Páginas

terça-feira, 27 de novembro de 2012

A PRÁTICA DE PROFETIZAR : O OBSTÁCULO BÁSICO PARA PROFETIZAR




o obstáculo básico para profetizar

Leitura bíblica: 2Sm 23:2; At 6:10; Ap 2:7; 22:17

Por muitos os cristãos tem lido 1 Coríntios 14, mas não tiveram um caminho para praticarem o que é falado nesse capítulo. Como resultado, os mestres cristãos por séculos, em sua maior parte, negligenciaram esse capítulo. Contudo, alguns deram uma definição adequada para a palavra profetizar dizendo que profetizar é falar por, expressar e predizer.
Mas eles não viram que em 1 Coríntios 14, profetizar denota apenas falar por Deus e expressar Deus. Nesse capítulo ele não carrega a denotação de predizer. Isso é provado pelos versículos 3 e 24. O versículo 3 diz, “Mas o que profetiza fala aos homens, edificação, encorajamento e consolação.” Profetizar em 1 Coríntios 14 é falar edificação para a igreja, encorajamento para a obra do Senhor, e consolação para a nossa vida diária. Edificação, encorajamento e consolação nada tem a ver com predizer. O versículo 24 diz “Mas se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou não instruído, será convencido por todos e examinado por todos.” Convencer e julgar as pessoas, expor suas condições, não é predizer. Muitos cristãos não viram isso claramente, então, eles não tem a prática adequada de profetizar. Os crentes pentecostais prestam muita atenção a 1 Coríntios 14, mas eles o entendem erroneamente, ensinando que profetizar nesse capítulo significa predizer.
O irmão Nee em 1937 viu a visão a respeito do profetizar como falar por Deus e Cristo e expressar Deus e Cristo. Ele viu que profetizar é o fator básico da reunião da igreja em mutualidade e que não deve haver apenas um que fala na reunião. Primeira Coríntios 14:31 diz, “Porque todos podeis profetizar”, e no versículo 24 diz, “Mas se todos profetizarem”. Todos podemos falar, e todos devemos falar. O versículo 26 diz, “Quando vos reunis, cada um tem”. Baseado em todos esses versículos, o irmão Nee viu que 1 Coríntios 14 se refere a reunião de mutualidade na qual todos falam e todos ouvem. Contudo, naquela época não encontramos a maneira para substituir o “serviço” tradicional da manhã do dia do Senhor no qual uma pessoa falava e todas as outras ouviam. Assim, nós também de alguma maneira colocamos essa questão de lado em nossa prática.
Em 1984, quase cinquenta anos mais tarde, começamos a considerar essa questão, e desde essa época temos falado a respeito disso por mais de cinco anos. Temos estudado essa questão por muitas vezes, e creio que o Senhor tem sido misericordioso para conosco e tem nos mostrado a verdadeira denotação da profecia segundo de 1 Coríntios 14 e a maneira de praticar esse tipo de profetizar. De todas as mensagens que dei sobre essa questão nos últimos cinco anos e meio, as primeiras três mensagens dessa série, entitulada “O Conhecimento Básico”, “Os Modelos”, e “Os Constituintes Básicos da Profecia”, são muito cruciais. Espero que todos os santos gastem muito tempo para cavar nessas três mensagens e pratiquem o que está escrito nelas. Se aprendermos a profetizar de maneira adequada e satisfatória segundo 1 Coríntios 14 daremos um grande passo pela restauração do Senhor. Temos o conhecimento básico com relação ao profetizar, e temos visto os modelos do profetizar e os constituintes da profecia. Contudo, há um obstáculo básico que todos nós precisamos lutar para vencer.

profetizar é cooperar com o falar                                                           do espírito de deus e cristo

Como temos visto, profetizar é falar por Deus e Cristo e expressar Deus e Cristo. Falar dessa maneira é cooperar com o falar do Espírito de Deus e Cristo (2Sm 23:2; At 6:10). A Bíblia nos revela que Deus é um Deus que fala. Hebreus 1:1-2 diz, “Havendo Deus, outrora, falado muitas vezes e de muitas maneira aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu Herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo”. Deus não é um Deus mudo; Ele está sempre falando. A Bíblia é o maior e mais elevado falar no universo, a qual contém sessenta e seis livros do falar de Deus. A Bíblia é o livro dos livros porque ela é o falar de Deus.

O Espírito Está Sempre Pronto e Esperando                                                        para Falar Conosco e por meio de Nós

Temos um Deus que fala, e esse Deus que fala deseja ter um povo que fala. Deus deseja falar, e o Seu Espírito está esperando por nós para falar. Se todos os milhões de cristãos nos Estados Unidos falassem por Deus e Cristo a cada dia, toda a terra seria revirada. Contudo, nos seus escritórios e escolas, poucos cristãos falam por Deus e Cristo. O cristianismo tradicional leva os santos a se tornarem mudos. Cada domingo pela manhã nas catedrais e nas capelas apenas uma pessoa está falando, e todas as outras pessoas estão em silêncio. Isso tem continuado por muitos anos que se tornou uma tradição, costume, e hábito dos cristãos irem à igreja simplesmente para ouvir uma pessoa falar. Todos nós precisamos nos levantar e derrubar esse costume.
Quando formos às reuniões da igreja devemos falar. Há mais de uma maneira para falar. Gritar, cantar, louvar e orar todos são diferentes tipos de falar. Quando formos à reunião, devemos ir cantando e louvando. Não devemos começar a reunião no local de reunião, mas em nossa sala de jantar, sala de visitas ou banheiro. Quando estamos nos preparando para ir às reuniões, devemos começar a cantar, e no caminho para a reunião, devemos ir cantando, louvando, orando e gritando. Devemos ser ouvidos cantando e louvando não apenas no local de reunião, mas também nas ruas e no estacionamento. Esse é o falar adequado. Não há nada errado com gritar e clamar. O Salmo 100:1 diz, “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras.” A nossa vida deve ser um júbilo para o Senhor. Temos ensinado essas coisas por muitos anos, mas hoje ainda carecemos da prática adequada de falar.
O Espírito está sempre pronto e espera para falar conosco e por meio de nós. O Espírito do Deus que fala está esperando ansioso que falemos. No Novo Testamento, Deus opera por meio do princípio da encarnação. Deus não faz nada por Si mesmo, especialmente na questão do falar. Ele prefere falar por meio de nós e falar dentro de nós. Ainda mais, o princípio da encarnação não é meramente que Deus opera com o homem. É Deus que opera dentro do homem, e os dois operam como um só. Quando falamos, o próprio Deus que expressamos está falando conosco e dentro de nós. Se não falarmos, Deus não terá caminho para falar, mas sempre que nos abrirmos para falar, o Espírito que espera para falar imediatamente nos segue e se une com o nosso falar. Por fim, é difícil dizer se é Ele ou nós que estamos falando.

Nem Sempre Cooperamos com o Espírito para Falar

O Espírito está sempre pronto e espera para falar conosco e por meio de nós, mas nem sempre cooperamos com o Espírito para falar. Sempre que formos às reuniões, devemos tentar falar. Num bom sentido, não importa se falamos de maneira correta ou não, de maneira satisfatória ou deficiente. Enquanto falamos, Deus está feliz. Os pais sempre gostam de ouvir seus filhos pequenos falarem. Se uma criança estiver quieta durante todo o dia, os pais ficam aborrecidos e preocupados com ela, mas quando ela começa a falar, os pais ficam alegres. Por muitos anos nosso Pai celestial não nos ouve falar muito nas reuniões e isso deve aborrecê-Lo. Se formos às reuniões e falarmos, mesmo de maneira incorreta, Ele ficará feliz. Falar incorretamente é muito melhor do que não falar. Quando alguém fala, mesmo incorretamente, ele está aprendendo a ministrar aos outros.

nosso obstáculo em cooperar para falar com o Espírito—     Nosso homem natural com nosso hábito e disposição

Nosso obstáculo ao cooperar para falar com o Espírito é o nosso homem natural com nosso hábito e disposição. Nosso homem natural, nossa disposição e nosso hábito formam uma “trindade” enganosa que trabalha dentro de nós para anular nossa função e nossa utilidade. Temos sacrificado muito e deixamos muitas coisas para trás para estar na igreja. Entretanto, podemos estar aqui de maneira silenciosa. Isso é devido ao nosso homem natural com nossa disposição e hábito.
Nosso obstáculo em cooperar para falar com o Espírito é visto em nossa mudez. De certa maneira, é notável que muitos de nós estejam há tanto tempo sem falar. Nosso obstáculo é também o nosso temor. Podemos temer falar numa reunião por causa da presença de certos irmãos. Tal temor é desnecessário. Nossos obstáculos são também as nossas preocupações e considerações. Um irmão pode estar preocupado que se ele falar de certa maneira, sua esposa pode repreendê-lo. Muitas vezes as nossas considerações anulam o nosso falar. Devemos esquecer as nossas preocupações e considerações e falar seja qual for o resultado.
Nosso obstáculo em cooperar para falar com o Espírito é também para manter as aparências. Podemos sentir que devemos falar apenas se pudermos ser o orador principal; então, nos abstemos de falar porque não gostamos de ser expostos. Nosso obstáculo também é hesitação. Também é que não estamos dispostos a falar. Pode não haver problemas ou considerações que não nos deixe falar, mas podemos simplesmente não estar dispostos a falar.
Mesmo se vencermos todos os fatores anteriores, nosso obstáculo em cooperar para falar com o Espírito pode ser o nosso falar inaudível. Quando falamos inaudívelmente, é como se não estivéssemos falando para os outros, mas para nós mesmos. Nosso obstáculo em falar está também em nosso falar solto. Pode não haver lógica, razão ou propósito em nosso falar. Falar de maneira solta dessa maneira é o mesmo que não falar. Quando falamos, precisamos ser sérios para falar de maneira lógica. 
Nosso obstáculo em cooperar com o Espírito é também falar sem exercitar o espírito. Quando falamos de maneira inexpressiva e monótona na reunião, não estamos exercitando nosso espírito. Quando falamos, devemos exercitar nosso espírito. Nosso obstáculo é também falar sem significado espiritual. Um falar sem significado espiritual é vazio, como uma casca sem conteúdo. O conteúdo do nosso falar deve ser algo com significado espiritual. Nosso obstáculo em falar está também em nosso falar muito prolongado. Mesmo se falarmos na reunião, nosso falar poderá ser anulado por todos os fatores anteriores. Se nosso falar for anulado, então não haverá falar adequado na reunião, e a reunião será vazia.

a maneira para vencer nosso obstáculo

A maneira para vencer nosso obstáculo é ser contra o nosso homem natural com nossa disposição e hábito. Se somos pessoas quietas, devemos ser contra nosso homem natural com sua quietude; isto é, devemos ser contra nós mesmos. A maneira para vencer nosso obstáculo é também aprender a tomar a cruz. Fomos crucificados na cruz (Rm 6:6; Gl 2:20), e devemos permanecer nela.
A maneira de vencer nosso obstáculo é também exercitar nosso espírito e aprender a como declarar o que queremos falar pelo Senhor. Podemos ter algo para falar aos outros com relação ao Senhor, mas podemos não saber como expressá-lo. Quando isso acontece, devemos voltar para casa, e praticar falar. Podemos orar, “Senhor, eu quero aprender a falar por Ti, qual palavra Tu darias a mim, e qual tipo de expressão eu preciso? Podemos não falar algo pelo Senhor porque não sabemos como falar, mas se não voltarmos para casa e aprendermos a falar, também não falaremos na próxima semana. Se tivermos algo para falar pelo Senhor, mas não temos a expressão ou terminologia, não devemos tratar disso levianamente. Você deve gastar algum tempo para buscar a maneira para falar e devemos até mesmo jejuar e orar. Se ainda não pudermos aprender a como falar o que queremos falar, devemos ir a um irmão experiente e pedir ajuda.
Alguns podem sentir que aprender a falar dessa maneira levará muito tempo. Contudo, educar uma criança leva pelo menos dezoito anos, e ainda mais se ele estuda na universidade, tem um mestrado ou Ph.D. Os Estados Unidos é um país líder no mundo por causa do seu sistema educacional. Nesse país, a educação da criança tem vários estágios: a educação em casa com sua família, a educação na sociedade e a educação nas escolas. Assim também, as pessoas na igreja também têm uma família espiritual e um ambiente espiritual na vida da igreja, então todos nós devemos ser educados e devemos aprender constante-mente. Não é correto alguém estar na igreja por muitos anos e ainda assim não saber como falar pelo Senhor nas reuniões. A única maneira para ganhar uma expressão adequada para falar pelo Senhor é praticar e aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário