Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

AS SETE IGREJAS DA ÁSIA: CONCLUSÃO







 No Antigo Testamento há profecias muito claras a respeito de Judá. (Israel não tem profecia.Israel, não época de Jeroboão,rebelou-se contra Deus, e foi a nação que pereceu primeiro.Evidentemente, Deus não se agradou de Israel e rejeitou-a. assim, Israel não recebeu profecia.) A profecia de Judá continuou por intermédio do Senhor Jesus – podemos ver isso a partir da genealogia em Mateus 1. No Antigo Testamento, havia muitos profetas cujo trabalho não tinha outro propósito a não ser mostrar-nos como as coisas seriam no futuro. Por exemplo, Daniel profetizou sobre a condição das nações: Judá pereceria e, depois que perecesse, durante dois mil e quinhentos anos as nações gentias levantar-se–iam uma por uma até a volta do Senhor Jesus. Por isso, profecias bem conhecidas, tais como as dos capítulos 2,7,9 e 11, são muito detalhadas a respeito dos gentios.


Além das profecias sobre Judá e os gentios, no plano de Deus ainda há a sua igreja. Onde está a profecia sobre a igreja? Quando lemos as primeiras sete epístolas (as de Paulo), não há profecias. Parece que há algumas no capítulo 13 de Mateus, mas elas não estão bem detalhadas e não são uma referencia suficientemente clara da igreja, porque ali se refere à aparência exterior do reino dos céus. Portanto, podemos dizer que somente as últimas sete epístolas, em Apocalipse 2-3 mostram nos a profecia da igreja. Temos estudado brevemente cada uma, e vimos o que cada uma já se cumpriu. Já vimos as profecias que o Senhor nos mostrou e o cumprimento por meio da história. Agradecemos a Deus que as profecias têm –se cumprido; é, portanto, muito mais fácil lermos as sete epístolas de acordo com o seu cumprimento.

Por meio dessas sete epístolas, o Senhor deseja prover-nos um guia sobre como tornar-nos vencedores. O Senhor está especialmente dizendo-nos como devemos comportar-nos para vencer e, assim, pelo cumprimento dessas epístolas, Ele nos mostra a maneira de sermos um vencedor na terra. Portanto, isso está relacionado à maneira pela qual cada um de nós anda.

Ao examinarmos essas sete epístolas juntas, vemos que cada epístola esta dividida em quatro seções. Da primeira à ultima epístola elas são parecidas. Primeiro, há o nome do próprio
Senhor, depois a condição da igreja, então a recompensa ao vencedor e, finalmente, o chamamento àqueles que têm ouvidos. Em cada epístola, o Senhor nos mostra quem Ele é, qual a condição da igreja, o que Ele dará ao vencedor e, então, apela àquele que tem ouvidos para que ouça. Há o chamamento aos vencedores em cada igreja; cada uma tem sua característica especial, e as recompensas do Senhor aos vencedores são também diferentes. Aprendemos com isso que não importa em que condição a igreja esteja, pois sempre que qualquer igreja tem um problema, se o
homem é fiel diante do Senhor, ele descobrirá a maneira de tratar com o problema. O Senhor diz que Ele é o caminho, Ele é a verdade e Ele é a vida. Portanto,não importa em qual “epístola” e sob quais circunstancias estejamos, o Senhor não quer que atentemos à situação, não obstante quão ruim ele possa ser; antes, Ele quer que vejamos quem Ele é. Apocalipse restaura a visão. Sobre o conhecimento do Senhor, vemos isto por revelação, apenas uma vez. Uma vez que enxergamos, todas as falhas se vão. Precisamos ver diante de Deus que a dificuldade da igreja é muito urgente. Em tal situação gritamos por socorro, mas o Senhor diz que somente quem O conhece recebe socorro. Então, em cada
epístola, o Senhor faz uma afirmação falando o que Ele é. Tal Senhor não será capaz de tratar com essa situação?

Assim como é com a igreja é igualmente conosco. Em circunstancias difíceis, devemos conhecer o Senhor que é oposto à nossa dificuldade. Os outros problemas são secundários. A solução
para todos os problemas depende do quanto conhecemos o Senhor. Alguns são capazes de suportar muito, mas outros conseguem suportar somente um pouco. A força para suportar, seja muito ou
pouco, depende do quanto conhecemos o Senhor. Então, no início de cada uma dessas sete epístolas é chamada a atenção para quem o Senhor é. Se um homem não conhece o Senhor não enxergam. Eles
não têm visto quem está sentado sobre o trono e Suas virtudes. Se conhecer o Senhor, você descobrirá o pecado do homem o pecado da igreja. A solução para todo o problema e depende do quanto você conhece o Senhor. Quem conhece somente um pouco de Deus tem pouca revelação de Deus e é mais tolerante com as coisas presunçosas. Mas, de cada um que permanece diante do Senhor, Ele remove a tolerância para com aquilo que não esteja de acordo com Sua vontade. Então percebemos que se quisermos ser santos, teremos o Senhor; se não quisermos ser santos, perderemos a comunhão com Ele.

A respeito do que temos visto em relação às sete epístolas, devemos entender que estamos argumentando sobe o problema do sistema. Devemos ter em mente que todas as coisas nestas sete epístolas estão relacionadas ao Senhor. Se conhecermos o Senhor, condenaremos Seu povo que anda de acordo com os próprios desejos; se não conhecemos o Senhor suficientemente, toleraremos o andar deles de acordo com seu próprio desejo. Muitas vezes uma pessoa tolera os cristãos porque não é suficientemente fiel a Cristo. Sua perda de fidelidade ao Senhor é o resultado de ele ainda não ter
revelação para conhecer o Senhor que condena isto como pecado. Há vezes inclusive em que devemos escolher a quem devemos servir, ao Senhor ou ao Seu povo!

Nós já sabemos que o número sete é evidentemente dividido em três e quatro. Após Éfeso está Esmirna, e após Esmirna está Pérgamo. Estas três são um grupo, pois já passaram. As ultimas
quatro são também um grupo; Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia são basicamente diferentes das três primeiras. Nos dias de Sardes nesta terra, Tiatira ainda estará aqui; nos dias de Filadélfia nesta
terra, Sardes também está aqui; nos dias de Laodicéia, Filadélfia também está aqui. Em outras palavras, as últimas quatro igrejas continuam juntas seus dias na terra. Elas não se iniciam ao
mesmo tempo, mas terminam ao mesmo tempo.

Essas quatro igrejas hoje são muito significativas. Quando as igrejas protestantes apareceram, a Igreja católica romana já estava aqui há mais de mil anos. Quando Filadélfia apareceu, as igrejas protestantes já estavam aqui há mais de trezentos anos. Quando Laodicéia apareceu, Filadélfia já estava aqui há muitos anos. Nos, que nascemos nesta era, deparamos hoje com algo muito especial: há quatro diferentes tipos de igrejas entre as quais podemos escolher. Se tivéssemos nascido antes do séc XIV e XV, não teríamos outro jeito a não ser estar na Igreja católica romana. Se
tivéssemos nascido no séc XVIII, poderíamos optar por pertencer à igreja católica romana ou às igrejas protestantes. No séc seguinte, em 1825, Filadélfia apareceu e os irmãos se levantaram; assim,
teríamos três dentre as quais escolher.

 Então, após 1840, Laodicéia apareceu. Hoje, há quatro diferentes tipos de igrejas. Em todas as quatro há pessoas que são salvas – algumas são melhores, outras piores. Deus nos colocou aqui onde há quatro caminhos dentre os quais podemos escolher. Mas o Senhor também nos mostra o Seu desejo. Seu desejo não é a igreja católica romana;isto é assunto encerrado. Não há a mínima necessidade de orar se devo ou não ser u discípulo do papa.Embora essa profecia esteja citada em apocalipse 2, não há mais necessidade de decidir escolhê-la ou não. Todos os que estudam a bíblia sabem que o problema de escolher a igreja católica romana acabou-se. A dificuldade está aqui: muitos irmãos não sabem que o problema de escolher as igrejas protestantes também acabou. O Senhor quer que fiquemos em Sardes? É bastante estranho que muitos estejam satisfeitos por estar em Sardes. Mas se lermos a palavra de Deus, o Senhor nos mostrará que Ele não está satisfeito com Sardes. O desejo do Senhor é Filadélfia. Das sete epístolas que vimos,
somente Filadélfia é louvada pelo Senhor. Nas outras epístolas, o Senhor sempre profere alguma palavra de censura. Esmirna é a melhor e não tem condenação, mas também não recebeu nenhum
louvor. Filadélfia, contudo, é diferente; do principio ao fim o Senhor somente a louva. Então, surge a pergunta: “Devemos, pois, unirmo-nos ao movimento dos irmãos? (como se esse movimento fosse unido). Muitas pessoas no movimento dos irmãos já se tornaram Laodicéia. Que devemos fazer agora? Laodiceia também foi rejeitada pelo Senhor. Se não formos cuidadosos, em lugar de
avançarmos com Filadélfia, chegaremos em Laodicéia.

Há hoje um grave problema ao qual os filhos de Deus precisam prestar atenção. Desde 1921, na China, o evangelho tornou-se-nos cada vez mais claro, os que eram salvos cresceram mais e mais,
e Deus, de modo crescente, dirigiu nossa atenção à verdade da igreja. Começamos a ver que a igreja é inteiramente de Deus, que somente os que são salvos podem estar nela e que somente as palavras que Deus ordenou na bíblia devem ser guardadas pela igreja. Durante aquela época nenhum de nós jamais ouvimos sobre o movimento dos irmãos. Não até 1927, quando começamos a ouvir sobre este tipo de trabalho no exterior. Por meio da literatura continuamente recebida, soubemos que havia um grande
movimento avançado, enchendo todas as nações do mundo. A Reforma foi como esse grande movimento avançado, enchendo todas as nações do mundo. A Reforma foi como esse grande
movimento. Mas, por outro lado, sentimos que muitos entre eles caíram na posição de Laodicéia. Naquele tempo tínhamos uma pergunta:”Que diz a bíblia? Devem os filhos de Deus unir-se a um
movimento. Então, gastamos mais tempo para estudar a bíblia. Tivemos muita clareza de que o que é maior que a cidade não é a igreja, e o que é menor que a cidade também não é a igreja. Nesta era, Deus nos mostra quatro igrejas diferentes. Podemos dispô-las assim: há a igreja católica romana, as igrejas protestantes, os irmãos que amam uns aos outros e as assembléias dos irmãos unidos. A quarta, assembléia dos irmãos unidos, caiu na posição de Laodicéia. No que diz respeito a este grupo, ele se tornou uma facção. Perguntei a certo irmão: “Você acha que pareço um irmão? Ele disse: “Sim, voe é, mas em ‘seu ‘ meio há ainda... “ imediatamente repliquei:”Então, ‘você’ é o quê? Não me é suficiente ser um irmão? Em nós estão incluídos todos os redimidos pelo sangue. Se, em qualquer momento, um irmão é salvo em São Paulo, porém a igreja em São Paulo diz que ele ainda não é um irmão, então a
igreja em São Paulo tornou-se uma facção. Uma facção é que requer algo mais de um homem que é um irmão, antes que possa ser chamado de irmão. Embora eles não digam que são a Assembléia dos irmãos unidos, contudo há uma linha divisória invisível colocada ali.

Que tipo de pessoa é a Filadélfia de hoje? A igreja em certo lugar pode ser ou não ser Filadélfia. De fato, não há como eu dizer qual é e qual não é. Talvez a igreja em São Paulo ¹ seja Filadélfia e a igreja em outra cidade ² não seja. Talvez a igreja em Brasília ³ seja Filadélfia e em outra cidade não seja. Hoje isso tornou-se um problema de cada cidade, exatamente como as sete epístolas
são para cidades. Devemos rejeitar a igreja católica romana e devemos deixar as igrejas protestantes. Do lado negativo, você pode eliminar estas duas ; mas; do lado positivo, você é Filadélfia ou ainda Laodicéia? É fácil retirar-se das Igrejas católica romana e também é fácil retirar-se das igrejas protestantes; tudo o que precisa fazer é escrever uma carta e sair pela porta da frente. Mas permanece a questão: você está ou não em Filadélfia? Isso depende de você ter saído pela porta dos fundos. Filadélfia não consegue retornar a Sardes, mas ela pode cair em Laodicéia. A crítica do Senhor a Laodicéia é muito mais forte do que Sua crítica a Sardes. Aqui o Senhor quer que aprendamos a exaltar Seu nome, pois onde dois ou três estão reunidos em nome do Senhor, ai Ele está. Mas você nunca deve exaltar-se. Todo aquele que afirma ser Filadélfia, não mais se parece com Filadélfia. Hoje, se você deixou as denominações e viu a igreja, então somente a Palavra de Deus pode
ser o padrão. Por exemplo, há certo irmão, uma pessoa regenera. Você pode dizer que ele não é um irmão? Ele é um irmão se conhece a verdade claramente, e ele ainda é um irmão mesmo que não conheça a verdade claramente. Se ele permanece em casa é meu irmão, e se cai no esgoto da rua ele ainda é um irmão. Apenas posso atribuir a meu Pai a responsabilidade por havê-lo gerado. A
característica principal de Filadélfia é o amor fraternal – hoje este caminho é o único para andarmos. Mas nunca tomemos este tipo de atitude: “Amo os irmãos que têm e os mais amáveis, mas os que não são amáveis eu não amo”. Se ele tem clareza ou não, isso é problema dele. Não devemos nunca dizer: “Você é um rebelde”. O que temos visto hoje é o que nunca vimos no passado. Talvez, no próximo ano, esse aquém desprezamos também veja o que vimos hoje. Enquanto ele lê a bíblia, o Senhor também mostrará luz ele. O coração de Deus é muito grande; então o nosso também deve ser.
Devemos aprender a ter um coração suficientemente grande para incluir todos os filhos de Deus. Sempre que dizemos “nós”, sem incluir todos o filhos de Deus, somos a maior facção, pois não
estamos permanecendo na posição de amor fraternal, mas estamos exaltando-nos. O caminho de Filadélfia é o caminho que devemos tomar. A dificuldade reside no fato de que Filadélfia inclui todos
os irmãos, todavia alguns não são capazes de incluir tantos.

Deixe-me dar uma ilustração: Antes da guerra com o Japão fui a Kunming. Havia ali um irmão da Inglaterra... que pediu-me para conversar com ele. Ele era um irmão muito bom. Quando me
viu, disse: “Você ainda se lembra? Em Xangai fiz-lhe uma pergunta, mas você ainda não me respondeu: Como podemos trabalhar juntos”? Eu disse: “Irmão, você tem a igreja... da qual não faço
parte”. Ele disse: “Certo, mas você não precisa preocupar-se com isso, o que quero dizer é que trabalhemos juntos amigavelmente diante do Senhor. Eu disse: “Tenho uma igreja, e estou nela;
Paulo está nela, Pedro também está, e João, Martinho Lutero, John Wesley e Hudson Taylor. Você também esta nela. A igreja que tenho é tão grande que todos os que estão em Cristo, grandes e
pequenos, estão nela”. Prossegui: “irmão, você e eu temos uma diferença: eu quero edificar uma igreja e você deseja edificar duas igrejas. Minha obra é somente a igreja de Cristo e não a igreja... Se
o que você quer dizer é edificar a igreja de Cristo e não a Igreja..., então eu posso cooperar plenamente com você”. Percebemos a diferença aqui! O amor daquele irmão não é muito grande; ele
enfatiza a igreja de Cristo dentro da igreja... Ele está edificando duas igrejas. Após eu falar, ele confessou ser aquela a primeira vez em que via tudo isso. Ele apertou minha mão e disse esperar que
essa questão não fosse levantada novamente.

Amor fraternal significa que devemos amar todos os irmãos. Se alguém tem alguma fraqueza, isso é outra questão. Digo que todos os filhos de Deus devem ser batizados por imersão, mas não posso dizer que se alguém não faz assim, não é meu irmão. Ele é regenerado se foi imerso na água e também é regenerado se não foi imerso na água. O “Grande erro” é que meu Pai o gerou. (o
Senhor perdoe-me por falar desta maneira.) Certamente, quando há oportunidade, devemos ler a bíblia com ele, para fazê-lo saber que o eunuco e Filipe desceram às águas, e que o Senhor Jesus saiu da
água. O batismo na bíblia é o homem descendo e subindo, não apenas dois dedos descendo e subindo. Mas não podemos dizer que porque não fez isso , ele não é um irmão. A base para ser um irmão é vida não batismo. Embora acreditamos que seja correto batizar, não somos a igreja batista. A grande questão envolvida é se alguém tem a vida de Deus ou não. Se ele foi regenerado, então ele é
um irmão. Amar um ao outro nada mais é do que permanecer nessa posição. Sempre que introduzirmos outras coisas e acrescentarmos exigências, somos uma facção.

Como exemplo, tomemos a questão do partir o pão. Um novo crente chega a certo lugar; alguém levou-o ali, e ele realmente tem um testemunho. Os irmãos daquele lugar sabem que ele é um
irmão; então ele pode partir o pão. Não há absolutamente necessidade de uma segunda exigência. Ele crê que a grande tribulação durará sete anos? Se o arrebatamento será parcial ou total? Se questiona as pessoas dessa maneira, estamos errados no que é básico. Se amamos apenas os irmãos que são como
nós, somos sectários ao testemunho do amor fraternal. Graças a Deus, somos todos irmãos. Todo aquele que é redimido pelo sangue preciosos é um irmão. Se algo de nós mesmo vem à tona, deve ser
orgulho. Alguns dizem: “Só nós estamos certos; vocês, irmãos, estão todos errados”. Mas o pão deve incluir todos os irmãos certos, bem com todos os irmãos errados.

Quando desejamos seguir o Senhor de tal maneira, quando desejamos amar todos os irmãos, isso não quer dizer que todos os irmãos nos amarão. Precisamos perceber isso. Sardes saiu de Tiatira; embora Sardes estivesse seguindo a vontade do Senhor, era inevitável que ela fosse odiada por Roma. Do mesmo modo, quando Filadélfia sai de Sardes, as denominações levantar-se-ão contra ela. Porque elas precisam manter sua organização. Elas dirão que se agir assim, nós não amamos nossos irmãos. Do ponto de vista deles, amar os irmãos é amar Sardes, como se amar os irmãos e amar as
denominações fossem a mesma coisa. Aqueles cuja intenção é manter as denominações condenarão como deficiente nosso amor, porque não edificamos as denominações deles. Mas devemos ter clareza de que amar os próprios irmãos e amar as denominações que estes irmãos amam são duas coisas diferentes.

Além disso, devemos perceber que amar a igreja toda esta baseado unicamente no fato de alaguem ser ou não um irmão. Se entre todos os irmãos, apenas amamos uma parte deles, então estamos amando somente os irmãos que estão dentro do nosso círculo. Esse tipo de amor pelos irmãos não é realmente amor pelos irmãos, mas amor pela divisão. Se não abandonarmos esse amor pela facção, não podemos amar os irmãos. O amor pela facção não somente não é certo, mas é taxativamente errado. Amar uma facção é o maior obstáculo para amar os irmãos. Amenos que um homem abandone o amor pela facção, ele não conseguirá amar os irmãos. Mas um homem que ama os irmãos, por não ter ele nenhum amor por facção, é criticado pelo outros como não tendo amor. Isso é
comum, não é nada estranho.

Vamos levantar outro ponto. Vencer é mencionado sete vezes nestas epístolas. O Senhor fala a Éfeso: “Arrepende-te”. Como vencer? Depende da descoberta da perda do primeiro amor. O
vencedor de Esmirna nada tem além das palavras do Senhor “Se fiel até a morte, e receberá a coroa”. Em Pérgamo, o Senhor é contra os ensinamentos de Balaão e dos Nicolaítas; o Senhor é contra os ensinamentos de Balaão e dos Nicolaítas; assim, todo aquele que rejeita os ensinamentos de Balaão e dos Nicolaítas é um vencedor. Em Tiatira, apesar de Jesabel estar ali, ainda há aqueles que não seguirão seu ensinamento. O Senhor diz: “conserva o que tens”. Isto é vencer. O Senhor não lhes pede para levantarem-se a fim de serem um Lutero. Em Sardes há uns poucos que estão vivendo. Embora em Sardes não haja nada perfeito, contudo o Senhor diz: “Quem estiver vestido de vestes brancas é o vencedor”. Notavelmente, então, para Filadélfia, embora ela tenha aprovação e sofrimentos, o Senhor diz: “Conserva aquilo que tem, então, você já terá vencido; ela deve andar com o Senhor subjetivamente. Todos os vencedores aqui se referem às diferenças entre os filhos de Deus. As promessas para os vencedores são dadas às igrejas; assim nas igrejas há dois tipo de pessoa: os vencedores e os vencidos. O ponto que separa está aqui: Deus tem um plano, um padrão; todo aquele
que não o alcança, não é. Um vencedor simplesmente faz o que deve fazer. Muitos têm um conceito errado, achando que vencer significa ser especialmente bom. Todavia, vencer é o grau mínimo; vencer não é estar acima do nível, mas estar no nível. Se você é capaz de atingir esse padrão você é um vencedor. Falhar significa que você não é capaz de alcançar o plano de Deus e está abaixo do nível. 

Hoje há uma coisa que muito me alegra. Deus não me deixou nascer na era de Tiatira, há quase mil e quatrocentos anos. Deus também não me deixou nascer na era de Sardes. Nascemos nesta
era, a era de Filadélfia, que existe há mais de cem anos. O Senhor nos colocou em Filadélfia para sermos Filadélfia. Hoje em Laodicéia também há muitos vencedores, mas estes são apenas os
vencedores em Laodicéia. Em toda a história da igreja, nunca houve oportunidade melhor do que a nossa hoje. “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá”. Entre os
irmãos, oito entre dez saíram. A promessa do Senhor aqui é muito maravilhosa. Se uma coluna no templo de Deus sair de novo, o templo desabará. Os três nomes seguintes são especiais: “O nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus (...) e o meu novo nome.” Qual é o significado de um nome? Há grande significado em um nome. O nome de Deus representa a glória de Deus. O nome da
cidade de Deus é Nova Jerusalém. Em outras palavras, Filadélfia cumpriu o plano de Deus. E “e o meu novo nome”. Quando o Senhor Jesus ascendeu ao céu, Ele recebeu um novo nome, um nome que está acima de todo nome (Fp 2:9-11). Então, aqui o Senhor revela que de todas as igrejas, Ele fixa os olhos especialmente em Filadélfia. Hoje, agradecemos a Deus, pois nascemos numa era na qual a condição da igreja é extremamente confusa, todavia agradecemos a Deus, podermos ser os de Filadélfia.

Finalmente, devemos lembrar-nos de que o Senhor fala as mesmas palavras sete vezes às sete igrejas:Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”: devemos atentar a esta palavra. Os olhos do Senhor não estão somente sobre as sete igrejas citadas aqui: seus olhos estão também sobre todas as igrejas no mundo todo, passado e presente, aqui e lá fora. O que o Senhor diz, Ele diz a todas as igrejas. A condição carente encontrada na época de Éfeso é bastante parecida ao que acontece na Filadélfia de hoje. Embora a era de Esmirna tenha passado, é muito possível que possa ocorrer hoje novamente. Muitas vezes é possível que a condição de uma igreja ocorra em outra. A igreja não é tão simples. Aquelas condições especiais são nada mais do qu as condições principais dentro de certo período. É possível que todas as condições ocorram nas sete igrejas ao mesmo tempo. O Senhor diz aqui: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz ás igrejas”. Duas pessoas
andavam por uma rua, e uma disse: “Um momento, ouço barulho de grilos”. Seu amigo falou – você está louco; os carros na rua estão fazendo tanto barulho, que dificilmente nos escutamos! Como você
consegue ouvir barulho de grilo”? Mas ele correu até o muro ao lado da rua e disse para seu amigo esperar e ouvir. É lógico, havia um grilo. Seu amigo perguntou-lhe como conseguia ouvi-lo. Ele
replicou: Banqueiros só conseguem ouvir o som do dinheiro, músico só o som de música; eu sou um entomologista; meu ouvido consegue ouvir o som dos insetos”. O Senhor nos disse que aquele que tem ouvidos e pode ouvir a palavra do Senhor, que ouça. Há muitos que não têm ouvidos e não pode ouvir a palavra do Senhor. Se você tem ouvidos, deve ouvir. Ore para que Deus nos conceda andar num caminho reto. Em qualquer situação, aconteça o que acontecer devemos escolher o caminho de Filadélfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário