Páginas

sábado, 19 de outubro de 2013

O RESULTADO DO DESFRUTAR DA VIDA: TRANSFORMAÇÃO ( 1)








Nesses artigos estamos vendo o trabalhar da vida em nós. Quando desfrutamos da vida ela nos conduz a regeneração, santificação, filiação e agora veremos mais um item, a transformação. Sermos transformados significa sermos mudados de forma. Éramos caídos, pecadores e naturais, precisamos então ser transformados em algo espiritual, celestial e divino.

A transformação é algo gradual, e está relacionado à vida divina em nós. Essa transformação é metabólica, iniciando quando cremos no Senhor é durará toda a nossa vida cristã.



TRANSFORMADOS PELA RENOVAÇÃO DA MENTE


Em Romanos 12:2 Paulo nos diz: “E não vos conformeis com este século,mais transformai-vos pela renovação da vossa mente,para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita  vontade de Deus”.Paulo nos mostra um principio básico para a transformação: Sermos renovados na mente.Vamos ver mais a fundo esse versículo para o entendemos mais claramente.


Não Conformar com este Século


A primeira coisa que Paulo mostra é não sermos conformados com este século. Este “não ser conformado a este século” não é vermos algo que aconteça e não concordarmos com esse algo, não ser conformado é não ser moldado às coisas desse século, ou, dessa era. Nosso ser, nossa atitude, nosso viver, não pode ser igual a este mundo e as coisas deste século.

1 Pedro 1:14 diz-nos: “Como filhos da obediência, não vos moldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”.Não podemos estar moldados às paixões do mundo, com a carne,pecado,independência de Deus. Se quisermos ser renovado precisamos nos livrar dessas coisas. Mais não apenas dessas coisas, relacionadas ao pecado, carne etc,mais também aquilo que, mesmo depois de crermos no Senhor, carregamos conosco. Aquilo que carregamos conosco é o ego, orgulho, conceitos, achismos (O que eu acho,penso), opiniões, tudo isso nos impede de sermos renovados. Quantas vezes essas coisas nos impediu de ouvir o falar do Senhor? Quantas vezes ao lermos a Bíblia não ganhamos nenhuma revelação? Simplesmente porque carregamos essas coisas conosco e precisamos não ser conformados a isso, mais sermos renovados.


Renovar a Mente


Depois de nos mostrar que não podemos nos conformar com este século, Paulo continua dizendo: “Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Aqui vemos claramente que somos transformados a partir da renovação da mente. Veremos aqui alguns pontos sobre a renovação da mente.


1 Renovados Pondo a Mente no Espírito


O primeiro passo para renovar nossa mente é colocando-a no Espírito. Em Romanos 8:5-6 diz: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mais os que inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas a do Espírito, para a vida e paz”. Precisamos por nossa mente no Espírito. No versículo mencionado, vemos que aqueles que cogitam das coisas da carne pendem para a carne, e os que cogitam das coisas do Espírito, pendem para o Espírito. Cogitar significa pensar muito, meditar sobre algo. Portanto os que pensam muito nas coisas da carne, penderão para a carne e os que pensam muito nas coisas do Espírito, penderão para o Espírito. Por a mente no Espírito é voltar nossos pensamentos para as coisas espirituais, celestiais, perfeitas e boas.

Em Filipenses 4:8 diz: “Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama,se alguma virtude há e se algum louvor existe,seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Nesse versículo vemos o meio prático para voltar nossa mente para as coisas do Espírito, e assim, sendo renovada.


2 Renovar o Espírito do Vosso Entendimento


Efésios 4:23 diz: “E vos renoveis no espírito do vosso entendimento”. Esse espírito mencionado aqui é o espírito humano regenerado, habitado e mesclado pelo Espírito de Deus tornando-se um só (1 Coríntios 6:17). Esse espírito precisa expandir para nossa mente, quando isso ocorre, o espírito controla nossa mente governando-a. Por isso é chamado de espírito do vosso entendimento. Quando o espírito satura nossa mente, nossa alma, nada do que ela faz procede dela mesma, mais é direcionada pelo espírito.



3 lavado pelo Espírito


Em Tito 3: 5 vemos o ultimo passo para renovar nossa mente: Sermos lavados pelo Espírito. “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”. Quando pensamos nas coisas espirituais, voltando nossa mente ao Espírito, somos por Ele enchidos, governados e direcionados, por fim somos lavados pelo Espírito Santo, tendo assim nossa renovação da mente completada.


EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS


No final do versículo 2 de Romanos 12, vemos o motivo pelo qual tem que ser transformados: “Para que experimenteis qual seja a boa,agradável e perfeita vontade de Deus”. Em resumo, podemos dizer que precisamos estar libertos de ser igual o mundo com suas paixões, ser renovados na mente, tendo-a cheia do Espírito para podermos desfrutar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A bíblia nos mostra que Deus tem muitas vontades. Assim como temos muitas vontades em relação a nós e a nossos filhos, Deus tem vontades a respeito Dele mesmas e de nós, seus filhos. Porém podemos mostrar na palavra as principais vontades de Deus.


Ser salvos


1 Timóteo 2:4 mostra que o desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Esse é o primeiro passo para o agir de Deus no homem: Sermos salvos. Deus não deseja apenas que o homem seja salvo, mais chegue ao pleno conhecimento da verdade. Verdade é o próprio Cristo como realidade em nós (João 14:6). Portanto termos o pleno conhecimento da verdade é termos o pleno conhecimento de Cristo para desfrutá-lo plenamente, completamente.



Dar Vida ao Homem


Depois de salvos o Senhor deseja dar-nos vida, e vida em abundância (João 10:10).O Principal item de Deus em nós é sua vida. É por meio dela que o Senhor trabalha em nós. Por qual motivo estamos indo até o Senhor?  Se não vamos até o Senhor para ganhar dele a Vida, é inútil procurar Ele por outros motivos.

Ser Alimento para o homem


Como nossa vida humana precisa ser alimentada, a Vida divina em nós também precisa ser alimentada. Por isso Cristo se apresenta como alimento vivo para nosso desfrute (João 6:32-35,48-58).

Dar o Reino como Herança


Além do mais, Deus deseja nos dar o Reino como herança ( Daniel 7:21,27; Apocalipse 2:27-27, 21:7).

Edificar sua Igreja e Corpo


Do lado de Deus, seu desejo é edificar nessa terra a sua igreja que é seu Corpo (Efésios 1:22-23;2: 20-22; 4:11-12; Colossenses 1:18). Sendo nós,os crentes, os membros desses Corpo ( Romanos 12:5; 1 Coríntios 12:12-28). Também pela a Igreja seja conhecida a multiforme sabedoria de Deus (Efésios 3:10). E Seu Reino seja estabelecido (Mateus 24:14).

Amados, aqui foi falado resumidamente sobre a vontade, o desejo de Deus. Se quisermos fazer parte e desfrutar dessa vontade precisamos ser transformados renovando nossa mente. Essa parte é a penas o inicio da transformação, visto que é um assunto um pouco grande, continuaremos falando sobre a transformação nas próximas mensagens (artigos)



Alzemendes Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário