Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O FLUIR DIVINO (1)




Leitura Bíblica: Gn 2:8-12; Sl 36:8-9; Jo 4:10, 14; 7:38, 39;                                                    1 Co 10:4; Ap 21:6; 7:17; 21:23; Ez 47:1, 5, 7-9, 12

As Escrituras nos revelam que a necessidade do homem é satisfeita apenas em Deus. Para todas as necessidades do homem o próprio Deus é o suprimento, o suprimento único e completo. A intenção de Deus é ser vida ao homem, pois é como vida para o homem e a vida do homem que Deus pode ser o suprimento para todas as suas necessidades. Por isso, para ser vida para o homem, Deus deveria se tornar um homem e entrar dentro dele como suprimento vivo. Somente desta maneira, o homem pode desfrutá-Lo e viver por Ele.

o fluir da vida

Vemos no começo de Gênesis que após o homem ser criado, ele foi colocado no Jardim do Éden junto a uma árvore chamada de árvore da vida. Perto dela havia um rio. Por meio da ajuda de revelações adicionais nas Escrituras, compreendemos que isso é um retrato que nos mostra como Deus vem ao homem. Ele vem como o fluir de um rio para ser contatado e recebido pelo homem. No Salmo 36:8-9 o salmista louva a Deus dizendo: “E na torrente das tuas delícias lhes dá de beber. Pois em ti está o manancial da vida...” Isso significa que com Deus está a fonte da vida, da qual flui o rio das delícias Deus. Ele é a fonte da vida, e desta fonte da vida flui o rio das delícias de Deus. O homem pode beber deste rio divino e desfrutar das delícias de Deus e estar satisfeito. Estas delícias e a abundância de Deus seguem juntos com o fluir do rio divino. Se bebermos deste rio, desfrutaremos das delícias de Deus e seremos satisfeitos com a abundância de Deus.
Antes de tudo, Deus é vida fluindo do Seu Filho, nosso Senhor Jesus para o homem. Assim, o Senhor pode nos dar água viva, e a água que Ele nos der se tornará em nós uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (Jo 4:14). Deus flui de Seu Filho e por meio Dele. Deus é a nascente da água divina da vida, e o Senhor Jesus é o manancial ou a fonte. Ele é a Rocha fendida por nós para que Dele possa fluir água viva da vida divina para ser tomada por nós.
Em segundo lugar, Deus flui como água viva em Seu Espírito e por meio Dele. O Senhor nos diz que aquele que Nele crê terá rios de águas vivas fluindo do seu interior. Ele falou isso com respeito ao Espírito (Jo 7:37-39). Por meio disto, sabemos que o Espírito Santo é o segundo canal pelo qual o próprio Deus flui como água viva para nós.
Portanto, as Escrituras nos mostram que Deus vem a nós como vida como o rio de água viva. As Escrituras nos diz que qualquer que tenha sede pode ir ao Senhor e beber da água da vida gratuitamente (Ap 22:17), e que na eternidade o Senhor será nosso Pastor e nos conduzirá às fontes das águas da vida (Ap 7:17). A água da vida é o próprio Deus como nossa vida. Nós bebemos Dele, desfrutamos das Suas delícias, e nos satisfazemos com a Sua abundância.
O livro de Apocalipse nos diz que esta torrente de água viva flui do trono de Deus e do Cordeiro (Ap 22:1). Este é outro quadro nos mostrando a origem desta água da vida. Isso significa que a vida de Deus flui do próprio Deus no Salvador que redime, o Cordeiro, com autoridade governante para ser vida a nós agora.
Dentro deste fluir está a vida de Deus. Nós lemos que a árvore da vida está crescendo no rio da água da vida, produzindo seu fruto a cada mês (Ap 22:2). Isto mostra que a vida a qual supre todas as nossas necessidades é algo que cresce no rio da água da vida. Assim, isto prova a nós que o rio da água da vida é o suprimento da vida divina. No livro de Ezequiel vemos que no rio da vida há o poder para tragar a morte, pois por onde ele flui, cura as águas salgadas e as tornam saudáveis. Ele tem o poder de cura. Também vemos que ele tem o poder de produzir, pois por onde ele passa tanto a vida vegetal como a vida animal é produzida. Quando ele flui todos os tipos de árvores crescem, produzindo vários tipos de frutos. Além disso, elas mesmas são povoadas com seres vivos. Este é o quadro mais significativo (Ez 47:6-12). Ao meditar sobre ele percebemos seu significado. Aqui há uma correnteza que flui do próprio Deus trazendo vida para suprir todas as nossas necessidades. Esta correnteza tanto curará como produzirá, tanto tragará a morte, como nos suprirá com vida. Este é o fluir da vida.

O fluir da comunhão

A partir deste quadro do fluir nas Escrituras, podemos perceber que ele é também um fluir da comunhão. Considere a situação da Nova Jerusalém. Em toda a cidade há apenas uma rua, e no meio da rua há o rio da água viva. Ao contemplar este cenário, percebemos que este rio é o fluir da comunhão. Ele flui por toda a cidade, e toda a cidade pode apenas ter comunhão por causa de ou por meio do rio de água viva. Isto revela que a comunhão do Corpo de Cristo é o rio da vida divina. Em qualquer parte que o rio da vida divina flua, há a comunhão do Corpo de Cristo. O que é a comunhão da Igreja? É o fluir da vida divina. Enquanto o rio da vida divina flui em nosso interior, há uma comunhão do Corpo entre nós. Essa comunhão começou no dia de Pentecostes, e a partir de Jerusalém ela fluiu até Antioquia, Ásia, Europa e em então para a América e por todo o mundo. A comunhão do Corpo que estamos desfrutando é algo extraordinário. Estamos neste fluir da comunhão do Corpo, e este fluir está constantemente crescendo e sendo enriquecido. Quanto mais ele flui, maior e mais rico ele se torna.

O fluir do testemunho

Onde este rio flui, há também o testemunho do Senhor Jesus Cristo. Como sabemos que é assim? Considere novamente a situação da Nova Jerusalém e suponha que você seja aquele que está entrando na cidade. Quando você entra pelo portão, imediatamente você entra na única rua da cidade na qual está o rio de água viva. Se você o seguir, ele o levará ao lugar onde o Senhor Jesus está. Isto significa que o rio o levará em contato com o Senhor. Em outras palavras, este rio de água viva, o motivará a conhecer algo de Cristo; ele testificará a você algo de Cristo. Onde você poderia achar Cristo? Onde você poderia encontrar Cristo? Aqui está o canal; aqui está o caminho; aqui estão os meios pelos quais você pode tocar Cristo, pelo qual você pode experienciar Cristo. O testemunho do Senhor Jesus Cristo, então, está com o próprio rio da vida divina. Onde o rio da vida divina flui, há o testemunho do Senhor Jesus Cristo.
Em seguida, devemos perguntar, o que ele testifica? A resposta é muito importante. Ele testifica que há um Cordeiro, e que no interior do Cordeiro está o próprio Deus, e que esse Cordeiro está no trono. Esse é o testemunho do Senhor Jesus Cristo. Ele é Aquele que redime; Ele é o Cordeiro de Deus que foi imolado pelos nossos pecados. Ele foi crucificado na cruz, derramou Seu sangue para nossa redenção. Depois de cumprir a redenção, Ele foi ressuscitado e exaltado nos céus, ao trono. No Cordeiro no trono está o próprio Deus. Estes três itens são o resumo do testemunho do Senhor Jesus – o Cordeiro no trono com Deus Nele. O rio da vida divina traz este testemunho em nós. Este é o testemunho do Senhor Jesus.

O fluir da obra de Deus

Este rio é também o fluir da obra de Deus. Onde o rio flui, há a obra de Deus. Isto é claro no livro de Atos, um livro que nos fala sobre a obra de Deus. Que tipo de obra é a obra de Deus? É a obra do fluir de água viva. Onde o rio da água viva flui, há a obra de Deus. Ele trabalha junto com o fluir do rio da vida divina. Se você considerar todo o registro do livro de Atos, verá o quadro muito claro. No dia de Pentecostes este rio da vida divina fluiu do próprio Deus em Cristo com poder governante que vem do trono. Ele começou a fluir de Jerusalém. De lá fluiu para Antioquia, e de Antioquia para o Ocidente; fluiu para Ásia, e através da Ásia fluiu para Macedônia, na Europa. Aqui está um quadro do fluir do rio da vida divina, e com o fluir deste rio está a obra de Deus. Pelo fluir Deus trabalha; pelo fluir Deus prega Seu evangelho; pelo fluir Deus leva as pessoas à salvação. Há um rio que podemos chamar de fluir ou correnteza da obra. Onde ele flui, há a obra de Deus.
Observe que não há fim, nem conclusão no livro de Atos. Temos vinte e oito capítulos, mas o livro de Atos no céu hoje pode ter [duzentos e oitenta] capítulos. Os vinte e oito capítulos em nossa Bíblia são apenas o registro de sessenta ou setenta anos de história. Há uma abertura, mas não há encerramento, nem conclusão. Esta é a razão pela qual esse rio da vida ainda está fluindo e nunca pára.  A história da igreja, mostra que este rio continua a fluir de geração em geração até o dia de hoje, e ainda está fluindo. Onde ele flui, há a vida de Deus, onde ele flui, há a comunhão do Corpo; onde ele flui, há o testemunho de Jesus; e onde ele flui, há também a obra de Deus. Ele é o rio da vida, o rio da comunhão, o rio do testemunho, e o rio da obra de Deus.
Irmãos e irmãs, nós devemos estar neste rio. Se não estamos neste rio, estamos fora da vida, estamos fora da comunhão do Corpo, estamos fora do testemunho do Senhor Jesus, e estamos fora da obra de Deus. Oh, se estamos simplesmente neste rio, teremos tudo. De onde ele flui? Ele flui do trono. Que tipo de trono é esse? É o trono do Cordeiro com Deus Nele. Deus está no Cordeiro, e o Cordeiro está no trono, e este rio vem do trono. Se você tem este rio, tem o trono, tem o Cordeiro e Deus no interior do Cordeiro. Se você tem este rio, tem tudo. Se você está neste rio, então você está em Deus, está no Cordeiro com o trono, está na vida, na comunhão, no testemunho, na obra de Deus. Você está no rio? Você precisa saber. Se você não está no rio, terá que ter uma mudança; você tem que tomar uma decisão. Precisamos estar neste rio!
No universo há um rio divino que começa no início das Escrituras e flui por todo o Livro. Podemos traçar este fluir desde o princípio da Bíblia até o final. Em muitos lugares há uma referência ao fluir deste rio. Ele está fluindo ainda hoje. Está fluindo, fluindo todo o tempo, e fluirá até a eternidade. O Senhor disse que a água Ele desse seria como uma fonte de águas a jorrar pela vida eterna. Este rio fluirá até a eternidade; ele não pode e nunca cessará. Por toda a história da igreja sempre houve e ainda há este rio divino.
Este rio está fluindo ao redor do mundo Ocidental como um suprimento para o Seu Corpo. Rogamos ao Senhor que este rio cresça ainda mais neste país e até mesmo para todas as partes do mundo. Que possamos lembrar disso em nossas orações, que possamos estar prontos para avançarmos com o Senhor para que este rio possa ter um caminho livre para fluir sem qualquer impedimento em nós. Devemos ser fiéis ao fluir deste rio da vida divina, da comunhão do Corpo, do testemunho do Senhor Jesus, e da obra de Deus.

O fluir em relação ao propósito de Deus

O propósito eterno de Deus é mesclar a Si mesmo com a humanidade. Hoje, Ele está trabalhando em direção a este único objetivo. Esta unidade não é simplesmente uma junção ou uma unificação, é muito mais que isso. É o mesclar, o entremesclar, o qual é muito mais profundo. É o mesclar da natureza divina com a natureza humana até que se tornem uma. Toda a Escritura está relacionada com esta questão básica e central, que é Deus mesclando a Si mesmo conosco.
Agora devemos perguntar, como Deus cumprirá isso? Isto está claramente revelado na Palavra, de modo que para que Deus faça isso, Ele deve entrar para dentro de nós. Quando Deus se torna nossa vida, Ele será automaticamente mesclado conosco.
Como pode Deus vir para dentro de nós como nossa vida? Isto é divino e muito misterioso. Não apenas com a vida divina, mas também há um elemento de mistério com a vida humana. Se perguntamos, o que é vida? Acharíamos dificuldade para definí-la. Nas Escrituras, Deus usa uma figura para descrever como Ele pode ser vida para nós. Esta figura é um rio de águas. Ele vem para dentro de nós para ser nossa vida da mesma como um rio de águas saindo e entrando, fluindo dos céus e fluindo para dentro de nós. Eu penso que é fácil entender como este rio que flui pode vir para dentro de nós. Nós simplesmente bebemos dele. O próprio Deus é o rio da água da vida. Deus flui dos céus para esta terra, e flui para dentro de você e de mim.
Há um rio de Deus fluindo do seu interior hoje? Há um rio dentro de mim que está sempre fluindo. Algumas vezes quando eu quero descansar, este rio me desperta. Eu digo, “Senhor, eu gostaria de descansar; estou cansado”; mas este rio fluindo do meu interior não concorda. Ele me dá a impressão: “Você está cansado, mas Eu não estou. Eu ainda estou fluindo, e Meu fluir o fortalecerá”. Há um rio fluindo continuamente. Oh, irmãos e irmãs, vocês têm esse fluir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário