Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MINISTÉRIO DA PALAVRA: PONTOS QUE OS MINISTROS PRECISAM SABER






Os ministros da palavra são irmãos que servem a igreja por meio da palavra. Como um despenseiro distribuía os alimentos adequadamente, como um mordomo, os que ministram a palavra precisa distribuir a palavra de Deus conforme a necessidade de Deus e da igreja, visando sempre a edificação da igreja, a alimentação espiritual dos irmãos, a transformação dos santos e o encargo para que os irmãos funcionem como membros de Cristo. Sendo assim, os que ministram a palavra precisam ficar atentos com relação a alguns pontos que mostraremos aqui.


SABER USAR O ESPÍRITO

 O passo inicial é que aqueles que ministram a palavra precisam saber usar o seu espírito onde o Espírito de Deus habita. Se não soubermos usar nosso espírito ao ministrar a palavra, podemos ao invés de falar o que provém de Deus, falar algo que procede de conhecimento natural da palavra, ideologias humanas, mais não a verdade em Cristo. Para usar nosso espírito precisamos saber exercitá-lo. Podemos invocar o nome do Senhor para tocar no Espírito Santo ( 1 Coríntios 12:3), podemos orar, ler a palavra, cantar hinos, louvar o Senhor ( Efésios 5:18-19). Tudo isso nos ajuda a exercitar nosso espírito. 

Encher de Cristo para transbordar

Em João 7:37-38 o Senhor diz: " Se alguém tem sede,venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz as escrituras, do seu interior fluirão rios de águas viva". Precisamos beber Cristo como água da vida até transbordarmos do Espírito. Quando ministramos a palavra, o Espírito precisa fluir de nós e chegar ao espírito dos irmãos, onde serão enchidos de vida. Esse fluir de águas vivas provém do nosso espírito. Por isso precisamos aprender a usar nosso espírito para que a vida de Deus, como uma água a jorrar,flua alcançando os demais.


DEVE CONHECER E SUBMETER A AUTORIDADE

O segundo ponto é que os que ministram a palavra precisam conhecer a autoridade e se submeter a ela. tanto a autoridade direta de Deus, por meio de Cristo, quanto sua autoridade delegada. Se não aprendermos a nos submeter a autoridade de Deus jamais podemos ser ou exercer sua autoridade, e se não podemos exercer a autoridade de Deus é inútil ministramos a palavra, porque ela não dará nenhum resultado.

Romanos 13:1-2 mostra-nos que todos os homens precisam se submeter a autoridade delegada de Deus. O Senhor também nos revestiu com autoridade para cumprimos seu propósito ( Lucas 10:19, 2 Coríntios 10:8). Sem a a expressão da autoridade do Senhor por meio de nós, nada do que fizermos dará resultado, pois a faremos por nós mesmos e não pelo Senhor. Imagina, por exemplo, se eu chegar a uma pessoa e dar voz de prisão, provavelmente ela irá rir de mim, por não tenho nenhuma autoridade para prender alguém. Porém se um dia me tornar policial e chegar nessa mesma pessoa com voz de prisão, ela se submeterá, pois estarei constituído da autoridade necessária para fazer isso. Se não nos submetemos a autoridade, não poderemos expressar a autoridade de Deus, sendo assim, nosso falar não terá poder para edificar os irmãos.


DEVE CONHECER AS PESSOAS

O  terceiro ponto, é que os que ministram a palavra precisa conhecer as pessoas. Suas necessidades, condições espirituais. Se seu viver esta adequando diante do Senhor ou não. Quando veem até nós para ter comunhão, precisamos enxergar o que realmente ele precisa, e saber aplicar  apalavra de acordo com a necessidade de cada um. Também precisam conhecer a condição da igreja. Nossa palavra precisa principalmente estar voltada para a necessidade da igreja. De que a igreja precisa? De ser encorajada? Precisam ser aperfeiçoada para a obra? Está faltando unidade? Comunhão? não estão conseguindo seguir a direção do Espírito? De fato precisamos saber a condição da igreja para como um bom "médico" saber ministrar o " medicamento" certo para curar a igreja.


Para termos tal discernimento,  precisamos passar pelo trabalhar do Senhor. Precisamos sempre estar tomando a cruz,crucificando dia após dia nosso velho homem. Precisamos nos submeter ao tratamento do Senhor em nós, para nos tornar maduros e sensíveis a sua direção, e sensíveis pata tocar no espírito dos irmãos para poder ajudá-los.

Amados, esses pontos são pequenos e simples, porém de uma grande necessidade para toda a igreja. Não mostramos profundamente esses assuntos, nem colocamos outros que fazer parte dessa categoria, mais oramos para que os amados irmãos se voltem ao Senhor em busca de serem aperfeiçoados nessas coisas.

Jesus é nosso Deus

Alzemendes Vieira

3 comentários:

  1. Concordo e deve ser assim.
    Como poderemos falar do amor de Deus sem nos darmos junto do Espirito Santo de Deus.
    Sem dar em comunhão com Deus.
    a paz do Senhor irmão Alzemendes Vieira.

    ResponderExcluir
  2. Cada ponto citado acima é muito importante para que o Ministro da palavra possa apenas não ministrar uma palavra, mas sim pagando alto preço a fim de que a palavra dita alcance as pessoas, e causando assim grande impacto em suas vidas, a fim de mudar a forma de agir, falar, mudando seu viver.
    Que cada ministro de Cristo a tempo e fora de tempo continue ministrando, levando Cristo para as pessoas de acordo com a necessidade de cada
    pessoa e que eles usem o espirito, para serem guiados pelo Senhor e a palavra que saia de suas bocas sejam cheias de vida!
    A unção do Senhor está em cada um de seus ministros e ela os ensina a respeito de todas as coisas. Vale a pena permitirem Deus trabalhar em vocês a fim de cumprirem o encargo que lhes fora dado!
    Amém

    ResponderExcluir
  3. Muito bom aprender sobre a ação do Espírito Santo em nossas vidas e como Ele age através de nós em favor de outras vidas.

    ResponderExcluir