Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: OS DONS COM RELAÇÃO AOS CRENTES




No artigo passado mostramos que os dons são dados pelo Senhor aos membros do Corpo para termos uma função, um ministério no Corpo, hoje veremos sobre a relação dos dons com os crentes. Como adquiri-los? Como exercitá-los? 



COMO OS DONS SÃO ADQUIRIDOS

Em Atos 2: 38 lemos: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós sejam batizados em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo". Como já dissemos, todos os crentes genuínos possui dons, e esses dons são para a obra do Senhor, o cumprimento da vontade do Senhor nesta terra. Agora vemos que por meio do batismo é que os crentes recebem do Espírito Santo o seu dom. Porque recebem o dom depois do batismo e não depois de crer no Senhor? Quando cremos no Senhor somos salvos, recebemos tanto a vida eterna quanto a vida divina em nós, ou seja, Cristo como vida vem habitar em nós. Porém é por meio do batismo que passamos fazer parte do Corpo de Cristo.Tornamo-nos assim seus membros, e, sendo membros, precisamos exercer uma função, ou funções.

Em 1 Coríntios 12: 13 diz: "Pois, em um só Espírito, todos fomos batizados em um Corpo". Ainda no versículo 14: "Porque também o Corpo não é um só membro, mais muitos". Quando batizamos, somos batizados para dentro do Corpo e nos tornamos assim um dos muitos membros de Cristo.

Os Dons são Dados de Acordo Com Nossa Capacidade

Em Mateus 25 nos mostra a parábola dos talentos, do versículo 14 ao versículo 30. Ali vemos que cada um dos servos ganhou determinada quantia de talentos. Um ganhou cinco, outro, dois e o outro servo ganhou um talento. No versículo 15 fala que o Senhor deu a cada um deles segundo a sua capacidade. Esses talentos, espiritualmente falando, também representam os dons que o Senhor dá aos membros. Recebemos os dons segundo a nossa capacidade. Existem irmãos que exerce apenas uma função no Corpo, enquanto outros exercem várias funções, porque isso ocorre? Porque este ultimo tem mais dons que foi dado pelo Senhor e por isso pode desempenhar mais funções na igreja.


Temos Diferentes Dons

Em Romanos 12: 6 fala que nós temos diferentes dons. Com certeza também teremos diferentes funções. Apesar de termos diferentes dons e funções, não significa que um é melhor que o outro. Todas as funções são de igual importância para a edificação da igreja.

Tendo diferentes dons teremos também diferentes ministérios. Efésios 3:7 mostra que somos constituídos ministros de acordo com os dons que temos. Qual ministério é o mais importantes? Não há um mais importante, todos são necessários. Vejo muitas pessoas dizendo: Há, certo irmão só fica dando palavra do púlpito, porque não sai para salvar almas? Sabe por que as pessoas falam isso? É porque não sabe sobre o Corpo e sobre as funções diferentes dos seus membros. Ministrar a palavra em um púlpito é tão importante quanto pregar para salvar almas. A diferença é que quem prega está levando as pessoas a creem no Senhor, serem salvas e serem introduzidas na igreja, ao passo que quem ministra a palavra está edificando a igreja, está alimentando com a palavra da fé, direcionando, exortando, confortando e levando vida aos santos. Quais dos dois são mais importantes? Todos os dois tem a mesma importância. Lembre-se que nem todos tem a mesma função. Uns o Senhor levantou para ministrar a palavra para a igreja, outros o Senhor levantou para pregar o evangelho aos incrédulos, outros para ministrar para casais, outros para ministrar para jovens, outros para a música, outros para o serviço. Somos muitos membros com muitas funções diferentes.

EXERCITAR NOSSOS DONS

Ainda falando sobre os talentos, vemos que eles foram dados pelo senhor para que os seus servos os negociasse. Dois deles negociaram seus talentos e ganharam o dobro. O que isso quer dizer? Que depois que exercitamos nossos dons desempenhando nossas funções, podemos então ganhar do Senhor ais dons. Os dons podem ser adquiridos ao longo da vida cristã. O Espírito não nos dá uma vez só e pronto isso não é verdade. De acordo que vamos nos tornando mais capazes, o Senhor ira nos dando mais dons. Paulo fala em 1 Coríntios 14:1 que devemos procurar com zelo os melhores dons, isso sem dúvida confirma que os dons podem ser adquiridos.

Um dos servos enterrou o seu talento, não o negociando. A reação do Senhor foi: "Cumpria, portanto que entregasse o meu dinheiro aos banqueiros,e eu,ao voltar, receberia com juros o que é meu ( versículo 27)". Se não conseguimos exercitar nossos dons, podemos entregá-los aos "Banqueiros". Quem são esses banqueiros espiritualmente falando? São os irmãos mais aperfeiçoados, experimentados. Eles podem nos ajudar a exercitar nossos dons justamente porque eles um dia também exercitaram os deles e estão aptos para nos ajudar. Se você não sabe como "negociar" seus talentos, procure um irmão mais crescido em vida espiritual, alguém que exerce a mesma função que um dia você exercerá, ele poderá te ajudar.

Não Negligenciar o Dom

Paulo em 1 Timóteo 4:14 orientou Timóteo a não ser negligente quanto ao dom que possuía. O terceiro servo foi negligente ao enterrar seu talento. Não podemos ser aqueles que enterram os talentos, precisamos ser aqueles que negociam, dando assim muitos lucros para o Senhor. Esse "lucro" que damos quando negociamos nossos dons é a edificação do Corpo. O Senhor nos dá os talentos e em troca devolvemos seu Corpo, sua igreja edificada.

Jesus é nosso eterno Deus!

Alzemendes Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário