Páginas

sábado, 15 de dezembro de 2012

BIOGRAFIA DE DONG YU LAN











No ano de 1920, em Fuchow, capital da província de Fukien, China,o então jovem Watchman Nee se rendia a Deus por meio da convincente pregação de Dora Yu. Enquanto isso, na cidade de Nimbô, província de Chekiang, nascia Dong Yu Lan, aquele que mais tarde seria um importante propagador do evangelho do reino de Deus na América do Sul.

Dong Yu Lan se tornou um homem de negócios desde muito jovem.
Isso lhe deu muitas experiências humanas, espírito de empreendedorismo,ampla visão de negócios e gerenciamento de empresas, que se tornaram importantes para que mais tarde fosse usado pelo Senhor, assim como ocorreu com Moisés (Êx 3-4), com os profetas Isaías (Is 6:5-8) e Amós (Am 7:14-15) e com tantos outros servos de Deus. Recentemente ele disse a um grupo de cooperadores seus que trabalhou muito, desde jovem, no
campo secular para ser aperfeiçoado a fim de servir ao Senhor na igreja e, hoje faz isso com toda dedicação, para no futuro ser ainda mais útil ao Senhor na manifestação de Seu reino. Hoje em suas mensagens ele sempre destaca que o Senhor Jesus, quando esteve na terra, não colocou Seus discípulos em uma sala de aula para instruí-los, ensiná-los ou dar lhes regras para seguir; antes, no dia a dia andava com eles (Lc 8:1-3; At1:21-22) e usava os acontecimentos cotidianos para aperfeiçoá-los.



O avô de Dong Yu Lan era muito rico, e como seu pai era filho único herdou toda a fortuna da família; contudo, por ter dificuldade de administrá-la,acabou perdendo tudo. Dessa forma, Dong Yu Lan, ainda bem jovem,embora sendo o filho caçula entre os varões, teve de trabalhar duramente
para ajudar no sustento da família. Chegou a andar a pé para economizar o dinheiro do ônibus e entregá-lo para sua mãe. Para se ter uma idéia do tamanho de sua responsabilidade, aos 17 anos de idade levou cinco
caminhões de ferragens de Xangai para Indochina, atravessando a Birmânia e outros países para vender esse material na região. Nesse percurso, três caminhões quebraram e tiveram de ser deixados no meio do caminho. Ele levou dois caminhões ao destino, desmontou um deles e voltou com as peças para consertar os outros três. Ao passar por essas e muitas outras dificuldades foi amadurecendo e aprendeu a administrar cada situação que
lhe aparecia à frente. Assim foi até tornar-se um empresário bem sucedido.



No ano de 1955, seu irmão mais velho o levou a uma reunião da igreja para ouvir o evangelho. Quando terminou a reunião um irmão da igreja foi a ele e disse: “Senhor Dong, sabia que todos pecaram e que todos nós somos pecadores?”. Ao que ele respondeu: “O quê? Pecador, eu? Eu nunca fiz nada errado!”. Disse isso porque se considerava uma pessoa reta, perfeita e que se apartava do mal, como Jó (Jó 1:1) e completou: “Vocês
é que são pecadores, eu não!”, e foi embora. Mais tarde, ele foi iluminado pelo Senhor e reconheceu sua verdadeira condição; arrependeu-se e foi salvo e batizado. Depois disso, sua situação mudou. Acendeu um cigarro
e, ao fumar, sentiu um sabor horrível. Também perdeu o desejo de beber e jogar. Rejeitou essas coisas e passou a ter um viver consagrado ao Senhor.



Pela grande responsabilidade que também passou a ter pelos interesses de Deus, rapidamente se tornou um presbítero da pequena igreja na cidade de Tin Mei, a qual mais tarde foi incorporada à cidade de Taipei. Nessa
época, como a necessidade de ser divulgada a visão da unidade do Corpo de Cristo por toda a terra era urgente, em 1958 houve um encorajamento aos irmãos que tinham essa visão e prática em Taiwan, China, para imigrar
ao Ocidente a fim de propagar essa importante revelação que haviam recebido do Espírito. Entre os que responderam ao chamamento do Senhor para migrar, estava o irmão Dong, que com simplicidade respondeu prontamente à necessidade de Deus. Assim, dois anos depois, em 1960,
chegou ao Brasil com a esposa e cinco filhos (mais tarde teve mais uma filha),passando a residir na cidade de São Paulo.



Desde o seu chamamento foi sempre acompanhado e sustentado em oração por sua esposa, a irmã Ester, que o encorajava a servir ao Senhor, apesar de muitas vezes ele se deslocar em longas viagens, enquanto ela
cuidava das responsabilidades domésticas. Durante todo esse tempo que passaram juntos, enfrentaram muitas lutas espirituais e turbulências, próprias de quem serve o Senhor e conduz com firmeza e fidelidade Sua obra. Em 09 de fevereiro de 2008 a irmã Ester dormiu no Senhor.


No ano de 1975, o irmão Dong recebeu o encargo do Espírito para
ajudar as igrejas no Brasil e na América do Sul a invocar o nome do Senhor. Essa é uma prática bíblica para se viver no espírito e andar em comunhão com Deus, e também a ler e orar a Palavra de Deus a fim de ganhar vida. Nessa época ele foi convidado para ministrar a um grupo de jovens na cidade de Ribeirão Preto e ali seu encargo principal foi levar todos os irmãos a invocar o nome do Senhor. As igrejas experimentaram uma renovação espiritual muito grande a partir dessa época. Em toda a América do Sul foram levantadas mais de três mil igrejas como fruto de seu labor ao Senhor, comprovando que o encargo que recebera foi proveniente do
Espírito.



Outra característica marcante desse servo de Deus é ajudar as igrejas a não apenas ouvir e apreciar as palavras da Bíblia, mas também praticá-las,aplicá-las no seu viver diário e divulgá-las a outras pessoas. Dessa forma, ao dar a devida importância ao nome e à Palavra do Senhor, as
igrejas que recebem essa ajuda desfrutam hoje da realidade da igreja em Filadélfia, modelo de igreja normal mencionada pelo apóstolo João no livro de Apocalipse (3:7-13).



Há mais de 30 anos, ano após ano, esse servo do Senhor tem ministrado conferências bíblicas a nível regional, nacional e internacional por toda a América do Sul e em outros continentes quando é convidado. Seu maior encargo é ajudar os filhos de Deus a se preparar para a volta do Senhor e também apressá-la (2 Pe 3:9,12) por meio da pregação do evangelho do reino (Mt 24:14). Todo o seu viver e ministério são controlados por essa visão. Nas inúmeras
viagens que tem feito por diversos países, sempre fala que “Cristo é a nossa vida, a igreja é o nosso viver e a volta do Senhor é a nossa meta”. Para atingir esse encargo e corresponder aos interesses de Deus, ele tem auxiliado os cristãos a tomar a Palavra como alimento e não como
mero conhecimento.


A fim de registrar e divulgar as preciosas revelações dispensadas pelo Espírito a esse servo de Deus, durante as conferências por ele ministradas, a Editora Árvore da Vida passou a publicá-las em livros. Já são mais de 100 títulos produzidos e distribuídos em larga escala nos idiomas português, espanhol, inglês, alemão, italiano, francês e coreano. Uma das publicações de sua autoria que tem ajudado muitos filhos de Deus a andar e viver no espírito é o “Alimento Diário”, um periódico bimestral que hoje conta com
mais de 40.000 assinantes.

O encargo que queima no coração do irmão Dong ao longo desses anos é expandir a esfera do reino de Deus na terra, e isso ele faz cooperando com o estabelecimento do testemunho da unidade dos filhos de Deus em cada cidade. Para cooperar com o processo de expansão da obra do Senhor na terra, o Espírito, por meio do irmão Dong, gerou alguns instrumentos eficazes como a Estância Árvore da Vida – extraordinário espaço para eventos, com capacidade para 10 mil pessoas, onde são ministradas duas conferências internacionais por ano; a Editora Árvore da vida – casa publicadora de livros de sua autoria; o Jornal Árvore da Vida – que visa suprir
de forma simples e clara a Palavra a todos os filhos de Deus; o Expolivro Árvore da Vida – ônibus-livraria-biblioteca que viaja por todo o Brasil e outros países levando as verdades acerca da unidade do Corpo de Cristo; as Cooperativas de colportores – centros de divulgação e distribuição de livros para colportores e igrejas, instaladas nas diversas regiões do Brasil; o CEAPE – Centro de Aperfeiçoamento para a Propagação do Evangelho
e os Colportores – irmãos e irmãs que levam alimento espiritual aos filhos de Deus por meio da palavra escrita.

Dentre os livros de autoria do irmão Dong Yu Lan, além do Alimento Diário mencionado acima, destacamos os seguintes clássicos: A Salvação de uma Sociedade em Crise – Livro de Juízes; Venha o Teu Reino; O Servo Fiel e Prudente; A Promessa da Vida e o Galardão no Reino; Daniel – O Destino do Governo Humano; Como Servir a Deus? Livro de Levítico; A Visão do Tabernáculo; O Caráter do Homem de Deus; Ser como Deus em Vida e em Natureza; Um Homem Segundo o Coração de Deus e O Maior
Sofrimento de Jesus. Todos publicados pela Editora Árvore da Vida.

2 comentários:

  1. Sinceramente...esse irmão terá que prestar contas de tudo que causou à restauração do Senhor no Brasil, os danos emocionais em famílias, as perseguições e calúnias que sofreram alguns santos por não concordarem com suas práticas e visões; ele maculou sua biografia, agindo levianamente deturpando ensinamentos saudáveis, plagiando escritos de outros irmãos, e introduzindo muitos ao erro, minha oração é para que ele antes de dormir no Senhor se arrependa do mal que fez a todos os santos que um dia acreditou na sua lisura de homem de Deus, e peça perdão publicamente para todos os santos que foram obrigados a afastarem da comunhão com outros santos em suas localidades por causa de suas visões enfatuadas e carnais. Espero que os seus cooperadores reconheçam o erro de ter causado divisão no Corpo de Cristo e fomentado o ódio em irmãos para sequer ter comunhão com outros santos. Muito triste o caminho que esses irmãos tomaram. Um dia todos estaremos na presença do Senhor no seu trono de julgamento, e toda a verdade vai vir a tona, espero que muitos dos santos hoje sejam libertos de todo o mal que as mentiras proferidas por ele e seus cooperadores causaram e afastaram os santos da unica comunhão do Corpo de Cristo, unica e exclusivamente movidos pela ambição, controle e poder, tão somente com intuito de fazer prosperar seus negócios.

    ResponderExcluir
  2. Só a árvore que dá frutos leva pedradas.

    ResponderExcluir