Páginas

sábado, 13 de abril de 2013

PECADO, CONFISSÃO E PERDÃO







No artigo passado falamos um pouco sobre o arrependimento, nesse artigo falaremos sobre pecado, confissão e perdão. Como já vimos, a necessidade básica do crente é o arrependimento, por meio dele, renovamos nossa comunhão com o senhor, pois o pecado é o principal item que nos impede de ter comunhão com Deus e desfrutar Dele. Por que muitas vezes nossas orações não são respondidas? Porque muitas vezes prego o evangelho e não tenho frutos?  Porque muitas vezes gasto tempo na palavra, estudando-a, mais não consigo compreender a vontade do coração do Senhor? O principal motivo é o pecado, depois, o segundo motivo é porque não nos arrependemos. Seria bom se não pecássemos, mais vivemos no mundo e temos o pecado em nós, por isso, mesmo sem perceber, pecamos. Qual é o caminho a seguir? O caminho é nos arrepender para a barreira que nos separa de Deus seja derrubado, e possamos por meio do sangue de Cristo, termos intrepidez para entramos nos Santos dos Santos e termos plena comunhão com Deus.


PECADO

O que é o pecado? Em Romanos 7:20-23 Paulo diz: “ Mas, seu eu faço que não quero, já não sou eu quem o faz,e sim o pecado que habita em mim então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim, porque, no tocante  o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meu membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”. Como vimos, o pecado é uma lei que guerreia contra nós nos impedindo de cumprir a vontade de Deus. Mesmo quando queremos fazer algo que agrada a Deus, vemos em nós mesmo uma barreira que tenta nos impedir de cumprir aquilo quer desejamos a favor de Deus. Que devemos fazer? Como sabemos somente uma lei tem poder para terminar com a força de outra lei. Para vencermos a lei do pecado, precisamos estar debaixo de outra lei, e sermos governados por outra lei muito mais poderosa. Paulo em Romanos 8:2 diz: “Porque, a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”. Para vencermos a lei do pecado precisamos do que? Precisamos da lei do Espírito da vida. Aqui nós vemos duas coisas opostas: Pecado e Cristo, Morte e Vida. Na cruz, Cristo aniquilou o pecado, por meio do seu sangue derramado para nossa redenção. Mas ele não apenas morreu, como ressuscitou e tornou-se o Espírito que dá vida (1 Coríntios 15:45). Como vida, ele pode destruir o poder da morte (1 Timóteo 1:10). A obra de Cristo na cruz destruiu o pecado, e Ele mesmo como vida, destruiu a morte. Que devemos fazer para vencer a lei do pecado? Precisamos aplicar a obra de Cristo realizado na cruz e também precisamos desfrutá-lo como nossa vida. A obra de Cristo na cruz para nossa redenção, perdão, salvação e filiação, foi apenas uma vez e está totalmente consumado, acabado (João 19:30), o que precisamos fazer é simplesmente aplicar o que já foi consumado.

Em Romanos 14:23, o apóstolo Paulo mostra que tudo aquilo que não provém da fé, é pecado. “Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém de fé é pecado”. Aqui Paulo não diz sobre o pecado, mais sobre os atos pecaminosos. Tudo aquilo que nós fazemos e que não procede da nossa fé, para Deus é pecado. O justo viverá pela fé (Romanos 1:17). Ora se vivemos por fé, mais agimos fora da fé, deixamos de glorificar o Senhor e de exaltar a fé, e isso se torna pecado. Digo que creio no Senhor e tenho fé Nele, mais em minhas necessidades eu confio mais em minhas capacidades naturais do que no Senhor o qual é o autor e consumador da nossa fé, com isso, deixamos de mostrar ao mundo que o Senhor é nossa força e poder, e mostramos que nos somos independentes Dele. Isso ofende ao Senhor e é pecado. Qualquer coisa, por melhor que seja que façamos fora da fé, é pecado.

Em 1 João 3:4, diz também que o pecado é a transgressão da lei. “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. Todo pecado é transgressão da lei, e toda transgressão da lei, é pecado. Mas alguns podem dizer que Cristo aboliu a lei na cruz (Romanos 10:4), então porque ainda pecamos? Se o pecado é a transgressão da lei? Primeiro precisamos entender que Cristo aboliu a lei em forma de ordenanças, tais como: Circuncisão, dias de festas, etc. Hoje não obedecemos à lei escrita no Velho Testamento, porque as obedecemos por meio do Espírito que habita em nós. Hoje vivemos debaixo da lei do Espírito (Romanos 8:4). Falando de forma mais clara, a lei moral (os dez mandamentos) e a vontade de Deus, escrita no Velho Testamento, está hoje no Espírito e o Espírito habita em nosso espírito. Hoje não preciso de uma lei escrita no papel para me dizer o que devo ou não devo fazer, pois tenho o Espírito em mim e esse me mostra o que devo ou não fazer, e quando o desobedeço, estou cometendo pecado.

Em Romanos 8:4, diz que a Lei do Espírito da vida nos libertou da lei do pecado e da morte, como sabemos, Cristo se tornou o Espírito que dá vida (1 Coríntios 15:45), em Mateus 5:17, mostra que Cristo não veio para abolir a lei, e sim para cumpri-la. Jesus foi à única pessoa que cumpriu cabalmente a Lei de Deus. Nós, por mais que nos esforçássemos, não conseguiríamos cumprir a Lei, mais Cristo em nós, em nosso Espírito, nos capacita a cumprir a Lei de Deus. E esta lei hoje, está gravada em nosso coração 2 Coríntios 3:3
Mas como saber se estou transgredindo ou não a lei do Espírito da vida? Como saber se o que Estou fazendo é realmente agradável ao Senhor? A resposta está em Colossenses 3:15: “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração (...)”. Se estou fazendo algo, ou pretendo fazer algo, e isso tira a minha paz interior, a paz no meu espírito, é sinal que isso é contrário a lei do Espírito. Se faço e sinto paz no meu interior, isso é sinal de que estou fazendo algo que agrada ao Senhor. Por isso precisamos aprender a exercitar o espírito onde o Espírito de Deus habita, precisamos sempre invocar: Ó Senhor Jesus, ó Senhor Jesus, precisamos nos alimentar da palavra e aprender a discernir o falar do Espírito em nosso interior.

CONFESSAR

Em 1 João 1:9, diz:”Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. Quando pecamos, o caminho é confessar. Confessar é reconhecer nossos pecados, é reconhecer que aquilo que fizermos foi totalmente contra a lei de Deus. Muitos pensam que confessar é simplesmente dizer para Deus que pecou e pedir-lhe perdão, mais confessar vai muito, além disso, é reconhecer o pecado como pecado. Por exemplo: Digamos que um pai não goste que seu filho brinque com um determinado amigo dele porque é errado, porque esse amigo pode o influenciar mal. Quando o pai percebe que o filho está brincando com esse amigo, o filho vem, confessa que estava errado e desobedeceu ao pai e pede perdão, mais lá no fundo, ele ainda que brincar com esse amigo, e na primeira oportunidade, brincará com ele. Mas, se ele reconhece que é errado brincar com esse amigo, porque pode causar-lhe mal, ele não mais desejará brincar com esse amigo. Nesse exemplo vemos a diferença de confessar e pedir perdão, de reconhecer o pecado.
O caminho para reconhecermos o pecado é estarmos na luz. Em 1 João 1 :7 diz que se andarmos na luz, o sangue do Senhor nos purifica de todo pecado. Quando estamos nas trevas, não enxergamos nada, por maiores que seja, mais uma luz, por menor que seja já nos leva a enxergar muitas coisas. No mesmo versículo, João fala sobre mantermos comunhão uns com os outros. Ter comunhão é uma das maneiras mais eficazes para ganhamos luz sobre algo, e até sobre nós mesmo.

Perdão

O perdão dos pecados não vem por meio da confissão, mais sim do sangue de Cristo. Como dissemos confessar é reconhecer o pecado, e depois de reconhecermos, podemos aplicar sobre nós a obra de Cristo na cruz, para sermos lavados e redimidos. Em Efésios 1:7 diz: “Na qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”. Nós podemos ter sidos perdoados e mesmo assim ainda estarmos impuros e cheio de sujeiras. Perdão não remove as impurezas, não remove o pecado. Digamos que um determinado filho suje a sua blusa, a mãe briga com ele, e ele pede perdão e a mãe lhe perdoa. Apesar de a mãe ter perdoado, a sujeira ainda está na roupa, o filho está perdoado, porém ainda está impuro. O que fazer? Essa roupa precisa ser lavada, para ter a sujeira removida. Por isso precisamos aplicar sobre nós o sangue para nos lavar e purificar. É por isso que em 1 João 1:7, não diz que o sangue de Cristo nos perdoa, e sim nos purifica de toda a injustiça. O perdão vem por meio da graça de Cristo (Efésios 1:7),mais o lavar vem por meio do sangue do Cordeiro.

Cristo Nossa Advogado
Em 1 João 2:1-2 diz: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia alguém pecar, temos Advogado junto ai Pai, Jesus Cristo justo; e Ele é a propiciação pelo nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelo do mundo inteiro”. Nós vemos a vida imersa em um tribunal, onde temos um acusador, Satanás, nosso inimigo. (Apocalipse 12:10). E temos também nosso Advogado de defesa: Cristo. Todo advogado apresentam provas que servem de base para o juiz inocentar um réu. A prova que Cristo apresenta é seu sacrifício na cruz. Esta é a base que Cristo tem para nos defender. Por isso em 1 João 2:1-2, logo depois de João apresentar Cristo como nosso advogado, ele mostra que esse mesmo advogado é a propiciação pelos pecados do mundo todo.

Independente se você confessa ou não, se arrepende ou não, Cristo está nos defendendo. A defesa do Senhor não depende do nosso arrependimento, Ele não precisa que primeiro nós nos arrependemos para depois nos defender, porque a base Dele é sua morte na cruz.
Seria bom se não pecássemos, os filhos de Deus não vivem pecando, mais como estamos no mundo, acabamos sendo contaminados, então precisamos aplicar a obra de Cristo na cruz sobre nós, e lavarmos de nossas impurezas.

Jesus é o Senhor

Alzemendes v. Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário