Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: OS MINISTROS EM 1 TIMÓTEO ( PARTE 2)







No artigo passado falamos um pouco sobre os ministros no livro de 1 Timóteo, hoje continuaremos vendo um pouco mais sobre esse assunto. Que o Senhor nosso Deus nos revele sua vontade com relação aos ministros da palavra.


APLICADO Á LEITURA,EXORTAÇÃO E AO ENSINO

Continuando, em 1 Timóteo 4:13 nos diz: "Até a minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação e ao ensino".


Leitura

A leitura aqui não é apenas a leitura particular das escrituras, mais á leitura pública. Em Atos 13:15 vemos um exemplo da leitura publica. Há a necessidade de que os irmãos leiam a palavra seja nas reuniões da igreja ou em qualquer outro lugar. Falando mais aplicadamente à igreja, nossa função como ministro da palavra é levar os irmãos nas reuniões da igreja a lerem a Bíblia. Também precisamos ajudar os irmãos a entenderem a palavra, a saber interpretar a palavra e a enxergar a vontade de Deus nas suas escrituras.
Muitos irmãos tem sido enganados, aceitando ensinamentos de homens, se desviando da verdade simplesmente por não lerem as escrituras, e, mesmo quando leem, estão tão cheio de conceitos, idéias pré-definidas que os atrapalham a enxergar a verdade revelada por Deus. Que sejamos aqueles que, por meio da leitura da palavra, leva a luz da verdade aos irmãos.

Exortação

Paulo orientou Timóteo para que também se aplicasse à exortação. Quando ouvimos a palavra "exortação" sempre vem em nossa mente o velho "puxão de orelha". Mais na verdade, exortação está relacionado a três coisas: Convencer por meio da palavra,aconselhar e encorajar. Muitas vezes quando pregamos a verdade muitas pessoas se opõe,  porque no fim dos tempos as pessoas se se posicionaria contra a verdade com está escrito em 2 Timóteo 4:4-5. O que devemos fazer então? É convencê-las por meio da palavra de Deus. As vezes quando vamos explicar uma verdade a alguém usamos muito da nossa razão ou conhecimento, mais na verdade o que devemos fazer é simplesmente expor a palavra.

Outra função da exortação é aconselhar. Para darmos conselhos é necessário que tenhamos experiência na palavra e não somente conhecimento objetivo. Precisamos então viver a realidade da verdade apresentada na Bíblia para então estarmos aptos para aconselhar os demais irmãos. Este conselho pode ser tanto a irmão individual quanto para toda a igreja por meio do ministrar da palavra. Na verdade, até mesmo o ministrar da palavra precisa ser cheio de nossas experiências. Isto não quer dizer que vamos dar um testemunho sobre o que fizemos ou vivemos, mais quando falamos algo que temos vivido, com certeza nosso falar causará mais impacto nos irmãos. Como posso, por exemplo, aconselhar um casal se não tenho a experiência do casamento? Meu falar será mero conhecimento, mais sendo casado, o meu falar estará cheio de peso porque vivo na prática todas as dificuldades e alegrias do casamento.

Por fim exortar também é encorajar. Nos dias atuais muitos irmãos estão desencorajados a buscar o Senhor, a firmarem Nele e cada um tem seu motivo. Por isso, por meio da palavra, devemos encorajar esses irmãos a perseverarem até o fim.

Ensino

O Ensino aqui é o ensino da palavra, da sã doutrina de Cristo. Em 1 Timóteo 3:2 Paul mostra que os presbíteros precisam ser aptos para ensinar. Precisamos estar preparados para ensinar toda a verdade para que a igreja de Deus seja edificada. Porém precisamos entender que o ensino não é somente a parte do conhecimento, mais também a parte da realidade. O que é realidade? Realidade é quando uma verdade exposta na palavra é vivida por nós de modo prático. Aquela verdade se torna real em meu viver, se torna realidade para mim. Por isso nosso ensino precisa ser por um lado, ajudar os irmãos a terem conhecimento da palavra, da verdade, por outro, levar esses irmãos a viverem de forma prática toda a verdade da palavra. É este viver prático da verdade que edifica o Corpo de Cristo.


CONSERVAR PURO

Em 1 Timóteo 2:22, nos orienta a nos conservamos puros. Alguém puro é alguém que não tem mistura, não há nada nele a não ser Deus. Existe muitas coisas que pode deixar o homem impuro, não apenas o pecado, mais também o ego, o orgulho, o fato de pensar que sempre sabe mais ou sempre está certo, as coisas das quais temos nos alimentado também pode nos tornar impuros. Não estou falando aqui de alimento físico, mais de coisas que pode deixar nosso interior sujo. Passamos as vezes muito tempo na TV, internet,lemos muitas coisas do mundo, convivemos com pessoas que não tem o Senhor e sempre falam alguma coisa que em nada edifica. Isso pode cegar-nos nos tirando da direção do Senhor.

Não apenas temos que ser puros como também precisamos pregar uma palavra pura, sem fermento. Infelizmente hoje em dia tem-se pregado mais fermento do que a pura palavra de Deus. Já chegamos em um situação onde nem mesmo os que se dizem crentes querem ouvir a pura verdade. Preferem ouvir algo que lhe agrada aos ouvidos do que a verdade que edifica. Amados, se ministram a palavra ou deseja ministrar a palavra deixo aqui um conselho: Jamais deixem de pregar a verdade, nunca pregue nada que não pode ser comprovado nas escrituras. Mas deixo aqui também outra orientação; Se estão dispostos a pregar a verdade, a pagar o preço para que  a pura palavra de Deus seja manifestada  tenham consciência de que muitos se oporão a você, muitos se levantarão contra você, porque de acordo com 2 Timóteo 4:3-4, no fim dos tempos as pessoas não suportarão a  sã doutrina  e se recusarão a dar ouvido à verdade, entregando-se à fábulas.

SEGUIR A JUSTIÇA E A  PIEDADE

Por fim, 1 Timóteo 6:11 nos orienta a segui a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão.

Justiça

O que de fato é a justiça? Temos em nossa mente a ideia de que justiça é fazer as coisas o mais certas possíveis, ser honesto, pagar contas em dias, etc. Claramente falando, justiça é o comprimento  da vontade de Deus. O homem justo é o homem que cumpre cabalmente a vontade de Deus. No livro de Mateus capítulo 3 versículos 14:15 vemos uma passagem relacionado ao batismo de Cristo: "Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu ´eque preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto,porque, assim nos convém cumprir toda a justiça. Então,ele o admitiu". Que justiça é essa que Cristo falou aqui? Essa justiça é o comprimento da vontade de Deus. Seria como Cristo dissesse: Precisamos cumprir a vontade de Deus.

Piedade

Já falamos um pouco sobre piedade no artigo anterior. Em 1 Timóteo 3:16 vemos que a piedade corresponde a toda a obra do Senhor. Seguir a piedade é seguir de perto toda a obra de Cristo. De que devemos falar quando ministramos a palavra? devemos falar da obra de Cristo. A questão é que quando se fala da obra de Cristo geralmente mostra um Cristo que cura, que liberta, que ressuscita os mortos. Mais a obra total de Cristo é muito mais abrangente e muito mais profundo do que isso que foi falado. Futuramente vamos escrever uma série de artigos sobre a obra de Cristo e então os irmãos poderão ver com mais clareza e mais a fundo a obra de Cristo.

Jesus é nosso Senhor!

Alzemendes Viera






2 comentários:

  1. Amém Glória a Deus !! Jesus capacite mais e mais o ministério de vocês !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém minha irmã, que o Senhor continue nos capacitando para levar a cabo sua obra nessa terra

      Excluir