Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

COMENDO O SENHOR: DOIS TIPOS DE COMER





DOIS TIPOS DE COMER:
COMER AO SEMEAR E COMER AO COLHER
                                                 
Leitura Bíblica: Dt. 12:5-9, 17-18; 14:22-23; 15:19-21; 16:9-10, 13-17

Agradecemos ao Senhor que agora todos nós estamos aprendendo a comer o Senhor. Porém, de acordo com a revelação em Deuteronômio, há muitos pontos particulares na questão de comer, beber, e desfrutar o Senhor. Por um lado, o Senhor é o pão da vida, e nós precisamos simplesmente comê-Lo. Por outro lado, de acordo com Deuteronômio 12, 14, e 15, o Senhor Jesus a quem nós comemos, surge do nosso labutar; Ele é produzido pelo nosso semear no campo e pelo aumento do nosso rebanho. Portanto, de acordo com Deuteronômio, nosso desfrute das riquezas do Senhor é o resultado do nosso trabalhar Nele.


Posso descrever as particularidades deste tipo de comer mais adiante. Por exemplo, se você abre sua Bíblia, invoca o nome do Senhor, ora e lê a Sua palavra, você pode desfrutar o Senhor como agora. Porém, este é somente o desfrute inicial; não é o desfrute de uma colheita rica, porque está destituído do seu próprio labutar. Você simplesmente desfruta o Senhor se abrindo, usando seu espírito para invocar o Seu nome, e orar-ler Sua Palavra. Este é o desfrute de semear, não o desfrute de colher.

Muitos de vocês têm testificado com respeito ao seu desfrute do Senhor, mas tudo isto que eu ouço pertence ao seu comer, seu desfrute ao semear. Vocês não têm, contudo, alcançado o nível de comer com respeito à colher. O semear inicial é fácil, mas o colher final não é tão fácil. Depois que as sementes são semeadas, se haverá uma colheita ou não ainda é um dilema. Até agora, seu comer do Senhor para desfrutar foi na fase inicial, a fase de semear.

Portanto, eu tenho que deixar isto claro para vocês, irmãos e irmãs, que vocês não devem parar no desfrute de semear, mas continuar até o desfrute de colher. Quando você semeia, você simplesmente enterra a semente no chão. Depois de semear, você precisa ainda cuidar do broto para que possa crescer e produzir fruto. Só então você poderá ter o desfrute da colheita. Em nosso desfrute de semear, nós recebemos algo do Senhor em nós. Sempre que nós invocamos o nome do Senhor e oramos-lemos a Sua palavra, nós recebemos uma porção do Senhor como uma semente em nós. Se isto resultará em uma colheita dependerá da nossa vontade de deixar a semente crescer. Se nós a deixarmos crescer, seguramente renderá uma colheita. Caso contrário, nada acontecerá.

PRECISAMOS LABORAR POR UMA COLHEITA RICA

De acordo com a minha observação pessoal, o desfrute dos irmãos e irmãs está principalmente no desfrute de semear. A maioria das sementes que são semeadas em vocês não tem nenhum resultado. Por que não tem nenhum resultado? É porque depois que vocês comem, bebem, e desfrutam o Senhor, vocês não O deixam crescer, amadurecer e frutificar em vocês.

Suponhamos que vocês invoquem, “Ó Senhor Jesus”. Eu acredito que este invocar terá um efeito evidente em você. Você não pode invocar o Senhor sem qualquer resultado. Ele vem a você sempre que você O invoca. Por um lado, Ele virá confortá-lo; por outro lado, Ele poderá vir te aborrecer. Se você como um esposo invoca, “Ó Senhor! Ó Senhor!”, Ele pode vir e tocar o seu interior, dizendo, “Veja? Você ofendeu sua esposa”. Você pode dizer, “Ó Senhor! Me limpe com Seu sangue precioso!” Mas Ele pode dizer, “Realmente, o sangue pode limpá-lo, mas não pode confessar seus pecados por você. Vá depressa e confesse à sua esposa!” O que você deveria fazer? Alguns maridos podem endurecer seus corações e se recusarem a obedecer. Por eles se recusarem a voltar, o Senhor romperá com eles. Se você fosse tal pessoa e tentasse invocar novamente, “Ó Senhor,” este invocar não seria tão efetivo quanto antes. O Senhor Jesus conhece sua história; então, quando você invocá-Lo novamente, Ele não se moverá. Todos nós temos este tipo de experiência. No passado Ele entrou em você quando invocou, “Ó Senhor”; agora Ele não vem. Quanto mais você invoca, menos funciona; quanto mais você diz “Ó…” mais vazio você fica. Então você pode começar a questionar a prática de invocar o nome do Senhor a tal ponto que você não quer mais invocar. Isto não é lamentável? Você apenas semeia a semente no chão, mas não deixa a semente crescer para ter uma colheita. Consequentemente, até mesmo o desfrute da semente se perderá.

Isaías 55:10 diz, “Que pode dar semente ao semeador e pão ao que come”. Eu semeio uma semente na terra, e ela produz trinta sementes; eu consumo quinze delas e ainda tenho quinze sementes para semear durante o próximo ano. Mas qual é a sua situação? A semente que você semeou está acabada porque não cresceu. Então, não há mais nenhuma semente. Por que você está sem sementes? É porque você não deixou a semente crescer.

Quando você invoca, “Ó Senhor,” e o Senhor lhe dá o sentimento de que você ofendeu sua esposa, se você confessar seus pecados rapidamente diante do Senhor e também for para sua esposa e admitir seu erro e lhe pedir perdão, então a semente em você crescerá muito rápido. Quando você voltar a invocar, “Ó Senhor”, o sabor será completamente diferente. Porém, o Senhor continua o incomodando. Quando você invocar, “Ó Senhor” novamente, Ele mostrará que seu cabelo não está corretamente cortado e que você tem que levar em conta esta questão. Se você obedecer imediatamente e fizer um corte de cabelo adequado, você sentirá muita alegria interior. Queridos irmãos e irmãs, quando for este o caso, o resultado será tremendo. Seu ser interior se tornará um campo, uma grande fazenda que terá uma colheita rica diariamente. Isto cumpre verdadeiramente a palavra falada por Isaías, para dar semente ao semeador e pão ao que come. Hoje eu quero perguntar tudo a vocês. Vocês como semeadores verdadeiramente têm sementes? Como comedores vocês realmente têm pão? Talvez vocês tenham apenas meia tigela de arroz a qual não é suficiente nem mesmo para vocês. Se vocês não se alimentam adequadamente, como poderão cuidar dos outros? Qual é a razão disto? É porque vocês semeiam a semente, contudo não trabalham para deixar a semente crescer.

Todos nós sabemos que quando um fazendeiro trabalha num campo, ele tem que remover as pedras, eliminar as ervas daninhas, molhar a terra, adicionar fertilizante, e às vezes aplicar alguns pesticidas. O que vocês fazem? Vocês têm feito muito bem em comer o Senhor e orar-ler a Sua palavra, mas vocês não removem as pedras, nem eliminam as ervas daninhas, nem molham a terra, nem adicionam fertilizantes, nem aplicam pesticidas. Por fim vocês podem não ter semeado nada. Se vocês não semearem, suas sementes permanecerão intactas, mas uma vez que vocês semeiam, perderão as únicas sementes que têm. Há algumas pessoas que realmente têm uma pequena reserva de uma porção do Senhor antes de orar-ler a Palavra, mas depois que elas ganham o Senhor através do orar-ler e, portanto são desobedientes por não laborar, elas perdem a presença do Senhor. O Senhor vai para bem longe delas.

UMA COMPARAÇÃO ENTRE O MANÁ E OS PRODUTOS DE CANAÃ

Em Deuteronômio trabalhar na terra de Canaã era completamente diferente de recolher o maná no deserto. Realmente, a terra de Canaã era a terra dada por Deus, as sementes foram dadas por Deus, e as coisas necessárias, como o ar, o sol, e a chuva eram todas dadas por Deus. Porém, além destas dádivas, as pessoas ainda precisavam trabalhar. Se elas não trabalhassem no campo, o Senhor não poderia fazer nada. Em tipologia as sementes, a luz solar, a chuva, e até mesmo a força física que as pessoas tinham com a qual semear e trabalhar na terra, tudo eram o próprio Senhor. Não obstante, a cooperação delas para com o Senhor era requerida. Elas não poderiam colher os produtos da terra a menos que cooperassem. Os produtos da terra eram diferentes do maná. O maná era dado puramente do céu. Não havia nenhuma necessidade do homem semear, colher, ou cooperar com Deus. Claro que para ter o maná para comer, a pessoa ainda tinha que sair e recolhê-lo de manhã cedo. Se alguém fosse preguiçoso e levantasse tarde, não haveria nada para recolher. Sim, este sair pela manhã pode ser considerado cooperação, mas esta era uma quantia mínima de cooperação. Para obter os produtos da terra era completamente diferente. Obter os produtos da terra requeria a cooperação das pessoas desde o começo ao fim. Deus deu a água, sol, ar, e sementes. Porém, Deus não trabalharia para eles; eles teriam que fazer o próprio trabalho deles.

Deixe-me perguntar algo a vocês: Qual é melhor e superior, o maná ou os produtos da boa terra de Canaã? Naturalmente, vocês dirão que os produtos da terra de Canaã eram superiores. De que maneira eram superiores? Primeiro, os produtos eram para ofertar. O maná que descia do céu era bom aos olhos do homem, mas Deus não queria o maná como oferta. Deus não disse que nós deveríamos oferecer o maná como oferta queimada, como oferta alçada, ou uma oferta movida. Pelo contrário, Ele disse, “Coma! Ele é bom somente para ser sua comida; não é bom o suficiente para ser Minha oferta”. O maná não estava qualificado como oferta. Ofertas são para a adoração a Deus. O maná é bom, mas não está qualificado para ser usado na adoração a Deus. Se vocês quiserem adorar a Deus, vocês têm que trazer os produtos da boa terra de Canaã; somente os produtos da boa terra podem constituir sua adoração a Deus. Independente de quanto maná vocês comem, como no caso de Israel que comeu maná durante quarenta anos, ele não foi suficiente para constituir a adoração a Deus. Vocês têm que comer os produtos da terra de Canaã; somente estes produtos podem constituir sua adoração a Deus. Portanto, por isto vocês vêem que o maná é inferior, e que os produtos da terra de Canaã são superiores.

Deixe-me perguntar a vocês, irmãos e irmãs, o que vocês comem, maná ou os produtos da boa terra? Alguns dizem que eles comem maná; outros dizem que eles comem maná como também os produtos. Isto é verdade. Porém, eu espero que esses que comem maná deixem de comê-lo gradativamente. Vocês sabem onde o maná era comido? Era comido no deserto. Portanto, comer maná é uma prova evidente de que vocês são errantes. Onde o produto da boa terra era comido? Era comido em Canaã! Além disso, a décima parte da colheita, do primogênito do gado — do rebanho e das primícias dos grãos — não eram para ser comido em casa. Eles tinham que ser trazidos ao templo e comidos diante de Deus. Isto mostra que o viver errante deles tinha cessado.

Vocês querem ser um Cristão que come maná ou um Cristão que come os produtos da boa terra? Todo mundo quer ser um Cristão que come os produtos da boa terra. Na verdade, o maná era bom; mas não era bom o suficiente porque era a dieta daqueles que vagavam pelo deserto. Josué 5 mostra claramente que o maná deixou de descer imediatamente do céu depois que os filhos de Israel entraram em Canaã e começaram a comer os produtos da terra (v. 12). Uma vez que você come os produtos da boa terra, você não precisa mais de maná, porque você experimenta algo mais profundo e desfruta algo melhor. Daqui em diante, nós temos que exercitar para não comer mais maná. Sim, maná era Cristo, mas era Cristo como nossa provisão durante nossos dias errantes. Nós precisamos entrar na terra de Canaã onde os produtos são de longe melhor do que o maná.

ACEITAR OS TRATAMENTOS EM NOSSA VIDA                                                             PARA TER UMA COLHEITA RICA

Para recolher o maná não requer nosso trabalho, mas para conseguir os produtos da terra de Canaã sim. Enquanto nós estamos desfrutando o Senhor e O estamos recebendo em nós, Ele frequentemente levanta circunstâncias e permite que muitas coisas aconteçam para o nosso bem, de maneira que a semente em nós possa crescer e possa produzir algo. Por exemplo, uma irmã, cujo marido sempre torna as coisas difíceis para ela, ora diariamente, pedindo para que o Senhor faça com que seu marido O ame tanto quanto ela ama o Senhor. Porém, quanto mais ela pede, menos ele ama o Senhor; quanto mais ela invoca “Ó Senhor, Amém!” e quanto mais ela ora e lê, mais seu marido fica aborrecido. Antes, seu marido comparecia a duas reuniões por semana; depois do seu invocar e orar-ler, o seu marido não vai nem sequer a uma meia reunião. Num caso assim, o que você deve fazer? Deixe-me dizer a vocês que todas essas coisas que acontecem é o Senhor levan-tando o vento norte para soprar sobre vocês (Ct 4:16). Em vez de pedir para que o Senhor mude seu marido, ore para que o Senhor cresça em você: “Ó Senhor, me faça aceitar Seu tratamento. Ó Senhor, subjugue-me interiormente. Ó Senhor, faça-me submeter debaixo de Sua mão e tomar o quebrantamento”. Mais tarde você agradecerá e louvará o Senhor por estar disposto a ser tratado desta maneira, a vida em você crescerá um pouco mais.

Você poderá começar a sentir-se bem quanto aos tratamentos quando a vida em você crescer um pouco hoje e um pouco mais amanhã. Porém, no terceiro dia seus filhos podem tomar partido do pai deles e podem até mesmo começar a ajudá-lo a tratar com você. O que você deve fazer? Este é novamente o vento norte soprando para tratar com você. Você tem que aprender a aceitá-lo. Você sabia que uma vez que aceita o tratamento e invoca o nome do Senhor novamente, o sabor será muito maravilhoso? Sempre que você O invoca, Ele vem. Então haverá uma colheita em você. Assim, você terá uma provisão abundante de sementes para semear e de pão para comer. Ao mesmo tempo você poderá trazer a décima parte, as primícias dos produtos para as reuniões e comer e desfrutar com os santos. Este comer é sua adoração. Isto é o que está faltando no Cristianismo e até mesmo em nosso meio. Porém, o Senhor quer restaurar isto. Sem restaurar isto, será difícil a igreja amadurecer, a noiva ser preparada, e o Senhor voltar. Portanto, este assunto é crucial.

LABORAR EM CRISTO E NA VIDA DA IGREJA

Irmãos e irmãs, eu tenho a plena certeza de que é isto que o Senhor está restaurando hoje. O Senhor não está restaurando sua virtude insignificante, sua vitória insignificante, ou sua santidade insignificante. O que o Senhor deseja é que um grupo de pessoas entre na Sua Palavra e no Seu plano eterno. Esta não é uma questão de conter-se para não perder a paciência, uma questão de ser vitorioso, ou uma questão de ser santo. Pelo contrário, é uma questão de tocar o Senhor de uma maneira real de modo a permitir-Lhe crescer e amadurecer em você. Quando você tiver uma colheita abundante, você terá o suficiente não somente para se alimentar, mas também para convidar os irmãos e irmãs para comerem com você. Além disso, você terá uma porção mais elevada que poderá ser trazida às reuniões para oferecer a Deus. Esta é a vida da igreja genuína. Na reunião você testemunha Cristo, e eu também testemunho Cristo. Todos nós ofereceremos Cristo a Deus, e nós desfrutaremos Cristo junto com os irmãos e irmãs depois que Deus estiver satisfeito. Esta é a reunião da igreja. Esta é a nossa adoração e o viver prático e testemunho da igreja.

Sinto verdadeiramente que isto que nós vimos anteriormente relacionado ao testemunho da igreja e a igreja sendo a expressão de Cristo, ainda há alguns elementos naturais; nós ainda não vimos estas questões de comer e crescer completamente. Vinte anos atrás, quando eu via irmãos que tinham um caráter bom e um comportamento adequado e que davam boa impressão onde quer que eles fossem, eu os apreciava grandemente. Porém, agora fazendo um retrospecto desses irmãos com um bom caráter e comportamento adequado, eles não produziram bons frutos. Pelo contrário, algumas pessoas negligentes e desmazeladas puderam levar pessoas a salvação. A vida da igreja, o testemunho da igreja, não é uma questão de se comportar bem ou não se comportar bem, nem é uma questão de estar ou não estar sobre repreensão. A vida da igreja, o testemunho da igreja, é uma questão de comer o Senhor como a semente e permitir que esta semente cresça. Como um fazendeiro, você remove as pedras, elimina as ervas daninhas, molha a terra, adiciona fertilizante, e aplica pesticidas de maneira que Cristo em você cresça gradualmente numa colheita. Esta não é uma questão de ser bem-educado ou não; é uma questão num reino totalmente diferente. Se comportar ou não se comportar faz parte do reino do bem e do mal. O que nós estamos falando é sobre o reino de Cristo. Se você está cheio de Cristo, você traz sua porção superior diante de Deus para desfrutar com os santos na reunião. Esta é nossa reunião adequada hoje. A ênfase na reunião não está em cantar, orar, louvar, falar em línguas, ou funcionar; a ênfase está em trazer a porção superior de Cristo que você produziu. Eu trago a minha porção, e você traz a sua. Aparte-se de qualquer fórmula, todos nós apresentemos nosso Cristo.

CONSIDERAR O LABOR

Sinto que a grande deficiência que nós temos hoje na questão de trazer Cristo às reuniões é que nossa colheita não é rica. Isto é por que às vezes quando você vem testemunhar, você tenta usar algumas fórmulas. Eu não estou dizendo que você deve se abster de todos os tipos de métodos, mas eu tenho medo de que o que você tem não tem conteúdo. As fórmulas são para a aparência; elas não são o conteúdo. Eu preferiria não ter qualquer fórmula ou métodos, mas ao contrário, ter mais conteúdo. Nós não podemos ganhar consistência em nossos testemunhos em apenas alguns dias; nós precisamos labutar durante um longo período de tempo.

Irmãos e irmãs, nós temos que voltar ao Senhor para termos uma colheita. Nós temos que trabalhar para que possamos cultivar algo. Às vezes o Senhor é como o grão semeado em nós; em outros tempos Ele é em nós como uma pequena árvore. Esta árvore pode ser uma oliveira, uma videira, uma figueira, ou uma romeira. Você precisa cultivá-la para que possa crescer e produzir fruto. Então quando você vier às reuniões, você terá as primícias para oferecer a Deus.

O problema hoje é que quando nós vamos às reuniões, nós sabemos apenas como liberar nosso espírito e invocar o nome do Senhor; nós não podemos apresentar nada com consistência para desfrutar com os outros. Isto pode ser comparado a vir ao banquete de mãos vazias ou somente com um pequeno pombo que é suficiente apenas para uma refeição. Considerando que muitos estão destituídos de coisas para apresentar, eles têm que recorrer a algumas coisas engraçadas para causar risos nas pessoas. Lamentavelmente, todos permanecem vazios interiormente.

Se nós temos uma colheita abundante e somos ricos em grãos, vinho novo, novilhos, ovelhas, e pombos, nós podemos trazer nossos produtos, cesta sobre cesta e pilha sobre pilha. Nós podemos apresentar nossos novilhos, ovelhas, pombos, e frutos. Isso será muito rico. Todos serão muito supridos e quererão voltar a próxima vez.

Espero que vocês não gastem suas energias em fórmulas; pelo contrário, usem seus esforços para produzir algum conteúdo. Vocês precisam semear o campo, cultivar as árvores frutíferas, cuidar do rebanho, e tomar conta dos pombos. Consequentemente, as colheitas no campo, as árvores nas montanhas, os novilhos, ovelhas e pombos, na fazenda todos crescerão. Você será rico porque tudo em você estará crescendo continuamente. Desta maneira, o semeador terá semente, aquele que come terá pão, e o ofertante terá algo que ofertar. Quando todos trouxerem suas riquezas às reuniões, as reuniões serão libertas de todas as velhas maneiras.

Tenho muito a dizer neste momento. Agora que todos nós aprendemos a comer. Nós aprendemos que há dois tipos de comer. Um é o comer ao semear, e o outro é o comer ao colher. O comer ao semear não pode constituir nossa adoração; nós precisamos do comer ao colher. Quando você trouxer o comer ao colher, isso se constituirá na verdadeira adoração e na vida da igreja genuína. A igreja precisa disto. Nós temos que olhar para o Senhor e nos abrir a Ele para que todos nós possamos aprender a nos exercitar na questão de comer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário