Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

COMENDO O SENHOR: A BÍBLIA É UM LIVRO SOBRE COMER





A BÍBLIA É UM LIVRO SOBRE COMER


Leitura Bíblica: Gn. 2:8-9, 16; Êx. 12:6-8; Dt. 12:6-7; 15:19-20; 16:10-11, 15;                                                                   Jo. 6:35, 57, 63; Apocalipse. 22:2, 14

A BÍBLIA — UM LIVRO SOBRE COMER

A Bíblia é um livro maravilhoso. Sobre o que a Bíblia fala? É correto dizermos que a Bíblia fala sobre Cristo, vida, e salvação. Além disso, não é errado dizer que a Bíblia fala sobre esposas que se submetem aos seus maridos, maridos que amam as suas esposas, filhos que honram os seus pais, e pais que cuidam dos seus filhos. Nem é errado dizer que a Bíblia fala sobre humildade, paciência, paz, e bondade. Também não está errado dizer que ela fala sobre o amor de Deus, a luz de Deus, e a santidade de Deus. Além disso, não está errado dizer que a Bíblia nos ensina a adorar a Deus, amar a Deus, e servir a Deus. Nós podemos listar centenas e até mesmo milhares de tópicos sobre o que a Bíblia fala. Porém, a coisa mais estranha é que nós nunca ouvimos uma mensagem no Cristianismo dizendo-nos que a Bíblia fala sobre comer.

É verdade que a Bíblia é um livro de vida, um livro de salvação, um livro de amor, e um livro de ensinamentos. Porém, depois de ler os versículos acima da Bíblia, você tem que admitir que a Bíblia é um livro sobre comer.

Depois que Deus criou o homem, Deus não disse que o homem precisava de vida ou salvação. Ele nem disse que o homem precisava amar e obedecer a Deus. Nem Ele disse que o homem precisava ser humilde ou ser pacífico. Depois que Deus criou o homem, Ele pôs o homem em um jardim, e Ele colocou-o diante da árvore da vida, dizendo, “Coma! Coma! Coma!” Sobre o que a Bíblia fala? Fala sobre comer. Que tipo de livro é a Bíblia? É um livro sobre comer.

A Bíblia é um livro profundo e misterioso. Não fica enfadonho nem sequer depois de repetidas leituras, e não pode ser esgotado nem sequer depois de você ler cem vezes, mil vezes, ou dez mil vezes. Independente de quantas vezes você tenha lido a Bíblia, ainda há coisas novas. Trinta anos atrás eu já tinha gasto três ou quatro Bíblias ao ler repetidamente, e eu pensei que entendia a Bíblia quase toda. Porém, eu vim a perceber gradualmente que ainda há muitas verdades na Bíblia que eu não via. Neste momento se você fosse me perguntar, “Irmão Lee, o que você descobriu agora da Bíblia?” Eu diria, “Agora eu descobri a palavra — comer”.




LER A BÍBLIA REQUER QUE ABANDONEMOS NOSSOS VELHOS CONCEITOS

Irmãos e irmãs, esta palavra está claramente na Bíblia, contudo nós não a vemos mesmo após ler a Bíblia muitas vezes. Por quê? É porque todo velho conceito que nós temos é um véu. É mais que evidente que a palavra comer está na Bíblia, contudo nós não pudemos vê-la. Isto é devido ao fato de que nós temos nossas velhas idéias pré-concebidas, nossos velhos conceitos.

Os versículos na leitura Bíblica do livro de Deuteronômio contêm uma declaração que é repetida muitas vezes: “Vocês devem comer,…vocês e suas casas” (12:7). Ainda nós podemos não ver isto mesmo depois de vários momentos de leitura. Porém, quando nós lemos Josué 24, nós claramente vemos uma sentença tal como, “Eu e minha casa, serviremos ao Senhor” (v. 15). Esta sentença só é falada uma vez nos sessenta e seis livros da Bíblia, mas todos os Cristãos a conhece. Por quê? Isto é porque nosso conceito natural é servir a Deus; nós não temos o conceito de simplesmente comer o Senhor. Portanto, mesmo depois de ter lido os versículos deste assunto mais de mil vezes, nós podemos não ver ainda a palavra comer. Comer está na Bíblia, mas não está no seu conceito. Ao invés disto, a palavra servir está em seu conceito. Falando honestamente, até mesmo sem Josué 24, de acordo com sua mentalidade você ainda diria, “eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Isto só acontece porque na Bíblia tem tal versículo que corresponde com seu conceito. Portanto, a idéia é impressa em sua mente imediatamente após você ler o versículo. Ele não é lido da Bíblia para sua mente; pelo contrário, é lido da sua mente para a Bíblia. Este é nosso problema com respeito a ler a Bíblia.

Deus disse que seus pensamentos não são os nossos pensamentos, contudo nós não estamos dispostos a abandonar os nossos pensamentos. Toda vez que você vai ler a Bíblia, você não está lendo a Bíblia de fato; você está lendo os seus conceitos. Por exemplo, dia após dia você tem o conceito de que as esposas devem submeter-se aos seus maridos e que os maridos devem amar as suas esposas. Entretanto, um dia quando você vai a Efésios 5 relacionado às esposas que se submetem aos seus maridos e maridos que amam as suas esposas, você é rápido para ver isto. Entretanto, você pode não ver as muitas palavras mais importantes na Bíblia, embora você as leia vez após vez.

GÊNESIS — O DESEJO DE DEUS ERA QUE O HOMEM                                                              COMESSE DA ÁRVORE DA VIDA

Sobre o que a Bíblia fala desde o princípio até o fim? Todos aqueles que conhecem a Bíblia reconhecem que há um princípio na Bíblia: A maneira que determinado assunto é falado pela primeira vez na Bíblia torna-se imutável o significado daquele assunto em seu desenvolvimento posteriormente. Portanto, se nós quisermos conhecer o relacionamento adequado entre Deus e o homem, nós temos que ver o que Deus queria que o homem fizesse depois que Ele o criou. Depois que Deus criou Adão, Ele não disse, “Adão, Eu o criei. Eu sou seu Senhor. Você tem que Me adorar, e você tem que Me agradecer e Me louvar”. Nós não vemos estas palavras registradas na Bíblia. Estes pensamentos são os conceitos religiosos do homem. Eu não estou sugerindo que estes conceitos sejam ruins, mas estes conceitos religiosos saíram dos pensamentos caídos do homem. Eles não eram os pensamentos do princípio. Depois que Adão foi criado, Deus o colocou em frente à árvore da vida e lhe disse que comesse livremente do fruto das árvores no jardim. A primeira coisa que Deus queria que o homem fizesse era comer, comer, e comer! Portanto, nós vemos que a Bíblia é um livro sobre comer. Comer o que? Comer Deus! Comer o Senhor!

Entretanto, você pode ver imediatamente o erro que o homem cometeu naquilo que ele comeu, e ele caiu. É terrível comer a coisa errada. Adão caiu porque ele comeu a coisa errada. Nosso comer físico é um símbolo desta questão. Qualquer coisa que nós comemos, seja da vida animal ou da vida vegetal, ela nos dá uma provisão de vida. Se nós comermos a coisa errada, nós poderemos ser envenenados. Em alguns casos nós podemos ficar doentes, mas nos casos mais sérios podemos até morrer. O mesmo é verdade no reino espiritual. Somente Deus é o alimento certo; é correto para nós somente comermos Deus. Se nós comermos qualquer coisa diferente de Deus, nós comeremos a coisa errada. Não surpreendentemente, todo ser humano foi envenenado. A última sentença em Gênesis diz, “Eles o embalsamaram, e foi colocado em um caixão no Egito” (50:26). Este foi o fim de José, e este é igualmente o fim de toda raça humana. Este é o resultado do homem que foi criado por Deus e que foi envenenado. Depois que foi envenenado, o homem morreu; depois da sua morte, ele foi colocado em um caixão; depois que foi colocado em um caixão, ele permaneceu no Egito.

ÊXODO — O DESEJO DE DEUS ERA QUE O HOMEM COMESSE O CORDEIRO

Após o livro de Gênesis, há Êxodo. Em Êxodo o Senhor veio salvar o homem que ainda estava no Egito. Como o Senhor levou a cabo a Sua salvação? Desta vez Deus se apresentou de outra forma. Em Gênesis Deus tinha Se apresentado como a árvore da vida; em Êxodo o Senhor Se apresentou como o Cordeiro.

Primeiro o Senhor Se apresentou como uma planta; em seguida Ele se apresentou como um animal. Ambos não são figuras enormemente grandes. Um cordeiro é pequeno. Eu acredito que a árvore da vida nem era uma árvore grande nem uma árvore alta que estaria fora do alcance de Adão. Na realidade, eu acredito que a árvore da vida não era uma árvore que cresceu para cima, mas uma árvore que cresceu esparramando-se como uma videira. Portanto, Deus não Se apresentaria como algo verdadeiramente grande.

Eu não estou dizendo que Deus não é grande; porém, quando o grande Deus Se deu a nós para ser comido por nós, Ele Se reduziu. Quando Jesus veio pela primeira vez, os judeus estavam esperando por um Messias. No conceito deles o Messias tinha que ser uma grande Pessoa. Porém, quando o Senhor Jesus veio, eles olharam para Ele e acharam que Ele era um fraco, sem aparência ou majestade, e que nasceu na cidade de Nazaré na Galiléia. Ele realmente era muito pequeno.

Um dia este pequeno Jesus executou algo espetacular. Ele alimentou cinco mil pessoas, não contando as mulheres e crianças, com cinco pães e dois peixes. Então, os judeus disseram, “Este é o Profeta! Venham, vamos tornar-lhe Rei”. O Senhor Jesus fugiu depressa quando ouviu isto. Não O aplauda; se você fizer isto, Ele não receberá. Se você O colocar numa posição elevada, Ele não aceitará; pelo contrário, Ele fugirá. No dia seguinte o Senhor Jesus não voltou a mostrar Sua força e poder de uma maneira pública, mas de uma maneira discreta. Ele voltou e disse com ênfase, “Eu sou o pão da vida. Eu vim para ser alimento para vocês. Eu não tenho nenhuma intenção de ser o Rei de vocês. Não me adorem. Quanto mais vocês me adoram, mais eu fico descontente com vocês. Se vocês me comerem, eu ficarei contente. Eu sou o pão da vida; aquele que me come viverá por causa de mim”.

Este não é nem um conceito moral nem um conceito religioso; verdadeiramente é um conceito divino. Hoje nós ainda temos nossos conceitos religiosos; nós ainda temos o sentimento de que o Senhor está acima nos céus e que Ele é completamente santo. Eu não estou dizendo que este conceito está errado ou que não é bom. O que eu estou dizendo é que este conceito não é o conceito de Deus. O conceito de Deus não é para você fazer qualquer coisa exceto comê-Lo.

CRISTO VINDO A NÓS PARA O COMERMOS

Os versículos que nós lemos em Deuteronômio 15 dizem que os primogênitos do gado não deveriam ser colocados para trabalhar e nem as ovelhas deveriam ser tosquiadas; ao invés disso, eles deveriam ser comidos (vv. 19-20). O que significa isto de acordo com a tipologia? Quando muitos cristãos e não-cristãos falam sobre Cristo, ou eles esperam que Cristo cultive a terra ou tosquie as ovelhas para eles. Ninguém pensa em comer Cristo. Pedir para Cristo cultivar a terra significa pedir que Ele trabalhe em seu lugar, faça coisas para você. Você sabia que diariamente você quer que o Senhor Jesus cultive a terra para você? Você não tem como lidar com sua esposa, portanto você ora, “Senhor, Tu sabes que tipo de esposa o Senhor me deu; eu estou sem esperança. Por favor, trate com ela”. Isto é pedir para que o Senhor Jesus cultive a terra para você. Algumas irmãs podem orar, “Senhor, Tu sabes quão teimoso é meu marido. Tu tens que tratar com ele; caso contrário, eu não poderei aguentá-lo por mais tempo”. Quando você pede para o Senhor fazer coisas para você desta maneira, você está pedindo a Ele que cultive a terra como um boi.

Qual é o significado de tosquiar a lã da ovelha? A lã é usada para fazer roupa. Você pode desejar que Cristo seja sua veste exterior; você tenta imitar Cristo exteriormente. É raro achar cristãos que escaparam destas duas coisas. Aqueles cristãos que não amam o Senhor simplesmente O ignoram. Porém, cristãos que amam o Senhor querem-No cultivando o solo ou tosquiando ovelhas para eles.

A Bíblia não nos diz para cultivar a terra, mas comer. Não peça para Cristo que faça qualquer coisa para você; pelo contrário, coma Cristo para dentro de você. Não ore e peça para Cristo que mude sua esposa; ao invés disso, coma Cristo para dentro você e viva por Ele! Sua esposa pode não mudar muito; contudo para você, viver é Cristo. Não peça para que o Senhor derrote seu marido; o Senhor nunca responderá este tipo de oração. O Senhor dirá, “pelo contrário, eu usarei Minha vara para açoitar você”. Você tem que comer o Senhor. Quando você comer o Senhor, qualquer mau trato do seu marido será doce a você. Aleluia! Você não precisa do Senhor para cultivar a terra; nem você precisa tosquiá-Lo. Você simplesmente precisa comê-Lo.

Parece que o Senhor está dizendo, “Eu Sou o pão da vida. Aquele que Me come viverá por causa de Mim. Não me espere fazer qualquer coisa para você ou espere que eu seja sua vestimenta exterior. Você tem que entender que eu venho para lhe dar vida e dá-la abundantemente. Eu quero entrar em você ser sua vida e seu tudo. Contanto que Eu viva em você, você não deve se preocupar com as circunstâncias exteriores. Seria bom se sua esposa mudasse; melhor ainda se ela não mudasse. É bom ter uma esposa submissa; é melhor ainda ter uma esposa insubmissa. Um marido fervoroso e gentil é adorável, claro que; entretanto, um marido áspero e duro é ainda mais adorável”.

Portanto, o que importa hoje é ter vida dentro de nós, não implorar para que Cristo faça qualquer coisa para nós. Contanto que Cristo entre em nós para ser nossa vida e nossa provisão, nós podemos fazer coisas que outros não podem fazer, nós podemos suportar sofrimentos que os outros não podem suportar, e nós podemos suportar fardos que outros não podem aguentar. Não cultive a terra ou tosquie a ovelha. Ao invés disso, coma o Senhor! Não espere que Ele seja seu Profeta ou seu Rei. Ele veio para ser o pão da vida a você. Então, coma-O!

Irmãos e irmãs, sobre o que a Bíblia fala? Comer! Por que razão Jesus veio? Ele veio para nós O comermos. Sempre que o Cristianismo fundamental fala sobre a Festa da Páscoa, o sangue do cordeiro invariavelmente é considerado com extrema importância. Eu não estou sugerindo que o sangue não seja importante. O homem pecou, e ele precisa do sangue. No Jardim do Éden, porém, havia a árvore da vida; não havia nenhum sangue. Foi quando o homem pecou que foi necessário o sangue, mas o cordeiro não tem apenas sangue, mas também carne. O sangue trata de nossos pecados devido a nossa queda, e a carne nos supre com a vida da árvore da vida. Consequentemente, não é somente o sangue; é o sangue com a carne.

Quando você lê Êxodo 12, você pode ver estas duas coisas — o sangue e a carne. O sangue foi aspergido fora da casa, assim a casa estava debaixo do sangue. O que filhos de Israel estavam fazendo debaixo da cobertura do sangue? Eles estavam comendo. Muitos no Cristianismo falam claramente sobre o sangue, mas o foco do cordeiro da Páscoa não está no sangue, mas na carne. O sangue é para a carne; e o aspergir do sangue é para homem comer a carne. O sangue é para redenção, e a redenção é para trazer de volta o homem ao desfrute de Cristo como vida.

DEUTERONÔMIO — O DESEJO DE DEUS ERA QUE O                                                                   HOMEM COMESSE DOS PRODUTOS DE CANAÃ

No livro de Deuteronômio, você vê todos os tipos de produtos como tipos diferentes de ofertas para o povo de Israel trazer diante de Deus. Estes tipos diferentes de produtos são todos tipos de Cristo. Embora as ofertas sejam para Deus, eventualmente elas são para nós comermos. Nós as oferecemos a Deus, contudo elas se tornam nossa comida. Portanto, nós temos que comer o que nós oferecemos.

Neste estágio, o que nós desfrutamos não é somente o cordeiro, mas também um banquete. Neste banquete nós temos novilhos, ovelhas, pombos, grãos, vinho novo, e todos os tipos de primícias. Nós temos um banquete rico que inclui plantas e animais. Além disso, nós não comemos este banquete de uma só vez; nós o comemos durante sete dias. Em todos os sete dias do Banquete, nós comemos um banquete diariamente.

Hoje nós não somente comemos Cristo como a árvore da vida e como o Cordeiro, mas também como um banquete. Nós estamos celebrando o Banquete de Cristo. Toda a igreja reunida é para celebrar o banquete e comer Cristo. Venham e celebrem o banquete! Venham e comam Cristo!
APOCALIPSE — O DESEJO DE DEUS AINDA É QUE                                                                      O HOMEM COMA DA ÁRVORE DA VIDA

Finalmente, no final de Apocalipse você vê a Nova Jerusalém com um rio de águas e a árvore da vida que cresce em ambos os lados do rio. Há um versículo no último capítulo de Apocalipse que diz, “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras para que possam ter direito à árvore da vida” (v. 14). Portanto, nós vemos que comer e beber o Senhor é nosso destino. Esta é a ordenação de Deus. Se você fizer qualquer outra coisa ou fizer qualquer outra escolha, você encontrará morte. A ordenação de Deus é nosso destino. Nós não devemos ter nossa própria escolha.

Deus ordenou até mesmo antes da fundação do mundo que o nosso destino, o nosso futuro, seria comer diariamente do Senhor. O que os Cristãos têm que fazer? Comer o Senhor! Que tipo de Cristão você é? Nós somos cristãos que comem do Senhor. Que tipo de igreja você tem? Uma igreja que come o Senhor. Os Cristãos são pessoas que comem o Senhor. Esta é a restauração do Senhor. O que o Senhor está restaurando? O Senhor está restaurando a questão de comê-Lo. O Cristianismo em geral, perdeu a questão de comer o Senhor, e perdeu a visão do fato de que os crentes têm o direito de comer o Senhor. O Senhor está restaurando isto hoje.

Bem-aventurados os que lavam as suas vestiduras para que tenham o direito à árvore da vida. Não é o direito de adorar e servir, mas o direito de comer. Recentemente, quando a igreja em Los Angeles se reuniu, as cadeiras não foram organizadas em filas únicas, mas em muitos círculos pequenos. Eu os ouvi planejarem montar pequenas mesas-redondas, de forma que eles pudessem se sentar ao redor delas durante as reuniões e desfrutar do banquete. Isto é muito significante. Considere a maneira que os bancos são organizados neste local de reuniões. Quando os irmãos e irmãs se reúnem e ocupam os bancos fila atrás de fila, ele se parece como um “serviço de adoração Dominical”. Quando você estiver sentado desta maneira, a atmosfera de adoração Dominical está presente. Não pense que o arranjo dos assentos não merece consideração. Quando todo mundo estiver sentado desta maneira em ordem, isto é religião, e a atmosfera de comer terá ido embora. Mas ter pequenas mesas-redondas aqui, cada uma com cinco ou seis cadeiras, e sentar-se ao redor delas dá uma atmosfera de festa.

A MANEIRA DE COMER

O Senhor a quem nós comemos como nossa comida é o Espírito. Então, qual órgão nós usamos para comê-Lo? Nós usamos nosso espírito para comê-Lo. O Senhor é Espírito, assim nós temos que usar nosso espírito para comê-Lo. Como nós O comemos? Invocando, “Ó Senhor! Ó Senhor!” Invocar o Senhor é comê-Lo. A Bíblia mostra para nós claramente que o Senhor é nossa comida, e nós temos que comê-Lo. Como o Espírito Ele é nossa comida. O órgão pelo qual nós O comemos também é o espírito. Além disso, a maneira de comê-Lo é invocando o nome do Senhor. Invocar o nome do Senhor é comer o Senhor.

Alguns podem dizer que não parece que nós estamos prestando um serviço de adoração Dominical com o nosso invocar e os nossos gritos. Eles absolutamente têm razão. Nós não queremos o tipo de adoração Dominical deles; nós viemos aqui para comer o Senhor. Como nós comemos? Invocando o Senhor. Você pode ser refinado em muitas outras reuniões, mas não na hora de comer. Invocar o nome do Senhor pode não ser considerado refinado, mas eu sei que é verdadeiramente doce, porque eu provo isto. Nós agradecemos e louvamos o Senhor que esta é a restauração do Senhor hoje! O que Senhor está restaurando? Comer o Senhor! Aleluia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário