Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

COMENDO O SENHOR: O SENHOR É PARA O HOMEM COMER










O SENHOR É PARA O HOMEM COMER

Leitura Bíblica: Mt 15:21-28; Lc 14:15-16; 15:22-24; 1Co 3:2; 1Pe 2:2

LER A BÍBLIA PARA TOCAR A VIDA NELA

A Bíblia é um livro extraordinário. Os conceitos e pontos de vista na Bíblia são frequente-mente além do que nós podemos imaginar e podem até mesmo ser contrários aos nossos conceitos naturais. Portanto, sempre que nós formos à Bíblia, nós temos que aprender a derrubar completamente nossos próprios conceitos. Quando nós lemos a Bíblia, nós precisamos dizer ao Senhor do íntimo do nosso ser, “Senhor, liberte-me dos meus conceitos; remove meus véus para que eu possa ver a pura luz em Tua Palavra e possa Te tocar com sentimentos puros”.


Muitos de nós lemos o Novo Testamento varias vezes. Eu acredito que em sua leitura você tirou muitos ensinamentos da Bíblia. Porém, se você os examinar de perto, você descobrirá que a maioria deles são conceitos que já existiam em sua mente. Nós quase podemos dizer que você não pode obter nenhum conceito de sua leitura da Bíblia a menos que este conceito já esteja lá em sua mente.

Por que é que nós lemos frequentemente a Bíblia como se ela fosse um livro sobre ética e moralidade? Isto é porque ética e moralidade estão em nossos conceitos. Por que é que quando nós lemos a Bíblia, tudo o que nós podemos ver é que precisamos servir ao Senhor, trabalhar para o Senhor, ser zelosos pelo Senhor, e fazer isto ou aquilo para o Senhor? Isto também é porque estes conceitos já existem em nós. Portanto, é fácil ver estes itens quando nós lemos a Bíblia.

Eu gostaria de dizer, sim, que todos estes conceitos éticos, conceitos morais, e conceitos de como servir ao Senhor e trabalhar para o Senhor existem na Bíblia. Estes itens são encontrados na Bíblia, mas eles são o resultado da vida que está na Bíblia. Isto pode ser comparado a um vaso de flores. Eles têm sua aparência exterior, forma, e cor. Porém, a forma e a cor externa deles não são somente algo externo; eles são a extensão e a expressão da vida dentro das flores. Todo tipo de vida tem a essência, o poder, e a forma daquela vida. Se você permitir que esta vida se desenvolva, a sua forma e aparência externa serão manifestadas. Então, a aparência externa será a expressão da vida interior.

Hoje quando nós lemos a Bíblia, é muito fácil nós vermos a aparência externa e a forma, mas não é fácil nós tocarmos a vida interior. Esta é a dificuldade fundamental em nossa leitura da Bíblia. Agora, como nós poderemos ver a vida dentro da Bíblia? Simplesmente expresse-a, ela é uma questão de comer.


O SENHOR É O PÃO DOS FILHOS PARA O HOMEM COMER

Vamos usar uma ilustração. Mateus 15 fala sobre o Senhor deixando a terra da Judéia e retirando-se para a região Pagã de Tiro e Sidom. Uma mulher Cananéia clamava e chorava, “Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada” (v. 22). Embora ela fosse uma mulher Pagã, ela se dirigiu ao Senhor Jesus como o Filho de Davi de acordo com o conceito tradicional do Judaísmo. Porém, o Senhor respondeu, “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos” (v. 26). A mulher usou o título religioso “Filho de Davi”; a resposta de Jesus foi com respeito a um pedaço de pão. Que vasta diferença entre as palavras que eles disseram a um ao outro!

O Filho de Davi como descendente real e Herdeiro ao trono era um grande homem. No conceito religioso do homem, Cristo era considerado inacreditavelmente um grande homem e o Herdeiro da família real. Porém, Jesus respondeu que Ele era o pão dos filhos. Agora deixe-me perguntar a você, “Quem é maior, o Filho de Davi ou os filhos?” Todos concordarão que o Filho de Davi é maior. Agora deixe-me lhe fazer outra pergunta, “Qual é maior, os filhos ou o pão dos filhos?” É desnecessário dizer, os filhos são maiores do que o pão dos filhos. Então, considere isto: Quem é maior, você ou o Senhor Jesus? Você tem que dizer corajosamente, “eu sou maior porque eu sou um filho, e Ele é o pão”. Porém, você não ousa declarar que você é maior por causa da influência dos conceitos tradicionais da religião. Dizer que nós somos maiores que o Senhor não é uma blasfêmia ao Senhor, mas um genuíno conhecimento do Senhor. Com toda a sinceridade de coração, você pode dizer, “Senhor, eu Te agradeço e Te louvo! Hoje Você se tornou meu alimento. Aquele que come sempre será maior do que a comida. Senhor, Tu te tornaste um pedaço de pão para eu comer”!

Quando o Senhor Jesus se retirou para Tiro e Sidom, lá apareceu uma mulher Cananéia que estava num estado lamentável, e humildemente simples. Ela considerou o Senhor Jesus como o Filho de Davi, um descendente da casa real. Porém, o Senhor foi sábio, e a resposta Dele foi maravilhosa — simples, mas profunda. Ele disse, “não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-los aos cachorrinhos”. Ele queria que a mulher Cananéia soubesse disto: “Se eu fosse o Filho de Davi, eu não teria vindo a você. O Filho de Davi deveria estar no trono, não em Tiro e Sidom. Você tem que saber que eu sou o pão dos filhos. Você tem que também saber sua posição. Se eu fosse o Filho de Davi, você não estaria qualificada para clamar a Mim. Se Eu sou o pão dos filhos, você não está qualificada para Me comer. Você é um cachorro gentio. Você não Me conhece o suficiente, nem se conhece adequa-damente”.

O Senhor foi verdadeiramente sábio, e o significado da Sua resposta foi verdadeiramente profundo. Não obstante, naquele dia o Espírito Santo trabalhou na mulher Cananéia de forma que a sua compreensão foi aberta imediatamente após ouvir a palavra do Senhor. Ela não discutiu nem ficou zangada. É como se ela dissesse, “Senhor, Você tem razão. Você é o pão dos filhos, e eu sou um cachorro gentio. Entretanto, Você tem que saber que até mesmo os cachorros têm a sua porção. A porção dos cachorros não está sobre a mesa, mas debaixo da mesa. Os cachorros não podem comer o pão sobre a mesa, mas as migalhas debaixo da mesa não poderia ser a porção deles?” A resposta desta mulher Cananéia também foi muito significante. É o mesmo que dizer, “Senhor, Você tem que saber que embora Você seja o pão dos filhos, o pão não está mais sobre a mesa porque Seus filhos são mal-educados e O derrubaram da mesa. Como um cachorro gentio, eu estou debaixo da mesa, mas Você também está debaixo da mesa. Eu estou em Tiro e Sidom, mas Você também não está em Jerusalém. Consequentemente, Você é agora a minha porção”.

O SENHOR TORNOU-SE PEQUENO O SUFICIENTE PARA ENTRAR EM NÓS
Irmãos e irmãs, vocês precisam ver o significado deste caso. As pessoas invariavelmente se dirigem ao Senhor Jesus de acordo com os seus conceitos religiosos, considerando-O como um grande homem. Porém, o Senhor revela claramente a nós que Ele não é assim. Nós temos que conhecer o Senhor não de acordo com o conceito religioso, mas de acordo com a revelação da Sua Palavra. Hoje, o mundo inteiro vê Cristo da mesma maneira como a mulher Cananéia via. Então, alguns dizem que Cristo foi um mestre religioso, outros dizem que Cristo foi o fundador de uma religião, e ainda outros dizem que Cristo foi um grande homem. Isto é o que os incrédulos Gentios dizem. Então aos olhos dos Cristãos, Cristo é maior e muito superior. Eu não estou dizendo que o Senhor Jesus não é grande nem superior. Entretanto, você tem que perceber que estas opiniões são de acordo com o conceito religioso do homem. Desde a criação do homem, Deus sempre Se revelou ao homem e Se colocou diante do homem como a árvore da vida. Todos nós sabemos que as árvores frutíferas não são árvores gigantescas. Por exemplo, nem macieiras nem videiras são altas. Porém, árvores como “abeto” (São árvores coníferas da família Pinácea, nativas de florestas temperadas da Europa, Ásia e América do Norte. Os abetos de maneira geral possuem folhas pequenas e aromáticas, e produzem pólen abundante durante o período de reprodução, o que pode causar alergia respiratória em indivíduos mais sensíveis. São usados como fonte de madeira, e das suas folhas extraem-se óleos essenciais para aromaterapia e farmacologia. São igualmente bastante apreciados pelo seu efeito decorativo e usados como protecção contra o vento. Todos os anos, milhões de abetos são vendidos como árvores de Natal), e cipreste que são usados como colunas  pois são muito altas. Se as árvores fruteiras tivessem vários metros de altura com seus frutos pendurados nelas, a tal altura, como nós poderíamos conseguir seu fruto para comer? Portanto, eu acredito firmemente que a árvore da vida apresentada na Bíblia deveria ser uma árvore pequena e curta. Alguns estudiosos da Bíblia sugerem que a árvore da vida era uma videira porque o Senhor Jesus declarou uma vez, “eu sou a videira verdadeira”. Considerando isto, a árvore da vida não poderia ser muito alta.
Aleluia, quando Deus apareceu diante do homem a primeira vez, Ele não apareceu como Alguém grande, mas pelo contrario, como uma árvore colocada diante do homem! Portanto, quando Jesus veio, os homens O consideraram como uma pessoa tremendamente grande e religiosa. Porém, Ele disse, “eu sou o pão da vida”. Pão é até menor que uma árvore. Deus sempre Se colocou diante dos homens como alguém pequeno; Ele nunca Se manifestou como uma grande pessoa. Por quê? É porque somente sendo pequeno que Ele pôde entrar no homem. Quando nós O tomamos para dentro de nós, Ele fica satisfeito.

Muitos de vocês estão muito familiarizados com as Epístolas de Paulo. Deixe-me perguntar a vocês, “Nas quatorze Epístolas de Paulo, quantas vezes ele escreveu que curvou sua cabeça e se prostrou diante de Deus?” Há apenas alguns exemplos. Porém, ele disse repetidamente, “Cristo em mim” e “Cristo em vós”. Por exemplo, ele disse, “há muito tempo que não sou eu quem vive, mas é Cristo quem vive em mim”; “aprouve a Deus revelar Seu Filho em mim”; “Meus filhos, com quem eu novamente sofro dores de parto até que Cristo seja formado em vocês”; “Cristo em vós, a esperança da glória”; “Para que Cristo faça sua morada em vossos corações” (Gl. 2:20; 1:15-16; 4:19; Cl. 1:27; Ef. 3:17). Quando algo entra em você, quem é maior, você ou esta coisa? Aleluia, você é maior! Quando você louvar o Senhor, você deve dizer a Ele verdadeiramente, “Senhor, eu Te louvo, eu sou maior que Você! Ó Senhor, Você é menor do que eu!” Se você não ousa louvar o Senhor desta maneira, prova que você ainda está sendo influenciado por seus conceitos religiosos. De manhã tente dizer corajosamente ao Senhor, “Aleluia! Eu sou grande, e Você é pequeno”. Se você fizer isto, eu posso garantir que seu espírito saltará de alegria. O Senhor dirá então, “Aqui está um homem que me conhece completamente”.

Não me entendam mal. Eu não estou dizendo que o Senhor Jesus na pessoa Dele é menor que você. Em Si mesmo Ele é muitas vezes maior e superior a você. Porém, Ele se tornou um Jesus realmente pequeno para que você O pudesse comer e desfrutar. Além disso, quando Ele deixou Jerusalém e Se retirou para Tiro e Sidom, Ele se tornou até mesmo as migalhas que caíram debaixo da mesa. O pão sobre a mesa é comparativamente grande; as migalhas debaixo da mesa são verdadeiramente pequenas. Ó Jesus, eu Te louvo como as “migalhas”. Hoje Tu não és um Jesus inteiro; Tu és o Jesus como as “migalhas”!

Aproximadamente quinze anos atrás em um treinamento de tempo integral aqui, eu procurei na Bíblia e tentei de tudo para achar todos os títulos do Senhor. Ele é Cristo, Jesus, Emmanuel, Filho de Deus, e assim por diante. Nós achamos aproximadamente duzentos e setenta títulos. Porém, eu não incluí “as migalhas” como título. Esta manhã eu quero somar um outro título: O Senhor Jesus também é chamado de “as migalhas”. O Senhor Jesus não somente é o pão da vida, mas também “as migalhas”.

Eu repito, Jesus em Si mesmo é grande, mas para que nós pudéssemos comê-Lo e desfrutá-Lo, Ele a Si mesmo se humilhou tomando a forma de um servo. O homem, no seu conceito natural, chama-O de “Filho de Davi” que era um tratamento tradicional. Porém, o Senhor Jesus disse, “eu sou o pão dos filhos, e até mesmo as migalhas. Eu não sou as migalhas sobre mesa, pelo contrário, Sou as migalhas debaixo da mesa”. Oh, o Senhor Jesus está no lugar onde você está — numa condição caída, em Tiro e Sidom. Tiro e Sidom não eram lugares respeitáveis, contudo o Senhor Se retirou para esses lugares. Embora Ele seja santo, Ele se humilhou e condescendeu para estar conosco, achegando-Se aos pecadores injustos. Como o grande Deus, Ele Se achegou aos homens humildes.

NÃO PEDIR MERAMENTE PARA O SENHOR FAZER                                                         COISAS PARA NÓS, MAS COMER O SENHOR.

A mulher Cananéia veio pedir ao Senhor que fizesse algo por ela. Ela implorou para que o Senhor curasse a sua filha doente. Porém, a resposta do Senhor não deu qualquer sugestão de que Ele iria fazer algo. Ele disse que Ele era o pão para alimentá-la. Por isto nós entendemos que não precisamos que o Senhor Jesus faça qualquer coisa por nós; ao invés disso, nós precisamos comer o Senhor Jesus. Irmãs, seu marido está doente? Não peça ao Senhor que primeiro cure a sua doença. A razão de seu marido estar doente é para que você possa comer o Senhor Jesus. Tome o Senhor Jesus para dentro de você, e então a doença do seu marido será curada. Você está aborrecido por causa da desobediência de seus filhos? Você ora frequentemente para que o Senhor faça um milagre para tornar seus filhos obedientes. Porém, quanto mais você pede, menos efetivas suas orações serão; quanto mais você pede, mais desobedientes seus filhos serão. Agora você tem que aprender este segredo: Você tem que comer mais o Senhor. Coma bem o Senhor, e seu filho será curado.

Sempre que você tiver uma necessidade, é uma prova de que você precisa comer o Senhor Jesus. Você perdeu seu emprego? Não ore ao Senhor por um bom emprego. Tudo que você precisa fazer é comer o Senhor Jesus, e o emprego aparecerá. Quando os incrédulos ouvirem estas palavras, eles pensarão que eu estou falando tolices, mas os experientes sabem que o emprego sai do nosso comer o Senhor. Não peça para o Senhor Jesus que faça algo fora de você. Pelo contrário, coma o Senhor Jesus e Tome-O para dentro de seu ser.

Irmãos e irmãs, todos nós temos visto que o Senhor Jesus veio verdadeiramente para ser nosso alimento. Nós precisamos mudar nosso conceito. Os presbíteros em todas as localidades estão fielmente administrando as igrejas, carregando as igrejas em seus corações, e esperando seriamente que as igrejas funcionem. Ficar ansioso por causa da igreja é bom, mas não é eficaz. Não peçam ao Senhor que lhes ajudem a cuidar bem das igrejas; vocês têm que se voltar e dar algumas mordidas no Senhor Jesus. Quando vocês comerem mais do Senhor Jesus, as igrejas serão estimuladas.

Este é o ponto de vista central do Novo Testamento. O Senhor não veio trabalhar para nós, mas nos alimentar. Está errado pedir para o Senhor cultivar o solo para você como um boi; também está errado tosquiar a lã do Senhor por causa da sua beleza. Quando a mulher Cananéia em Mateus 15 pediu para o Senhor Jesus que curasse a sua filha doente, o Senhor respondeu, “não Me peça para que seja um boi para cultivar a terra para você; eu sou as migalhas para você comer! Não importa se sua filha esteja doente ou não, apenas se alimente de mim! Me coma, e sua filha será curada!”

Irmãos e irmãs, sua vida familiar tem problemas porque vocês não comem Jesus. Quando as esposas comerem Jesus, os maridos mudarão para melhor; quando os maridos comerem Jesus, as esposas mudarão para melhor. Quando os filhos comerem Jesus, os pais já não serão um problema. Quando os pais comerem o Senhor Jesus, os filhos terão uma mudança. Você precisa tomar o Senhor Jesus para dentro de você e deixá-Lo se tornar sua vida, sua comida, e seu tudo; então suas circunstâncias mudarão. De fato, nós não nos preocupamos se nossas circunstâncias são boas ou ruins; nós somente nos preocupamos em comer e desfrutar o Senhor. O Senhor é para você comer! Você come primeiro debaixo da mesa, e então depois de um tempo você come o que está sobre mesa. Quando os cachorros gentios comerem Cristo, eles se tornarão os filhos de Deus. Depois que os filhos comerem mais de Cristo, eles se tornarão as pedras preciosas. Em Apocalipse 2, o Senhor disse ao mensageiro da igreja em Pérgamo, “Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, e darei a ele uma pedra branca” (v. 17). A pedra branca é para aqueles que vencem. Aquele que come o maná escondido eventualmente se tornará uma pedra branca para o edifício de Deus.

COMER É A IDÉIA CENTRAL DA BÍBLIA

Quando o filho pródigo voltou para casa, exteriormente ele foi vestido com a melhor roupa preparada pelo seu pai, mas interiormente ele ainda tinha fome. Então, o pai disse, “Traga o novilho cevado; mate-o, e vamos comer e nos alegrar” (Lc 15:23). Esta é a idéia no Novo Testamento como também em toda a Bíblia.

O Senhor Jesus também disse que a pregação do evangelho é comparada a um homem que prepara um grande banquete. Quando nós pregamos o evangelho, nós dizemos frequentemente para as pessoas se arrependerem e falamos sobre o homem ser pecaminoso. Porém, nesta parábola o Senhor Jesus disse, “Ide e avisai os convidados! O banquete está pronto. Venham, pois todas as coisas já estão prontas!” Venham fazer o que? Venham comer! Não se preocupem se os incrédulos não confessarem e se arrependerem dos seus pecados. Quando eles comerem o Senhor, eles se alegrarão. Depois quando eles perceberem que são pecadores, eles lamentarão. Tal lamentar e confessar de pecados serão melhores do que o que eles fariam após ouvir a sua persuasão. Portanto, quando nós pregarmos o evangelho a outros, nós temos que sugerir a eles que comam. O homem precisa comer o Senhor, tomar o Senhor interiormente.

Paulo disse em suas Epístolas que ele alimentou os crentes com leite. Pedro também disse que como crianças recém-nascidas nós deveríamos almejar o leite sem dolo, espiritual. O leite não é somente para beber, mas também para comer. O leite é comida nutritiva. Portanto, a idéia da Bíblia é comer! A Bíblia é um livro sobre comer! Coma! Coma! Nós precisamos comer o Senhor Jesus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário