Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

A SALVAÇÃO E O HOMEM TRIPARTIDO






 ( imagem tirada do blog : Jovem Vencedor)


" ( Deus) nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos" ( 2 Corintios 1:10)


  Os dois aspectos da salvação completa de Deus estão diretamente relacionados ao homem tripartido: a redenção judicial, recebida pela fé, relaciona-se à salvação do espírito e do corpo que são realizadas totalmente pelo Senhor, enquanto a salvação orgânica refere-se à salvação da alma, a qual é resultado de nossa busca espiritual.

  essa relação pode ser aplicada a 2 Corintios 1:10: " ( Deus) nos livrou e livrará de tão grande morte; em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos" ( 2 Corintios 1:10). " Livrou", no passado, pode ser aplicado à salvação do espírito, quando fomos libertados do pecado e da morte na regeneração. Naquele momento, o Espírito de Deus tocou nosso espírito e ganhamos a vida divina, tornando-nos filhos de Deus.
" Livrará" pode ser aplicada á salvação futura, à redenção do corpo, quando, na volta do Senhor, nosso corpo se tornará incorruptível e glorioso.

  " Continuará a livrar-nos" é uma ação no presente e contínua, e relaciona-se à salvação ou transformação da alma. Por um lado, ela é realizada por Deus -- é Ele quem continuará a livrar-nos por meio do crescimento de Sua vida em nós, mas para que tal ocorra, devemos buscar viver e andar no espírito, negando a nós mesmos. É motivo de muita alegria termos sidos salvos em nosso espírito e ter a certeza de que teremos um corpo de glória, mais isso não é tudo. Se nos contentarmos com a salvação do espírito, a vida divina não crescerá em nós e não seremos vencedores.

   Por que há necessidade de termos a alma salva? Porque de outro modo não expressaremos Deus adequadamente, como é Seu propósito eterno. Podemos entender isso por meio da vida humana: um bebê, apesar de ter recebido as características genéticas do pais, só vai  manifesta-las quando crescer ou à medida em que crescer. O crescimento depende essencialmente de alimentação: se alimentado de maneira adequada, o bebê crescerá e manifestará as características contidas em sua vida.

  O mesmo ocorre na esfera espiritual; quando nascemos do Espírito, recebemos a vida divina com todas as suas características, e nos tornamos filhos de Deus. A partir daquele momento, precisamos alimentar-nos espiritualmente a fim de que a vida divina cresça em nós até que a expressemos totalmente. Para tanto, temos a Palavra de Deus e nosso espírito, no qual o Espírito de Deus habita. usando o Espírito e a Palavra, a vida divina poderá crescer até a maturidade, expressando Deus por meio de nós.

  Os cristãos já experimentaram a salvação do espírito e, hoje, estão vivendo no tempo da salvação da alma, a qual depende inteiramente de querermos que ela seja salva e de cooperarmos com Deus para que isso ocorra. Somos filhos de Deus por ter recebido Sua vida em nosso espírito, mias essa vida precisa crescer para dentro da nossa alma. Fomos reconciliados com Deus judicialmente, mas precisamos ser reconciliados orgânica e continuamente, até Cristo ser plenamente formado em nós.

  Convém que Cristo cresça e nós diminuamos ( João 3:30). Para isso, devemos negar a nós mesmos, que consiste em negar nossa mente,vontade e emoção, negar nosso viver independente do Senhor, e fazer a vontade Dele, também tomar a cruz e segui-lo. essas são as características do viver da igreja. De acordo com Mateus 16, a edificação da igreja se processa quando praticamos esses itens e, assim, o Hades não pode prevalecer contra ela. Se a igreja fosse mera organização mundana e humana, estaria sobre o controle de satanás, mas ela não tem nenhuma relação com o mundo, que é o reino de Satanás, pois foi gerada em ressurreição.Para vivermos por essa vida, devemos estar sempre em comunhão com o Senhor em nosso espírito. Dessa forma, Cristo será engrandecido em nosso viver e a vida da alma subjugada. Se hoje negarmos a vida da alma certamente alcançaremos plenamente a salvação da alma, mas se a preservarmos, deixando o ego e a vida natural reinarem, no futuro não poderemos reinar com Cristo e seremos lançados nas trevas exteriores. Podemos decidir hoje, seriamente, seguir o Senhor , negando a nós mesmos e permitindo que sua vida cresça em nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário