Páginas

terça-feira, 15 de abril de 2014

O RESULTADO DE DESFRUTARMOS DA VIDA: TRANSFORMAÇÃO (2)




No artigo passado falamos sobre a transformação. Vemos também que em Romanos 12:2 mostra-nos a necessidade de sermos transformados por meio da renovação da nossa mente. Nesse artigo continuaremos com a sequência desse artigo: A transformação.

Outro versículo que nos fala claramente sobre a transformação é 2 Coríntios 3:18. "E todos nós com o rosto desvendados,contemplando,como por  espelho a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito".



Entendendo a Transformação

Antes de darmos continuidade em 2 Coríntios 3:18, falaremos um pouco sobre o que é de fato a transformação. Primeiramente precisamos saber que a transformação se dá por meio da vida divina em nós. Não somo transformados por obedecer leis e regras exteriores, mais sim, por meio do trabalhar da vida e da natureza divina em nosso ser. Mais o que de fato é a transformação? 1 Coríntios 15:51-53 nos mostra com muita clareza o que é a transformação de forma prática. "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos,mais transformados seremos todos (...). Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade e que o corpo mortal se revista de imortalidade". De forma prática, sermos transformados é termos nosso corpo corruptível revestido de incorruptibilidade e o corpo mortal revestido de imortalidade.

Quem é incorruptível? Quem é imortal? Não é o Senhor nosso Deus? Sim, é o nosso Senhor. Portanto para sermos transformados precisamos nos revestir do próprio Deus, sendo totalmente saturados,permeados por Ele. Paulo, em Romanos 13:14, diz: "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências". Ainda em Gálatas 3:27 nos afirma: "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes". Por isso vemos que a transformação é um processo de nos revestirmos de Cristo.

ESTARMOS COM O ROSTO DESVENDADO

Continuaremos falando sobre 2 Coríntios. Em Romanos 12:2 vemos a necessidade de termos nossa mente renovada, antes de falar sobre a transformação em 2 Coríntios 3, Paulo mostra a necessidade de termo nosso rosto desvendado.Os judeus na época de Paulo tinha seus rostos cobertos quando iam na palavra, e por isso não reconhecia Cristo e nem percebia que em Cristo esse mesmo véu era tirado, dando-lhes uma visão perfeita da vontade de Deus ( 2 Coríntios 3:14). No versículo 15, paulo fala que eles estavam com um véu no coração, mostrando assim que não era um véu físico,nem tampouco era um véu espiritual,pois,nada que é do Espírito nos impede de vermos as coisas do Senhor. Mais era algo que estava guardado no coração deles que os impediam ver a Cristo.  Precisamos antes de tudo entender que o mesmo véu está no meio dos cristão hoje, por isso precisamos entender o que se passou com os judeus para não cairmos nas mesmas coisas.

Religião

O judaísmo foi algo criado por Deus, mais mesmo assim, isso foi um impedimento para que os judeus vissem a Cristo. Criticaram o Senhor por fazer algo no sábado, por comer com pecadores, mesmo pregando o reino e curando as pessoas, foi dito que Ele fazia isso por meio de demônios e não por Deus. Isso precisa servir de alerta pra nós, pois mesmo as coisas dadas por Deus, se não feitas no Espírito e por meio do Espírito podem nos impedir de ver a vontade de Deus. Isso quer dizer que as coisas que Deus nos dá são ruim? Claro que não, mais dependendo da maneira que desfrutamos isso, pode acabar sendo um impendimento.

Opinião

Outro véu que nos impede de ver a vontade de Deus são as nossas opiniões. Os cristãos hoje são cheios de opiniões, sempre querem fazer o que acham que é melhor e na maioria das vezes nem consultam o Senhor. Acabam até mesmo pensado que a vontade que provém deles é a vontade do Senhor. Precisamos saber que nossas opiniões não tem nenhum valor para Deus, pois Ele nunca consulta nossa vontade para fazer as coisas. Ele não pergunta o que achamos se algo for ou não for feito, por isso nossas opiniões se torna um empecilho para o Senhor cumprir sua vontade nessa terra.

Idéias Pré-Concebidas ( Nossos conceitos)

Idéias pré-concebidas é outro véu nos atrapalha. Como assim? vou explicar. Porque quando vamos à palavra, muitas vezes não conseguimos ganhar algo novo do Senhor? Porque não conseguimos ganhar revelação na palavra de Deus? Porque muitas vezes não conseguimos ver nem entender a vontade de Deus? O motivo que muitas vezes vamos à palavra com muitas idéias prontas, formadas. Se eu tiver, por exemplo, o conceito de que o bastimos só é valido se for em um rio, mesmo que apareça um versículo que mostre o contrário eu não aceitarei, e até mesmo acabo distorcendo esse versículo para que ele "prove" que o batismo tem que ser em um rio. As irmãs, por exemplo, tem o conceito de que uma mulher pode ser pastora, presbitero etc. Mesmo em 1 Timóteo 2:12 mostrar que mulher não pode ensinar e nem exercer autoridade de homem. Mais as irmãs não aceita esse versículo, e usa outros para "provar" que as mulheres podem exercer essas funções. Porque isso acontece? Por causa dos conceitos que tem, e isso as impedem de enxergar a verdade e acabam distorcendo a palavra para ela se adequar ao seu conceito. Como diz um velho ditado: Se você não deixar  a palavra  do Senhor mudar você, você acabará mudando a palavra do Senhor.

Esses são exemplos de alguns véus que temos em nosso coração e isso nos impedem de sermos transformados pelo Senhor. Mas como podemos nos livrar desses véus? A resposta está em 2 Coríntios 3:17: " Ora, o Senhor é o Espírito;e,onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade". Quer ser liberto? O caminho é voltar ao Espírito.

TRANSFORMADOS DE GLÓRIA EM GLÓRIA

Em 2 Coríntios 3: 18 continua: "E todos nós, com o rosto desvendados, contemplamos, como por  espelho,a glória do Senhor,somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito". Paulo nos afirma que, quando temos o rosto desvendado, ou seja, sem o véu, contemplamos com por espelho a glória do Senhor. Porque isso acontece? Porque quando estamos livres do véu, começamos a desfrutar do Senhor, e a medida que desfrutamos da sua vida, nós o expressamos, ou seja, passamos a refletir Cristo. Quando você olha num espelho o que você vê? Você vê a sua própria imagem. Mais quando desfrutamos da vida e natureza divina, e por isso passamos a  nos revestir e expressar Cristo, não vemos mais a nós mesmos e sim Cristo em nós. Essa é a transformação.Ó irmãos, desejo tanto que vocês entendam essas palavras, pois isso é de suma importância para nossa vida. 

Deus quer trabalhar sua vida em nós, até sermos totalmente transformados. Irmãos, nada além da vida e da natureza divina pode nos transformar. Imploro aos irmãos, não busque nada que não seja a vida divina, nada no mundo tem valor a não ser a vida de Deus. Mas essa vida precisa ser trabalhada em nós até refletirmos Cristo. Paulo fala sobre exalarmos o bom perfume de Cristo, o que é isso? Isso nada mais é do que expressarmos Cristo refletindo-o. Alguém que exala o bom perfume de Cristo é alguém que está cheio, permeado de Cristo, revestido de Cristo, vive Cristo, se alimenta de Cristo, até ele mesmo não existir, mais sim Cristo existir Nele.

Transformado na sua Própria Imagem

"(...) somos transformados de glória em glória na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito". Irmãos, em que somos transformados? Somos transformado na própria imagem do Senhor. Aleluia!.Rigorosamente falando, em vida e natureza seremos semelhantes ao Senhor. Por isso o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus ( Gênesis 1:26). Desde o princípio o desejo de Deus é que o homem fosse igual a Ele em vida e natureza. Em Filipenses 3:21 diz: " O qual transformará nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória (...)". Veja que até mesmo nosso corpo será igual ao corpo do Senhor. Essa é a expressão final da nossa transformação. Resumindo, o que é transformação? É  o processo do trabalhar da vida em nós, tornando nossa natureza humana e caída em uma natureza divina,

Irmãos, se fossemos falar detalhadamente sobre a transformação, acredito que ainda daria uns três ou quatro artigos, mais esperamos que nesses dois artigos os irmãos tenham entendido o que é, de fato, sermos transformados por meio da vida divina. Ainda veremos mais dois assuntos com relação ao desfrute da vida: Conformação e glorificação. Como falamos no início, o trabalhar da vida divina em nós é algo progressivo, não ocorre da noite para o dia, e nesse processo, conformação e glorificação são as duas últimas etapas.

Jesus é nosso Senhor!

Alzemendes Vieira






Um comentário:

  1. O que devemos fazer é procurar o conhecimento da vontade de Deus de acordo com a sua Palavra, pois como está escrito: "Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" – 2 Coríntios 10:4,5

    ResponderExcluir