Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

REUNIÃO DE ORAÇÃO







Há duas ou três questões especiais na reunião de oração as quais os irmãos deveriam prestar atenção: 


Seja Breve
 
Primeiro, diga a todos os irmãos que oram para aprenderem a ser breves. Dez entre dez reuniões de oração são arruinadas por causa de orações longas. Na reunião de oração todos devem aprender a orar de uma maneira curta. Os irmãos responsáveis podem ter algumas orações longas. Mas digam aos novos crentes desde o inicio que aprendam a serem breves. Para a reunião de oração ter poder e ser forte, a oração tem que ser curta. Orações longas são freqüentemente recheadas com muitas palavras vazias. Quando você vier a uma reunião de oração, você deve se lembrar de dizer aos irmãos para orarem orações curtas. 

Seja Genuíno

Segundo, devemos advertir os irmãos e irmãs que suas orações na reunião de oração devem ser honestas. Advirta os irmãos e irmãs que em suas orações pessoais no momento adequado de oração não devem ser muito diferentes das orações na reunião de oração. Aprendam a serem verdadeiros. É verdade que as palavras proferidas na reunião de oração precisam ser claras. Quando você estiver tendo seu momento pessoal diante de Deus, você pode parar frente a uma sentença e proclamá-la completamente; claro que, você teria que continuar esta oração na reunião de oração. Porém, há momentos quando as palavras que você usa na reunião de oração não são as palavras que você usa em seu momento pessoal de oração. Muitas orações na reunião de oração realmente não são genuínas. Às vezes quando você está numa reunião de oração, você não sabe se determinado irmão está orando para você ou para Deus ouvir. Sempre que algumas pessoas oram, elas dão a impressão de que estão orando para o homem ouvir. Então, precisamos encarregá-las a orarem com seu coração; elas devem orar para Deus ouvir. Não deixe que alguns irmãos ou irmãs façam da oração uma espécie de pregação da verdade nem os deixe dar um relatório inteligente a Deus. Encarregue os irmãos a aprender fazer orações curtas e orar genuinamente. Estas são as exigências básicas de uma reunião de oração. Fale somente as palavras que você tem. Não vá além do que é genuíno. 

O Assunto Precisa ser Focalizado
 
Terceiro, aqueles que cuidam da igreja em várias cidades devem tomar uma decisão com relação aos assuntos de oração na reunião de oração. Nós precisamos aprender a fazer isto: Nunca permita que os irmãos orem como se eles estivessem sem rumo. Nós vimos isto em nossas reuniões de oração durante vinte, talvez cerca de trinta anos. Como resultado, nossas reuniões de oração eram quase impotentes. Em uma reunião de oração com vinte ou trinta assuntos, com cada assunto sendo orado por uma pessoa diferente, a unanimidade mencionada em Mateus 18 é inexistente. Sem unanimidade, como Deus pode ouvir? 
Portanto, a reunião de oração em várias cidades também deve ser completa-mente mudada. Os assuntos para a oração precisam ser determinados, mas não necessariamente determinado de antemão. Porém, na noite de oração você precisa mencionar estes assuntos. Talvez vocês apenas orem por um assunto em uma reunião de oração. Por exemplo, poderia haver problemas em uma igreja, e nós oraríamos por aquela igreja. Em nossa oração deve haver somente uma questão, e devemos pedir a todos os irmãos e irmãs para deixarem tudo de lado e orar por esta única questão. Do princípio ao fim, a igreja deve orar para esta única questão, com todos levando esta questão a Deus. Uma verdadeira reunião de oração deve ser assim. 
Uma reunião de oração não significa que cada um traz a oração de sua casa para o lugar de reunião para orar. Em uma reunião de oração devemos orar especificamente em unanimidade. Os irmãos responsáveis devem dizer, “Hoje oraremos especifica-mente por este único assunto.” Todos oram então por este único assunto. 
            Se houver cinco ou seis assuntos para orar e um irmão responsável se levantar para anunciá-los, ele deve anunciar um assunto de cada vez. Ele pode dizer, “Nós temos vários assuntos para orar; porém, nós oraremos primeiro por este assunto aqui.” Não mencione outros assuntos. Depois de três ou cinco orações, você tem que ver se o encargo foi liberado ou não. Se você sentir que ainda deve orar por este assunto, deixe-os continuar orando. Se o encargo foi liberado; enquanto os irmãos ainda estiverem sentados ou ajoelhados, um irmão responsável deve anunciar outro assunto. Então as orações de todos os irmãos e irmãs estarão neste assunto. Depois de cinco, dez, ou vinte minutos, pode parecer que o encargo foi liberado, e que ninguém tem qualquer coisa mais para orar. O irmão responsável deve se levantar então novamente e dizer que ainda há um terceiro e um quarto assunto que precisam de oração. Vocês viram? O assunto deve ser focalizado. Mesmo se houver três ou quatro assuntos, eles não devem ser anunciados de uma vez. Espere até que o primeiro assunto seja esgotado em oração completamente; então anuncie o segundo assunto. Deste modo você poderá fazer com que todos os irmãos e irmãs orem por um único assunto. Depois que o primeiro assunto terminar, traga o segundo; depois que o segundo terminar, traga o terceiro. Portanto, na reunião os irmãos responsáveis devem aprender diante de Deus a dirigir esta reunião. O espírito dos irmãos responsáveis deve estar aberto e sensível. Um irmão responsável pode dizer, “A oração para este assunto pode parar por aqui. Não há necessidade de se prolongar além disso.” Talvez haverá vezes quando vocês ainda precisarão continuar orando. De qualquer modo, após o primeiro assunto ser finalizado, o segundo assunto pode ser introduzido. Se o encargo estiver terminado, você deve se levantar então imediatamente para anunciar o próximo assunto. 
Às vezes durante toda a reunião podemos apenas orar por um único assunto, talvez somente por um irmão doente. Em outras vezes podemos orar somente pelos doentes a noite toda. Há ainda outras vezes quando podemos orar pelos irmãos desempregados ou apenas por um irmão desempregado. Sempre orem com um foco de maneira que os filhos de Deus possam orar em unanimidade. Eu penso que esta é uma questão muito crucial. Muitas reuniões de oração não são fortes porque há muitos assuntos.


Trecho extraído do livro: Church Affairs (Witness Lee)

Nenhum comentário:

Postar um comentário