Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: OS MINISTROS EM 1 TIMÓTEO ( PARTE 1)



Nesse artigo vamos falar sobre o que o livro de 1 Timóteo nos mostra com relação aos ministros do Senhor. O livro de Timóteo fala muito sobre as autoridades do Senhor, dos presbíteros, diáconos, e como administrar a igreja bem como ministrar a palavra do senhor. Que o Senhor tenha misericórdia de nós revele a nós o Seu desejo quanto aos ministros da palavra. Aqui vamos falar um pouco sobre o caráter dos que servem o Senhor no ministério da palavra. Como já falamos anteriormente, não desejamos aqui estabelecer nenhuma regra, pois no nosso viver e serviço ao Senhor, cada irmão terá experiências diferentes, nosso desejo aqui é mostrar uma base onde os irmãos possam se alicerçar e segui no serviço a Deus.

SER CONSIDERADO FIEL

O primeiro princípio dos ministros da palavra é ser considerado fiel. Em 1 Timóteo 1:12, Paulo mostra-nos a sua experiência: "Sou grato para com aquele que me fortaleceu,Cristo Jesus,nosso Senhor, que me considerou fiel, designando-me para o ministério".É bom percebermos que primeiramente Paulo foi considerado fiel pelo Senhor e somente depois foi designado para o ministério. Portanto a base para sermos ministros é sermos fieis.

Primeiramente sem dúvida precisamos ser fiel à pessoa do Senhor, obedientes como os escravos são ao seu senhor. Mais também precisamos ser fiel em levar a cabo, a exercitar, e exercer nossa função que foi nos dado pelo Senhor. Nos artigos anteriores falamos sobre os dons e que em Mateus 25 ele é representado pelos talentos. Neste mesmo capitulo nos versículos 21 e 23 o Senhor usa uma expressão: 
"Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor". Precisamos ser fieis naquilo que o Senhor nos comissionou. A questão aqui não é fazer muitas coisas, mais fazer aquilo que foi nos dado pelo Senhor.

Só é considerado fiel quem for provado, testado. Por isso em nossa vida o Senhor levantará muitas situações onde seremos provados. Sabemos, por exemplo, que coisas como, orgulho, opiniões, falta de cooperação com os demais membros do Corpo, individualismo, independência de Deus e dos irmãos, são um dos principais motivos para que nossa obra não dê frutos. Sendo assim, o Senhor levanta muitas circunstâncias para sermos trabalhados nestas coisas, para aprendermos a não agir por nós mesmos mais sempre agir no Corpo. Sendo testados e aprovados, então receberemos do Senhor um ministério com vista à edificação do Corpo de Cristo.

Ser Fortalecido para Levar a Cabo o Ministério

Ainda em 1 Timóteo 1:12 vemos que Paulo foi fortalecido pelo Senhor. Esse fortalecimento interior é para cumprir a obra do ministério. Em 2 Timóteo 4:17 Paulo é mais claro sobre esta questão. No versículo 17 ele diz: "Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que,por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem". Esse fortalecimento se dá no espírito por meio do Espírito. Nosso espírito humano é preenchido pelo Espírito Santo e é por meio Dele que todas as coisas são feitas. Na verdade, vale dizer que em nosso ministério, não precisamos e não devemos fazer nada, a única coisa que devemos fazer é permitir com que o Espírito de Deus faça a obra por meio de nós. Como servo posso tanto dar liberdade para o Espírito agir por meio de mim ou posso restringir o Espírito de Deus.

EXPOR A PALAVRA AOS IRMÃOS

Em 1 Timóteo 4: 6 Paulo orienta seu filho espiritual para que ele exponha a palavra do Senhor. "Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo, alimentado com a palavra da fé e da boa doutrina que tens seguido". O que  é "estas coisas" que Paulo menciona? Essas coisas são tudo o que Paulo falou do capitulo 1, versículo 1 ao capitulo 4 versículo 5. De todos o mais importante é o mistério da piedade mostrado no capitulo 3:16. Nesse versículo mostra o Cristo que foi manifestado em carne, justificado em espírito, contemplado por anjos,pregado entre os gentios,crido no mundo e recebido na glória. Neste versículo vemos que o mistério da piedade é toda a obra de Cristo, desde a sua encarnação até a sua ascensão, onde se tornou o Senhor sobre todas as coisas. Expor "estas coisas" é expor por meio da palavra toda a obra de Cristo.


Ministro de Cristo

Ainda no versículo 6 vemos que, expondo estas coisas se tornará bom ministro de Cristo. Na verdade o que é um ministro? Um ministro é um despenseiro, é alguém que serve algo como um mordomo, ou como nos dias atuais, um "garçom". Ser ministro de Cristo é servir Cristo às pessoas como um mordomo fiel. Em Mateus 24:45 o Senhor diz: "Quem é pois, o servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo?" Veja que como servos devemos alimentar os com Cristo por meio da palavra. Está é a principal função do ministério da palavra. A palavra não é simplesmente para ensinar ou dar conhecimento ou orientar mais sim alimentar. Como ministro da palavra precisamos oferecer Cristo como um banquete aos irmãos. Se não fizermos isso, qualquer coisa que façamos no ministério da palavra será algo em vão, sem fruto e sem utilidade para Deus.


Alimentado

O Versículo 6 ainda nos  mostra que Timóteo precisava estar alimentado com a palavra da fé. Esse alimentar é para nutrir-nos para um crescimento de vida e também fortalecimento da nossa fé. Se quisermos ministrar Cristo como alimento precisamos primeiro estar alimentados Dele. Quando falamos Cristo para as pessoas, apensar de usarmos versículos bíblicos para comprovar o que estamos falando, o Cristo não sai das palavras, mais sim do nosso espírito e alcança as pessoas. O quanto você conseguirá alimentar as pessoas dependerá do tanto que você tem se alimentado Dele. Ministrar a palavra não é questão de falar versículos da bíblia, mais sim de fazer com que este Cristo em seu interior seja dispensado para  as pessoas por meio da palavra. 

Praticar a palavra

A última parte do versículo fala sobre a doutrina que tem seguido. Estar seguindo a doutrina mostra que Timóteo estava praticando todas  a verdadeira doutrina revelado na palavra de Deus. Em outras palavras, Timóteo estava praticando a palavra de Deus e assim podia servir a igreja como ministro de Cristo. Precisamos ter o conhecimento da palavra, mais ,além disso, precisamos ter experiências com a palavra do Senhor, e isso acontece quando a praticamos. Quem pratica a palavra seu falar tem muito mais peso e gera muito mais vida do que alguém que tem da palavra apenas conhecimento.

TORNAR PADRÃO DOS FIEIS 

No capítulo 4 no versículo 12 Paulo orienta a Timóteo para que ele se torne padrão dos fieis. Este mesmo falar é válido para os que são ministro de Cristo hoje. Precisamos ser padrão dos fieis. Ser padrão é ser modelo. Pedro no capitulo 5 versículo 3 orienta aos presbíteros que se tornem modelos do rebanho. Paulo orienta a Timóteo para ser padrão em seis coisas: Palavra, procedimento ,amor, na fé e na pureza 

Na Palavra

Ser padrão na palavra aqui não está relacionado simplesmente com o ministrar a palavra, mas sim com o nosso falar. Nosso falar não pode ser leviano, ou que gere contendas ou que leve algum irmão a cair ou fraquejar na fé. Efésios 4:29 nos orienta para que não saia da nossa boca nenhuma palavra torpe, mais sim unicamente a que for boa para a edificação. Todo nosso falar precisa gerar edificação.

No Proceder

No proceder refere-se ao nosso testemunho. Precisamos ter cuidado para que, no nosso agir, não levamos a nenhum irmão cair. Nosso testemunho é uma das melhores maneira de se pregar a palavra. Pregamos em nem mesmo abrir a boca. Em nosso viver precisamos testificar, confirmar aquilo que falamos. Se falamos algo de uma forma e vivemos de outra forma, com certeza toda a nossa obra estará desfeita.

No Amor

Refere ao amor fraternal. O amor é a total expressão da vida de Deus. quando vivemos uma vida em Cristo inevitavelmente amaremos os irmãos. Falta de amor demonstra uma vida vazia de Cristo. Até mesmo nosso falar precisa ser motivado pelo amor. Precisamos amar os homens de tal maneira que o desejo de falar a palavra para a salvação queime em nós, tire nossa paz. Também precisamos amar a igreja a tal ponto que não sossegaremos enquanto não a ver edificada.

Na Fé

Alguém que tem muita fé é alguém que teve muitas experiências com Deus. Quanto mais experiências temos, mais a nossa fé é fortalecida. Nós como ministros precisamos viver uma vida de experimentar Deus, aprendendo a confiar,a depender Dele em todas as coisas, inclusive no falar da palavra.

Na Pureza.

Ser puro é ter um coração sem mistura. Termos em nós apenas a genuína vida de Deus. Em Filipenses 4:8 nos mostra claramente alguém que é puro

Jesus é nosso Senhor

Alzemendes Vieira 









Um comentário:

  1. SERVIR AO SENHOR,
    SER PURO DE CORAÇÃO.
    SER TESTEMUNHO DA NOSSA FÉ.
    PAZ E LUZ.
    M ABRAÇO.

    ResponderExcluir