Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O FLUIR DIVINO (2)



A origem e a natureza do fluir

Temos visto que após a criação do homem, ele foi colocado diante de uma árvore chamada “árvore da vida”. Ao lado desta árvore da vida havia um rio, e pelo fluir desse rio havia alguns materiais preciosos: ouro, pérola, e pedra de ônix. Qual é o significado destes itens? Eles são muito significativos. Lembre-se que isto está no segundo capítulo de toda a Escritura. No final da Escritura, encontramos novamente as mesmas coisas nos últimos dois capítulos. Ali vemos uma cidade feita de ouro, pérolas e pedras preciosas, o mesmo tipo de materiais relacionados em Gênesis capítulo dois. Ali também vemos o rio fluindo, e no seu leito cresce a árvore da vida. Aqui você tem o rio e a árvore da vida mais uma vez.

Quantas vezes por toda a Escritura Deus é considerado como um rio de águas fluindo! “E nas torrentes das tuas delicias lhes dá de beber. Pois em ti está o manancial da vida...” (Sl 36:8-9). O Senhor Jesus nos diz que a água que Ele nos der se tornará uma fonte de água viva jorrando para a vida eterna (Jo 4:14). Ele diz novamente que todo aquele que tiver sede venha a Ele e beba, e todo aquele que nele crê fluirão rios de águas viva do seu interior (Jo 7:37-38). Todas estas palavras estão relacionadas à uma coisa — que Deus fluiu e ainda está fluindo nesta terra para dentro da humanidade como vida. Podemos perguntar, de que maneira Deus tem fluido?  Primeiramente, Ele fluiu em Seu Filho, em Cristo; e em seguida, Ele fluiu como o Espírito. Deus é a fonte, a origem; Cristo, o Filho é o manancial, o reservatório, dessa água divina, e o Espírito Santo é o fluir vivo, fluindo todo o tempo.
No dia de Pentecostes o Senhor derramou a Si mesmo no Espírito Santo. Observe que a palavra “derramar’ em Atos 2:33. Ele derramou o Espírito Santo e o Espírito Santo se tornou a correnteza fluindo da água divina. Por quase dois mil anos desde aquele tempo, o Espírito Santo tem fluindo neste mundo. Este fluir nunca parou e fluirá até a eternidade. Deus o Pai é a própria origem. Cristo o Filho é o reservatório, a Rocha fendida para que a água divina reservada dentro dela possa ser liberada. O que é essa água divina que flui Dele? É o próprio Espírito da vida de Deus. O Espírito Santo é o fluir da vida divina. “A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto...” (At 2:32-33). Ele derramou o Espírito Santo, fluindo com a vida divina.  Desde então, há um fluir da vida divina, e este fluir é o próprio Espírito Santo.
Devemos considerar a origem deste rio. No pico mais alto do universo está um trono, um trono, e neste trono o Cordeiro está sentado. Eu pergunto, Quem é o Cordeiro? O Cordeiro é o Cristo crucificado, sepultado, ressurreto e exaltado. Cristo é o Cordeiro. E quem é Cristo? Este Cristo é Alguém muito maravilhoso. Este Cristo é a natureza divina mesclada com a natureza humana. Ele é Deus encarnado, que morreu na cruz, que foi sepultado em um sepulcro, que desceu ao Hades, que ressuscitou do Hades e da morte, e que foi exaltado aos céus dos céus, a direita de Deus. Ele é o próprio Deus na natureza humana. Ele é Aquele que morreu para nos redimir dos nossos pecados e que foi exaltado ao lugar mais elevado do universo. Você percebe isso? Quão significativo é isso? No interior do Cordeiro está o próprio Deus. Como sabemos que Deus está no interior Dele. Foi nos dito que Deus é luz e o Cordeiro é a lâmpada. Assim como a luz está no interior da lâmpada, Deus está no interior do Cordeiro no trono. Oh, como desejo que esse quadro o impressione! Este é o ponto mais elevado em todo o universo. Cristo, o Cordeiro, com Deus no seu interior está sentado no trono, e deste mesmo trono flui o rio da vida divina.  
Eu gostaria que você observasse o que está incluído neste rio de água. Uma vez que ele flui de tal lugar, então tudo que Cristo obteve e alcançou, e tudo o que Ele tem e tudo o que Ele é, deve estar incluído nele. Como gostaria que tivesse aqui um cálice da água toda inclusiva como ilustração, um cálice de água com tudo incluído nele! Então, se pudéssemos fazer uma abertura nesse cálice para que tudo o que ele contivesse pudesse fluir, eu pediria a vocês que me dissessem o que estaria incluído em tal fluir. Vocês têm que responder que tudo estaria incluído. Obviamente, tudo deveria estar incluído. Do trono onde Cristo está sentado, há o fluir de um rio de água, o conteúdo dele nunca pode ser esgotado. O Deus Triúno todo-inclusivo está aqui; a humanidade está aqui; o elemento da crucificação e do sepultamento estão aqui; a ressurreição, a ascensão, a autoridade, o Senhorio, o Encabeçamento, e tudo está incluído neste fluir. Quão rico! Como é todo-inclusivo! Este é o rio que está fluindo do seu interior hoje.
As Escrituras nos diz que no meio deste rio cresce a árvore da vida. O que é a árvore da vida? É simplesmente Cristo como vida. Pense quantas vezes as Escrituras se refere a uma árvore como uma figura de Cristo. O fato que esta árvore cresce na água viva nos mostra que Cristo como vida está no fluir do Espírito Santo. Onde o Espírito Santo flui, lá Cristo é encontrado como vida. O Espírito Santo traz Cristo a nós como nossa vida assim como o rio de água viva traz a toda cidade a árvore da vida como suprimento de vida. Observe mais uma vez este quadro. Aqui está um rio de água viva, e no meio do rio, crescendo por toda margem, está a árvore da vida. Assim, o rio traz suprimento de vida para toda a cidade. O Espírito Santo traz Cristo a nós como alimento, como suprimento de vida.
Visto que esta é uma questão vital, eu quero pressioná-lo ao perguntar, você tem este rio fluindo em seu interior? Ele está fluindo no seu interior neste momento? Os incrédulos não têm isso, mas que tristeza, há alguns crentes que, embora eles tenham este rio fluindo dentro deles, eles não têm permanecido dentro deste fluir. Eles têm a vida do Deus Triúno no seu interior, mas não permanecem no fluir da vida. Muitas vezes você tem consciência de que está fora deste fluir. Então, algumas vezes você sabe que está neste fluir. O que você deve fazer então? É totalmente simples. Você apenas precisa permanecer no fluir deste rio. Toda vez que você sentir que o fluir do rio em seu interior foi interrompido, você deve se voltar ao Senhor imediatamente para buscar a razão. Por que o rio parou de fluir no seu interior? Você precisa descobrir a razão e tratar com o Senhor sobre isso até que o fluir seja restaurado. Para onde quer que você vá e tudo o que você for fazer, se há uma sensação de que o fluir do rio foi interrompido em relação a esta questão, então você deve parar. Pare para manter o fluir. Para preservar o fluir você deve refrear todas aquelas atividades que não são do Senhor, isto é, que não são o fluir do rio em seu interior.  

O único fluir

O fluir da vida divina, o qual começou no dia de Pentecostes e tem fluido através de todas as gerações até agora, é justamente um rio. Para onde quer que ele vá, aonde quer que flua, não há muitos rios, ele é somente um. Leia o livro de Atos e lá você verá que há um rio, um fluir. Este fluir começou em Jerusalém e fluiu para Antioquia, e de Antioquia voltou para a Ásia e estava fluindo lá. Então um dia o Senhor quis que este rio seguisse para a Europa, a Macedônia, mas o apóstolo que estava trabalhando no fluir do rio não estava claro sobre ele. Por fim, contudo, ele ficou claro que o fluir estava seguindo da Ásia para a Europa, e ele tinha que seguir com ele. Esta é uma historia familiar. Da Macedônia o rio seguiu no seu curso para Corinto, Roma, Espanha e todas as partes da Europa. A história nos conta que da Europa ele fluiu para o Ocidente, América; e do Ocidente para o Leste e Sul. Ao ler a historia da igreja nos percebemos que o fluir deste rio nunca parou, e observamos que em todo lugar que este rio fluiu, era apenas um. Era um em Jerusalem, um em Antioquia, um na Ásia, um na Europa, e um aonde quer que ele tenha fluido. Por favor, fiquem claros de que nunca houve dois rios. Há somente um único fluir e você deve se preservar neste único fluir.
Se você ler Atos e as Epístolas escritas pelo apóstolo Paulo, verá que diversas pessoas naquele tempo que estavam pregando o evangelho e trabalhando para o Senhor não estavam no fluir. De acordo com o registro das Escrituras, eles não estavam no fluir do rio. Por exemplo, no primeiro capítulo de Filipenses o apóstolo nos diz que havia alguns que pregavam o evangelho por inveja. Eles estavam pregando o evangelho, mas não estavam trabalhando junto com o apóstolo. Apesar de pregarem o evangelho, eles não estavam no único fluir do Espírito Santo. No livro de Atos você pode encontrar outro exemplo. Considere Barnabé, no começo ele estava trabalhando com o apóstolo Paulo. Ambos estavam no único fluir. Mas depois de algum tempo, Barnabé por alguma razão não concordou em continuar com o apóstolo Paulo. Eles foram divididos. Você encontra algum registro de Barnabé após aquela divisão? Não! Ele estava fora do fluir. Ele ainda trabalhava para o Senhor, mas ele estava fora do fluir. Você está claro sobre este assunto? Se você estudar cuidadosamente a historia da igreja, descobrirá que por todas as gerações tem havido somente um único rio do Espírito Santo fluindo todo o tempo. Muitos têm trabalhado para o Senhor, mas nem todos têm estado no fluir do único rio. Se você aceitar a misericórdia e a graça do Senhor, você será levado ao fluir genuíno que está fluindo hoje.
Neste ponto gostaria de dar um testemunho pessoal sobre esta questão. Em 1933 eu fui do Norte da China para Xangai pela primeira vez para visitar o irmão Watchman Nee. Fiquei com ele por vários meses. Quando estava para retornar a minha cidade no Norte da China, o irmão Lee veio a mim e disse: “Irmão Lee, nós sentimos que é a vontade do Senhor que você se mude com sua família para Xangai e fique conosco para a obra do Senhor. Você levaria esta questão ao Senhor”?  Quando fui ao Senhor com esta questão, eu recebi luz. O Senhor me mostrou que no livro de Atos, o fluir da obra do Senhor, o fluir do Espírito Santo, é um. Ele me mostrou que em Atos havia somente uma linha no mapa, começando de Jerusalém e fluindo para Antioquia, de lá para Ásia, e então para Europa. Eu vi que nunca houve dois rios, mas sempre um. Eu disse ao Senhor: “Senhor, Te agradeço. Nunca poderá haver dois rios da Tua obra na China. Se alguma coisa é feita para Ti ou por Ti ou através de Ti no Norte da China, ela deve ser primeiro que eu vá para Xangai para estar mesclado no único rio, para que de lá algo flua para o Norte da China. Então haverá um só fluir”. No dia seguinte o irmão Nee veio me ver. Eu disse a ele: “Irmão, estou claro sobre esta questão. Eu devo fazer o que você sugere. Desde aquele dia eu estou trabalhando com você em Xangai”.
Desde aquela época, tem havido um fluir! Eu não consigo dizer o quão rico e quão maravilhoso ele é. Tudo isso porque eu me mudei para o fluir do rio naquele tempo. Oh, a luz da Escritura tem fluido como uma correnteza! A vida, o poder, a energia, e a autoridade têm fluido em mim. Onde quer que eu vá, nunca fui por minha vontade. Eu tenho sido como um barco na correnteza, aonde quer que a correnteza tem ido, eu tenho sido levado. Não tem sido fácil. Não tem sido a minha força, minha energia, ou minha perseverança; tem sido o fluir do rio. Desde aquela época, o Senhor tem gradualmente me mostrado o fluir da vida, o fluir da obra, o fluir do testemunho, e o fluir da comunhão do Corpo.

A circulação do fluir

O fluir deste rio do Espírito Santo é a comunhão do Corpo de Cristo. Ele é semelhante à circulação do sangue em nossos corpos físicos. O sangue está fluindo todo o tempo de uma parte para outra e voltando novamente. Da mesma maneira é o fluir do Espírito Santo como a comunhão do Corpo fluindo entre os santos nesta terra.
Está muito claro para mim que nestes dias o fluir do rio divino está na direção do mundo Ocidental. Este fluir para o Ocidente é importante para a comunhão do Corpo de Cristo. Ele começou do trono do Cordeiro exaltado e tem fluido através de todas as gerações até hoje. Ele tem fluido através de muitas regiões e nações, e agora está se voltando para o mundo Ocidental. Esta é o fluir da comunhão do Corpo, o fluir do testemunho do Senhor Jesus Cristo exaltado, e o fluir da obra do Espírito Santo.
Quando era jovem, um dia o Irmão Nee teve uma conversa comigo. Eu era um jovem aprendiz nas suas mãos e muitas  vezes ele me deu algumas  lições básicas. Ele disse: “Irmão, você sabe que nós nunca podemos ir a outro lugar, a não ser que o fluir do Espírito Santo já esteja lá?” Oh, como tenho me lembrado dessa palavra! A menos que o fluir do Espírito já esteja em um lugar, você e eu nunca poderemos ir lá para trabalhar. O Irmão Nee continuou dizendo: “Oh, irmão, se você perceber onde o fluir do Espírito Santo está, simplesmente siga-o! Trabalhar lá para o Senhor será um descanso para você; será uma cama onde você poderá deitar-se. A obra no fluir do Espírito Santo não é um encargo, mas um descanso.” Eu não posso dizer a vocês o quanto essas palavras me ajudaram. Dede então eu aprendi a lição que devo acompanhar o fluir do rio do Espírito Santo. Eu não posso ir a qualquer lugar para trabalhar para o Senhor ou começar uma obra para o Senhor sem o fluir da correnteza do Espírito Santo. Sou incapaz de fazer isto, não sou qualificado para fazer isso, e não fui ordenado pelo Senhor para fazer isso. O que devo fazer é simplesmente seguir o fluir.
Deixe-me dar-lhes uma palavra pessoal de ajuda. Eu não tinha a intenção de vir para os Estados Unidos, mas o fluir do Espírito Santo me trouxe aqui. Eu não poderia fazê-lo. Além disso, minha intenção era voltar rapidamente para o Oriente. Mas o fluir do Espírito era para o Ocidente, e eu não poderia retornar. Minha direção era o Oriente, mas o fluir do Espírito era o Ocidente. Tudo o que eu podia fazer era simplesmente deixar ser levado por este fluir. Quão maravilhoso é estar neste fluir! Oh, aqui está a vida, aqui está a comunhão, aqui está o testemunho, e aqui está a obra de Deus!
O que precisamos fazer hoje é somente seguir o fluir, sujeitar-nos ao fluir da obra do Espírito Santo. Nesta questão eu não tenho liberdade pessoal. Não é segundo os meus pensamentos, mas segundo o Seu fluir. As palavras de um hino dizem:

Não ir para o caminho que escolhemos
Mas onde Jesus conduz o caminho;
Lá as águas vivas fluem;
Onde a escuridão se torna dia.

O fluir em relação à edificação

Do fluir do rio surge o ouro, as pérolas e as pedras preciosas. Veja o quadro em Gênesis capitulo 2. Essas substâncias preciosas são para a edificação do lugar de habitação de Deus. Onde quer que o fluir está, o material será produzido para a edificação da igreja. Veja o tabernáculo, o lugar da habitação de Deus no Antigo Testamento. Nas ombreiras e no peitoral do sumo sacerdote estavam pedras preciosas colocadas em ouro. O apóstolo Paulo nos diz que a igreja é edificada com ouro, prata e pedras preciosas. Estes são os materiais que vêm do fluir da correnteza do Espírito Santo. É nos dito em Apocalipse que toda a cidade, a Nova Jerusalém, é construída com ouro, com pérolas, e com pedras preciosas. Como surgem todos estes materiais? Eles simplesmente surgem do fluir da correnteza da vida divina. Onde o rio da vida divina estiver, haverá algum material, algum material precioso, para que a edificação da igreja venha a existir. Você e eu nunca poderemos produzir material para a edificação da igreja. Somente o fluir da vida divina, o fluir do Espírito Santo, pode fazer isso. Tem havido um fluir através das gerações, e está fluindo hoje; e onde quer que ele vá, ouro, perolas e pedras preciosas são produzidas para edifício de Deus.        
Que o Senhor nos conceda que sejamos impressionados por este quadro. Que Ele possa sempre nos manter no fluir da vida, na comunhão, no testemunho, na obra e na edificação da casa de Deus. Que também possamos orar em direção a este final.


Witness Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário