Páginas

quarta-feira, 21 de maio de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: O CORPO, SEUS MEMBROS E SUAS FUNÇÕES




Com esse artigo damos inicio a uma série de artigos sobre o ministério da palavra. Mais antes de falar sobre o ministério da palavra ou qualquer outro serviço, precisamos entender primeiramente sobre o Corpo de Cristo. No nosso serviço a Deus, precisamos agir no Corpo e por meio do Corpo, não individualmente, mais em mutualidade com todos os membros de Cristo, e todos sendo coordenados à Cabeça, que é o próprio Senhor.


A IGREJA O CORPO DE CRISTO

Efésios 1:22-23 diz: “E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à Igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas”. Esse versículo nos mostra claramente que a igreja é o Corpo de Cristo. Aqui Paulo não fala figuradamente, como se comparasse a igreja a um corpo, mais ele fala um fato, uma realidade de que a igreja é o Corpo de Cristo.
A igreja como o Corpo é a expansão de Cristo. Cristo é a cabeça, mais age por meio do seu Corpo, a igreja. Cristo não age sozinho, mesmo sendo o Senhor sobre todas as coisas, na terra Ele age por meio da igreja.

Um só Corpo

Efésios 4:4 diz que há somente um Corpo. Sendo a igreja o Corpo de Cristo e existe apenas um Corpo, sem dúvida alguma que, em todo universo existe apenas uma igreja. Não apenas em todo universo existe apenas uma igreja como em cada cidade também existe apenas uma igreja. E quem faz parte dessa única igreja? Universalmente faz parte todos os crentes em toda a terra, e, em cada cidade, faz parte da igreja todos os que genuinamente creem no Senhor em uma determinada cidade.
Os Crentes são os Membros do Corpo
1 Coríntios 12: 13 fala que, em só Espírito todos nós fomos batizados em um só Corpo. Quando cremos no Senhor e fomos batizados, fomos introduzidos no Corpo de Cristo e nos tornamos seus membros. Paulo ainda diz no versículo 27: “Ora, vós sois Corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse Corpo”. Em todo universo há apenas um Corpo, porém esse Corpo possui muitos membros. Cada um de nós somos membros do Corpo.

No versículo 10 diz que é certo que há muitos membros, mais um só Corpo. Como membros também temos funções nesse Corpo. Imagine nosso corpo, ele possui vários membros diferentes, e cada um deles, possui uma função diferente. Nosso corpo somente estará completamente perfeito se todos os nossos membros funcionarem adequadamente.

Todos de fato somos diferentes, e temos funções diferentes, mais, para o Corpo de Cristo estar perfeito e ser edificado, todos nós precisamos funcionar adequadamente.  Infelizmente hoje em dia nem todos os membros funcionam. A maior parte está paralisada. É por esse motivo que a igreja de Deus hoje não consegue fazer muita coisa na terra, falando a verdade, hoje a igreja mais está sendo influenciada do que está influenciando. E porque isso acontece? Porque o Corpo de Cristo não está adequado, a maioria dos seus membros está simplesmente parado, não funcionam. Por grande parte desses dois mil anos de existência da igreja, somente os assim chamados clérigos funcionavam, hoje, apenas o que são conhecidos como pastores, presbíteros, evangelistas funcionam e todo o restante dos irmãos simplesmente estão parados.

Todos os membros sem exceção precisam funcionar mais não funcionar de qualquer maneira, precisam estar submissos à Cabeça, sendo direcionados pelo Senhor. De acordo com 1 Coríntios 12:18, o Senhor foi quem dispôs cada um dos seus membros em seu devido lugar. Nossa posição no Corpo não veio do homem, mais de Deus.

As Funções dadas por Deus a Seus Membros

1 Coríntios 12:28, Paulo nos diz: “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolo; em segundo lugar,profetas; em terceiro lugar,mestres;depois operadores de milagres;depois dons de curar,socorros,governos,variedades de línguas.” Aqui nesse versículo, Paulo nos mostra algumas funções que o Senhor deu aos membros do Corpo de Cristo. As três primeiras funções estão diretamente relacionado ao ministério da palavra. Apóstolos,profetas e mestres, são ministradores da palavra com vista ao aperfeiçoamento dos santos e da edificação do Corpo de Cristo ( Efésios 4:12).

Quem pode exercer essas funções apresentadas nesses versículos? Por incrível que pareça, todos os crentes, membros do Corpo podem e deve exercer essas funções. Veja que aqui não está falando de títulos religiosos, nem de status, nem de uma profissão vinculado a religião, mais sim funções dadas para edificar a igreja, e todos, sem exceção podem pratica-los. Sobre essas funções falaremos mais detalhadamente nos próximos artigos.

Servir no Princípio do Corpo

Nós que servimos ao Senhor e desempenhamos nossas funções precisamos servir no principio do Corpo. Quatro coisa faz parte desse principio: Unidade, unanimidade, comunhão e mutualidade.

Unidade

Imagina nosso corpo, tem como ele fazer qualquer coisa sem está unido? Tem como a mão fazer algo  sem que o braço o faça? Tem como meu pé fazer algo sem que minha cabeça o coordene para fazer? É impossível. Nunca devemos fazer qualquer coisa por nós mesmos e sozinhos. Precisamos estar unidos como um só homem.Em Juízes 20:8 vemos um exemplo de unidade. Quando o Povo de Israel se levantou como um só homem. A unidade é bem mais profunda, mais espero que os irmãos tenham entendido.

Versículos sobre Unidade
Juízes 20:11
Salmos 133:1
João 17:20-23
Atos 2:1,44; 4:32
Efésio 4:3,13

Unanimidade

Ser unanimes é outro princípio do Corpo. Ser unanimes que dizer que todos são por uma só coisa. Não pode um irmão querer fazer algo e outro irmão querer fazer algo diferente, precisam ser unanime. Principalmente quando se trata de decisões a serem tomadas. Hoje em dia, no cristianismo, uma pessoa simplesmente decide o que  tem que ser feito, qual obra precisa ser feita, qual palavra precisa ser ministrada, mais isso fere o Corpo. Nada no corpo pode ser decidido sozinho, precisa-se da unidade e unanimidade de pelo menos os lideres da igreja. Há casos mais sérios onde toda a igreja precisa tomar decisão sobre algo.

Versículos sobre unanimidade
Êxodo 19:8
Atos 1:14;2:46,23-24
Filipenses 2:2

Comunhão

Comunhão é simplesmente falar e ouvir. Porém a Comunhão se dá por meio do Espírito e não somente com nossas próprias palavras. Em 1 João 1:3 fala  primeiramente que houvesse comunhão, entre todos os irmãos, representado nesse versículo pelos irmãos que receberam a carta e por João. Depois disso João afirma que nossa comunhão é com o Pai e com seu filho. Isso mostra que por um lado, nossa comunhão precisa ser com o Pai e o filho, e por outro lado, mostra que nossa comunhão com os irmãos precisam ser governada pelo Pai e o Filho. O mesmo principio da unanimidade precisa acontecer aqui, não podemos fazer nada e nem deixar de fazer nada sem antes temos comunhão com os demais membros para saber qual é a verdadeira direção que devemos seguir.
Atos 2:42
1 Corintios 1:9
2 Corintios 13:13


Mutualidade

A Mutualidade é o fato de todos estarem cuidado de todos. A ideia de “cada um por si e Deus pra todos” não tem vez no Corpo de Cristo. Em 1 Coríntios 12:25 diz: “ (...) pelo contrário,cooperem os membros, em igual cuidado, em favor um dos outros, de maneira que, se um membro sofre,todos sofrem com ele;e,se um deles é honrado, com ele todos se regozijam”. O que é isso? Isso é a mutualidade, ou cuidado mutuo.
Amados, nos próximos artigos continuaremos falando do ministério da palavra.

Versículos que expressa mutualidade
Atos 4:32
Romanos 1:12;12:10
Efésios 4:2,32
Colossenses 3:13
1 Tessalonicenses 5:11
Hebreus 3:13



Jesus é nosso Senhor!


Alzemendes Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário