Páginas

domingo, 15 de junho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: OS DONS MENCIONADOS NA BÍBLIA



Neste último artigo  sobre dons, mostraremos todos os dons de acordo com a palavra de Deus .Nos artigos seguintes falaremos sobre a pessoa dos ministros da palavra, no ministrar da palavra em si, e também mostraremos um pouco sobre como ganhar revelação de Deus por meio de sua palavra. Queremos, portanto dizer aos nossos amados irmãos que não estamos de maneira algum tentando estabelecer uma regra de como os ministros da palavra devem agir, pois precisamos estar submissos ao direcionar do Espírito de Deus, nossa intenção é apenas orientar os que tem o dom da palavra para poderem desempenhar bem sua função.


OS DONS DADO PELO ESPÍRITO

A palavra de Deus nos mostra pelo menos nove dons dados pelo Espírito aos membros. Vamos ver sobre alguns deles.

Palavra de sabedoria e conhecimento

Em 1 Coríntios 12:8 fala: "Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro,segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento". Os primeiros dons mostrados aqui estão relacionados com a palavra da sabedoria e conhecimento. Portanto podemos afirmar que, antes mesmo dos outros dons, o dom da palavra é o mais importante. Quando lemos principalmente o livro de Atos, vemos que, por meio da palavra, muitas pessoas foram salvas. Houve muitas que foram curadas e até mesmo ressuscitadas, mais a salvação do maior número de pessoas veio por meio da palavra.

Qual é porém a diferença entre a palavra de sabedoria e de conhecimento? Eu posso ter conhecimento sobre qualquer assunto,mesmo sem ter tido nenhuma experiência com ela, posso até mesmo pregar de algo que nunca vi, nunca vivi,mais que nem por isso deixa de ser útil para a igreja. Por exemplo, nunca me separei da minha esposa, mais nem por isso não poderei dar uma palavra, ou conselho para um irmão que se separou. Eu conheço sobre a separação na bíblia, mais não tenho esta experiência,mais mesmo assim, posso dar uma mensagem sobre separação conjugal para a igreja.

A sabedoria ,porém é o conhecimento vivido. São as experiências que temos com o Senhor, com erros e acertos nossos e com circunstâncias que nos cerca. Eu tinha conhecimento de que o Senhor supria todas as necessidades dos crentes, durante muito tempo percebi o Senhor me suprindo. Já houve momento onde eu não podia fazer nada, estava de pés e mãos atados, mais mesmo assim pude ver a provisão do Senhor. Isto se tornou sabedoria em mim. Se um dia eu for ministrar sobre a provisão do Senhor, não falarei como conhecimento, mais como sabedoria. Este é um exemplo sobre palavra de conhecimento e palavra de sabedoria, outros irmãos podem ter experiências diferentes sobre esta questão, mais que não anula o principio da sabedoria e do conhecimento.

Dons da fé e da cura


O versículo nove continua: "A outro, no mesmo  Espírito,a fé; e a outro, no mesmo espírito, dons de curar".
Veja que fé e cura estão mencionadas juntas.Isto mostra que para haver cura,precisa de fé. Quanto mais fé temos, mais poder vem do Senhor a nós para curamos as pessoas. Mas uma coisa que precisamos tem em nosso coração é que este dom de curar não é necessariamente a cura física, mais também a cura espiritual das pessoas. Vejo que a cura espiritual é até mesmo mais importante do que qualquer cura física. Hoje em dia muitos irmãos estão doentes, doentes por causa de palavras falsas que estão sendo ministradas por ai, por não conseguir ter um viver saudável em cristo, por causa do pecado,  por talvez ter tido grande decepções quanto as coisas do Senhor e muita chegando até mesmo rejeitar o Senhor por causa de desilusões com as coisas de Deus.Todas estas pessoas estão doentes espiritualmente precisamos então levar a cura por meio do fortalecimento da fé. É por isso que o Senhor deu estes dons aos homens, para poderem ser os "médicos" espirituais na igreja e assim ajudar os amados irmãos edificando-os e alimentando-os pela palavra da fé. (1 Timóteo 4:6)

Operação de Milagre e Profecia

No versículo 10 vemos sobre operação de milagres e profecia. A operação de milagres também pode ser visto como obras de poder. Uma das maiores obras de poder que já vimos com nossos olhos físicos foi o ressuscitar dos mortos mostrado na bíblia. Espiritualmente falando, nossa maior obra é ressuscitar as pessoas que estão mortas.  A palavra de Deus nos diz que as pessoas estão mortas por causa dos delitos e dos pecados ( Efésios 2:1),precisamos então ressuscitá-las. Este é o maior milagre que podemos realizar. Quando, por meio deste dom que temos, ressuscitamos as pessoas, elas então terão seus espíritos despertados e assim poderão tem um viver cheio de Cristo para a salvação eterna.

Depois vemos sobre profetizar. O Profetizar possui dois aspectos: Prever o futuro e ser porta-voz de Deus, expressar e ministrar Cristo por meio da palavra. Geralmente muitas pessoas estão familiarizadas quanto ao profetizar no aspecto de prever o futuro, mas não no que se trata de ministrar Cristo às pessoas. Aqui neste blog temos quatro artigos falando sobre profetizar, no final deste artigo deixarei o link para os irmãos poderem ler.

Discernimento de Espírito,Variedades de Línguas e suas Interpretações

Ainda no versículo 10 vemos sobre o discernimento de espíritos. Em 1 João 4:1, nos fala que não podemos dar crédito a qualquer espírito, antes precisamos prová-los. Este discernimento é para ver que se, aqueles que falam a palavra, realmente provém de Deus ou não. Quando os que ministram a palavra falam a verdade de Deus, eles expressam o Espírito de Deus, mais se falam falsamente, expressam espíritos malignos. Os que têm este dom, podem discernir e assim não cair e nem permiti que os demais irmãos caiam em ciladas.

Quando se trata de falar em línguas e suas interpretações, vemos muitas discussões e pouca edificação neste assunto. Não que este dom não trás edificação, é que hoje os crentes mais discutem a palavra de Deus do que realmente vão à palavra para obter nela a vida de Deus. Mas o falar em língua  é o falar genuíno dos homens, os quais visam, principalmente a pregação do evangelho entre os que não falam nosso idioma 
( Atos 2: 5-13). Quando se trata de falar em línguas nas reuniões da igreja, se for um falar sem interpretação, a pessoa será edificada, mas a igreja não. Por isso que para alguns o Senhor deu o dom de interpretar as línguas e assim traduzi-las para a igreja, para que todos sejam edificados.

Links de artigos sobre profetizar 

A prática de Profetizar: Conhecimentos Básicos
A Prática de Profetizar: Os Modelos
A Prática de Profetizar: Os Constituintes Básicos
A Prática de Profetizar: Os Obstáculos Básicos para o Profetizar

Jesus é nosso Senhor!

Alzemendes Vieira







Nenhum comentário:

Postar um comentário