Páginas

domingo, 3 de fevereiro de 2013

REDENÇÃO JUDICIAL E SALVAÇÃO ORGÂNICA





" Com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi (...) [e] morreu pelos nossos pecados" ( Romanos 1:3; 1 Coríntios 15:3)


  Para sermos feitos filhos de Deus, primeiramente fomos iluminados por Deus, que é luz, para ver nossa condição de pecadores, e para reconhecer nossos pecados e confessá-los.Depois fomos levados ao arrependimento por meio do Espírito Santo que nos convenceu da justiça e do juízo ( João 16:8). Assim, cremos no sacrifício redentor de Cristo e O recebemos como nosso Salvador e Senhor. Esta é, resumidamente, a redenção judicial, a qual nos permite participar da salvação orgânica.

  Porque o primeiro aspecto da salvação completa de Deus é chamado de judicial? Porque esta ligado ao cumprimento da justa lei de Deus. Segundo ela, ao pecar, o homem deve morrer ( Gênesis 2:17). Mas o Filho, por causa do grande amor com que nos amou, cumpriu as justas exigências de Deus em nosso lugar, redimindo-nos, assim, para Deus. somente o Filho poderia cumprir tais exigências devia à Sua natureza santa. A nós, pecadores, coube apenas crer em sua obra vicária e aceitá-lo como salvador e Senhor. Agora já não somos inimigos de Deus, mais fomos reconciliados com Ele. Essa é a redenção judicial ou objetiva.

  Contudo, é importante perceber que ela é apenas o passo inicial da salvação completa de Deus, pois visa à salvação orgânica, que é o desenvolvimento do que recebemos quando cremos. Uma vez que Cristo cumpriu toda a lei, foi-nos dado o direito de receber a vida divina, a qual nos regenerou, nascemos da água e do Espírito ( João 3:5 e fomos feitos filhos de Deus ( João 1:12). Tornamos-nos, assim, bebês espirituais que têm a vida de Deus, o Pai, mais precisam crescer e amadurecer para expressá-lo plenamente.

  Portanto quando fomos salvos, no aspecto judicial da salvação obtivemos o perdão dos pecados, enquanto orgânico recebemos a vida divina. No que diz respeito à lei de Deus, já estamos livres do pecado, pois Cristo se fez propiciação em nosso lugar, mas do ponto de vista orgânico é de nossa total responsabilidade confessar continuamente nossos pecados, a fim de mantermos reconciliados com Deus.

  Ao ressuscitar, Cristo liberou Sua vida para dentro dos que creem, e essa visa é capaz de levar-nos a crescer e a amadurecer. Tal vida é suficiente, não somente para nos fazer reinar em vida hoje, como para nos levar a reinar como Senhor na Sua volta. Cabe a nós desenvolver a salvação, permitindo que a vida divina cresça e se expresse totalmente em nós,pois sempre que exercitamos nosso espírito, a vida divina em nós cresce ate que todo nosso viver seja governado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário