Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

O RESULTADO DO DESFRUTAR DA VIDA: A FILIAÇÃO



Nesse artigo continuaremos mostrando o resultado do desfrutar da vida. Mostraremos um pouco sobre a filiação. Efésios 1:5 diz: “Nos predestinou para Ele,para adoção de filhos,por meio de Jesus Cristo,segundo o beneplácito da sua vontade”. Deus tinha uma vontade, e essa vontade era que, por meio de Cristo, nos tornasse seus filhos. A frase “para adoção de filhos” também é traduzido por “filiação”. Portanto, segundo o bom prazer da sua vontade, Deus em Cristo nos predestinou para a filiação.


PREDESTINADOS PARA ELE

O início do versículo 5 mostra que Deus nos predestinou para Ele. Antes de sermos conduzidos a filiação, somos conduzidos a Deus para pertencermos a Ele como herança. Primeiro pertencemos a Deus, depois nos tornamos seus filhos. O versículo 11 diz que “Nele, fomos feitos herança”. Esse “Nele”, está relacionado a Cristo. Portanto em Cristo nos tornamos herança para Deus, e pertencemos a Ele.
Diferente de outras heranças, que são ganhas, passadas de pai para filhos, nós como herança não fomos ganhos para Deus, mais fomos comprados para Ele. Cristo na cruz pagou o preço necessário para nos comprar. Apocalipse 5:9 está escrito: “E entoavam novo cântico dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo,língua,povo e nação”.
João 14:20 nos mostra que estamos em Cristo, ou seja, estamos “Nele”. Fora de Cristo não há herança ou filiação. Todas as coisas Deus o fazem por meio de Cristo, e não é diferente quanto a nossa filiação. Em Cristo nos tornamos filhos e herança de Deus.

OS DOIS ASPECTOS DA FILIAÇÃO

Quando queremos saber se um filho pertence a um determinado pai, o que precisamos fazer? Com certeza precisamos fazer o exame de DNA, pois, sendo filho, ele tem a mesma natureza do pai em forma de DNA. Isso mostra que o filho possui organicamente a natureza do pai. Mais com relação à justiça, o pai precisa registrá-lo, gerando assim a certidão de nascimento. Nessa certidão, comprova judicialmente que um filho pertence a um determinado pai. Portanto tem-se a filiação nos aspecto orgânico e no aspecto judicial.  No lado espiritual ocorre exatamente a mesma coisa, temos tanto a filiação judicial, quanto a filiação orgânica.

Filiação Judicial

Cristo na cruz cumpriu toda a justiça, e tudo que Ele cumpriu se aplica a nós quando cremos Nele. Na cruz Ele pagou todo o preço necessário para nos comprar para Deus e nos tornar seus filhos. Para receber esse aspecto da filiação, precisamos crer no Senhor e recebê-lo em nosso ser. Em João 1:12 é dito: “Mas, a todos os quanto o receberam,deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber ,aos que creem no seu nome”.  Em 1 João 5: 1 afirma: “ Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus”. Quando cremos no Senhor o recebendo, nos tornamos filhos de Deus.
O início do versículo 12 diz: “Mas, a todos quanto o receberam”. Precisamos receber o Senhor em nós. Quando recebemos o Senhor, tudo aquilo que Ele é e fez é dispensada a nós. Toda a justiça e preço pago pelo Senhor se torna realidade em nós por meio de o recebermos. O versículo 13 continua: “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. Esse novo nascimento não se dá pela vontade humana, mais de Deus.  No capítulo 3:6 o Senhor diz que o que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Nosso nascimento carnal precisa ser substituído pelo nascimento espiritual. Somo nascido de homens, precisamos agora nascer de Deus.

Filiação Orgânica
Inicia-se Pelo nascimento no Espírito
Em João 3:5 o Senhor diz: “Em verdade em verdade te digo; quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. O início da filiação orgânica se dá pelo nascimento do Espírito. Precisamos lembrar que toda a obra de Deus em nós se dá por meio do Espírito em nosso espírito. Por meio dele o Senhor nos ganha completamente, portanto, é em nosso espírito que o Espírito de Deus atua para nos levar a plena filiação.
Quando nascemos do Espírito, Cristo também nasce em nós.  Em Gálatas 4:19 Paulo disse que novamente sentia as dores de parto até que Cristo fosse formado  nos Gálatas.Cristo nasceu em nós quando nascemos do Espírito, agora esse mesmo Cristo precisa ser formado em nosso ser, precisa crescer e ganhar espaço em nós. Esse é um dos pontos da filiação orgânica: Cristo ser formado em nós.
O Espírito em nós também é a confirmação de que somos filhos de Deus. Em Romanos 8:16 é dito: “O próprio Espírito testifica com nosso espírito de que somos filhos de Deus. No Espírito não temos apenas o novo nascimento,mais também a confirmação de que somos filhos de Deus. A Palavra “ testificar”, significa afirmar, atestar. Portanto o Espírito, afirma, atesta,confirma  em nosso espírito de que somos filhos de Deus.

Por Meio da Vida Eterna

No versículo 15 do capítulo 3 de João, o Senhor diz: “Para que todo aquele que Nele crê tenha a vida eterna”. A filiação se dá por meio da vida eterna. A Bíblia nos apresenta duas coisas com relação à vida eterna. Uma é o fato de ganharmos ou herdarmos a vida eterna, outra é o fato de termos a vida eterna. Ganhar, ou herdar a vida eterna, é ganharmos o direito de vivermos eternamente, enquanto ter a vida eterna é ter Cristo como a própria vida eterna em nós. Hoje não somente viveremos eternamente como temos a própria Vida Eterna em nós.
Temos a vida quando temos o Filho de Deus. Em 1 João 5: 12 diz: “Aquele que tem o Filho tem a vida”. Temos a vida quando temos o Filho porque Ele é a própria vida. Essa vida precisa ser trabalhada em nós, e esse trabalhar nos constitui-nos filhos de Deus.

Participantes da Natureza Divina

2 Pedro 1:4 continua: “Pelas quais nos tem sido doadas todas as suas preciosas e mui grande promessas,para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. Como vimos no exemplo do exame de DNA, só é possível saber se o filho pertence a um pai, porque esse filho possui a natureza do pai em forma de DNA. O Espírito nos conduz a sermos coparticipantes da natureza divina, portanto, temos essa natureza no nosso “DNA”. Somos filhos porque temos a natureza do Pai em nós. Não é questão de termos muito conhecimento da palavra ou fazermos algo para Deus, é questão de ter essa natureza divina mesclada a nós. Precisamos nos voltar ao Senhor em busca de sermos enchidos pela sua vida e sua natureza. Se não for assim, temo que nossa carreira cristã seja em vão. Não estamos no viver cristão para ganharmos algo dessa terra, estamos no viver cristão para sermos trabalhados pela vida e natureza divina, e também para cooperarmos para essa vida ser trabalhada nos demais irmãos.
Como vimos, no que diz respeito à filiação no aspecto orgânico, precisamos de três coisas: Nascermos do Espírito, sermos enchidos com a vida eterna e sermos participantes da natureza divina. Todos esses três itens precisão ser trabalhados em nós, mesclados a nossa natureza humana, nos elevando.

Processo gradual

A filiação no aspecto judicial ocorre uma vez por todas quando cremos no Senhor, Na filiação orgânica é diferente, ela é gradual e continua. Esse trabalhar da vida nos conduzirá à plena filiação. Por fim 1 João 3:2 diz que seremos semelhantes a Ele. Esse ser semelhante é pela vida e natureza divina. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, porém por causa do peca essa imagem e semelhança ficaram apagadas. O que Deus faz hoje é trabalhar-se em nós para nos levar a ser semelhantes a Ele no que diz respeito à vida e natureza. Quando isso ocorrer, então veremos o Senhor da forma que Ele realmente é. (versículo 2).

Amados, esperamos que nessas poucas palavras os irmãos tenham entendido um pouco mais sobre a filiação. Não falamos profundamente sobre esses assuntos para não ficar tão cansativo para os irmãos leem, porém o Espírito do Senhor dará a cada um de nós a capacidade de entendermos sua preciosa revelação.


Alzemendes Vieira

Um comentário:

  1. sim gostei muito de sua matéria .parabens irmao que Deus continue te usando grandiosamente

    ResponderExcluir