Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: MINISTÉRIO E MINISTÉRIOS




Meus irmãos, hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: O Ministério e os ministérios. O que de fato é um ministério? Ou, qual é a diferença entre Ministério no singular e Ministérios no plural? Às vezes vemos algumas denominações escritas por exemplo: Igreja "A" ministério Goiânia, ou ministério Anápolis e assim por diante. Como a Bíblia nos mostra o ministério? Será que isso de fato é ministério? Vamos falar desse assunto


O Ministério

Ministério significa serviço. É um serviço dado por Deus para sua igreja, com o propósito de cumprir nesta terra a sua vontade, seu plano. Ministério no singular está relacionado ao único serviço dado para  a igreja. Em todo o universo Deus tem apenas um propósito, consequentemente, a igreja tem apenas um serviço. Qual é esse plano ou vontade de Deus em todo o universo? Essa vontade é de edificar para si um corpo o qual fosse sua expressão e expansão. Como sabemos, a igreja é o corpo de Cristo e Deus deseja edificá-la.

Edificar o Corpo de Cristo

Em Mateus 16:18 o Senhor disse para Pedro: "Também eu te digo que tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja (...)". Veja que quando Cristo mencionou a igreja, ele mencionou junto a edificação. Cristo não quer apenas uma igreja, mais quer uma igreja edificada. A base para essa edificação é o próprio Cristo a pedra principal, angular. Em Efésios 1:22-23, Paulo fala com muita clareza que a igreja é o Corpo de Cristo, e em 4:12 ele escreve: "Com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço,para a edificação do Corpo de Cristo". Por um lado Cristo fala sobre a igreja edificada, por outro lado Paulo fala sobre o Corpo edificado. Qual é a diferença, sendo que a igreja e o Corpo são um só? A diferença está no fato de como a igreja coopera com o Senhor. A igreja é a casa de Deus, a habitação divina 1 Timóteo 3:15, enquanto o Corpo é a expressão e a expansão de Cristo.

Cristo tendo a igreja edificada Ele terá para si uma casa, Ele tendo o Corpo edificado, terá para si uma expressão e expansão nessa terra. E qual é o serviço, ou ministério que o Senhor dá para a igreja? O de Edificar seu Corpo. O ministério no singular, está relacionado à igreja coletivamente e não a um membro individualmente. Toda a igreja tem apenas um ministério. Nós aqui no Brasil, e os irmãos na África temos um único ministério. Os irmãos da Ásia e da Europa também tem esse mesmo ministério. Independente de onde estivermos temos apenas esse único Ministério: Edificar o Corpo de Cristo.

Ministérios

O Ministério no singular é um serviço dado à igreja, ministérios no plural são funções dadas aos membros da igreja, do Corpo, com vista ao cumprimento do Ministério. O Ministério é para a igreja, mais os ministérios são para os crentes individuais. Esses ministérios são  dados aos membros por meio do Espírito. Em 1 Coríntios 12: 11 diz: "Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente".

Vale mais uma vez falar que essas funções são para a edificação do Corpo de Cristo. Infelizmente vemos hoje cada irmão, ou cada grupo cristão edificando seu próprio ministério. É por esse motivo que tantos irmãos estão seguindo rumos diferentes, pois se todos perceberem que o que tem não é para si mesmo, nem que em si mesmo tem algum valor, mais é para o Corpo, com certeza todos nós seguiríamos apenas um caminho e teríamos apenas uma meta.

Os três grupos de ministérios

Ministério da palavra

Os ministérios estão divididos em três grupos: Palavra, serviço e oferta. Dentre esses três grupos o mais importante é o ministério da palavra.  Pois o que edifica é o ministrar da palavra de Deus. O ministério da palavra não se resume em dar uma mensagem no púlpito, essa é apenas parte deste ministério. Faz parte ainda: Os hinos ( A letra do hino e não  a parte musical), a oração, a pregação do evangelho, a pregação da palavra na forma escrita. E quem pode participar deste ministério? Todos, não só pode como deve participar.

Entre os que fazem parte do ministério da palavra estão: Os apóstolos, profetas,evangelista,pastores e mestres. Aqui a Bíblia não se refere a títulos ou posições religiosas, mais de funções dadas aos membros que exerce o ministério da palavra, com vista ao aperfeiçoamento dos santos e da edificação do Corpo de Cristo ( Efésios 4:11-12).

Ministério do Serviço

O ministério dos serviços são todos os serviços necessários para que a igreja possa servir o Senhor, tem reuniões da igreja adequada. Inclui limpeza e manutenção do local onde a igreja se reúne, serviço de crianças e jovens, serviço de música ( parte instrumental), segurança, etc. Da mesma forma do ministério da palavra, neste ministérios todos nós, sem exceção, precisamos servir.

Ministério das ofertas

Por fim tem o ministério da ofertas. O ministério das oferta não é simplesmente colocar o dinheiro no gasofilácio, mas todas as assistências dada aos santos faz parte desse ministério. Conheço um irmão que não oferta depositando seu dinheiro no gasofilácio, mais está sempre suprindo as necessidades dos irmãos. Quando percebe que na casa de algum irmão está faltando alimento, ou gás, ou luz, ele vai e ajuda esse irmão. Esse irmão também faz parte desse ministério. As ofertas por um lado é para suprir a obra do Senhor, principalmente a pregação do evangelho, e por outro é para suprir as necessidades dos irmãos, qualquer uso fora isso, não está de acordo com o princípio bíblico.

Nos próximos artigos continuaremos, esperamos que os irmãos tenham entendido a diferença entre Ministério e ministérios.


Jesus é nosso Senhor!


Alzemendes Vieira



Nenhum comentário:

Postar um comentário