Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A ESTRATÉGIA DE SATANÁS CONTRA A IGREJA: OS SUBSTITUTO DE CRISTO










A ESTRATÉGIA DE SATANÁS CONTRA A IGREJA

                 O desejo do coração de Deus é trabalhar Cristo para dentro de um povo, amalgamar Cristo a esse povo e  fazer desse povo um Corpo vivo para Cristo. Essa é a intenção e o propósito de Deus. Depois da ressurreição e ascensão do Senhor, Deus começou esse trabalho, para que todas as comunidades onde os seres humanos vivem, possa haver uma expressão viva de Cristo. Esse é o eterno propósito de Deus e será cumprido nesta terra e nesta época. Se não estivermos preocupados com nenhuma outra coisa, essa visão da Bíblia ficará clara para nós.
Entretanto, imediatamente depois que Deus começou Seu projeto divino, o inimigo, Satanás, interveio para estorvar e prejudicar Seus planos. A igreja tem uma história de aproximadamente 2000 anos. Por todos esses anos, Satanás tem sido extremamente ativo em muitas coisas. Todas elas podem ser  resumidas em três categorias:

1 OS SUBSTITUTOS DE CRISTO

O  primeiro aspecto da atividade de Satanás é produzir muitos substitutos de Cristo. A intenção de Deus é trabalhar Cristo para dentro do Seu povoescolhido. Ele tem a intenção de que Cristo seja seu centro, sua realidade, sua vida e o seu tudo em todos. Mas Satanás suscitou muitos substitutos sutis, muitas imitações inteligentes.
Porque o livro de colossenses foi escrito? Porque naquele tempo, entre os santos de Colossos, a filosofia humana foi introduzida como um substituto de Cristo. A filosofia é o que há de melhor na civilização e cultura humana, e o inimigo utilizou-a para desviar os cristãos de Cristo. Por isso, Paulo escreveu aos colossenses dizendo-lhes que Cristo é “a herança dos santos” (1:12), e que Cristo precisa ser tudo em todos para os santos ( 3:11). “Cuidado que ninguém vos venha a enredar”, ele disse, “com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” (2:8).
Porque foi escrito o livro de Hebreus? Porque Satanás estava utilizando a própria religião formada de acordo com os oráculos de Deus, para tomar lugar de Cristo. A religião judaica era de Deus; ela foi estabelecida por Deus e até mesmo usada por Deus. Mas a intenção de Deus não é trabalhar a religião judaica dentro do Seu povo. Uma mãe, por exemplo, pode querer dar um remédio para o seu filho, mas este, na sua desobediência, não coopera. Em vez de tomar o remédio, a criança agarra o frasco que contém o remédio e brinca com ele; mas não toma o remédio. A religião judaica era simplesmente um recipiente, conduzindo Cristo ao povo escolhido de Deus, mas o sutil inimigo levou-os a apreciar mais o recipiente do que Cristo. A religião mesmo designada por Deus tornou-se um substituto nas mãos de Satanás para tomar o lugar de Cristo. O escritor do livro aos Hebreus, portanto, escreveu que Cristo está acima de todas as coisas e é melhor do que todas as coisas. Cristo é o objetivo, não a religião judaica ou qualquer outra coisas religiosa.
O livro aos Gálatas foi escrito para expor outro substituto proposto pelo inimigo. Os judaizantes naquele tempo foram utilizados pelo inimigo para fazer da lei um substituto de Cristo. A lei foi divinamente dada e era “Santa, justa e boa” (Romanos 7:12), mesmo do ponto de vista de Deus. Mas inclusive isso foi usado como um instrumento pelo inimigo para tomar o lugar de Cristo. Dessa forma, vemos que a filosofia, a religião e a lei são usadas por Satanás para que o povo se distraia de Cristo.
No livro de 1 Coríntios vemos mias uma distração e substituto. Os próprios dons dispensacionais do Novo testamento foram usados pelo inimigo para tomar lugar de Cristo. O apóstolo disse: “Porque tanto judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo” ( 1 Coríntios 1:22-23). Sinais e sabedoria podem ser substitutos para Cristo. Todas essas coisas foram utilizadas por Satanás, já no primeiro século da igreja, para tomar o lugar de Cristo.
Se lermos a história da igreja, desde o segundo século ate os dias atuais, veremos muitos outros substitutos. Um dos que têm sido muito usados são as formas. Quantas formas e rituais há no cristianismo e quanto eles têm tomado o lugar de Cristo! Outros substitutos sãos os ensinamentos – até mesmo os bons ensinamentos sobre Cristo. Ensinamentos bons, corretos, bíblicos, e até mesmo ensinamentos espirituais têm sido usados pelo inimigo como substitutos do próprio Cristo. Muitos grupos de cristãos não se fundamentam em Cristo, mas em seus próprios ensinamentos. A teologia é ainda um outro substituto. Teologia toma o lugar de Teos – Deus. A teologia toma o lugar da realidade que é o próprio Cristo.
O inimigo é extremamente sutil: ele injeta alguma coisa muito próxima da coisa real, mas não a própria coisa. Muitos são envenenados por essas coisas. Eles tomam a isca antes de estar conscientes disso e são fisgados. Eles têm sido distraídos de Cristo por algo que é muito próximo de Cristo, mas que não é o próprio Cristo.
Há tantos substitutos, não conseguimos enumerá-las todos. Quão miserável é a situação de hoje! Há tantas coisas, tanto boas como más,espirituais e seculares, que tomam o lugar de Cristo. Satanás não dá importância para que tipo de substituto ele use, desde que possa distrair-nos de Cristo. Se ele conseguir fazer isso, fica satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário