Páginas

domingo, 1 de junho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: VISÃO GERAL SOBRE DONS






Nesses próximos três artigos, falaremos sobre os dons. No artigo passado falamos sobre Ministério e ministérios. Ministério é o serviço dado pelo Senhor para sua igreja, para cumprir nesta terra a sua vontade. Essa vontade é que se Corpo seja edificado. Onde, porém fica o Reino de Deus nesta questão? O estabelecimento do Reino está diretamente relacionado à edificação do Corpo. Quando praticamos todos os itens relacionado ao evangelho do reino (Mateus 24:14), o Corpo é edificado e o reino estabelecido.


Os ministérios são funções dadas aos membros do Corpo, com vista ao cumprimento do Ministério. Os dons são para os ministérios (funções).  Quando exercitamos nossos dons temos então um ministério, tendo ministério, teremos uma função no Corpo, e, funcionado adequadamente, todo o Corpo é suprido e edificado.

O EXERCÍCIO DOS DONS SE TORNA EM MINISTÉRIO

Todos os crentes, sem exceção têm dons vindos por meio do Espírito. Vejo pessoas falando que somente algumas pessoas na igreja possuem dons para poder suprir a igreja, isso de fato, não é verdade. Os dons são dados a todos, porém existem dons que são mais notados, como o dom da palavra, ou do serviço de musica. Mas esses dons não são melhores do que os outros, mais são, em muitos casos, os mais utilizados para o Senhor em sua obra.

Como já falamos todos nós temos dons, o que precisamos fazer então é exercitá-los, ou melhor, praticá-los para então termos um ministério. Gostaria aqui de contar um pouco da minha experiência sobre o ministério da palavra.

Assim que eu me converti em 2007, via muitos irmãos ministrando a palavra e sentia um forte desejo de ministrar também. Mas eu nem sequer fazia a menor ideia de como ministrar a palavra. Esse desejo sempre foi forte em mim, e eu tinha até mesmo capacidade de falar, e fala muito, mais nunca ministrei palavra. Ou seja, até então eu tinha esse dom, porém nunca o havia exercitado. Quando me casei, em 2010, fui junto com a minha esposa e mais um irmão, cuidar da igreja em Rianápolis -Goiás. Naquela época comecei então a exercitar este dom, o dom da palavra. Lembro-me que na primeira mensagem que ministrei para a igreja, eu havia feito uma sinopse (papel onde escrevemos o que queremos falar, com assuntos, e versículos), de aproximadamente três folhas de papel de um caderno grande, mais apesar da sinopse tem sido muito grande,consegui ministrar apenas 10 minutos.

A Parti daí, comecei a dar a palavra todo sábado, errava em muitas coisas, as vezes esquecia de alguns versículos que iria falar, mas nada disso me desanimou, eu estava sendo aperfeiçoado pelo Senhor e é normal que cometamos erros ( desde que esses erros não vá contra os princípios da palavra de Deus). Consegui por parte de uns irmãos e do meu sogro muitos preciosos livros cristãos e então comecei a lê-los, lia e estudava a bíblia. O Senhor me abençoou porque eu sempre consegui entender muito bem o que lia, tanto nos livros quanto na palavra. O Senhor então abriu a Bíblia para mim e em cada leitura conseguia ganhar uma nova revelação. Em 2011 ministrei a palavra pela primeira vez em uma microconferência em Rianápolis, mais neste ano eu já morava na cidade de Goianésia - Go. Lembro que nesta conferência eu também errei em algumas palavras, e, sempre quando eu errava, era incomodado interiormente pelo Senhor, mostrando-me onde eu tinha errado.

Depois de exercitar este dom, hoje possuo o ministério da palavra e sirvo à igreja por meio dela. Depois disso já ministrei em mais duas microconferências, e sempre procurando a consertar algum erro ou falha cometido. Creio que ainda serei mais aperfeiçoado pelo Senhor.

Amados, se queremos servir o Senhor precisamos exercitar os  nossos dons. Ninguém que fica de braços encruzados pensando que somente alguns possuem dons, poderão servir o Senhor e ser útil na sua obra.


OS DONS SÃO PARA A EDIFICAÇÃO DO CORPO




Em 1 Corintios 14:12 Paulo fala: "Assim, também vós, visto que desejai dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja". Veja aqui que Paulo fala sobre progredir. Essa progressão é o processo de exercitar nossos dons, mais esse exercitar é para a edificação da igreja. Tudo o que o Senhor nos dá é para sua edificação. O ministério da palavra é para a edificação, os hinos,oração,cuidado de jovens,crianças,pregação do evangelho, ofertas,jejum, tudo isso precisa ser para a edificação.

Irmãos amados, este primeiro artigo foi apenas um resumo do sobre dons, nos próximos artigos vamos falar mais sobre esse assunto e os irmãos serão mais esclarecidos. Deixarei aqui um link onde os irmãos podem ler um pouco mais sobre a edificação da igreja.

A Edificação da Igreja

Jesus é nosso Senhor!

Alzemendes vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário