Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

POSTURA, POSIÇÃO E FUNÇÃO DAS IRMÃS NA IGREJA (2)




Leitura bíblica: Ef 2:19; 1Tm 3:15; Ap 2:4; 1Pe 3:1, 4; Lc 2:36-37; Cl 4:6


A importância da função das irmãs na vida da igreja
Na Bíblia a igreja é comparada a uma casa. A igreja é a família de Deus, e essa família é a casa de Deus. Os dois termos família e casa são ambos usados no Novo Testamento em referência à igreja. Efésios 2:19 nos diz que a igreja é a família de Deus, enquanto que 1 Timóteo 3:15 diz que a igreja é a casa do Deus vivo.
Muitas vezes Deus usa coisas físicas como sombras de coisas espirituais. Uma família humana é uma sombra, um retrato da vida da igreja. A situação numa família é uma sombra da situação na família de Deus. Na igreja os irmãos podem ser comparados ao marido e o pai numa família, e as irmãs podem ser comparadas a uma esposa e a mãe.
Numa família a responsabilidade é principalmente da esposa. Para se ter uma vida familiar adequada com uma vida doméstica adequada, a esposa deve se encarregar de grande parte da responsabilidade. Se os pais querem que seus filhos se comportem adequadamente e apenas o pai toma a responsabilidade para instruí-los, o resultado não será satisfatório. Mas se a mãe toma a responsabilidade de instruir os filhos de como eles devem se comportar, mesmo se o pai não é adequado para fazer a sua parte, o resultado ainda pode ser bom.
Com base em minha experiência, tenho aprendido que para ter uma vida da igreja adequada, as irmãs devem exercer uma responsabilidade particular e executar tal função particular. Os irmãos não podem substituir a função das irmãs. Em uma família o marido não pode conceber e gerar coisa alguma. Apenas a esposa pode gerar um filho. Isso é uma ilustração da situação na vida da igreja. Para se ter uma vida familiar adequada, a mãe é mais importante que o pai. O princípio é o mesmo com relação a vida da igreja. Nesse sentido, podemos dizer que as irmãs são mais importantes que os irmãos na vida da igreja.
Não importa o esforço da igreja para realizar algo, se as irmãs não exercerem a responsabilidade, é muito difícil gerar algo. Os irmãos podem ter iniciativa e tomar qualquer decisão, mas se algo pode ser “concebido” e realizado na vida da igreja ou não, depende mais das irmãs. Se as irmãs permaneceram em silêncio e indolentes em relação a algum fato na vida da igreja, esse fato não terá um bom resultado.  Na questão da expansão do evangelho, parece que a responsabilidade principalmente deve ser dos irmãos, mas se as irmãs não tomarem essa responsabilidade será difícil a igreja gerar ou conceber para a expansão do evangelho. Para frutificar para a expansão do evangelho, as irmãs devem exercer a responsabilidade. Mesmo com a palavra do ministério, apesar de ser os irmãos que ministram, se as irmãs não tomarem o encargo e a responsabilidade de orar pelo ministério, dificilmente haverá um fruto adequado para o ministério. Contudo, se as irmãs tomarem a responsabilidade no espírito de ser um com o ministério e orar contra qualquer tipo de ataque do inimigo, isso dará um rico fruto para o ministério. Por isso, todas as coisas de vida relacionadas à igreja local devem ser “concebidas” e geradas pelas irmãs.
Nos evangelhos a reunião numa casa em Betânia era uma miniatura da vida da igreja (Mt 26:6-13; Mc 14:3-9; Jo 12:1-8). Enquanto o Senhor Jesus estava na terra, Betânia era o Seu lugar de descanso (Mt 21:17). Na casa de Maria, Marta e Lázaro, uma das casas em Betânia, a responsabilidade era principalmente sustentada pelas irmãs. Naquela casa havia duas irmãs e um irmão. Isso ilustra o princípio de que para haver uma vida da igreja forte, deve haver mais irmãs do que irmãos.
Deixe-me dar um testemunho baseado em nossa história passada. No início da vida da igreja na China, o levantar das igrejas locais foi muito ajudado pelas irmãs. Na igreja sempre deve haver mais irmãs do que irmãos. Além disso, nos dias iniciais a ajuda financeira às igrejas vinha principalmente das irmãs. Naqueles dias éramos muito pobres porque tomávamos o caminho estreito. Deixamos o caminho denominacional relacionado às finanças, e vivíamos pela fé, confiando no Senhor para tudo. As igrejas tinham mais irmãs do que irmãos, e a maioria dos irmãos não tinham empregos bem-pagos. No entanto, tanto em Xangai como no norte da China, o Senhor supria a igreja, a obra, e os cooperadores principalmente por meio das irmãs que eram enfermeiras. Essas irmãs eram excelentes em sua profissão, e a maioria delas eram solteiras. Elas eram muito sólidas na vida. Isso ilustra a posição importante que as irmãs ocupam na vida da igreja.
As irmãs precisam continuamente receber o encargo do Senhor, exercer a responsabilidade e “gerar” tudo na vida da igreja. Não importa o que os irmãos decidam em relação à igreja, se as irmãs não assumirem e exercerem a responsabilidade por esse algo, será impossível gerá-lo.
as irmãs precisam amar o senhor                                                                                       com o primeiro amor
Como as irmãs podem conceber e gerar algo na vida da igreja? Primeiramente, as irmãs necessitam amar o Senhor mais do que qualquer coisa. O Senhor é mais amável que o mundo, nosso ego, nossa família, nosso futuro, e qualquer coisa que possuímos (10:37). Ele é mais amável do que todas as coisas. Segundo Apocalipse 2:4, a degradação da igreja foi devido ao abandono do primeiro amor para com o Senhor. A palavra primeiro em grego também pode ser traduzida como “melhor”. Precisamos ter o primeiro amor, o melhor amor, para com o Senhor. As irmãs precisam orar, “Senhor, conceda-me Te amar com o primeiro amor, o melhor amor”.
Quando o Senhor Jesus encontrou Pedro depois da Sua ressurreição, Ele não o repreendeu. Contudo, o Senhor perguntou a Pedro três vezes se ele O amava (Jo 21:15-17) porque Pedro O tinha negado três vezes (13:38; 18:12:17). Todos os problemas que temos com o Senhor é devido à falta de amor para com Ele. Contanto que tenhamos o melhor amor, o primeiro amor, para com o Senhor, todos os problema desaparecerão. Especialmente as irmãs, precisam ter o melhor amor para com o Senhor.
AS IRMÃS NECESSITAM SER QUEBRANTADAS
       Em segundo lugar, com base no padrão da vida familiar, para as irmãs gerarem algo na vida da igreja, elas precisam se sacrificar. Isso significa que necessitam ser quebrantadas. A questão de ser quebrantadas inclui ser submissa, sofrer e desistir (abandonar) de muitas coisas. Na vida da igreja, primeiro as irmãs necessitam do melhor amor para com o Senhor. Depois, em seguida, elas precisam de quebrantamento, que inclui submissão, sacrifício, sofrimento, abandonar muitas coisas, nunca almejar algo para si mesmas, nunca vindicar algo para si mesmas, e nunca dizer algo por si mesmas. As irmãs precisam estar dispostas a serem privadas para a igreja. Se as irmãs não estão prontas a se sacrificar, para sofrer perdas, se submeterem e serem quebrantadas, elas nunca poderão conceber algo para a vida da igreja.
A Bíblia nos diz que as irmãs são colocadas na posição de submissão, uma posição de sacrifício, e uma posição de humildade (1Co 11:3-16; Ef 5:22; 1Pe 3:1,4). O significado real da humildade é ser quebrantado. Ninguém pode ser verdadeiramente humilde se não for quebrantado. Para as irmãs conceberem e gerarem algo na igreja, elas devem estar dispostas a serem quebrantadas por amor ao Senhor. Em sua casa com seu marido e até mesmo com seus filhos, as irmãs precisam ser quebrantadas. Nosso cônjuge e nossos filhos são um teste para o nosso quebrantamento.
Se as irmãs brigam entre si, isso é uma prova de que elas não estão dispostas a serem quebrantadas. Mesmo se temos sido tratados injustamente, se estivermos dispostos a ser injustiçados, isso mostra que somos quebrantados. Isso significa que estamos sob o trabalhar da cruz. Se uma irmã é reprovada por outra irmã, e ela não murmura ou reclama, esse é um sinal de que ela está disposta a ser quebrantada.
Todos os irmãos e irmãs precisam estar dispostos a serem quebrantados. Se formos tais pessoas, será impossível ficarmos ofendidos. Se as irmãs ficam ofendidas com alguma coisa, isso danificará sua função para conceber ou gerar algo na vida da igreja. As irmãs nunca devem se justificar. Elas nunca devem culpar ou criticar os irmãos responsáveis por suas decisões.
Pode ser verdade que os irmãos responsáveis tomem uma decisão errada, mas se as irmãs estiverem dispostas a serem quebrantadas, elas não dirão uma palavra. Em vez disso, elas tomarão o encargo de ir ao Senhor, e orar, clamar pela autoridade mais elevada. Elas devem deixar o Senhor ouvir a sua voz com relação a situação, mas ninguém mais deve ouvir algo da boca das irmãs.
Se as irmãs estiveram dispostas a serem quebrantadas, isso será uma grande ajuda para o gerar das coisas na igreja. Se as irmãs não estiverem dispostas a serem quebrantadas, nada será concebido ou gerado na igreja. Temos falado muito sobre viver no espírito, mas a questão do quebrantamento é viver na prática, viver na realidade. Se as irmãs estiverem dispostas a serem quebrantadas, o seu espírito será muito sólido, vivo e rico.
as irmãs necessitam orar pela igreja
Em terceiro lugar, as irmãs devem ser pessoas de oração (Lc 3:36-37; At 12:12). Elas precisam orar por todos os problemas relacionados à igreja. A irmã Ruth Lee era a mais velha entre os cooperadores na China continental. Nos dias iniciais ela orava em todas as reuniões da igreja. Aparentemente, as reuniões estavam sob a direção dos irmãos, mas na verdade as reuniões eram levadas a cabo por meio de suas orações. Ela nos disse que muitas vezes quando os irmãos que ministravam estavam falando, em certo ponto ela percebia que havia uma alteração repentina na mensagem.
Ela percebia que era difícil para os irmãos que falavam continuar. Imediatamente ela orava, “Senhor, ajuda os irmãos a passarem por essa alteração.” Ela testificou que muitas vezes depois de apenas um minuto o Senhor respondia sua oração. Ela nos disse que algumas vezes nas reuniões, os irmãos que não viviam no espírito tinham o desejo de falar algo. Imediatamente, ela orava, perguntando ao Senhor para exercer Sua autoridade sobre a reunião e principalmente sobre os irmãos com dificuldades. Ela testificou muitas vezes que o Senhor respondia imediatamente sua oração. Muitas irmãs em Xangai aprenderam com ela. Ela ajudou muitas irmãs a praticar o mesmo tipo de oração.
Depois que cheguei em Xangai em 1933, fiquei muito impressionado com o fato de que nas reuniões raramente ouvia as irmãs dizerem alguma coisa. Elas não falavam, mas oravam muito. Quando os santos tinham a oportunidade de orar nas reuniões, as orações das irmãs eram pesadas e vivas. Para gerar as coisas na igreja, as irmãs precisam orar por toda a igreja de maneira detalhada. A igreja leva a cabo a obra entre as crianças, com os estudantes de primeiro e segundo grau e universidade. Também conduz a reunião dos novos crentes. Além disso, há uma reunião geral da igreja no dia do Senhor, e também há reuniões à noite durante a semana. As irmãs precisam tomar o encargo e orar muito por todas essas questões. As irmãs têm sua responsabilidade e sua porção. A porção das irmãs é orar.
as irmãs precisam “temperar” a vida                                                                              da igreja por adicionar “sal”
Em quarto lugar, a função das irmãs na igreja pode ser comparada ao adicionar sal no alimento para temperá-lo e melhorar o sabor (cf. Cl 4:6). Vamos ilustrar essa função da seguinte maneira. Numa família o pai pode instruir os filhos com relação ao seu comportamento. Contudo, o pai pode ser áspero e não ser cuidadoso ao instruí-los. Então, depois da instrução do pai, a mãe pode precisar vir para ajustar a deficiência.
            Ela pode perceber que seu marido não foi cuidadoso, mas não deve falar aos filhos sobre a deficiência do marido. Se ela o fizer, ela danificará a situação. Se for sábia, ela confirmará o que o pai disse, mas adicionará algo para corrigir a deficiência do pai. Esse tipo de instrução será efetiva. Se apenas a mãe instrui os filhos no seu comportamento, sua instrução não funcionará tão bem quando ambos derem as instruções.
Na vida da igreja os irmãos às vezes são grosseiros e descuidados ao tomarem decisões. Muitas vezes as irmãs precisam adicionar algo para corrigir a deficiência dos irmãos. O que as irmãs adicionam pode ser comparado ao sal adicionado para melhorar o sabor da comida. Depois que o sal for adicionado, o sabor será corrigido. As irmãs são necessárias para adicionar sal a tudo o que os irmãos dizem e fazem na igreja. Se as irmãs adicionarem a porção adequada de sal, o que quer que seja que os irmãos digam e façam será maravilhoso na igreja, ao contrário, será pobre, sem um sabor adequado.
Se as irmãs aprenderem a lição de adicionar sal a tudo na vida da igreja, mesmo se algo negativo acontecer a um dos irmãos, isso se tornará uma grande benção não apenas para ele, mas também para a igreja. Se tornar-se-á uma benção ou não dependerá do tipo e da quantidade de sal que as irmãs adicionarem. Se há um problema entre dois irmãos na igreja, e um dos irmãos vier a uma irmã mais velha para lhe dizer quão pobre o outro irmão é, esse é o momento para a irmã adicionar algum sal à situação. Se a irmã aprendeu alguma lição espiritual, ela ajudará o irmão a conhecer a carne e o ego e aplicar a cruz. Isso significa que a irmã sabe como adicionar sal à situação para ajudar os dois irmãos a serem um. Isso gerará alguns fatores edificantes na igreja e levará a igreja a ser edificada.
Na igreja, pessoas de muitas disposições diferentes são colocadas juntas pelo Senhor. Com tal mistura de pessoas se reunindo para praticar a vida da igreja, é necessário uma grande porção de sal. Os irmãos não têm a posição de prover o sal necessário. Essa porção pertence as irmãs. Se a igreja será corrompida ou purificada, limpa, dependerá das irmãs.
As quatro coisas acima – amar o Senhor com o primeiro amor, ser quebrantado, tomar o encargo de orar e aprender a como adicionar sal – são os fatores principais que ajudam as irmãs a gerar muitas coisas na vida da igreja. Espero que o Espírito Santo fale as irmãs a respeito dessas questões.
(The Collected Works of Witness Lee, vol. 1, 1968, pp. 89-95) Living Stream Ministry

Nenhum comentário:

Postar um comentário