Páginas

quinta-feira, 10 de julho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: OS MINISTROS EM 2 TIMÓTEO (2)






Amém amados irmãos, neste artigo veremos um pouco mais sobre os ministros em 2 Timóteo. Sendo esta questão muito longa, depois deste artigo, deixaremos de falar sobre os ministros e falaremos mais sobre a palavra e ao ministrar da palavra. Depois,disso,ocasionalmente vamos terminar de falar sobre os ministros.


SABER TRANSMITIR A HOMENS FIEIS

Em 2 Timóteo 2:2 diz: "E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas,isso mesmo transmite a homens fieis e idôneos". Nós que ministramos a palavra do Senhor,precisamos passá-la a homens fieis para que estes passem para os demais. A palavra Idôneo significa " capacitado", portanto, além de ser fieis, estes homens precisam ser capacitados em levar a palavra a outros. Precisamos ser fieis ao comissionamento do Senhor e à sua verdade,e também precisamos ser capacitados em levar essa verdade a outros.

SOLDADO DE CRISTO

No versículo 3 e 4 continua: "Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.Nenhum soldado em serviço se envolve com negócios desta vida,porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o regimentou."

Não se Envolver com Negócios Dessa Vida

A palavra do Senhor nos compara a um soldado. Isso é mais claro ainda em Efésios  6: 10:18 onde mostra toda a armadura para usarmos em nossa batalha. Mais em 2 Timóteo Paulo nos dá orientações de como dever ser a atitude dos que, ao servir o Senhor,age verdadeiramente como soldados.

Uma delas é não se envolver com negócio dessa vida, ou dessa era. Muitas vezes somos impedidos por muitas coisas a servir o Senhor. Sempre estamos ansiosos pelo nosso futuro,nosso sustento,trabalho,estudo. Tudo isso é empecilho para sermos adequados ao Senhor. Não apenas isso, mais muitos querem ser pregadores reconhecido, querem ter sua obra vista pelos homens. Isso realmente é perigoso para os que querem servir no ministério da palavra ou em qualquer outra função no Corpo.


Precisamos ter em mente que as coisas desse mundo, por melhor que seja, é passageiro e será substituído pelo que é eterno, pelo reino de Deus. Se ficarmos envolvidas com ela nos distrairemos da verdadeira direção do Senhor. Todas as coisas, a seu tempo,estão sendo cumpridas, mais por estarmos tão envolvido com coisas seculares, ou com coisas na igreja, porém que não são do Senhor,acabamos não percebendo.

Satisfazer o que o Regimentou

Prosseguindo, o versículo diz que, o objetivo do soldado é satisfazer aquele que o regimentou. Nossa verdadeira função, é cumprir a vontade daquele que nos regimentou. Mais qual é a vontade do Senhor? Podemos dizer que Deus tem duas vontades, uma está relacionado a Ele mesmo, e a outra está relacionada aos homens.

A Vontade com relação a Deus

A vontade de Deus para ele mesmo, por um lado é edificar seu Corpo, a igreja, tendo Cristo como cabeça e centro. ( Mateus 16:18,Efésios 4:12). Por outro lado,a vontade de Deus é estabelecer seu reino e seu governo em toda a terra, tornando assim, os reinos do mundo em reinos pertencentes ao Senhor e seu Cristo.  ( Mateus 6:10; Apocalipse 10:15; 19:6). Portanto como ministros da palavra,precisamos edificar o Corpo de Cristo e trazer a igreja para debaixo do encabeçamento de Cristo. Também precisamos estabelecer o Reino de Deus em toda a terra, por meio da pregação do evangelho do reino ( Mateus 24:14).

A Vontade com relação ao Homem 

A vontade de Deus com relação ao homem são na verdade duas vontades, uma está relacionado aos incrédulos, e a outra aos crentes salvos.

Incrédulos

A vontade de Deus é que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade ( 1 Timóteo 2:4). A salvação  terem o direito de viver eternamente com Cristo em seu reino. O pleno conhecimento da verdade é para serem libertos do mundo e das suas influências, como diz a palavra do Senhor: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Crentes

A vontade de Deus aos crentes não é dar a salvação,pois,por crerem no Senhor, já estão salvos. O desejo do Senhor é dar-nos o reino como herança, como premio. ( Daniel 7:18,27; Apocalipse 21:7). Também dar-nos o direito de governar com o Senhor sendo co-reis com ele ( Apocalipse 2:26-26). Portanto, como ministros da palavra, precisamos por um lado,pregar a palavra para os incrédulos creiam no Senhor e sejam salvos e por outro,preparar os que já foram salvos para receber de Deus o reino como herança. Essa é a vontade do Senhor. E como soldados de Cristo, nossa função é cumprir essa vontade.

Jesus é nosso Senhor

Alzemendes Vieira

Um comentário:

  1. Muito bom seu post, uma benção!
    http://cantinhorestaurado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir