Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

JUSTIFICAÇÃO E SANTIFICAÇÃO





                                                             ( foto tirada do informefsa)
                                        
 
" Justificados,pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo"( romanos 5:1)

  O último grupo é formado pela justificação e pela santificação. outrora eramos inimigos de Deus, alheios à Sua promessa, mas hoje, por crermos em Cristo, experimentamos a graça salvadora. Antes de nos unirmos a Cristo, Deus não nos podia aceitar, pois éramos pecadores. Mas Ele, em sua bondade, tolerância e longanimidade, aguardou-nos para nos conduzir ao arrependimento ( Romanos 2:3-5).

  Alguns a que desprezam a riqueza da bondade de Deus e Sua palavra, por causa da dureza do coração. A esses, o Senhor adverte que estão acumulando contra eles próprios ira para o dia da ira  e da revelação do justo juízo de Deus.( v.5). Porém, ao nos arrependermos, recebemos a abundância da graça, escapando, assim, da ira de Deus( 5:9). Quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte de Seu filho; agora, muito mais, estando já reconciliado judicialmente seremos salvos, organicamente, pela Sua vida ( v 10).

  Cristo cumpriu a justificação por nós, tornando-se nossa justiça: deixamos de ser pecadores que viviam na injustiça para sermos justos. O aspecto objetivo da justiça foi totalmente realizado pelo Filho; nossa justiça própria é, diante de Deus, como trapo de imundícia, portanto Deus jamais a aceitaria ( Isaías 64:6). Após pecarem, Adão e Eva confeccionaram para si vestes de folha de figueira, a fim de cobriri sua nudez. Mas Deus não se satisfez com aquilo, e cobriu-os com pele de animal.A veste da figueira, frágil e efêmera, prefigura a justiça própria, a qual não é suficiente para fazer-nos aceitáveis por Deus. Mas a segunda veste prefigura a redenção de Cristo, que morreu em, nosso lugar, derramando Seu sangue, e nos justificou eternamente diante de Deus. Essa veste é permanente e podemos permanecer nela todo o tempo.

  Em 1 Coríntios 6:11 vemos que pelo Espírito fomos lavados, justificados e santificados objetivamente, indicando uma mudança de posição. Após tomarmos Cristo como nossa justiça, passamos de uma posição comum para uma posição santa. Jesus mencionou isso ao dizer que o ouro fora do santuário é comum, mais uma vez no santuário é santo( Mateus 23:17). Do mesmo modo, quando nos unimos a Cristo, fomos feitos santos.
  Porque precisamos da jsutificação e da santificação? Quando Adão pecou, apesar de a pele do cordeiro representar a redenção, Adão ainda não pidia ter acesso á árvore da vida, pois o caminho fora fechado por um querubim com uma espada flamejante. O querubim refere-se à glória de Deus, a espada, à sua justiça, e o fogo Á sua santidade. Para nos achegarmos à arvore da vida( que indica uma relacionamento orgânico com Deus), então, precisamos de santidade, justiça, glória objetivas, as quais Cristo cumpriu por nós ( 1 Corintios 1:30). A redeção judicial abriu caminho para termos a regeneração,o acesso à glória, à justiça e À santidade de Deus. Hoje podemos desfrutrar livremente da vida divina e de todas as suas riquezas.

  Para alcançarmos a maturidade espiritual, que é o crescimento de vida divina em nós, precisamos comer: quanto mais nos alimentamos da palavra de Deus, tomando-o com oração e em comunhão com Deus no espírito, mais nos será dada, tornando-nos cada vez mais conformados à imagem e semelhança de Cristo. Assim, viveremos para Seu inteiro agrado e, juntamente com ele cumpriremos Seu plano eterno na terra.



JESUS É O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário