Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

A NECESSIDADE DA REGENERAÇÃO








   Nicodemos

Após serem estabelecidos o princípio e o propósito da vida no capítulo 2, João, do capítulo 3 ao 11, relata no seu livro nove casos para provar o princípio da vida demonstrado no primeiro sinal do capítulo 2. Esses casos expõem primeiramente a condição e a necessidade do homem, e então, revelam como o Senhor pode lidar com todas as situações e satisfazer todas as  suas necessidades. A vida satisfaz a necessidade de todas as circunstâncias humanas. A vida aqui quer dizer o próprio Senhor, a Palavra que era Deus e que Se tornou carne.


Regeneração

O primeiro caso, o de Nicodemos, é o da regeneração (Jo 3). Nicodemos era uma pessoa da classe mais elevada, e, precisamos considerar suas virtudes e atributos. Primeiramente, ele era um mestre com a mais alta educação. Como mestre dos judeus, ensina o Velho  Testamento, a Palavra Sagrada. Em segundo lugar, ele era “um líder dos judeus”. Tinha uma posição com uma determinada honra e autoridade. Em terceiro lugar, era um homem velho. Como tal, ele tinha bastante experiência. Em quarto lugar, era, sem dúvida alguma, um homem moral e bom. Pela sua maneira de conversar, percebe-se que era  um homem de alto padrão moral. Em quinto lugar, Nicodemos era alguém que estava verdadeiramente buscando a Deus. Embora estivesse de certo modo temeroso dos fariseus, ainda assim veio ao Senhor Jesus à noite. Isso mostrou que buscava a Deus. Em sexto lugar, era muito humilde. Era um homem idoso de talvez sessenta ou setenta anos, contudo, veio ver o Senhor Jesus, que tinha somente um pouco mais de trinta nãos de idade. O fato de esse homem experimentado, educado e idoso ir ver alguém muito mais jovem do que ele demonstra a sua humildade. Além do mais embora ele fosse um mestre, dirigiu-se ao Senhor Jesus como “Rabi”. Entre os judeus, chamar uma pessoa de “Rabi” significa que você está se humilhando. Em sétimo lugar, Nicodemos era um homem honesto, pois, seu modo de falar revela sua honestidade. Você poderia encontrar alguém melhor do que Nicodemos? Ele era um homem de padrão superior, de formação elevada e moral.··.
Em sua conversa com Nicodemos, o Senhor revelou que a despeito de quão bons sejamos, ainda precisamos de regeneração. A regeneração é a primeira necessidade do homem. As pessoas morais, bem como as imorais, precisam de regeneração.  Muitos  cristãos mantêm o conceito errôneo de que as pessoas precisam de as pessoas precisam de regeneração simplesmente por que são caídas. Todavia, se o homem nunca tivesse caído, ainda assim precisaria de regeneração. Mesmo  que Adão não tivesse caído, ainda assim necessitaria de regeneração. Foi por isso, que Deus o colocou em frente à árvore da vida. Se Adão tivesse participado da árvore da vida, ele teria sido regenerado.
Por sermos humanos, todos temos uma vida humana. O problema não é se nossa vida humana é boa ou má. A despeito do padrão de vida humana que temos uma vez que possuímos a vida divina, precisamos ser regenerados. Ser  regenerado significa simplesmente ter a vida divina além da nossa vida humana. O propósito eterno de Deus é que o homem seja um vaso para conter a vida divina. Nosso ser com a nossa vida humana é um vaso apara conter Deus como vida. A vida divina é o objetivo de Deus. A vida divina é o propósito de Deus. Muitos cristãos pensam que a regeneração é necessária simplesmente porque somos caídos e pecadores, isto é,precisamos ser regenerados porque nossa vida é má e não pode ser melhorada. Isto está errado, ser regenerado é receber a vida divina, o próprio Deus.
Qual é o significado da regeneração? Não é nenhum tipo de melhora ou cuidado exteriores, tampouco é uma mera mudança ou conversão sem vida. É um novo nascimento que introduz uma vida nova. Nós temos a vida humana que recebemos dos nossos pais, agora precisamos receber a vida divina de Deus. Regeneração, portanto, significa ter a vida de Deus adicionada à vida humana a qual já possuímos. Dessa forma, a regeneração requer um outro nascimento,a  fim de ter-se uma outra vida,não quer dizer ajustar-nos ou corrigir-nos. Ser regenerado é ser nascido de Deus ( João 1:13), é ter a vida de Deus, isto é, a vida eterna  ( 3:15-16).Se temos a vida de Deus, somos seus filhos,pois ela nos dá o direito de nos tornarmos Seus filhos ( João 1:12), porque,por esta vida, temos a natureza divina ( 2 Pedro 1:4).

O FALSO CONCEITO DO HOMEM E DA RELIGIÃO

Devido à cultura humana e religião judaica, Nicodemos pensava que o homem precisava comportar-se bem. Uma vez que o homem deve ter boa conduta e adorar a Deus de maneira correta, ele precisa de muito ensinamento. Nicodemos cria que Jesus era um mestre vindo de Deus, capaz de dar-lhe melhores ensinamentos para aperfeiçoar a si mesmo. Mas a resposta do Senhor revelou-lhe que sua necessidade era nascer de novo. Nicodemos buscava ensinamentos, que pertence à árvore do conhecimento do bem e do mal,porém,a resposta do Senhor fê-lo voltar à árvore da vida ( Gênesis 2:9-17). O homem precisa,na verdade, nascer de novo. Todos nós precisamos perceber que aquilo que necessitamos não é de religião ou ensinamentos para regular e corrigir-nos,mas de uma outra vida, a vida de Deus, para nos regenerar. A despeito de quão bom você possa ser, ainda precisa de um outro nascimento para receber a vida de Deus com a Sua natureza divina.

NASCER DE NOVO

Quando ouviu isso, Nicodemos pensou em ter que voltar ao ventre de sua mãe e nascer novamente. Jesus lhe respondeu que o que é nascido da carne é carne, isto é, a despeito do número de vezes que voltar ao ventre materno e sair novamente, ele ainda é carne. Não era desse tipo de nascimento que ele precisava.
“Respondeu Jesus: em verdade, em verdade vos digo: Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5). Água é o sinal central do ministério de João Batista, isto é, terminar e sepultar as pessoas da velha criação com todos os seus feitos, e a sua germinação na nova criação com a vida divina.
O Senhor mostrou claramente a Nicodemos que todos, quer bons ou mal,precisamos ser terminados por intermédio da água, e então,ser germinados com a vida divina. Através do arrependimento e do crer no Senhor Jesus, recebemos o segundo nascimento, não do ventre materno, mas da Água e do Espírito
( Texto extraído do Jornal Arvore da Vida. Numero 6 Setembro 1989)

6 comentários:

  1. Óh SENHOR JESUS!
    Que DEUS nós temos!!!
    Louvado seja o SANTO e PODEROSO nome.
    Conheci seu blog por meio do irmão Ezquiel que é seguidor do blog que o SENHOR me deu.
    Te convido a conhecê-lo.
    DEUS nos mantenha sempre unidos!
    JESUS É O SENHOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me passa o link do seu blog irmão. Jesus é nosso Senhor!

      Excluir
  2. Amém!Que maravilha e benção, fiquei muito encorajada é muito rico, que Deus te ilumine e abençoe, que mais pessoas possam desfrutar e conhecer e sejam encorajadas, pois só a palavra de Deus nos dá sentido a nossa vida. Cristo nosso Senhor e salvador.

    Ass:Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém amada irma Maria, somente a palavra de Deus tem o poder de nos transformar, pois o próprio Cristo diz em João 6:63 que a palava é Espírito e é Vida. Somente com o Espírito e com a Vida ´eque seremos totalmente transformados.
      Jesus é nosso Senhor!

      Excluir
  3. Seguindo seu blog, li seu texto e gostei muito Deus te abençoe irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amado irmão, que o Senhor também te abençoe em todas as coisas

      Excluir