Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

ENCONTRAR CRISTO POR MEIO DA ESTRELA VIVA( 1) WITNESS LEE


Encontrar Cristo                                                        por meio da Estrela Viva


 

O primeiro assunto apresentado a nós em todo o Novo Testamento é o de Maria que concebe pelo Espírito Santo e com a coordenação de José para gerar Cristo.
O segundo assunto, ou nós podemos dizer o segundo caso, é o de encontrar Cristo — os homens sábios foram guiados pela estrela celestial para encontrar o Cristo vivo. É com este caso que nos ocuparemos neste pequeno livrete. Nós temos que nos lembrar que a primeira menção de qualquer assunto na Bíblia tem tremendo significado: estabelece o princípio e determina a direção. Então, nós precisamos considerar o acontecimento cuidadosamente em Mateus 2 dos homens sábios que encontraram Cristo para que nós também nesta presente era possamos ser contados entre aqueles que verdadeiramente encontram o Cristo vivo.

A BÍBLIA — UM LÍVRO DE VIDA

Mas antes de entrarmos no caso em questão, deixe-me mencionar algumas coisas pertinentes. Muitos de nós quando éramos jovens e freqüentávamos a escola dominical Cristã e lá sentados tomávamos a Bíblia como um livro de histórias. Indubitavelmente, não há tal livro de história tão bom como a Bíblia. Eu posso ainda me lembrar assentando em casa e escutando minha mãe contar a história de José. Todos nós amávamos ouvir a história de José. As escolas dominicais e muitos cristãos fazem da Bíblia um livro de histórias. Há outros Cristãos, entretanto, especialmente os grandes mestres e oradores que fazem da Bíblia um livro de ensinamentos. Por exemplo, enquanto as escolas dominicais fazem do Evangelho de Mateus um livro de histórias, os grandes mestres fazem dele um livro de ensinamentos, dispensações e doutrinas relacionadas ao reino. Mas e quanto a nós? Como nós tomamos a Bíblia? Deixe-me falar a vocês como nós devemos tomá-la. A Bíblia toda é um livro de vida; em cada página deste livro há vida. Então, nós temos que tomá-la como vida e como suprimento de vida.
Deixe-me ilustrar. Vocês se lembram, quando os saduceus tentaram debater com o Senhor Jesus com respeito a ressurreição, eles tomaram uma porção do Velho Testamento que dizia, "Mestre, Moisés disse: Se alguém morrer, não tendo filhos, seu irmão casará com a viúva e suscitará descendência ao falecido (Mt. 22:24). Então eles prosseguiram dizendo como estes sete irmãos tiveram a mesma esposa e eventualmente todos morreram. Esses saduceus tolos pensavam que eles eram inteligentes. Eles perguntaram para o Senhor Jesus, "Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa? Porque todos a desposaram?” O Senhor Jesus também escolheu uma porção da Bíblia e respondeu, "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.  Porque, na ressurreição, nem se casam, nem se dão em casamento; são, porém, como os anjos no céu.  E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? “Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos”. Portanto, Abraão, Isaque e Jacó todos serão ressuscitados. Vocês viram, apenas na posição de Deus, o Senhor Jesus mostrou a vida — não a história, nem o ensinamento, mas a vida.
Deixe-me mostrar a vocês um outro exemplo no primeiro capítulo da Bíblia, Gênesis 1. Neste capítulo nós temos realmente uma história da criação — mas verdadeiramente isso não é uma história. Sem dúvida, alguns grandes mestres tiveram progresso em algumas doutrinas deste capítulo. Mas nós temos que esquecer da história e dos ensinamentos; nós temos que nos concentrar na vida. Em Gênesis 1, o que nós precisamos ver é vida. O mesmo se aplica à Mateus capítulo 1. Neste capítulo relacionado à genealogia e a concepção de Cristo nós temos uma história e uma certa quantia de ensinamentos. Mas nós não deveríamos querer a história ou o ensinamento, mas a vida. Alguns cristãos podem tomar o Evangelho de João como um livro de vida, mas nós também temos que tomar o Evangelho de Mateus, e na realidade todo livro na Bíblia, como vida e como suprimento de vida.

A REVELAÇÃO VIVA

Agora chegamos ao caso em Mateus capítulo 2, a questão de encontrar Cristo. Como nós podemos encontrar Cristo? Encontrar Cristo é uma questão de vida; não é pelo conhecimento da Bíblia. Agora não fiquem ofendidos; sejam pacientes e vocês verão o que eu quero dizer.
Jesus nasceu em Belém. Não há nenhuma dúvida sobre isto — isto é um fato histórico. Porém, isto é uma coisa estranha: longe da assim chamada Terra Santa, longe da genuína religião, longe do templo, longe do centro religioso Judaico, longe dos sacerdotes, dos escribas, dos Fariseus, e de todas as pessoas religiosas, era uma estrela anunciando algo de Cristo numa terra pagã. Não apareceu aos judeus, mas aos Gentios, os pagãos. Em todo o Cristianismo, todos os pregadores, ministros, e pastores falam para as pessoas que eles têm que encontrar Cristo e têm que conhecer Cristo pela Bíblia. Mas o primeiro caso de encontrar Cristo na Bíblia não foi pela Bíblia. Os homens sábios não tinham qualquer conhecimento — eles nem mesmo tinham uma Bíblia.
Apenas segurar a Bíblia em suas mãos e ler Miquéias 5:2, dizendo que Cristo nascerá em Belém, não funciona. Vocês podem dizer que ganharam após ter lido este versículo, mas vocês não tinham visto isto. Vocês têm  o versículo, mas nada aconteceu a vocês. Esses principais sacerdotes e escribas conheciam muito bem a Bíblia, mas o Senhor não foi para eles. Ele foi para longe para uma terra pagã para revelar este assunto para alguns pagãos, não através das Escrituras, mas por algo que mãos humanas nunca poderiam tocar — a estrela celestial. Vocês podem ter a Bíblia, contudo vocês podem perder a estrela. Segurar o Livro em suas mãos é fácil, mas esperar e olhar para a estrela é bastante difícil. Vocês simplesmente não sabem quando e onde a estrela aparecerá. Vocês podem estudar as Escrituras e podem obter um grau de conhecimento nela, e vocês podem aprender tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre Cristo, mas vocês simplesmente não podem determinar quando a estrela aparecerá. O Livro estava com o povo judeu, os religiosos, mas a estrela apareceu aos pagãos. Vocês viram isto? Nós podemos pensar que a estrela deveria ter aparecido àqueles sacerdotes que oravam no templo, mas apareceu para alguns pagãos longe do templo.
Oh, todos nós temos que ver esta estrela. Não é uma questão de ver a Bíblia, mas absolutamente de ver a estrela. O que é a estrela? A estrela é a revelação viva, a visão viva, não o conhecimento velho e morto das Escrituras, nem o conhecimento morto de Miquéias 5:2. O que nós precisamos hoje somente não é nenhum conhecimento da Bíblia, mas a visão divina, a visão atual, a visão viva, a visão que conceito humano nunca pode ensinar.
Deixe-me conferir com vocês. O que vocês têm? Vocês têm os versículos da Bíblia, ou vocês tem a estrela? Vocês têm o conhecimento bíblico, ou vocês têm a estrela celestial? Vocês têm os velhos ensinamentos, ou vocês têm a visão atual, imediata? Hoje tantos mestres Cristãos apenas têm a Bíblia em suas mãos — eles não viram a estrela. Somente ter a Bíblia em nossas mãos é algo morto, mas ver a estrela é uma experiência viva. Encontrar Cristo segundo o princípio mostrado para nós em Mateus capítulo 2 não é de acordo com a Bíblia. Conhecer Cristo hoje é algo vivo, não de acordo com o conhecimento da Bíblia morta, mas o vivo, a estrela celestial.
O Senhor sempre se afasta da religião, até mesmo da religião Cristã. Onde quer que e sempre que nós mantivermos uma religião, o Senhor certamente irá para outro lugar. Nós não podemos limitar ou restringir o Senhor com nossa religião. Nós devemos aprender na vida da igreja a nunca formar uma religião. Nunca diga que este método ou aquela maneira é correto. Se você disser isto, o Senhor dirá: "Isto é certo para você, mas Eu não me importo com isto. Se você não tivesse tanta razão, Eu estaria com você; mas só porque você tem tanta razão, Eu irei para aqueles que estão errados". Sempre que nós dissermos que temos razão e os outros estão errados, esteja certo de que o Senhor nos deixará e irá para os errados. Os Fariseus reivindicaram ser tão fundamentais, tão corretos, e tão bíblicos. Contudo o Senhor Jesus disse, "Tudo bem, vocês são tão corretos, mas eu não tenho nada a ver com vocês; eu irei para os publicanos e pecadores; eu não só irei vê-los, mas festejarei com eles".
Números 24:17 diz, "Uma estrela procederá de Jacó". Mas esta estrela não apareceu a nenhum do povo de Jacó. A estrela de Jacó apareceu aos pagãos.

O ERRO DOS HOMENS SÁBIOS

Agora considerem o que os homens sábios fizeram: eles viram a estrela celestial e eles a seguiram, mas eles cometeram um grande erro. Eles receberam a visão, mas eles se voltaram logo para seus conceitos humanos e exercitaram suas compreensões naturais. Eles perceberam que esta estrela significava o Rei dos judeus; então, eles argumentaram que eles deveriam ir para Jerusalém e deveriam indagar daqueles que estariam familiarizados com tal questão. E eles foram, como nós sabemos, causaram muitos problemas. Eu acredito que se eles não tivessem se voltado aos seus conceitos naturais, mas continuamente olhado para a estrela no céu, a estrela teria ido diante deles todo o tempo, conduzindo-os diretamente para o lugar onde Jesus estava. Eles não precisavam ir para Jerusalém. Eles estavam completamente errados e causaram a perda de muitas jovens e inocentes vidas. Os líderes religiosos judeus tinham o conhecimento e os homens sábios tinham a visão, mas aqueles que receberam a visão cometeram um grande erro e, se não fosse pela intervenção divina, teriam causado a perda do pequeno Jesus.
Quando eles chegaram a Jerusalém, nós lemos que Herodes estava preocupado e com ele toda a Jerusalém. Herodes, sim, mas por que Jerusalém? Eles não eram para Cristo? Por que toda a Jerusalém ficou preocupada com o nascimento Daquele a quem eles estavam esperando? Isto é religião. Eu tenho medo de que muitos mestres Cristãos fiquem preocupados com a volta do Senhor.
Então Herodes chamou os principais sacerdotes e escribas do povo e perguntou a eles onde o Cristo deveria nascer. Os escribas eram aqueles entre as pessoas que tinham grau de doutorado em teologia. Imediatamente eles responderam, “Belém”! E eles lhe deram o livro certo, o capítulo certo, e o versículo certo! Eles citaram Miquéias 5:2. Mas qual deles foi para Belém? Nenhum! Eles estavam preocupados pelas notícias, mas ninguém se preocupou em ir e ver o que estava acontecendo.

A DIREÇÃO VIVA

Então os homens sábios deixaram Jerusalém, e nós lemos, "E eis que a estrela que viram no Oriente os precedia.... Quando eles viram a estrela, eles alegraram com grande e intenso júbilo". Quando vocês entram na religião, vocês perdem a estrela, mas quando vocês deixam a religião, a estrela aparece a vocês. Vocês não podem adquirir orientação viva em Jerusalém; vocês não podem receber a visão divina na religião; vocês têm que partir. Quando eles partiram de Jerusalém, eis que a estrela os precedia.
Miquéias 5:2 era a escritura santa, a Escritura Sagrada, profetizando que Jesus nasceria em Belém. Mas somente por este versículo vocês não poderiam encontrar Jesus: vocês saberiam em que cidade Jesus nasceria, mas vocês não saberiam em que rua ou em que casa. Eu não acredito que o correio hoje possa entregar uma carta dirigida a John Smith, Los Angeles, Califórnia. Vejam vocês, mesmo se vocês tiverem o conhecimento das Escrituras, vocês ainda precisarão do momento exato, a estrela celestial para conduzi-los a rua exata e a casa exata onde Jesus está. Vocês podem ter o conhecimento da Bíblia, mas vocês ainda precisarão da direção viva. As Escrituras nunca poderão substituir isso. É fácil acumular conhecimento bíblico, mas se nós quisermos ter uma direção viva, nós temos que viver em uma relação íntima com o Senhor; nós devemos ser um com Ele. A Palavra diz que a estrela "ia após eles, até que chegou e permaneceu onde estava a criança recém-nascida". A estrela celestial os conduziu ao lugar exato. Isto é tudo que nós precisamos. Eu acredito que se eles não tivessem nenhum conhecimento de Miquéias 5:2, mas apenas seguido a estrela, eles ainda poderiam chegar àquele lugar. Como nós podemos encontrar Cristo? Não somente pelo conhecimento da Bíblia, mas pela estrela viva. Ninguém meramente com conhecimento Bíblico encontrou Cristo, somente aqueles que seguiram a estrela celestial.
Nós precisamos do conhecimento das Escrituras? Certamente que sim. Ele ajuda; mas há um grande, MAS. MAS a direção viva, instantânea, a direção deste exato momento para nos conduzir ao lugar exato onde Jesus está, é indispensável. Eu posso conhecer a Bíblia, mas nunca poder chegar onde Jesus está. É a direção viva que me leva a Jesus para que eu possa adorá-Lo e oferecer meus presentes a Ele.

UM OUTRO CAMINHO

Eles viram Cristo e eles O adoraram; então nós lemos na Bíblia algumas palavras significativas — foram advertidos por Deus em sonho de que eles não deveriam voltar a Herodes, e assim eles partiram para seu próprio país "por outro caminho". Eu gosto deste termo "outro caminho". Depois que vocês viram o Cristo vivo, vocês sempre tomarão outro caminho; vocês nunca irão pelo mesmo caminho que vocês vieram. Na realidade, vocês deveriam ter entrado por este caminho desde a primeira vez. Vocês vieram pelo caminho errado; agora o Senhor os ajustarão de maneira que vocês possam ir pelo caminho certo. Não voltem para Jerusalém. Esqueçam de Jerusalém. Não voltem para a religião — tomem um outro caminho. Pelo caminho anterior vocês nunca poderão conhecer Jesus. Mas, aleluia, há um outro caminho! Em Los Angeles há um outro caminho! Em San Francisco há um outro caminho! Nos Estados Unidos há um outro caminho! Louvado seja o Senhor! Se vocês não viram Cristo, voltem para religião, voltem para o Cristianismo. Mas se vocês viram Cristo, eu os advirto — vocês têm que tomar um outro caminho.

FILIPE E NATHANAEL

Baseado no mesmo princípio, deixe nos mostrar o caso de Natanael em João 1. Filipe encontrou Jesus e veio a Natanael e disse, "Oh, eu achei o Cristo! Eu achei aquele de quem Moisés e os profetas escreveram, Jesus de Nazaré, o filho de José". Vocês podem dizer que Filipe deu a informação certa, e vocês também podem dizer que ele estava errado. Filipe O chamou de o "filho de José" — isto está correto? Se vocês disserem que Jesus é o filho de José, eu direi que Ele absolutamente não é o filho de José — Ele nasceu de Maria. Mas se vocês disserem que Ele não é o filho de José, eu direi que Ele é. O que vocês dirão? Agradeça ao Senhor por Filipe. Filipe era realmente bom e muito simples. Ele não discutiu. Ele apenas respondeu, "Vem e vê"! Em outras palavras, "eu não sei se eu lhe dei a informação certa ou não — apenas vêm e vê! Eu não sei o que dizer, eu não sei o que é certo ou errado. Apenas venha e veja"!
Natanael era uma pessoa religiosa. “Ele perguntou, pode alguma coisa boa sair de Nazaré"? De certo modo, Natanael tinha razão. Ele aprendeu na Bíblia que o Cristo não deveria sair de Nazaré, mas de Belém. Que o Senhor possa me permitir usar uma palavra a qual não é tão adequada. Deus falou para o Seu povo nas Suas sagradas escrituras que o Cristo nasceria em Belém; assim todo Seu povo recebeu este conhecimento. Mas Deus fez algo de uma "maneira furtiva". Cristo não foi concebido em Belém, mas em Nazaré. E durante a gravidez de Maria Ele foi levado a Belém por pouco tempo, não de uma maneira ordinária, mas de uma maneira muito extraordinária. Deus trabalhou soberanamente: Ele usou César Augustus do Império Romano para emitir uma ordem para um censo, forçando assim Maria e José a viajarem para Belém. Imediatamente ao chegarem a Belém, Jesus nasceu. Mas pouco tempo depois, Ele foi levado para longe de Belém para o Egito, e então do Egito foi morar e crescer em Nazaré. Desta forma, Jesus realmente cumpriu a Escritura nascendo em Belém, mas nós podemos dizer que foi de uma "maneira furtiva". Se vocês apenas conhecem a letra da Palavra, vocês a perderão completamente. Deus tem uma maneira de evitar as pessoas inteligentes. Jesus nasceu em Belém, mas Ele também era Jesus de Nazaré.
Não confie simplesmente na letra da Palavra. Se vocês fizerem, vocês perderão algo. Vocês precisam da Palavra, mas vocês ainda precisam da presença de Deus. Deus não é tão simples. Não só havia a profecia no Velho Testamento, mas também a soberania de Deus, e a soberania de Deus é de certa maneira um tanto "furtiva". Deus não é tão aberto, tão comum, tão grandemente propagado. O pequeno Jesus apenas "se moveu furtivamente". Se vocês são tão legalistas, tão escrituralmente legalistas, Deus neste caso é bastante "furtivo". Vocês devem estar atentos. Vocês não devem dizer, "eu conheço a Bíblia; a Bíblia diz tal e tal coisa". Se vocês fizerem isso, vocês serão enganados pelos seus conhecimentos. Os escribas conheciam as Escrituras do começo ao fim, mas isto de nada serviu para eles. Vocês precisam estar na presença de Deus todo o tempo. Eu não menosprezo as Escrituras; eu as honro e respeito. Mas tenham cuidado, as Escritura é a Escritura, ela não é o próprio Deus. As Escrituras são as sagradas escrituras de Deus, mas você ainda precisa da presença santa de Deus. Se nós tivermos a presença Dele, nós realmente saberemos quando Ele está em Belém, quando Ele vai embora, quando Ele volta, e onde Ele está crescendo. Nós temos que seguir o Senhor desta maneira.
O que o Senhor tem feito através da história, para com as pessoas mundanas e religiosas, sempre é oculto e "furtivo". É realmente difícil de explicar isto a pessoas. Se vocês perguntam quem é Jesus, exteriormente falando, Ele é apenas um homem; Ele é Jesus de Nazaré. “Pode alguma coisa boa sair de Nazaré"? É realmente assim. Não há nenhuma glória, nenhuma ostentação, nenhuma exibição. Filipe realmente deu para Natanael a melhor resposta: "Vem e vê"!

NICODEMUS E O FARISEUS

Em João capítulo 7 há outro caso de encontrar Cristo. Cristo estava fazendo algumas coisas maravilhosas, e as pessoas estavam dizendo, "Este verdadeiramente é profeta". Outros diziam, "Este é o Cristo". Então alguns diziam, o Cristo sairá da Galiléia? “Não diz as Escrituras, que o Cristo viria da semente de Davi, e da cidade de Belém"? Sim, as Escrituras dizem que; eles estavam cem por cento certos. Mas eles perderam o alvo apenas por estarem certos. Se eles não conhecessem tão bem a Bíblia, eu acredito que seria fácil para eles entenderem o Cristo. Eles foram frustrados pelos seus conhecimentos da Bíblia. Sim, Ele nasceu em Belém, mas Ele cresceu em Nazaré. Isto realmente aborrece as pessoas. Se vocês apenas segurarem a Bíblia em suas mãos, vocês sentirão a falta de Cristo. Vocês têm que seguir o Cristo vivo.
Então Nicodemos que tinha vindo conhecer um pouco de Cristo começou a discutir com eles. Mas eles protestaram, "Examine, e verás: que da Galiléia não se levanta profeta"! Eles tinham razão absoluta; nem mesmo o menor dos profetas saiu da Galiléia. O que você diria? Nós não deveríamos dizer, "Examine, e verás, mas, “Vem e vê"! Se vocês examinarem e virem, vocês perderão o alvo, vocês sentirão a falta de Cristo. Cristo estava ali mesmo; contudo eles disseram, "Examine, e verás". Esta é a situação de hoje. Tantos cristãos estão perdendo Cristo. Eles se agarram as Escrituras: e eles dizem, as Escrituras não diz"? Mas eles sentem falta de Cristo. Aqui está a Bíblia, e aqui está Cristo. Eles preferem a Bíblia, mas não preferem a Cristo.
Oh, é possível estar tão correto, mas inadequadamente correto! Vocês podem ter razão, mas vocês apenas têm razão em parte; eventualmente vocês não têm razão, pois vocês perderão o alvo. O Senhor sempre age de uma "maneira furtiva" àqueles que se sentem com tanta razão. Ele faz isto de propósito; Ele não quer apenas que tenhamos conhecimento. Ele quer que nós estejamos alertas todo o tempo para que não percamos a Sua presença por causa do conhecimento da Bíblia. Oh, é possível perder a presença do Senhor por causa do conhecimento da Bíblia. Eu preferiria antes perder o conhecimento da Bíblia e manter a presença do Senhor. Não diga que contanto que vocês seja escrituralmente bíblicos, vocês estão certos. Independente de quão escriturais vocês sejam, se vocês perderem a presença do Senhor, vocês estão absolutamente errados. O Senhor é misericordioso conosco. Conhecimento somente não funciona. Não funcionou com os escribas, os principais sacerdotes, e os Fariseus, e não funcionará para nós.
Qual é a maneira do Novo Testamento para encontrar e seguir o Senhor? É continuamente manter-se na presença Dele, a Sua presença oculta. Ele profetizou que sairia de Belém, mas Ele saiu de Nazaré. Entregue a sua busca. Deus nunca poderá ser entendido pelo examinar. Eu não estou examinando; eu estou vendo, eu estou desfrutando. Eu não entendo e eu não me preocupo em entender, mas eu desfruto. A presença Dele é realmente oculta. Isaias 45:15 nos fala que Ele é um Deus misterioso. Ele é um Deus que se esconde. Aprenda louvá-Lo, aprenda a vê-Lo, aprenda localizá-Lo, aprenda achá-Lo, mas nunca tente entendê-Lo. Nós não estamos qualificados para entendê-Lo; nós apenas estamos qualificados para desfrutá-Lo. Portanto "vem e vê". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário