Páginas

domingo, 25 de novembro de 2012

COMO CONDUZIR OS JOVENS


COMO CONDUZIR OS JOVENS
Witness Lee
(Notas de comunhão no serviço da Igreja em Taipei  em 1963)




1. Os irmãos me pediram que tivesse uma comunhão hoje à noite em particular com os que servem na obra com os jovens e estudantes. Os irmãos também gostariam que os que servem nos diferentes lares participassem dessa comunhão. Portanto, esta noite não darei uma mensagem; antes, quero ter comunhão com vocês sobre alguns princípios acerca de como servir os jovens.


VER A PRECIOSIDADE DOS JOVENS

2. Em tudo que uma pessoa faz, o mais importante é ter coração dedicado. Sem dedicação, a pessoa não irá querer fazer nada, e mesmo se o fizer não o fará com entusiasmo. Logicamente isso também se aplica ao serviço de jovens. Se você quer fazer essa obra, deve gostar dos jovens, importar-se com eles e preocupasse com as coisas que dizem respeito a eles. Isso pode ser considerado o "capital" inicial requerido para a obra com os jovens. Se você não tiver interesse por eles nem coração dedicado a eles, envolver-se na obra dos jovens com relutância será inútil.

3. Muitas vezes nosso coração pode dispor-se devido à nossa preferência. Quando gostamos de algo, naturalmente temos inclinação para fazer aquilo. Algumas vezes o coração, ou dedicação, que temos pode vir de nosso conhecimento. Quando vemos a importância e o valor de determinada questão, espontaneamente temos coração dedicado a isso. De acordo com minhas observações da situação real em nosso meio com respeito aos jovens, vejo que alguns se envolvem nessa obra por preferência.

4. Visto que são naturalmente inclinados aos jovens e gostam de contatá-los, eles entram no serviço de jovens. Não podemos dizer que isso e errado. Temos de admitir que não importa quanta graça ia recebemos e quanta espiritualidade tenhamos, ainda somos humanos - ainda temos uma parte humana. Mas aqui precisamos dizer que fazer a obra com os jovens com tal coração não tem peso suficiente. Se realmente queremos fazer a obra com os jovens, e fazê-la com peso, temos de permitir que Deus nos abra os olhos para ver a preciosidade e a importância dos jovens nas Suas mãos. Se virmos isso, apreciaremos esse serviço e espontaneamente teremos um coração dedicado a ele.

O FUTURO DA OBRA DO SENHOR DEPENDE
INTEIRAMENTE DOS JOVENS

5. Se lermos a Bíblia cuidadosamente, descobriremos um fato: não é fácil encontrar um caso em que Deus chamou um idoso para fazer algo novo ou de grande conseqüência. Isso pode desencorajar os mais idosos, mas é inegável.

6. Realmente, não vemos que Deus alguma vez chamou um idoso para fazer algo novo. Aparentemente Moisés recebeu o chamamento de Deus aos oitenta anos de idade. Mas se lermos a Bíblia cuidadosamente veremos que a primeira vez que ele recebeu o chamamento de Deus não foi com essa idade; antes, ainda jovem, o chamamento de Deus já começara dentro dele. Se você continuar a ler, quer com Josué, Calebe, Samuel ou Davi no Antigo Testamento, quer com os doze discípulos chamados pelo Senhor no Novo Testamento, quando foram ganhos pelo Senhor, nenhum deles era idoso. Isso não ocorre apenas na Bíblia; em toda a história da igreja é difícil encontrar uma ilustração enfática que demonstre que Deus chamou alguém idoso para fazer algo novo ou importante. Podemos dizer que virtualmente todos os que foram usados por Deus para começar algo novo ou escolhidos por Ele para mudar a era eram jovens.

7. Gostaria de lhes dar um testemunho. Trinta anos atrás a obra do Senhor na China teve um novo início. Nessa época, Deus não chamou nenhuma pessoa idosa. Todos os que têm cinqüenta anos de idade e estão firmes servindo diante do Senhor hoje foram jovens que, trinta anos atrás, estavam com cerca de vinte anos. Eles foram levantados pelo Senhor nas escolas para uma nova obra. Irmãos, se vocês virem isso, valorizarão os jovens diante de Deus.

8. Além do mais, quase toda obra que Deus chamou os jovens para fazer foi uma obra que mudou a era. Deus chamou Moisés para mudar uma era, e chamou Josué para mudar outra era. Obviamente o chamamento de Samuel. mudou outra era. O serviço como profeta, o sacerdócio e o reinado estavam sobre os ombros do jovem Samuel. Ele, realmente, foi alguém que mudou a era. Davi também foi alguém que mudou a era. Além do mais, podemos ver que Daniel e seus três amigos foram jovens no cativeiro. Por meio deles Deus pôs fim à era do cativeiro. No Novo Testamento, então, o primeiro a se levantar foi João Batista. Sabemos que ele era jovem quando foi chamado pelo Senhor. Deus o usou para mudar a era em sua época.

9. Podemos, depois disso, ver Paulo, um apóstolo especialmente usado por Deus. A Bíblia diz que ele era um jovem quando foi visitado pelo Senhor (At 7:58).Todos admitimos que Paulo mudou a era. Não quero exagerar, mas meu sentimento é que a obra que o Senhor começou entre nós no Oriente, trinta anos atrás, também teve, em grande parte, a natureza e o elemento de uma obra que muda a era. Para levar a cabo todas essas obras de grande conseqüência, Deus sempre chamou os jovens.

10. Irmãos, gostaria de dizer-lhes que, já que vimos isso, temos prestado muita atenção à obra dos jovens por quase vinte anos. Isso não quer dizer que a alma de um jovem vale o mesmo que duas almas de pessoas mais velhas. Não é isso o que quero dizer, e, sim, que uma pessoa deve ser ganha pelo Senhor ainda jovem para ter alguma utilidade nas Suas mãos, ou ter futuro na Sua obra. Isso é óbvio.

11. Isso não é só mostrado na Bíblia e confirmado na história da igreja, mas também é visto em toda a sociedade humana. Você nunca viu uma pessoa idosa ser treinada para começar um novo projeto ou novo movimento. Não há escolas que só aceitam pessoas velhas, ou centros de treinamento estabelecidos exclusivamente para idosos. Com respeito a essa questão, eu tenho de pedir especialmente aos mais idosos que me perdoem. Pode haver aqui um irmão com setenta anos de idade que realmente ame ao Senhor, e vocês queiram despender algum tempo para servir-lhe. Porém, descobrirão que é muito difícil fazer isso. Você pode dizer algo a ele pela manhã, e ele se esquecerá antes do almoço. Você pode explicar-lhe claramente algo pela manhã, mas à tarde ele perguntará: "Como é mesmo?". Ele esqueceu novamente. Seu o coração está cheio de encargo, mas sua mente já não é tão competente. Isso é um fato cruel, mas não podemos negá-lo.

12. Muitas vezes tenho falado que, para a salvação, para receber a graça e desfrutar da salvação do Senhor, os mais velhos são absolutamente preciosos. Porém, para ser úteis nas mãos do Senhor, para a expansão do reino do Senhor e a propagação da obra do Senhor, sem dúvida a responsabilidade recai sobre os jovens. Se o Senhor tardar Sua volta por cinco, dez, quinze, ou vinte anos, e quiser concluir algo, a comissão será confiada aos jovens. Com respeito a nós que temos mais de cinqüenta anos de idade, nossa esperança é estar vivos para ver a volta do Senhor e não passar pelo Rio Jordão da morte. Não obstante, temos de admitir que hoje as condições como a "colheita não madura", a desolação da igreja e a escassez de vencedores nos dizem que o Senhor pode não voltar tão cedo. Não é que o Senhor não queira voltar. Antes, Ele quer voltar desesperadamente breve, mas nossa condição não o permite. Portanto, vendo tal situação, cremos que ainda há um tempo considerável em que o Senhor quer realizar algo na terra.

13. É lógico que devemos crer que o Senhor talvez volte amanhã. Quase dois mil anos atrás Ele disse: "Eis que venho sem demora". Na estimativa Dele, mil anos são como um dia; com Ele não há o elemento tempo. Do nosso lado, todavia, se Ele demorar, não creio que muitos de nós que temos mais de cinqüenta anos estarão vivos daqui a trinta anos. Alguns são mais idosos do que eu e têm sessenta ou setenta anos. De qualquer forma, se o Senhor tardar Sua vinda, temo que não seremos capazes de esperar, e todos já teremos ido. Permita-me perguntar: Quem, então, continuará a obra do Senhor? Você pode ser muito espiritual, até espiritual demais, e dirá: "O Senhor é responsável por tais questões". É lógico que isso é verdade: o Senhor é responsável. Não negamos isso. Mas uma coisa é certa: quer Ele tome responsabilidade direta por algo, ou queira que você e eu façamos algo por Ele, o caminho está com os jovens. Daqui a vinte anos, os que serão úteis ao Senhor são os que têm vinte anos ou menos hoje.

14. É um fato universalmente aceito que uma pessoa se envolve nos estudos durante vinte e cinco anos, ganha experiência por mais vinte e cinco anos, e se torna realmente útil nos vinte e cinco anos seguintes. Três vezes vinte e cinco anos são setenta e cinco anos. Espero que todos os nossos jovens vivam até setenta e cinco anos: vinte e cinco anos para receber educação espiritual, mais vinte e cinco anos para ganhar experiência espiritual, e os últimos vinte e cinco para ser úteis ao Senhor. Também espero que s que estão na faixa dos cinqüenta anos ou mais cuidem de sua saúde por causa do Senhor. Porém, irmãos, por favor, considerem: a menos que haja um grupo de jovens salvos para receber ajuda espiritual adequada hoje, como poderão ganhar experiência e ser usados pelo Senhor no futuro? Se não há jovens ganhos pelo Senhor hoje, depois de nossa partida não haverá ninguém para nos suceder. Aí, então, haverá uma lacuna.

15. Deixe-me dar-lhe um testemunho. Trinta anos atrás, quando o Senhor levantou alguns de nós na China, era uma época realmente difícil para nós. Como não havia ninguém que nos ajudasse em nosso serviço, tínhamos de ratear arduamente em todas as questões. Nessa época havíamos deixado o cristianismo para trás; portanto até na questão de como nos reunir tínhamos de "apalpar" o caminho pouco a pouco. Agora, mais de trinta depois, os jovens de então se tornaram idosos. Se o Senhor não tiver um grupo de jovens hoje para receber ajuda, depois de algum tempo, quando nós partirmos, não haverá uma lacuna? Isso não somente atrasará o dia do Senhor, mas também diminuirá a eficácia da nossa obra. Se há jovens chamados pelo Senhor, e somos preservados para lhes dar uma orientação absolutamente positiva em vez de limitações errôneas, então não haverá necessidade de esperar até o Senhor nos levar; mesmo hoje eles podem ser úteis nas mãos do Senhor.

16. Já vimos isso claramente mais de vinte anos atrás. Portanto, desde então temos prestado muita atenção em ganhar jovens intelectuais nas universidades e hospitais. Graças ao Senhor, essa obra tem tido bom progresso desde 1936. O Senhor ganhou um bom número de jovens da Escola de Medicina Union em Pequim, de um hospital em Tíentsin, da Universidade Wi Lu em Tsinan, da Faculdade de Enfermagem de Xangai, e de algumas universidades em Nanquim. Muitos alunos de medicina, residentes, enfermeiras e professores tornaram-se irmãos. Dez anos depois, entre nós quase todos os cooperadores e irmãos responsáveis nas igrejas em todo o país eram jovens ganhos naquela época. Portanto, depois que a Guerra da Resistência contra os japoneses [1937-19451 foi vencida e o país restaurado, o Senhor nos trouxe de volta a Xangai, onde novamente houve uma pequena obra de avivamento nas regiões de Nanquim e Xangai. Nessa época concentramos cerca de setenta a oitenta por cento dos esforços nos jovens. Nesses dois ou três anos, toda a obra entre os universitários foi abençoada pelo Senhor. Muitos jovens foram ganhos por Ele. Ao dizer tudo isso, espero que vocês vejam a importância da obra com os jovens. Isso deve criar em nós um coração dedicado para apreciá-los.

17. Quero dizer-lhes que amo os mais velhos. O Senhor pode testificá-lo por mim. Mas também gostaria de pedir que os mais velhos me perdoassem, porque também quero dizer que aprecio a obra com os jovens. Alguns espalharam boatos sobre mim dizendo que o irmão Lee só se preocupa com a obra dos jovens e põe os mais velhos para correr. Eu nego isso; nunca tive essa intenção. Pelo contrário, pelo futuro da restauração do Senhor peço aos mais velhos que orem muito pelos jovens. O futuro da obra e sua utilidade no futuro, sem dúvida, estão com os jovens. Do ponto de vista de salvar almas, tratamos os jovens e os mais velhos igualmente. Do ponto de vista do futuro da obra, por outro lado, devemos pôr muita ênfase nos mais jovens. Se a igreja ou a obra fracassar em ganhar jovens, será como uma família que somente tem idosos infrutíferos: um avô de oitenta anos, um pai de sessenta e um filho de quarenta. Não há jovens abaixo deles; não há ninguém chorando ou gritando. Antes, todos são comportados. Isso é anormal.

18. Muitas vezes alguém me diz: 'Irmão Lee, parece que a igreja está uma bagunça. e não é muito ordeira". Eu, então, digo: "Isso na verdade é bom sinal". Quando você visita uma família, se vê que alguns estão chorando, outros gritando, outros lutando, outros dando cambalhotas e outros rolando pelo chão, isso é bom sinal: indica que a família está florescendo. Se uma família só tem um avô de oitenta anos, um pai de sessenta e um filho de quarenta, certamente não haverá ninguém rolando pelo chão. Mesmo se um deles desejar fazê-lo, não terá forças para isso. Portanto, o ano todo eles vivem em silêncio, ordem e solidão. Irmãos, podemos ter certeza de que tal família não terá de vender a casa; a casa se tornará de outro em breve. Do mesmo modo, quando visita uma igreja, se você vê uma multidão de jovens, deve louvar ao Senhor, pois a igreja tem futuro. Você não precisa perguntar se os jovens são bons ou maus. Assim como numa família, não importa se as crianças são peraltas ou não; isso ainda é melhor do que não ter filhos. Se não há crianças, a família está fadada a não ter esperança. Algumas crianças não desejáveis hoje podem tornar-se desejáveis amanhã. Há sempre esperança.

19. Resumindo, temos de ganhar os jovens na igreja e na obra do Senhor. Qualquer pessoa que serve ao Senhor com perspicácia necessita prestar atenção a essa questão. Se você vir isso, seu coração estará cheio de encargo para amar os jovens quer sejam bons ou maus. Ter um jovem que não é muito desejável é melhor do que não ter nenhum jovem. Espero que vocês, como pessoas que amam ao Senhor, amem todos os jovens para o futuro da igreja e da obra do Senhor!

20. Com respeito ao lado prático, vamos mencionar os seguintes pontos:

TER INTERESSE PELOS JOVENS

21. Em primeiro lugar, já disse anteriormente, mas agora quero repeti-lo: se querem ajudar os jovens, vocês devem ter interesse por eles. Estive em um lugar onde havia um grupo de irmãos com quarenta e cinqüenta anos de idade. Nenhum deles tinha algo de bom a dizer sobre os jovens. Alguns me disseram: "Irmão Lee, olhe para os jovens entre nós. Acaso parecem apropriados? Não sabem a diferença entre os mais velhos e os mais novos. São indiferentes a nós quando nos vêm na rua. Eles nos encaram quando nos vêem na entrada do local de reuniões. Irmão Lee, você precisa dar uma mensagem para ajudá-los a saber qual é a diferença entre os mais velhos e os mais jovens". Em outra ocasião um irmão na faixa dos cinqüenta anos veio ver-me e disse: "Irmão Lee, olhe para os jovens entre nós. São tão impróprios. Quando andam, parecem no mundo da lua e seus olhos vagueiam. Eles realmente estão fora de ordem". Algum tempo depois estive com um grupo de irmãos mais velhos, e um deles pediu que eu desse uma mensagem sobre como ensinar os jovens a ser obedientes. Ele disse: "Os nossos jovens simplesmente não obedecem aos mais velhos". Aquele dia senti que era uma boa oportunidade para falar-lhes algo. Então disse: "Irmãos, vocês mencionaram muitas vezes quão errados são os jovens. Eu gostaria de lhes perguntar: se os jovens estiverem sempre certos, que necessidade haverá dos mais velhos para orientá-los, guiá-los e cuidar deles? Com certeza eles estão errados, porém que tipo de exemplo vocês têm dado a eles?". Eu falei por algum tempo com eles naquele dia com a intenção de despertá-los a ajudar os jovens e ter interesse por eles. Não devemos colocar defeito neles logo de início. Se você o fizer, não poderá ajudá-los.

22. Alguns gostam especialmente dos jovens que consideram bons, mas torcem o nariz e meneiam a cabeça quando vêem os que, a seu ver, não são tão bons assim. Isso é errado. Muitas vezes Deus ira provar que a avaliação que você faz dos que você considera bons é imprecisa. Em vez disso, os que você considera maus podem ser grandemente usados por Deus. Portanto é difícil dizer que os que pensamos ser bons hoje serão bons no futuro, e os que sentimos ser maus hoje o serão amanhã. Nunca devemos confiar em nosso juízo. Isso se aplica até à nossa avaliação de nós mesmos. Podemos ser bons hoje, mas isso não garante que o seremos até o final. Podemos ser maus hoje, mas o Senhor pode tomar-nos bons amanhã. Da mesma forma, a despeito de os jovens serem bons ou maus, necessitamos tratar a todos igualmente, e devemos gostar deles e nos preocupar com eles. Eles andam como se estivessem voando? Então vocês devem voar com eles. Os olhos deles vagueiam? Vocês; devem fazer os seus olhos vaguear. Eles jogam bola? joguem uma partida com eles, e falem sobre o Senhor Jesus com eles quando o jogo acabar. Isso é capacidade autêntica. Por outro lado, se vocês não podem falar com eles sobre o Senhor Jesus porque perderam a presença Dele depois que jogaram bola, então a sua espiritualidade é falsa.

23. Deixe-me dar outro exemplo. Suponha que você se encontre com um jovem na rua. Você pergunta aonde ele vai e ele diz: "Estou indo ao cinema, porque estou muito entediado". Nunca repreenda com cara feia, dizendo: "Por que você vai assistir a um filme? Como pode fazer isso?". Se agir assim, você não será capaz de ajudá-lo. É melhor você ter uma pequena conversa com ele. Pergunte que filme ele irá assistir e a que cinema está indo. Então ande com ele, ou chame um táxi e vá junto. A caminho do cinema, você pode falar com ele sobre algumas coisas que estão no seu coração. Você pode perguntar-lhe: "Irmão, você desfrutou a leitura da Palavra nos últimos dias?". Dessa forma você pode começar a conversar com ele sobre a leitura da Bíblia. Você também pode conversar com ele sobre oração e perguntar se ele tem orado recentemente. Quando chegarem ao cinema, você pode dizer: "Irmão, aqui estamos. Você pode entrar e eu pago o táxi. Tenho de ir a uma reunião. Dez minutos antes do fim do filme voltarei e ficarei esperando por você". Em vez de ser impaciente com ele, você está totalmente interessado nele. Se você tem algum dinheiro, pode perguntar: "Irmão, você já está com o dinheiro separado? É suficiente para pagar o ingresso? Se não for, eu posso dar-lhe um pouco". Irmãos, se puderem fazer isso, vejam se conseguem ou não conduzi-los! Temo que vocês sejam como um “advogado" com face sem expressão, ensinado-lhe duramente, e até mesmo condenando-o. Depois de ser condenado por vocês, talvez ele não possa ser libertado do cinema pelo resto da vida - ele não poderá viver sem assistir filmes. Ele irá ao cinema pelo resto de sua vida por culpa sua, pela sua provocação. Não pensem que isso é tolice. Eu sei do que estou falando.

24. Isso é o que o Senhor Jesus fez a caminho de Emaús. Ele perguntou aos dois discípulos, dizendo: "Que palavras são essas que trocais um com o outro enquanto caminhais?" (Lc 24:17). Um deles respondeu: "És Tu o único forasteiro em Jerusalém que não sabes das coisas que nela sucederam nesses dias?" (v. 18). Com certeza Ele estava bem ciente do que ocorrera, mas ainda lhes perguntou: "Quais?" (v. 19 ). Eles conversaram muito, e Ele só ouviu, pacientemente. Eles iam caminho abaixo, e Ele ia junto. No final, entretanto, o Senhor lhes abriu os olhos, e eles regressaram. Irmãos, creio que todos vocês sabem o que quero dizer com essas palavras. Vocês querem ajudar os jovens? Então, em primeiro lugar, precisam estar interessados neles. Não se preocupem primeiramente com os erros deles; não os condenem de forma alguma. Vocês devem passar-lhes o sentimento de que são bons amigos deles, simpatizam-se com eles e estão interessados neles e nos assuntos deles. Isso é principal.

DAR O MELHOR DE SI PARA CONTATAR OS JOVENS

25. Em segundo lugar, dê o melhor de si para contatar os jovens. Ajudar os jovens não depende de sua habilidade de lhes dar uma mensagem, mas de seus contatos regulares e freqüentes com eles. Quando você contara jovens, não comece perguntando: "Quantos capítulos da Bíblia você leu hoje? Você já orou?". Tais perguntas não devem ser feitas até que você já tenha tido muitos contatos com eles, talvez somente após oito ou dez vezes. Lembre-se de não falar sobre coisas espirituais já no primeiro contato com eles. Quanto mais ao tratar com incrédulos. Não fale sobre o Senhor Jesus no primeiro contato com eles. A razão pela qual você se restringe de mencionar o Senhor Jesus é que, ao ter contato com eles, aparentemente você retrocede, mas na verdade você avança. Você deve perceber o sentimento deles até que um dia possa transmitir-lhe o evangelho. Então você terá sucesso. Por outro lado, se você o fizer prematuramente, é fácil causar reação negativa. Se você estragar tudo, ele poderá não receber o Senhor pelo resto da vida. Ocorre o mesmo quando se lida com os jovens. Não provoque um sentimento negativo nele, ao falar sobre ler a Bíblia ou orar logo de imediato. Você deve aguardar até ter mais contatos com ele, e ele sinta que gosta de você e que você também gosta dele. Uma vez que você tocou o sentimento dele, e mereceu sua confiança, aí pode começar a falar sobre coisas espirituais. Isso é como dar a prescrição correta para uma doença. Com o remédio certo, a doença será curada. Então você poderá esperar ver algum resultado.

ENFATIZAR A PRATICIDADE EM VEZ DE
RESSALTAR A DOUTRINA

26. Em terceiro lugar, quando você ajuda os jovens, não lhes dê muita doutrina; em vez disso, dê-lhes algo prático. Você não deve pôr muita ênfase nas doutrinas, não somente quando você tem contato pessoal com eles, mas também quando prega o evangelho, ou lhes dá uma mensagem. Se você somente lhes der doutrinas, e eles vierem somente para ouvir, não haverá muito efeito. Quanto mais você fala doutrinas, mais os jovens se tornam mortos, frios e se desviam. Visto que eles têm problemas práticos, você deve perceber o sentimento deles começando com esses problemas. Portanto, despenda algum tempo para estudar o problema dos jovens na vida prática, incluindo os problemas antes e depois da salvação. Com base em seus estudos, quando você prega o evangelho ou lhes dá uma palavra de aperfeiçoamento, o que você fala é prático e se relaciona a questões práticas que encontrou na vida deles.

TER FÉ POSITIVA EM TODOS OS JOVENS

27. Em quarto lugar, você precisa ter fé positiva em todos os jovens. Isso significa que, quanto aos que são bons, você deve crer que serão ainda melhores, e quanto aos que não aparentam ser bons, você precisa crer que também se tornarão bons. Além do mais, você deve ter mais fé nos que aparentemente não são bons e crer que se tornarão bons, e não ter tanta fé nos que são bons.

28. Irmãos, gostaria de lhes dizer que somos todos descendentes de Adão, uma raça caída. Mesmo os filhos de pessoas piedosas são caídos. Não se pode dizer que ser caído é correto, mas por favor lembrem-se que todos os que realmente conhecem a salvação de Deus um dia foram pessoas caídas. Se uma pessoa foi preservada desde o nascimento e nunca viveu de forma caída, ela não pode ter uma experiência profunda da salvação de Deus. Uma pessoa que nunca viveu de forma caída não pode experimentar a salvação de Deus. Não encorajo ninguém a ser caído. Nem encorajo os pais a ser desleixados com os filhos. Isso não é o que quero dizer. O que quero dizer é que nunca se deve pensar que é normal desprezar certos jovens simplesmente porque não são bons. Esse conceito é errado.

29. Nós conhecemos a história de George MülIer, um homem espiritual do século dezenove. Ele teve clareza com respeito à salvação provavelmente aos vinte e um anos de idade. Nasceu em uma família cristã, e seu pai era um homem que temia a Deus. Entretanto, ele era um jovem muito caído antes dos vinte e um anos. Ele sempre roubava dinheiro do pai para vaguear aqui e ali. Uma vez ficou num hotel, mas porque não tinha como pagar a hospedagem, foi mandado para a cadeia pelo dono do hotel. Naquela época ele realmente era uma pessoa dissipada e corrupta. Mas um dia o Senhor o encontrou. Como jovem, depois de salvo, ele se tornou alguém que amava grandemente o Senhor. Se você olhasse George Mülller antes dos vinte e um anos, ele era alguém inadequado. Quem poderia imaginar que depois dessa idade ele iria amar tanto ao Senhor e ser tão espiritual? Portanto, não se pode julgar o futuro de um jovem com base na situação atual.

30. Irmãos, posso dizer-lhes que, quer a condição do jovem seja boa ou má, geralmente ela não e confiável. Hoje você pode considerar certo jovem muito mau, mas um dia ele pode tornar-se bom, em contrário à sua visão. Da mesma forma, hoje você pode pensar que certo jovem é muito bom, mas um dia ele pode tornar-se muito negativo. Portanto, todos os que têm alguma experiência no serviço dos jovens dirão: "Não confiamos na condição dos jovens. No lado positivo, todavia, cremos que o Senhor os ganhará plenamente um dia". Isso nós libertará para não servir apenas aos jovens que consideramos bons e colocar de lado os que consideramos maus. Na verdade, muitas vezes é difícil para os que são constantemente bons ter percepção espiritual, e muitas vezes seu crescimento é lento. Por outro lado, se você gastar tempo com os aparentemente maus para que se voltem ao Senhor, o entendimento espiritual deles se abrirá assim que se voltarem. Isso mostra que nós que servimos os jovens não devemos confiar na situação presente deles. Não creia na condição boa nem na má condição; creia somente na obra de Deus. Não importa quão mau seja um jovem, ainda cremos que a obra de Deus pode fazê-lo converter-se. Não importa quão pobre seja um jovem, ainda cremos que a obra de Deus irá levá-lo adiante. Por ter tal fé positiva, prestamos atenção a cada jovem.

ADAPTAR-SE AOS JOVENS

31. Em quinto lugar, todos os que desejam servir aos jovens necessitam aprender a combinar com eles e a se adaptar a eles. Não lhes peca que se adaptem a você. Você tem de se adaptar a eles a tal ponto que você é como cola. A cola é o que se adapta melhor; não há lugar onde ela não possa adaptar-se. Ela se adapta a superfícies planas, lugares ásperos, lugares torcidos e lugares com arestas. A cola pode ser aplicada a qualquer lugar. Nós que servimos aos jovens temos de lidar com nosso caráter a tal ponto que nos tomemos como cola. Se alguém quer servir ao Senhor, deve ter um caráter que não é somente forte, mas também flexível; tem de ser tal pessoa que tempera força com flexibilidade para se adaptar a outros como cola.

32. Por exemplo, alguns jovens enfrentam dura competição para a entrada num nível escolar mais elevado, e há uma tendência prevalecente de ir estudar em outro país. Depois do ensino fundamental, eles têm de entrar no ensino médio. Então depois do ensino médio, eles têm de entrar na universidade. Depois da universidade, devem ir a outro país para obter educação mais elevada. Todos estão ocupados obtendo melhor educação e indo ao exterior. Parece ser muito difícil servir aos jovens, porque estão por demais ocupados para se preocupar em buscar o Senhor. Mas essa não é uma percepção exata. Nós que os servimos devemos ser como cola; então, não importa se um jovem é duro ou suave, ou se é tridimensional, plano, ou com a superfície cheia de calombos ou entalhes, ainda estaremos "colados" nele. Temos de acompanha-los e nos adaptar a eles. Eles estão ocupados em entrar em um nível escolar mais elevado? Então sirvamo-los acompanhando-os em suas preparações nessa questão. Eles irão para outro país estudar? Nós ainda os acompanhamos e nos adaptamos.

33. Embora não possamos ir com eles a países estrangeiros, nosso cuidado e preocupação vão com eles. Não devemos servir um jovem a ponto de só ganhá-lo; mas também devemos ganhar algumas pessoas por meio dele no país estrangeiro. Devemos labutar tanto nele, a ponto de que ele fará a obra do Senhor em qualquer universidade a que vá. Então, como resultado da pregação do evangelho dele, ele ganhará algumas pessoas. Portanto, em vez de considerar um obstáculo a tendência prevalecente de ir a outro país, devemos considerar isso uma expansão de nosso serviço. Temos de nos corresponder com os que estão em outros países para continuar a nos comunicar com eles. Antes que se vão, temos que conduzi-los a ter uma vida espiritual normal, para que, depois que se forem, não somente estudem, mas também sirvam ao Senhor. Você não pode, e não deve, esperar que todos irão desistir de obter um nível superior de estudos ou ir a outro país para estudar, mas ficariam aqui sentados esperando que você os aperfeiçoe, assim como um pedaço de "tofu" colocado num prato para você comer. Isso não é obra. Se fizermos uma obra de verdade, então, mesmo se um jovem voar aos céus, nós o seguiremos até lá e nos adaptaremos a ele.

34. Muitos dizem que os estudantes hoje são muito ocupados. Todavia, se você realmente conhecer a situação deles, saberá que para eles estar muito ocupado não é problema. Na verdade, a questão é o interesse deles. Se estão interessados em algo, não importa quão ocupados estejam, acharão tempo para isso. Eles acham tempo para as coisas que lhes interessam mesmo se estão muito ocupados.

35. Na época dos apóstolos, o Império Romano perseguia os cristãos. O César Romano, o imperador, matou muitos deles. De qualquer forma, os apóstolos foram muito eficazes. Foram capazes de servir de tal forma que alguns que eram da casa de César foram salvos. Filipenses 4:22 diz: "Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César". Isso prova que os apóstolos serviram até na casa do imperador.

36. Portanto, devemos lembrar-nos que ao fazer a obra do Senhor não devemos ser rígidos. Não devemos dizer que só podemos comer "tofu" e não pedras. Um trabalhador competente pode comer não só "tofu" como também pedras, e pode comer algo tão duro como diamantes. Irmãos, por favor, creiam em mim; aprendam a se adaptar a outros.

PRESTAR ATENCÃO AO CONTATO PESSOAL

37. Em sexto lugar, todos os que se preocupam com a obra entre os jovens devem prestar atenção em fazer uma obra pessoal. O poder e o efeito de fazer uma obra pessoal com os jovens é muitas vezes maior do que as reuniões. Reuniões grandes não têm muito efeito sobre eles; contato individual é a forma mais eficaz. Quando você os reúne, geralmente tudo o que pode fazer é lhes dar mensagem e no máximo uma pequena obra de avivamento. A ênfase do serviço autêntico com os jovens é o contato individual. Se você me perguntasse: "Irmão Lee, como você faria o serviço de jovens?". Eu lhe responderia: "Eu posso fazê-lo sem nenhuma reunião grande do começo ao fim do ano, somente trabalhando com eles individualmente pelo contato pessoal". Parece que esse caminho é fragmentário e perde muito tempo. Você pode ser capaz de contatar uma pessoa em uma hora, e às vezes pode não ser capaz de contatar sequer uma pessoa depois de meio dia. Parece tempo gasto em vão. Aparentemente, essa forma é menos eficaz do que ter grandes reuniões onde se pode falar a centenas de pessoas de uma só vez. Na verdade, a experiência nos diz que ter grandes reuniões é inútil. Se você mantiver grandes reuniões o ano todo, pode não haver muito resultado. Tudo o que você ganha são pessoas superficiais. Por favor, lembrem-se, por outro lado, se vocês prestarem atenção ao contato individual, embora não ganhem uma pessoa em um mês ou talvez ganhem somente uma pessoa em dois meses, cada um que é ganho pelo contato pessoal conta. Além do mais, assim como vocês, ele contatará outros. Vocês ganharam um, mas eventualmente esse um se tornará dois, dois se tornarão quatro, quatro se tornarão oito, e oito se tornarão dezesseis, e cada um deles será sólido. Depois de algum tempo você verá muitas pessoas ganhas.

38. Espero que todos os que estão no serviço com os estudantes, quer seja de trazê-los à salvação, de ajudá-los a ser espirituais ou de conduzi-los a pregar o evangelho, prestem atenção ao contato individual. De 1946 a 1948, quando estávamos nas regiões de Xangai e Nanquim, na verdade não tínhamos nenhuma reunião de estudantes ou de jovens. A maioria do serviço ocorria pelo contato individual, contudo os resultados foram muito bons. Se vocês negligenciarem o contato individual e prestarem atenção somente às reuniões de jovens, posso dizer com certeza que após tantas reuniões a obra dos jovens por fim será somente superficial, como areia solta sem fundamento. O serviço não, será capaz de produzir jovens sólidos. Se quiserem produzir alguns jovens sólidos, vocês necessitam ter contato pessoal. Não se desapontem com ninguém; antes, usem bem o tempo para contatar a todos individualmente.

39. Logicamente, nessa questão de contato individual, habilidades são necessárias, mas se as praticarem com seriedade, gradualmente irão ganhar experiência e perspicácia. Vocês saberão qual dentre tantos jovens deve ser contatado primeiro. Mais tarde, depois que esse foi ganho pelo Senhor, uma coisa é certa: desde que vocês o estimularam dessa forma, ele irá estimular a outros da mesma forma. Isso é como uma maquina com muitas engrenagens; rodando uma roda, todas as outras também rodam. Dessa forma, um após outro serão afetados, assim como uma multiplicação sem fim de descendência. Portanto, vocês podem ver que mesmo que não haja grandes reuniões, muitos podem ser salvos e muitos podem ser levantados para amar ao Senhor. Essa é a hora de ter grandes reuniões, e não importa o que vocês falem, eles receberão. Então as reuniões serão cem por cento eficazes. Vocês serão capazes de ganhar jovens sólidos e fazer uma obra profunda neles.

40. Quando vocês têm contato pessoal com os jovens, por um lado, necessitam ter contato amplo que lide com cada um deles igualmente, e por outro necessitam ter contato específico. O que quero dizer por contato específico é que vocês precisam exercitar a perspicácia espiritual e seguir a direção do Espírito para perceber, dentre tantos estudantes, qual vocês conduzirão ao Senhor primeiro. Então vocês devem despender esforço neles para ajudá-los a receber a salvação do Senhor. Da mesma forma, dentre tantos jovens, você necessita sentir e ver quais que, uma vez ganhos, terão impacto em outros. Então devem despender seu esforço neles primeiramente e ajudá-Ios a amar e buscar ao Senhor. Uma vez que se levantem, eles irão influenciar outros jovens.

41. Portanto, ao fazer a obra entre os jovens, por um lado vocês necessitam ter um contato amplo com eles, lidando com eles de forma geral; por outro, precisam ter contato específico, ajudando os que podem liderar e influenciar outros. Se ganharem um, eu repito, ele ganhará e ajudará outros sem que vocês tenham de ensiná-lo. Visto que vocês o ajudaram dessa forma, ele ajudará outros da mesma forma. Como resultado, um se tornará dois, e dois se tornarão quatro, e assim por diante. É como a onda obtida quando se joga uma pedra no centro da água. A onda por fim se espalhará e cobrirá todo o lago. Então vocês poderão ter grandes reuniões, e elas serão eficazes. Se vocês tiverem reuniões grandes desde o inicio, so haverá um efeito de vinte por cento, e os outros oitenta por cento será igual a zero. Se estiverem dispostos a começar com os contatos individuais e então passar a ter reuniões grandes, as mensagens que derem serão práticas e a obra que fizerem produzirá cem por cento de resultado.

42. Todos os itens acima citados são algumas das experiências que ganhei ao tocar no serviço dos jovens nos anos passados. Qualquer assunto tem sua complexidade e requer experiência. Em particular, questões como levar pessoas à salvação, ajudá-las a amar ao Senhor, e conduzi-Ias a servir ao Senhor, são muito profundas e muito refinadas, contendo muitos pontos complexos. Sim, é a obra do Espírito, mas todos sabemos que o Espírito necessita de pessoas adequadas para agir em coordenação com Ele. Alguns conseguem agir nessa coordenação e outros, não. Alguns são úteis nas mãos do Espírito e outros são inúteis. Precisamos prestar atenção a essas questões e estudá-las quando começamos essa obra.

43. Esses seis pontos que passei, em comunhão com vocês, são somente a introdução. Se tomarem essa comunhão e forem adiante, aprenderão mais e farão mais progresso. Encontrarão melhores formas de conduzir os jovens ao Senhor para receber Sua salvação.

44. Irmãos, digo novamente: o Senhor tem grande necessidade de jovens. Essa geração precisa que muitos jovens se levantem com vigor para receber a salvação do Senhor e ser conduzidos por Ele a se tornar vasos úteis em Suas mãos. Que o Senhor nos conceda graça para que, em Sua obra e na igreja, valorizemos a alma dos jovens! Não apenas não iremos impedi-los ou causar-lhes danos, mas iremos vigorosamente atraí-los, aperfeiçoá-los, conduzi-los e cultivá-los para que experimentem a salvação do Senhor e recebam a Sua edificação a ponto de ser úteis nas Suas mãos. Realmente espero que todos vocês orem fielmente por essa questão diante do Senhor para o futuro da obra do Senhor.







Livreto publicado no Brasil pela Editora Árvore da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário