Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

COMENDO O SENHOR: IR AO BANQUETE








IR AO BANQUETE E CELEBRAR UMA FESTA


Leitura Bíblica: Mt. 22:2-4; 1 Cor. 10:17-21; 11:23; 5:7-8; Ap. 3:20-21; 19:7-9

RECEBER O EVANGELHO É VIR AO BANQUETE

No Novo Testamento nós vimos que em Sua salvação o Senhor presta atenção à questão de comer. Os versículos acima mostram para nós que o evangelho é um grande banquete. Ser convidado para um banquete é ser convidado para vir e desfrutar. Eu verdade-iramente desejo que vocês leiam e orem muitas vezes estes versículos acima; e então vocês verão que se esta questão de comer não fosse tão importante, não seria repetida inúmeras vezes no Novo Testamento. É mencionado em Mateus, em 1 Coríntios, e finalmente em Apocalipse. Na visão de Deus, o Seu evangelho não é focalizado em pedir para que as pessoas se arrependam ou creiam; nem mesmo é focalizado para que se unam a uma religião. Pelo contrário, ele é focalizado em convidar as pessoas para o banquete. Ir ao banquete significa ir e desfrutar o Senhor Jesus.

Entretanto, nossos conceitos naturais estão muito distantes deste fato. Se não fosse pelo fato de que este assunto está registrado na Bíblia, nós nunca teríamos este conceito em nosso pensamento natural. Nós pensaríamos que receber o evangelho é se arrepender, crer, e receber a verdade. De fato, estas coisas ainda não são o receber do evangelho. Receber o evangelho é receber o Senhor para dentro de nós para que possamos comê-Lo, bebê-Lo, e desfrutá-Lo.

A VIDA CRISTÃ

No Novo Testamento a palavra festa em 1 Coríntios 5 é superior a palavra festa no Velho Testamento: “Celebremos o banquete” (v. 8). Deus queria que Seu povo celebrasse os banquetes no tempo do Velho Testamento. Isso era apenas um tipo que é cumprido hoje no Novo Testamento. O cumprimento é que nós desfrutamos o Senhor Jesus. Toda nossa vida Cristã é uma vida de celebrar o banquete. Diariamente nós estamos celebrando um banquete. Sempre que nós nos encontramos, nós estamos celebrando um banquete. Toda vez que nos reunimos, cantamos, oramos-lemos, temos comunhão, exortamos uns aos outros, suprimos uns aos outros, falamos uns com os outros, ou ouvimos uns aos outros, o princípio básico é que nós estamos celebrando um banquete.

No Evangelho de Mateus o Senhor disse que o reino dos céus é comparado a um rei que preparou um banquete de casamento para o seu filho e que enviou seus servos para que pedissem aos convidados para virem ao banquete (22:2-4). Então no final de Apocalipse, diz, “As bodas do Cordeiro é chegada…. Bem-aventurados aqueles que são chamados as bodas do Cordeiro” (19:7, 9). Nós vimos que o Novo Testamento começa com um banquete, e também termina com um banquete. O que você está fazendo aqui hoje? Se você disser que veio participar da conferência, isto não é tão bom. Se você disser que veio assistir a um serviço de adoração, isto é ainda pior. O que você veio fazer aqui? Celebrar um banquete! De quem é o banquete? É o banquete das bodas do Cordeiro! Nós não apenas viemos a um banquete, mas para um banquete de casamento. Este banquete de grande alegria é o banquete das bodas de Cristo. Você sabe quando este banquete começou? Começou no dia de Pentecostes, pouco tempo depois que o Senhor Jesus ascendeu aos céus. Este banquete das bodas não dura somente duas horas ou dois dias. Começou com Pentecostes, e ainda continua até hoje.

As mensagens que nós anteriormente ouvimos quando estávamos no Cristianismo estava principalmente sob a influência de conceitos naturais. Considere qual foi a primeira coisa que veio à sua mente depois que você foi salvo. Imediatamente depois que nós fomos salvos, alguns de nós tivemos o conceito de que de agora em diante nós teríamos que ir mais para as reuniões, tínhamos que aprender e tínhamos que entender mais as verdades, prestar mais atenção à Bíblia, e outras coisas desta natureza. Há alguém que, após ser salvo, disse alegremente que foi convidado para um banquete e que ele estava frequen-tando o banquete de casamento do Cordeiro? Eu não acredito que podemos achar tal Cristão. Porém, a palavra do Senhor nos fala claramente que ser salvo é ser convidado para um banquete. No universo Deus preparou um grande banquete de casamento para o Seu Filho. Deus disse, “Venham! Todas as coisas estão prontas”.

Nós temos que perceber que os céus e a terra é uma grande sala de casamento. Todo o universo é a história de um banquete de casamento. Não importa quantos problemas o diabo esteja causando, quantos pecados vis estejam sobre a terra, quão corrupta a raça humana seja, e quão mal seja o coração humano, estes são apenas o lado escuro. Todo objeto tem dois lados — um lado branco e um lado negro, um lado agradável e um lado desagradável, um lado feliz e um lado triste. As pessoas na terra vêem o lado escuro e o lado triste das coisas, mas Deus nos céus vê o lado agradável e o lado feliz. Quanto mais nós olharmos para a situação na terra, mais triste nos sentiremos porque o mundo está se tornando cada vez pior. Entretanto, Deus está contente, pois Ele assiste do céu. Deus diz, “Meu Filho tem uma sala de casamento, e eu estou preparando um banquete de casamento para o Meu Filho. Eu não Me preocupo que as pessoas na terra estejam causando problemas. Eu quero convidá-las para o banquete. Venham! Todas as coisas estão prontas”!

Nós somos libertos do mundo não por ranger os dentes nem por ouvir sermões nem por ser exortados nem por ser regulados; nós somos libertos do mundo por nos alimentarmos de Cristo. Quando nós provarmos Cristo e O comermos plenamente, nós já não desejaremos o mundo até mesmo se os outros o oferecerem a nós. Deixe os outros ficarem ocupados com o mundo; isso não é assunto nosso. Nosso negócio é celebrar um banquete diariamente, comer Cristo e desfrutar Cristo dia a dia. Por isso, Paulo disse que nós estamos celebrando um banquete.

Como nós celebramos um banquete? Nós celebramos um banquete comendo o pão sem fermento da sinceridade e da verdade. Neste pão sem fermento há todos os tipos de elementos, como amor, verdade, luz, santidade, poder, e paciência. Este pão sem fermento da sinceridade e verdade é Cristo. Nós não celebramos o banquete aprendendo as verdades e ouvindo mensagens, mas comendo Cristo plenamente. Quanto mais comermos Cristo, mais teremos os elementos Dele.

Deus não tem intenção nenhuma de que nós trabalhemos, lutemos ou nos esforcemos. É verdade que a Bíblia diz, “O reino dos céus é tomado através de violência” (Mt. 11:12), mas esta palavra implica que nós precisamos desfrutar Cristo em nosso espírito. Todo o período do Novo Testamento não é um período de trabalho, mas de um grande banquete. Lembra-se desse tipo no Velho Testamento que não era permitido as pessoas trabalharem durante os banquetes. Nos dias normais todo mundo tinha que trabalhar. Porém, durante os banquetes, a ninguém era permitido trabalhar; pelo contrário, todo mundo simplesmente comia, bebia, e desfrutava. Além disso, durante os banquetes, eles não comiam de uma maneira pobre; pelo contrário, eles comiam coisas boas, e festejavam.

A REUNIÃO DO PARTIR DO PÃO É O BANQUETE DO SENHOR

Por que nós temos o partir do pão frequentemente quando nos reunimos? O que significa partir o pão? Note a frase em 1 Coríntios 10:21, a mesa do Senhor. A reunião do partir do pão é nossa vinda à mesa do Senhor, o banquete do Senhor. Nesta mesa, neste banquete, nós comemos o corpo do Senhor e bebemos o sangue do Senhor. Em outras palavras, nós comemos e bebemos o Senhor. Ao mesmo tempo, quando nós partirmos o pão, nós também declaramos e testemunhamos para todo o universo que nós somos um grupo de cristãos que vivem uma vida de diariamente festejar com Cristo, comendo Cristo diariamente, e desfrutando Cristo diariamente. Sempre que nós partimos o pão, é uma exibição da nossa vida diária. Em nosso viver normal nós comemos o Senhor, bebemos o Senhor, e desfrutamos o Senhor. Então no Dia do Senhor nós nos reunimos para exibir para todo o mundo, para toda a criação ver, declarando a eles que nossa vida é uma vida de desfrutar o Senhor.

Irmãos, em nossas reuniões da mesa do nosso Senhor no passado, nós ainda celebrávamos alguns conceitos tradicionais prestando atenção em como louvar o Senhor e como adorar o Pai. Nós aprendemos estas coisas dos Irmãos. Embora estas coisas não estejam erradas, elas são meramente tradicionais. De fato, o mais importante na mesa do Senhor não é louvar ou não louvar. Pelo contrário, é abrir nosso espírito e exibir uma vez mais para os anjos e Satanás verem como nós recebemos Cristo para dentro de nós. Naquele momento podemos louvar ou não.

Eu acredito que os Irmãos viram a luz verdadeiramente, contudo a luz que eles viram ainda estava limitada por conceitos humanos naturais. Portanto, nós não podemos mais tomar aquele caminho. Se nós continuarmos seguindo a velha maneira dos Irmãos, nosso espírito ficará deficiente. Portanto, a ênfase da mesa do Senhor está uma vez mais em se abrir para receber e desfrutar o Senhor!

Por exemplo, dois irmãos podem vir à mesa do Senhor. Um deles é um bom irmão, bem-educado. Antes de vir à reunião, ele se examina e vê se ofendeu alguém ou se cometeu qualquer pecado. Depois que ele senta no local de reunião, ele se comporta rigorosamente correto. Quando os outros cantam, ele canta junto; quando os outros oram, ele diz amém; quando o pão é passado a ele, ele toma um pedaço; quando cálice é passado a ele, ele bebe um pouquinho. Ele também louva o Senhor e adora o Pai. Porém, não há nenhuma mudança nele. Quando ele vai embora, ele sai do mesmo jeito quando entrou. Porém, pode não ser assim com o outro irmão. Este segundo irmão pode ser alguém que normalmente é bastante mal-educado e grosso, e ele pode ter tido uma grande discussão com alguém no dia anterior. Porém, quando ele vem ao partir do pão, ele toca o Espírito, e se abre completamente. Ele não se importa em louvar e não louva, mas ele recebe o Senhor novamente na mesa do Senhor. Quando ele recebe o Senhor, todo o seu ser muda, e ele grita, “Aleluia!” Naquele momento ele está voando nas nuvens. Não há nenhuma necessidade de você falar com ele sobre pecados ou sobre as coisas na terra. Não há nenhuma sujeira nas nuvens. Se você lhe disser para não perder a paciência com os outros, você o derruba das nuvens. Na hora que ele se abre e recebe o Senhor, ele voa para os céus. Por outro lado, o irmão bem-educado é como um inseto rastejando na terra; ele ainda está escalando a montanha. Esta é a diferença entre aquele que desfruta Cristo e aquele que não desfruta.

Perdoe-me por dizer isto. Alguns entre vocês podem estar vindo à reunião da mesa do Senhor há uns dezoito anos, e vocês ainda são como um “inseto rastejante” bem-educado. Você é um Cristão que durante dezoito anos sempre se comportou corretamente. Sua esposa diz que você é muito bom, e seus amigos dizem que você é agradável. Ninguém o critica, contudo você permanece um inseto rastejando sobre a terra. Todo o mundo cai, mas você nunca cai. Você apenas continua rastejando, lenta e continuamente.

Alguém pode ter sido mal-educado antes, contudo em uma das reuniões ele toca o Senhor. Depois que ele tocou o Senhor, ele vem no próximo Dia do Senhor novamente para tocar o Senhor. Ele não vem receber a denominada Sagrada comunhão ou se comportar ou adorar o Pai. Ele vem simplesmente tocar o Senhor. Ele é como um gigantesco jato 747 que pára para reabastecer quando o combustível está baixo. A mesa do Senhor é a estação de reabastecimento dele. Após ser abastecido, este irmão pode correr durante a outra semana, e então ele volta na próxima semana para reabastecer.

Portanto, vir à mesa do Senhor é vir a um banquete, é também vir reabastecer. Não é uma questão de receber ensinamentos externos, correções externas, ou exortações externas; pelo contrário, é uma questão de conhecer o Senhor intimamente. Assim, nossa reunião não precisa de qualquer regulamento. Qual é a finalidade dos regulamentos? Qual é o valor deles? É bem melhor tocar o Senhor intimamente. Contanto que nós sejamos abastecidos, não é uma questão de se nós nos comportamos ou nós não nos comportamos, se nós gritamos, rolamos no chão, ou pulamos; tudo está correto.

Porém, eu não encorajo você a inverter algumas regras; isso não teria sentido. Ser inteligente é uma coisa, mas tocar o Senhor é outro. Nós não queremos regulamentos porque não queremos que eles limitem as pessoas de tocar o Senhor. Porém, se nós deixarmos esta liberdade e nos ocupar com as regras, perderemos o sentido. A coisa mais importante é que você não está cercado, pelo contrario, todo seu ser está solto, livre, e liberto de tal forma para que você tenha acesso fácil ao Senhor.

Considerando que a mesa do Senhor é uma declaração, esta declaração tem que ter a vida como sua base. Se sua vida particular não estiver de acordo com o que você declara, então o que você faz na reunião não é uma declaração, mas uma atuação, um espetáculo. Se a sua vida particular não é uma vida de desfrutar Cristo e você só vem à reunião para atuar, ela é falsa. A mesa do nosso Senhor não é uma atuação ou um espetáculo; é um teste-munho, uma declaração, contando a todo o universo que esta é a maneira que nós vivemos. Nós comemos o Senhor diariamente, bebemos o Senhor, e desfrutamos o Senhor; então, nós vamos agora juntos testemunhar para todo o universo que nós somos um grupo de pessoas que come, bebe, e desfruta o Senhor.

Agora eu acredito que quando você vier novamente à mesa do Senhor, seu conceito será mudado. Você não virá para observar qualquer regulamento. Na realidade, não há nenhuma necessidade de observar qualquer regulamento. Seu espírito está aberto, e você contata o Senhor e toca o Senhor em seu espírito. Não há nenhuma regra ou restrição em você. Esta é a maneira de você viver todos os dias — sem rituais ou regulamentos, mas abrindo seu espírito ao Senhor para comê-Lo e bebê-Lo continuamente. Então, quando o Dia do Senhor chegar, todos nós viremos juntos declarar mais uma vez que esta é a maneira que nós passamos nossos dias. Nós celebramos o banquete diariamente. Quanto tempo nós deveríamos celebrar o banquete? O Senhor Jesus nos disse que deveríamos fazer isto “até aquele dia em que Ele beberia, novo convosco” (Mt 26:29). Um dia nós festejaremos com Ele face a face. Hoje nós começamos festejando até o dia quando nós cearemos no novo banquete.

A IGREJA DEGRADOU-SE POR NÃO DESFRUTAR O SENHOR

Olhe para a degradação das igrejas em Éfeso e em Laodicéia. Elas tornaram-se degradadas dentro daquilo em que elas caíram, se afastaram do desfrute do Senhor. Elas meramente trabalhavam e labutavam e prestavam atenção às doutrinas e ensinamentos. Elas degradaram a tal ponto que embora elas conhecessem e entendessem todas as doutrinas, o Senhor parecia dizer, “Desde que vocês não são nem quente nem frio, vocês foram afastadas do Meu banquete. Eu estou do lado de fora da sua porta batendo. Vocês precisam se abrir a Mim para que eu possa entrar e cear com vocês e vocês Comigo. Vocês estavam no banquete quando foram salvos primeiramente, mas vocês abandonaram o banquete e entraram no Cristianismo degradado. Eu os estou chamando para ser um vencedor e ser libertos da condição de não festejar. Abram-se e deixe-Me entrar em vocês de maneira que vocês e Eu possamos festejar juntos”. Este banquete continuará até o banquete das bodas do Cordeiro em Apocalipse 19. Naquele tempo serão abençoados todos aqueles que foram convidados ao banquete. Aleluia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário