Páginas

domingo, 19 de maio de 2013

CONSAGRAÇÃO



A consagração deve ser a nossa primeira experiência de vida depois de sermos salvos. Assim que uma pessoa é salva,ela deve se consagrar ao Senhor.Numa condição normal,estas duas experiências: salvação e consagração,estão intimamente relacionadas.



MUDANÇA DE POSIÇÃO E DE USO

O que é então a consagração? Qual é o seu significado? Romanos 12:1 diz: "Rogo-vos,pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo..." O significado da consagração é ser um "sacrifício". Por isso o livro de Levítico começa com cincos ofertas básicas e a primeira delas é o holocausto. Holocausto é uma oferta totalmente para o desfrute de Deus, e para Sua satisfação. A Escritura nos mostra que quando alguma coisa é separada da sua posição e uso originais,e é colocada sobre o altar de Deus,especificamente para Ele, tal coisa é então um sacrifício. Quando um sacrifício é separado para Deus e colocado sobre o altar acontece a primeira mudança de posição. O boi que originalmente vivia no curral e era usado para arar o campo e puxar carroças, agora é posto à parte e trazido até o altar. Esta é a mudança de posição. Depois disso, ele é morto,colocado sobre o altar e é consumido pelo fogo para ser aroma agradável a Deus. Esta é a mudança de uso. Quando uma oferta é oferecida,seja um boi ou um carneiro,seja uma fina flor de farinha ou azeite,elas deixam as mãos do ofertante e nunca mais poderá ser usada para seu próprio benefício e deleite. Todos os sacrifícios do altar pertencem a Deus e são para Seu uso e deleite.

Quando nos apresentamos a Deus como sacrifício vivo, há também dois aspectos: um é a mudança na nossa posição e o outro é a mudança em nosso uso. Este é o verdadeiro significado da consagração. Quando alguém diz ser consagrado,devemos perguntar se ele mudou ou não a sua posição e uso. Uma vez consagrados,não estamos mais no campo,fomos transferidos para o altar. Embora continuemos a exercer todas as atividades normais de um ser humano tais como :estudo,trabalho ou afazeres domésticos, a nossa posição diante de Deus mudou,estamos diante do altar e não mais no mundo. E nosso uso também mudou. Trabalhávamos no mundo e para o mundo com todas as nossas habilidades e capacidades,mais uma vez diante do altar devemos nos entregar para para o suso de Deus. Quando percebemos isso,a nossa primeira reação é trabalhar para Deus com todas as nossas forças e habilidades.com maior diligência do que quando estávamos "arando no campo" ou "puxando carroça" no mundo. Todavia precisamos perceber que para trabalharmos para Deus é necessário em primeiro lugar permitir que Ele trabalhe em nós.Somente aqueles que deixam Deus trabalhar neles podem trabalhar para Ele. Somente conseguimos trabalhar  para Deus o tanto quanto O permitimos trabalhar em nós. Se não O deixarmos trabalhar primeiro, nosso labor não pode agradá-lo e nem pode ser aceito por Ele, a ênfase do nosso ponto de vista,ainda deve ser deixar o Senhor trabalhar.

Os animais que eram oferecidos para o holocausto tinham de ser primeiramente imolados,esfolados,cortados em pedaços,colocados em ordem,lavados e finalmente queimados sobre o altar. O uso deles não era de arar terra ou puxar carroças diante do alta,mas para Deus trabalhar sobre eles e serem consumidos pelo fogo, para Sua satisfação. quando Nadabe e Abiú ofereceram fogo estranho perante Deus, foram consumidos por Deus ( Levítico 10). Todos que não foram tratados pelo Senhor e trabalhados por Ele, e tencionam servir a Deus, oferecem fogo estranho. Esta é a razão porque por um lado,esperamos ansiosamente que os irmãos amem a Deus e se ofereçam a Ele, mas por outro lado,estamos realmente temerosos que,uma vez se entregado a Deus por amá-lo,imediatamente deseje trabalhar para Deus e servi-lo em si mesmo. Se houver cem irmãos que se consagrem ao Senhor constrangidos pelo Senhor e deseje servi-lo,entretanto não O permitem trabalhar neles primeiro, tais cem pessoas irão disputar entre si,todos os dias. Um quer servir o Senhor dessa maneira e o outro doutra, e , a divisão imediatamente ocorrerá.

Faz parte da consagração nós termos experiências de sermos imolados,esfolados,cortados em pedaços e até sermos queimados pelo fogo. Devemos buscar primeiro tais experiências,permitindo que o Senhor trabalhe em nós,consuma todas as nossas habilidades naturais,até ao ponto de dizermos a Ele: "Senhor,até as minhas melhore coisas,como capacidades e destrezas naturais,quero entregar para serem queimados". Somente quando  nos entregamos totalmente a Deus sem reserva para sermos trabalhados e queimados,Ele nos ressuscitará. O resultado dessa consagração é o nosso serviço a Deus em ressurreição.

MUDANÇA DE FORMA

A consagração também provoca uma terceira mudança: a de forma. Antes éramos como um boi no campo, com uma bela forma e inteiro. Alguns de nós podem até ser como belos animais vencedores de concursos ou competições,imponentes, respeitados e apreciados por todos Mas uma vez consagrados,somos consumidos pelo fogo, perdemos a nossa forma e estatura originais.Todas as nossas partes mais excelentes foram transformadas em um aroma agradável que sobe a Deus como fumaça e tudo o que restou é um punhado de cinzas. Tudo está acabado para nós.O nosso futuro está terminado,tanto o futuro do mundo quanto nosso futuro no "mundo cristão". Assim como o mundo é cheio de atrativos e nos oferece um excelente futuro nele,também o "mundo cristão" pode nos oferecer um belo futuro. Alguns, por exemplo,esperam ser um pregador famoso,um evangelista internacional, um pastor respeitado ou um cantor cristão com muita fama, etc. Se formos iluminados,descobriremos que até mesmo  na nossa esperança em ter mais frutos no nosso trabalho,mais pessoas salvas em nossa pregação do evangelho,conduzir mais irmãos para amarem ao Senhor, há muito elementos ocultos que são para edificar nosso futuro. Quando vemos a prosperidade dos outros,invejamos. Quando vemos as realizações ou êxitos de outros,nosso coração inquieta-se. Isso prova que ainda temos esperança em nosso próprio futuro.Mais uma pessoa consagrada não tem seu próprio futuro, a sua esperança esta em Deus,pois são apenas um punhado de cinzas. Mas são esses que podem ser usados por Deus. O serviço dessas pessoas que verdadeiramente se consagraram a Deus pode ser aceito por Deus,pois estão na esfera de ressurreição e não na esfera natural.

damos graças ao Senhor por tal luz logo no começo de Levíticos. Se desejamos ser aqueles que O serve de maneira santa e agradável,devemos começar pela consagração.

Jesus é o Senhor!

( Texto extraído do Jornal Arvore da Vida N° 6 setembro de 1989)

Um comentário: