Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A VERDADE DO EVANGELHO






O livro de gálatas nos proporciona uma revelação completa da realidade do evangelho.

O HOMEM NÃO JUSTIFICADO PELAS OBRAS DA LEI

O primeiro aspecto desta revelação é que o homem caído não pode ser justificado pelas obras da lei. Gálatas 2:16 diz: “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e, sim mediante a fé em Cristo Jesus, também nós temos crido em Cristo Jesus, para que fossemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será  justificado.”



O HOMEM JUSTIFICADO PELA FÉ EM CRISTO    

Podemos estar tão familiarizados com a expressão” justificados pela fé em Cristo”  que a aceitamos desatentamente. Mas, afinal, que é realmente a fé em Cristo? A fé em Cristo, pela qual os crentes são justificados, está relacionada com o seu apreço pela Pessoa do Filho de Deus. A pregação adequada do evangelho não é a pregação de uma doutrina, mas é a pregação da Pessoa viva do Filho de Deus. O filho de Deus é a corporificarão do Pai ( Colossenses 2:9) e é experimentado como o Espírito. Pregar o evangelho é pregar esta Pessoa. Sempre que pregamos o evangelho, devemos impressionar os que nos ouvem com a Pessoa viva do Filho de Deus. O ponto central de nossa pregação deve ser esta Pessoa.


A PRECIOSIDADE DO FILHO DE DEUS

Precisamos apresentar Cristo às pessoas como Aquele que é o mais precioso. Quanto mais O descrevermos e falarmos de Sua preciosidade, mais algo será infundido para dentro dos ouvintes. Esta infusão se tornará a fé deles e esta fé os fará reagir a nossa pregação. Desta maneira, eles irão apreciar a Pessoa que lhes apresentamos. Este apreço é a sua fé em Cristo. Pelo seu apreço para com o Senhor Jesus, eles quererão possuí-Lo. O Cristo que lhes foi pregado tornar-se-á neles a fé pela qual creem.
O ensinamento da doutrina não nos impressiona com a preciosidade da Pessoa do Filho de Deus. Mas um dia ouvimos uma mensagem viva e cheia da preciosidade de Cristo. Quando esta preciosidade foi transmitida para dentro de nós, através do evangelho, nós começamos a valorizar o Senhor Jesus e a crer Nele. Dissemos: “ Senhor Jesus, eu Te amo e Te valorizo.” Isso é o que significa ter fé em Cristo.
Esta fé cria uma união orgânica na qual nós e Cristo somos um. Antes de termos crido em Cristo, havia uma grande separação entre nós e Ele. Nós éramos nós e Cristo era Cristo. Mas através do crer fomos unidos a Cristo e nos tornamos um com Ele. Agora estamos em Cristo, e Cristo está em nós. Esta é a união orgânica, uma união de vida ( 1 Coríntios 6:17).

Muitos cristãos têm uma compreensão superficial de justificação pela fé. Como Cristo poderia ser nossa justiça se não estivéssemos organicamente unidos a Ele? É por meio dessa união orgânica que Deus pode imputar Cristo como nossa justiça. Porque nós e Cristo somos um, tudo que pertence a Ele é nosso. Esta é a base sobre a qual Deus imputa Cristo como nossa justiça.
O casamento é uma ilustração útil disse,  embora inadequada. Suponha que uma mulher pobre esteja unida em casamento a um homem rico. Através desta união, ela participa da riqueza de seu marido. Da mesma maneira, através de nossa união orgânica com Cristo, compartilhamos de tudo o que Cristo é e tem. Assim que esta união ocorre, aos olhos de Deus, Cristo torna-se um conosco e nós nos tornamos um com Ele (1 Coríntios 6:17). Somente desta maneira é que podemos ser justificados diante de Deus.

O HOMEM TENDO VIDA E VIVENDO PELA FÉ

Em 3:11b, Paulo diz que “O justo viverá pela fé”. A palavra “viverá” aqui implica ter vida. Como resultado da união orgânica, temos vida em nós. Ainda mais,vivemos pela fé,a qual é o nosso apreço pelo precioso Senhor Jesus. Não somente temos vida, mas também vivemos por meio dessa vida.

O HOMEM ESTANDO MORTO PARA A LEI PARA QUE POSSA VIVER PARA DEUS

Em 2:19, Paulo diz: “Porque eu, mediante a  própria lei,morri para a lei, a fim de viver para Deus”. É muito difícil explicar pela doutrina o que significa esse versículo, mas nossa experiência cristã prova que, assim como ocorreu a união orgânica com Cristo,tivemos a sensação de que estávamos mortos para o mundo, para o pecado,para o ego e para todas as obrigações da lei. Ao mesmo tempo estávamos vivos para Deus.

O HOMEM TENDO CRISTO VIVENDO NELE

Como aqueles que estão mortos para a lei e vivos para Deus, temos Cristo vivendo em nós. Em 2:19b, 20a, Paulo diz: “Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Isso é também um aspecto básico da verdade do evangelho.

O HOMEM SENDO NOVA CRIAÇÃO

Um outro aspecto da verdade do evangelho é que,em Cristo, o homem é uma nova criação (Gálatas 6:15). O home na velha criação é um homem nascido da carne e no pecado. Mas o Homem nascido na nova criação é nascido do Espírito. ( João 3:5-6).

Jesus é nosso Senhor!

( texto extraído do Jornal Árvore da Vida n° 19, Outubro de 1990)

Nenhum comentário:

Postar um comentário