Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

A POSTURA, POSIÇÃO E FUNÇÃO DAS IRMÃS NA IGREJA (1) WITNESS LEE









A FUNÇÃO DE SER SUBMISSA 

Ao considerar como as irmãs devem funcionar na igreja, a primeira lição que as irmãs precisam aprender é a submissão. De fato, a maior lição para os cristãos aprenderem é ser submissos (Ef 5:21-22). Ser submisso requer a abundância de vida, porque submissão é a expressão da vida. Há uma diferença entre submeter e ser submisso. As irmãs precisam aprender a lição de não apenas se submeterem, mas também de serem submissas. Se as irmãs puderem aprender essa lição, a igreja será forte e será enriquecida. Para ser submissa, as irmãs precisam perceber qual é a sua posição e postura.
A primeira função das irmãs é ser submissa. Isso não envolve fazer algum tipo de obra, mas é uma função verdadeira. Ser submissa é muito maior do que qualquer tipo de obra. Se as irmãs são submissas, elas estão fazendo a maior coisa no mundo. Essa é a maior função da parte das irmãs.
Primeira Coríntios 11:3 diz, “Quero, contudo, que saibais que Cristo é a cabeça de todo homem, o homem, a cabeça da mulher, e Deus, a cabeça de Cristo". Neste versículo podemos ver a ordem divina. Contudo, hoje em todo o mundo, em cada país, em todas as escolas, e em todas as casas, o que vemos não é ordem e submissão, mas rebelião sobre rebelião. Todo o mundo é rebelde em relação a Deus. O mundo é como um oceano tempestoso cheio de ventos de rebelião. Na igreja a situação não deve ser assim. A igreja é o vaso escolhido por Deus para sustentar um testemunho ao universo que é absolutamente diferente do mundo. A igreja é santificada, separada do curso do mundo e da correnteza da era. Como a igreja não estamos no fluir do mundo, mas no fluir da Nova Jerusalém (Ap 22:1). Nas igrejas locais como as expressões locais do Corpo de Cristo, deve haver submissão genuína.
Como pormenorizamos anteriormente, em Cristo os irmãos e as irmãs são iguais. Em Cristo não há diferença entre homens e mulheres. Contudo, na vida da igreja há uma diferença entre os irmãos e as irmãs porque a vida da igreja é um espetáculo para ser visto pelos homens. A palavra grega para espetáculo é usada por Paulo em 1 Coríntios 4:9, que diz, "Deus nos expôs a nós, os apóstolos, em último lugar, como se fôssemos condenados à morte, porque nos tornamos espetáculo para o mundo, tanto para anjos como para homens.” Aqui Paulo usa uma metáfora, referindo-se as lutas entre criminosos e animais selvagens no anfiteatro romano. Aos olhos do Senhor, hoje, o universo é como um teatro, e a igreja é um espetáculo nesse teatro universal para exibir algo, mostrar algo, para toda a criação. Nesse espetáculo as irmãs foram colocadas na posição de submissão, e os irmãos foram colocados na posição de ser a cabeça. A função da igreja é para exibir, expor, a questão de submissão ao universo.
Tanto ser a cabeça de maneira adequada como ser submisso à cabeça requer as riquezas da vida. Não é fácil para os irmãos funcionarem como a cabeça, e é também difícil para irmãs serem submissas aos irmãos. As irmãs precisam ser submissas não apenas exteriormente, mas também do interior do seu espírito, sem nenhuma reclamação ou murmuração. Para que a igreja tenha um testemunho adequado no universo, não deve haver murmúrio ou reclamação das irmãs. As irmãs precisam aprender a lição de submissão.  Elas precisam ter a atitude de que, como irmãs, elas não sabem o que é certo ou errado; elas sabem apenas uma coisa — que a posição delas na igreja é serem submissas. Decidir o que é certo e o que é errado não é responsabilidade ou posição delas. As irmãs estão somente na posição de serem submissas.
Ser submisso requer o suprimento de vida, o desfrute da graça, a obra da cruz, e o negar do ego. Nunca devemos tentar ser submissos pelo nosso ego. Devemos consagrar nós mesmos ao Senhor, não para fazer uma obra para o Senhor, mas simplesmente sermos submissos. Se as irmãs cuidam dessa questão de serem submissas, a igreja será fortalecida, enriquecida e renovada. Se as irmãs na igreja local forem submissas, a igreja será forte, viva, rica e prevalecente. É muito mais prevalecente para as irmãs serem submissas do que fazer qualquer tipo de obra. Essa é a primeira lição que as irmãs precisam aprender. Isso não significa que não há necessidade de as irmãs terem comunhão com a igreja, mas as irmãs devem saber que a posição delas é serem submissas.
A Função de Orar
Quando as irmãs aprendem a lição de serem submissas, será fácil para elas cuidarem da segunda função — a função de orar. A igreja local precisa muito da função das irmãs em oração. A função de orar não é principalmente da parte dos irmãos, mas da parte das irmãs. Alguns dos membros da igreja precisam constantemente sustentar a responsabilidade de orar pela igreja, o que inclui oração pelos presbíteros e os irmãos responsáveis.
Se as irmãs não são submissas, elas não podem orar pelos presbíteros. Em vez de orar, elas criticarão os presbíteros. Se as irmãs aprenderem a lição de submissão, elas imediatamente terão vida para orar pelos presbíteros. Elas nunca dirão uma palavra se os presbíteros estão certos ou errados. A vida de oração vem da vida de submissão. Se não tivermos uma vida de submissão, será muito difícil para nós termos uma vida de oração. Há uma necessidade de oração constante não somente pelos presbíteros, mas também por todos os santos. Se as irmãs aprenderem a lição de submissão, elas terão vida para orar pela igreja. Se elas murmurarem ou criticarem, somente um pouco, sua vida de oração cessará.
Se as irmãs forem submissas, o Espírito Santo as encarregará de orar por todas as coisas relacionadas à igreja. Elas nunca criticarão ninguém na igreja, mas sempre orarão por elas. Elas sempre terão o encargo de orar por todas as questões e todas as pessoas relacionadas à vida da igreja. Tudo o que perceberem, souberem, e tomarem conhecimento a respeito dos irmãos e irmãs, famílias, e com a situação espiritual da igreja, elas se voltarão em oração. Elas nunca reclamarão, murmurarão, ou criticarão; antes, serão submissas e sempre terão o encargo para orar. A função de oração das irmãs é baseada e vem da submissão verdadeira. Isso é o que a igreja necessita das irmãs.
A história e a nossa experiência nos dizem claramente que a função de oração não é principalmente da parte dos irmãos, mas das irmãs. Na reunião de oração na casa da irmã em Atos 12, creio que a maioria dos que estavam orando eram irmãs. Os irmãos devem estar na linha de frente combatendo o inimigo, e as irmãs precisam estar nos bastidores para controlar a situação através da oração, invocando o Senhor como a mais elevada autoridade para tomar posse da situação. Ao executar a função de orar, as irmãs não devem dizer uma palavra aos seres humanos, mas devem falar para a mais elevada autoridade. Se as irmãs criticarem somente um pouco, esse espírito de crítica matará sua vida de oração.
Para funcionar em oração, primeiro as irmãs precisam ser submissas. Elas precisam tomar a posição de serem submissas. Isso é absolutamente diferente da era do mundo, do curso do mundo, do fluir, da maré, do presente século. As irmãs precisam perceber que a posição que o Senhor deu a elas foi a de submissão. Eu digo novamente que se as irmãs preencherem essa responsabilidade, elas terão vida para orar continuamente pela igreja. Os olhos espirituais no seu espírito serão muito aguçados para entrar nos corações dos santos e conhecer situação deles. Embora as irmãs conheçam a situação dos santos, incluindo os presbíteros, elas nunca dirão uma palavra. Antes, elas levarão todas as questões ao Senhor e invocarão a Cabeça como a mais elevada autoridade. A igreja receberá o maior benefício da função das irmãs.
A Função de Cuidar dos Assuntos da Igreja
Se as irmãs são submissas e executam sua função de orar, será fácil para elas perceberem quais assuntos da igreja elas precisam cuidar. Quase tudo relacionado à igreja precisa ser cuidado pelas irmãs. As irmãos precisam cuidar dos irmãos, das irmãs, das crianças, dos santos mais velhos, e dos jovens. Numa família a esposa e mãe cuida de quase tudo. É o mesmo com a igreja. Todos os assuntos da igreja precisam ser cuidados pelas irmãs. Os irmãos são somente a cabeça, enquanto as irmãs podem ser comparadas ao corpo, que tem muitos membros e muitas funções. Se os presbíteros são inadequados para cumprir sua função, a razão não é que alguma coisa está errado com eles; antes, alguma coisa está errado com as irmãs, porque elas não cuidaram bem dos presbíteros. Se as irmãs cuidam dos presbíteros adequadamente, estes cumprirão suas funções. As irmãs não devem reclamar que a obra entre os jovens é pobre. Elas precisam perceber que é pobre porque elas não cuidam bem dos jovens. Se as irmãs exercitarem o cuidado adequado, a obra entre os jovens será levantada.
Na igreja pode haver diversos irmãos e irmãs que são estudantes. Geralmente, os estudantes são solteiros. Algumas das jovens irmãs casadas que são mais velhas que os estudantes devem cuidar desses solteiros. Alguns dos estudantes podem ser fracos espiritualmente. As jovens irmãs casadas precisam levar esses estudantes mais fracos para sua casa e cuidar deles. Algumas das irmãs mais velhas que são mães precisam cuidar dos solteiros que estão longe de suas famílias. Elas precisam fazer algo para satisfazer suas necessidades práticas. Essa será uma verdadeira exibição de amor e do verdadeiro ministério de Cristo para esses estudantes.
Algumas das irmãs também precisam cuidar dos adolescentes. Por via de regra, os adolescentes gostam de dar ouvidos a outros santos, mas não aos seus pais. As irmãs devem tirar vantagem disso para cuidar dos adolescentes. Os meninos adolescentes, na maior parte, não ouvem seus pais, mas se as irmãs cuidarem deles, eles ouvirão sempre que as irmãs falarem com eles. Os adolescentes na igreja são os jovens membros do Corpo. Uma vez que as irmãs são para o Corpo, orando constantemente pelo Corpo, elas precisam cuidar desses jovens membros. Isso será uma grande ajuda para toda a igreja, inclusive as famílias.
Primeiro, as irmãs precisam ser submissas; segundo, elas precisam cumprir sua função de orar. Se as irmãs tiverem tal vida com tal espírito, elas serão capazes de ajudar os adolescentes. Em contraste, se as irmãs estão constantemente criticando os presbíteros, contudo, ainda tentam cuidar dos jovens, elas danificarão e envenerarão os jovens santos. Elas nunca ministrarão  vida para eles. Se a igreja como um todo é fraca e os presbíteros são inadequados, as irmãs ainda precisam manter sua posição de submissão e cumprir sua função de oração. Então, quando as irmãs cuidarem dos adolescentes, elas não precisarão dizer nada. A conduta das irmãs na presença dos adolescentes ministrará vida a eles. Eles serão ajudados pela vida e comportamento espiritual das irmãs. Isso ajudará muito a igreja.
As irmãs também precisam cuidar das crianças, não apenas no dia do Senhor nas reuniões de crianças. Algumas das irmãs precisam ter o encargo de cuidar das crianças ao perceberem que os pais e as crianças em algumas das famílias precisam da ajuda das irmãs. Se as irmãs recebem isso como um encargo, elas saberão o que devem fazer para prestar ajuda adequada.
Se as irmãs cuidarem dos presbíteros, dos jovens, e das crianças, que ajuda elas prestarão às igrejas! O cuidado das irmãs resultará na edificação genuína da igreja. Além disso, as irmãs serão fortes em espírito, ricas em vida, e confiantes naquilo que o Senhor tem feito por meio delas. Então será fácil para as irmão funcionarem nas reuniões gerais da igreja, mesmo que muitos irmãos estejam presentes. As irmãs precisam aumentar seu funcionamento nas reuniões da igreja, mas isso depende se elas estão sendo submissas, cumprindo sua função de orar, e cuidando das coisas que elas precisam cuidar na igreja.









Nenhum comentário:

Postar um comentário