ver a Senhorita Barber, muitas vezes enquanto eu estava esperando na sala de estar dela, eu tinha a sensação de que eu estava na presença do Senhor". O que é isto? Isto é a estrela da igreja. Talvez quando vocês vierem a tal pessoa, ela pode não dizer nada, ela pode não responder suas perguntas. Ela pode dizer, "eu não estou claro". Mas, embora, ela diga que não está clara, vocês tem a sensação de que estão debaixo do brilhar. Não é uma questão de ensinar ou instruir. A palavra dela pode não ser clara, mas ela é transparente, e quando vocês estiverem na presença dela, vocês não só têm a sensação de que ela é transparente, mas que vocês estão claros.
Deixe-me lhe dar um outro exemplo. Suponhamos vocês vêm a um irmão em busca de conselho com respeito à questão de casamento. Este irmão pode lhes dar vários pontos relacionados às condições, exigências, considerações, e instruções. Mas quanto o mais ele fala, mais vocês sentem que, embora ele tenha muito conhecimento, ele é opaco. Quanto mais ele fala, mais vocês ficam em trevas. Porém, outro irmão pode responder que ele não pode responder simplesmente, mas enquanto ele está falando, vocês sentem que ele é claro como cristal. Nenhuma palavra pode expressar isto, mas enquanto vocês estiverem com ele, vocês começam a ficar claros, e vocês sabem o que fazer quanto aos seus casamentos. Embora este irmão não lhes diga nada, vocês são iluminados. O que é isto? Isto é a presença da estrela da manhã neste irmão, fazendo dele também uma estrela brilhando.
Espero que todos nós possamos ser tais estrelas. Ainda que nós saibamos pouco sobre doutrinas, ainda que não possamos dar as pessoas tantas instruções, contudo quando elas vierem a nós, elas serão iluminadas. Não há nenhuma necessidade de discutir com os outros: estejam certos de que quando vocês discutirem, vocês manterão as pessoas distantes. O brilhar não depende do quanto vocês podem dizer ou argumentar, mas do quanto vocês são. Se vocês são uma estrela brilhando quem poderá escapar do seu brilhar? Isto está completamente além da expressão e explicação humana. É absolutamente uma questão da presença do Senhor. Se nós dermos atenção à Palavra profética, nós teremos a estrela que surge dentro de nós; então se nós simplesmente formos fiéis em seguirmos a unção, a estrela surgirá, e nós estaremos completamente no Espírito e eventualmente nós seremos as estrelas na igreja local, não de uma maneira objetiva, mas de uma maneira muito subjetiva. Louvado seja o Senhor que pela Sua graça todos nós podemos ser as estrelas.
Mateus 13:43 nos diz, "Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça. Hoje, durante o período de noite, nós precisamos funcionar como estrela; mas na vinda da era do reino aqueles que brilham hoje como as estrelas resplandecerão como o sol. Hoje nós somos as estrelas que brilham, mas naquele dia nós seremos como o sol.

ESTRELAS ERRANTES

Há também um aspecto negativo para as estrelas — as estrelas errantes. Judas 12 e 13 nos diz, "Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmo se apascentam; nuvens sem água impelidas pelo vento; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre”. Nós deveríamos ser as estrelas, mas não as estrelas errantes. Estes são os falsos lideres. Muitos cristãos hoje não são estrelas; alguns, porém, são estrelas, mas eles são estrelas errantes. Há líderes e mestres no Cristianismo de hoje que estão nesta categoria.
Vocês sabem o que é uma estrela errante? Eu não conheço astronomia, mas eu posso lhes falar um pouco. Uma estrela adequada tem uma posição correta e fixa na órbita. Ela permanece em seu curso constantemente. Mas há algumas estrelas sem posição fixa na órbita: elas são estrelas errantes. Alguns cristãos parecem que são estrelas, parecem que estão brilhando, mas o brilhar deles é uma decepção. Eles são estrelas, mas não são estrelas constantes. Se vocês os seguirem, vocês serão desencaminhados; eventualmente vocês não saberão para onde ir. Eles estão vagando: eles não têm nenhuma base, eles não têm uma posição fixa, eles não têm uma maneira correta para prosseguir com o Senhor. Hoje eles dizem uma coisa, e amanhã eles dizem outra; eles estão vagando. Tenham cuidado! Vocês nunca poderão encontrar Jesus seguindo uma estrela errante.
Como nós podemos conhecer as estrelas errantes? Há alguns sinais. Eles são árvores sem fruto, eles são como nuvens sem chuva. Vocês têm que procurar frutos. O Senhor Jesus disse que nós podemos conhecer uma árvore pelo seu fruto (Mt. 7:16-20). Se nós seguirmos as estrelas errantes, eventualmente nossa porção sempre será como a deles — a negridão das trevas.
Nós temos que seguir as estrelas que brilham, aqueles com uma posição definida e um curso correto. Estas são as estrelas estáveis, fixas. Se alguém vier a vocês sem uma posição e uma direção definida, evite-o. A posição adequada é a igreja local, e a direção correta e continuar no Espírito na igreja local. Nunca sejam uma estrela errante, e nunca sigam uma estrela errante. Tome a posição correta, e mantenha-se no curso certo. Se vocês estiverem vagando, vocês estarão desperdiçando seu tempo. Se vocês forem a certo lugar, levem seu mapa, tome a estrada correta e a pista certa; assim vocês alcançarão seus destinos.
Não estou falando estas coisas levianamente. Vocês devem estar atentos às confusões de hoje. Oh, quantas coisas mortas! Oh, quantas frustrações, quantas distrações de pessoas errantes! Qualquer um que nos afasta da genuína igreja local e de reunir na base da unidade como povo de Deus é uma estrela errante. As verdadeiras estrelas são aqueles que conduzem muitos a justiça, aqueles que não desviam as pessoas, mas os conduzem ao caminho correto. Hoje a única maneira de vocês e eu e para qualquer pessoa encontrar Cristo é ver a estrela viva. Aleluia! Hoje a estrela não está longe de nós — ela está com as igrejas locais. Entre todas as igrejas locais há algumas estrelas vivas. Vocês apenas têm que as contatar; vocês apenas têm que ficar na companhia delas. Elas os conduzirão para o lugar onde Jesus está.
Que o Senhor seja misericordioso para conosco para que possamos sempre ser guardados no caminho certo para conhecer o Senhor, O adorar, e oferecer nosso amor a Ele. Que o Senhor possa tornar-nos como aqueles homens sábios, seguindo a estrela para encontrar Cristo. Hoje a estrela viva e as estrelas vivas estão nas igrejas locais. Vamos segui-los e ser um deles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário