Páginas

terça-feira, 28 de maio de 2013

CRISTO A VIDA



A vida de Cristo como homem,teve um finalidade: dar vida ao homem. Em João 10:10 o Senhor diz: "(...) eu vim para que tenha vida e a tenha em abundância". Essa vida em abundância não é nossa vida humana, mais a vida divina.Deus deseja que tenhamos a vida Dele em abundância. O homem desde sua criação foi feito para conter Deus em si. Em 1 Tessalonicenses 5:23, mostra-nos com clareza que o homem, foi criado com três partes: corpo,alma e espírito.Nosso espírito se formou do sopro da vida, mencionado em Gênesis 2:7, após ter recebido do Senhor o sopro da vida, o homem passou a ser alma vivente. É por meio do nosso espírito que recebemos Deus em nós,e consequentemente, recebemos  sua vida abundante. O homem não pode desfrutar de Deus, toca-lo,senti-lo ou receber sua vida por meio da alma ou por meio do corpo, apenas por meio do espírito. O que é a alma? o catolicismo mistura alma e espírito como se os dois fosse a mesma coisa, mais isso é profundamente errado. A alma é nossa parte psicológica,e é composta de mente,vontade e emoção.Mais por meio da alma é impossível desfrutar da vida de Deus. Mais quando usamos nosso espírito,podemos então tocar na vida abundante,a vida incriada,a vida salvadora,regeneradora,transformadora. Veremos aqui alguns pontos sobre a vida.



A VIDA É CRISTO

Quem é a vida? A vida é Cristo. Quando o Senhor disse em João 10:10 que Ele venho para nos dar vida em abundância,Ele estava falando de si mesmo ser dispensado como vida para dentro dos que Nele creem. Não pensem que a vida é algo fora de Cristo, esse conceito é errado. Cristo é a própria vida. Em João 11:25 o Senhor diz que Ele é a  ressurreição e a vida.  Em 1 João 5:20, afirma que Cristo é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Cristo a palavra geradora

Cristo é também a palavra de vida geradora. em 1 João 1:1 temos: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos próprio olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao verbo (palavra) da vida". Cristo, essa passagem é chamado de Verbo, ou, Palavra da vida. Em João 1:1-3 diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por meio Dele,e,sem Ele,nada do que foi feito se fez". Por meio de Cristo, como a palavra da vida,todas as coisas foram geradas. Em Gênesis capitulo 1 e 2,vemos que Deus "falou" e todas as coisas veio a existir. Alguns vêem Gênesis 1 e 2 como a criação de Deus, mais na realidade ali não foi feito uma criação, mas uma geração de vida. Ali, Deus em Cristo como palavra da vida,gerou vida. Nós podemos "criar" qualquer coisa sem vida. O homem possui várias criações sem vida.Mais só podemos gerar algo que tenha vida.

A Vida Salvadora

Em Romanos 5:10 Paulo diz: Porque,se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu filho, muito mais, estando já reconciliados,seremos salvos pela sua vida".Aqui,Cristo é a vida que nos salva. A vida salvadora. Esse ser salvo pela vida não é ser salvo do lago de fogo, nem visa receber a vida eterna, isso recebemos por meio de crer no Senhor ( João 3:16) e pela nossa fé em Cristo ( Efésios 2:8).Ser salvo pela vida visa o Reino. Ser salvo pela vida é sermos transformados pela vida divina. Quando cremos no Senhor, recebemo sua vida em nós, e somos salvos. Mais essa vida que recebemos, precisa crescer. Vida causa em nós uma mudança interior, uma mudança orgânica. Muitos quando creem no Senhor e são salvos, imediatamente querem mudanças exteriores. Mudam a forma de falar,vestir,comer,andar. e para que isso aconteça, criam-se regras de conduta,leis e pesados fardos. Mais isso é só exteriormente, pois interiormente, continuam sendo as mesmas pessoas. Não houve transformação interior. É impossível o homem ser transformados por regras e leis de conduta e de boa moral. há a necessidade da vida.Somente desfrutando da vida salvadora é que seremos salvos do nosso velho homem, nossas velhas maneiras e poderemos viver de acordo com a vontade de Deus. Falaremos sobre a transformação pela vida mais adiante.

A VIDA ESTÁ EM CRISTO

A visa não somente é Cristo, como ela está em Cristo. Em João 1:4 diz que a vida estava"Nele". Em 1 João 5:11 diz que Deus nos deu a vida eterna e essa vida "está no filho". Cristo era a vida, e a vida estava Nele. Por isso no versículo 12 diz: "Aquele que tem o filho te a vida;aquele que não tem o filho de Deus não tem a vida". Se temos Cristo, temos a vida, se não temos Cristo, também não temos a vida. Cristo e a vida são um só e não podem ser separados.

O Espírito da Vida

Cristo era a vida, mas como homem Ele não podia dispensar-se como vida, pois era limitado por causa do corpo humano. Por isso houve a necessidade da morte de Cristo. Sua morte "rompeu" o corpo humano, quebrou o "vaso" que continha a sua vida, e sua vida pode ser liberada aos que creem. A morte foi apenas o primeiro estágio para essa liberação de vida. Se Cristo tivesse apenas morrido ainda assim, não poderíamos desfrutar da sua vida. Mais Ele ressuscitou, e de acordo com 1 Co 15:45, ao ressuscitar Ele se tornou o Espírito que dá vida. "Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é Espírito vivificante". Cristo tornou-se Espírito vivificante, ou, Espírito que dá vida. Como Espírito que dá vida, Cristo pode entrar no espírito do homem, concedendo a esse homem a vida em abundância.

Como podemos desfrutar dessa vida? Um dos meios é invocar o nome do Senhor. Em Romanos 10:12 diz que o Senhor é rico para com todos os que o invocam. O que é essa riqueza? É sua vida abundante. Como sabemos, invocar é simplesmente chamar pelo seu nome: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!. Sabendo que Cristo é o Espírito que da vida, Paulo escreve em 1 Corintios 12:3: "Por isso vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma anátema Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo". Se queremos desfrutar do Espírito que dá vida, basta invocar: Ó Senhor Jesus!

A vida que é luz dos homens

Cristo, como vida é também a luz dos homens. Em João 1:4 diz: "A vida estava Nele e a vida era a luz dos homens".A luz possui basicamente duas finalidades: Iluminar o lugar onde estamos e onde andamos e também nos iluminar. Cristo como vida e luz é aquele que nos direciona, que nos regula. Precisamos estar plenos da sua vida, cheios de Cristo, para sermos direcionados por Ele. Vamos ver por exemplo, algo que acontece na natureza. Já imaginou os peixes, ninguém diz para eles: "olha agora está na hora de vocês botarem seus ovos" ou " está na hora de vocês subirem o rio". Porque isso não acontece? simplesmente porque sua vida, a vida de "peixe" os conduzem a fazer tudo isso, sem a necessidade de serem guiados por leis ou regras. Da mesma forma somos nós, quando desfrutamos da vida divina, não há a necessidade de que um pessoa nos diga o que devemos ou não devemos fazer, simplesmente fazer, pois a vida de Deus nós leva a isso.

A vida também mostra a nossa condição, a nossa situação perante Deus.Quando  tocamos em sua vida que é luz, somos iluminados quanto ao nosso ser, nossa condição se está ou não de acordo com a vida divina. Ao sermos iluminados se encontramos em nós alguma falha, o caminho é nos arrepender, e nos posicionarmos para ganharmos mais da vida de Deus. Somente a vida vence o pecado e morte. Não pense que você pode vencer o pecado porque não pode. Mais se estiver cheio da vida de Deus, essa vida vencerá todo pecado e toda morte.

Em 1 João 5:16 fala algo muito interessante relacionado ao pecado e a vida. Em 1 João diz: " Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não pára a morte,pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que pecam não para morte (...)".Nós quando vemos que um determinado irmão está pecando, nossa primeira intenção é repreende-lo, é dizer para o irmão aquilo que nós pensamos ser o certo, é pegar a Bíblia e encher o irmão de doutrinas mortas e falhas, queremos saber por qual motivo esse irmão está fazendo tal coisa, em certo "grupos cristãos" esses irmão são até excluído da comunhão com os demais irmãos. Mais o que diz nesse versículo? nós quando vemos algum irmão nessa situação, devemos pedir a Deus, para Ele lhe conceder vida. Porque conceder vida? E não perdão? O perdão é algo muito preciso e adorável, algo de valor inestimável, mais o perdão não vence o pecado e a morte, somente a vida faz isso. Uma pessoa pode ser perdoada e continuar no mesmo pecado. Mais se ela recebe a vida de Deus a ponto de ser governada por ela, ele não voltará a pecar.

Jesus é o Senhor!
Alzemendes v. Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário