É difícil escrever uma
biografia curta a respeito de John Nelson Darby! Existem muitas pessoas que o
admiram (até demasiadamente), outras nem aguentam ouvir o nome dele. Uma
biografia favorável a Darby apelida-o de "O Tertuliano destes últimos
dias". Mesmo alguém que não concordava em muitos assuntos com ele como o
Dr. Martyn Lloyd Jones, ao fazer menção dele, chama-o de "o grande John Nelson
Darby". Dois irmãos notáveis no início dos trabalhos entre os
"Irmãos", em Portugal e no Brasil, sentiram muito respeito e amor
para com ele.
Richard Holden, como resultado
do ensino de Darby, deixou de ser pastor da Igreja Congregacional no Rio de
Janeiro. Este ato, por sua vez teve como resultado a formação da igreja que
se reúne até hoje à Rua São Carlos, daquela cidade. Stuart Edmund McNair
sempre foi um defensor ferrenho de Darby, que o encontrou uma vez numa
reunião quando este já era velho, e Stuart Edmund McNair bem novo. Foi em
defesa de Darby que escreveu uma carta (mais tarde publicada) com o titulo
"Um Tal Darby".
É um homem bem proeminente que
merece espaço na revista Time, cento e vinte e anos depois da sua morte.
Todavia, esta revista célebre, num artigo de 01 de Julho de 2002, menciona
Darby e a grande influência que teve no desenvolvimento da doutrina que
muitos hoje abraçam, ou seja, a vinda a qualquer momento, do Senhor Jesus aos
ares para buscar a Igreja (o arrebatamento).
John Nelson Darby nasceu em
Westminster, Londres no dia 18 de Novembro de 1800, de uma bem conhecida
família irlandesa, os Darbys de Leap Castle no Condado do Rei (hoje Offaly).
O facto do célebre Almirante da Marinha Real Inglesa, Lord Nelson, ter sido
padrinho do pequeno John a pedido dos pais, mostra como esta família era de
renome. Como honra recebeu como segundo nome o do Almirante Nelson.
Entrou na faculdade de Trinity
College, Dublin com apenas 15 anos de idade e graduou-se com distinção aos 18
anos de idade.
Seu pai desejou que fosse
advogado, exercendo esta profissão por um período bem curto. O que realmente
desejava era ser pastor da Igreja Anglicana (Episcopaliana). Tinha uma
natureza profundamente religiosa, e entre 1820 e 1825 tentou viver de acordo
com todos os regulamentos da Igreja. Não sabemos nada certo referente aos
seus estudos entre os anos 1822 e 1825, senão que se ocupava com o pensamento
de optar por uma carreira eclesiástica. O seu pai ficou tão indignado com
isso ao ponto de o deserdar. Um tio, porém, deixou-lhe de herança uma
considerável fortuna que o tornou independente durante toda a sua vida.
Aos 21 anos de idade John Darby
converteu-se ao Senhor. Em Agosto de 1825 recebeu ordenação como diácono e em
Fevereiro de 1826 foi ordenado "sacerdote" pelo Arcebispo William
Magee de Dublin. Darby tornou-se pastor da igreja em Calary, no lado oeste da
Irlanda, onde se esforçou muito na visitação especialmente entre os pobres.
Muitos converteram-se ao Senhor.
O jovem pastor anglicano entrou
logo em rota de colisão com as autoridades eclesiásticas de Dublin. A Igreja
Anglicana irlandesa, naquela época, estava a lutar contra a possibilidade de
perder a sua posição privilegiada como a Igreja oficial do país. O clero da
Igreja Anglicana, junto com o Arcebispo, publicou uma declaração oficial que
denunciava a Igreja Católica Romana, mas, não tomando por base a doutrina
bíblica. Era porque a Igreja Anglicana estava ligada ao Estado, enquanto a
Igreja Católica estava contra ele. Por isso, a Igreja Anglicana pensava que
merecia privilégios especiais.
Darby ficou (com toda razão)
entristecido por uma compreensão tão mundana da Igreja de Deus. Escreveu e
circulou em particular um protesto vigoroso contra a ação do clero. Sem
duvida, uma ação corajosa de um pastor de apenas dois anos ao serviço.
O protesto de Darby de nada
adiantou. A ligação entre a Igreja e o Estado era tudo para o clero daquela
época, a Igreja de Cristo para eles nada importava. Darby ficou mais triste
ainda.
Ele começou a procurar,
portanto, algum grupo de cristãos que poderia satisfazê-lo quanto ao seu
desejo de uma igreja baseada nos princípios do Novo Testamento e não nos
princípios da política mundana. Foi justamente neste período que entrou em
contato com os chamados "Irmãos".
Na cidade de Dublin entre os
anos 1825 e 1827, dois grupos de irmãos reuniam-se a fim de estudar a Palavra
de Deus e partir o pão na simplicidade das Escrituras. A maioria deles era
relativamente jovem e ficaram logo unidos pelos seus ideais bíblicos. Entre
estes se encontravam Anthony Norris Groves, que era dentista na cidade de
Exeter, John Gifford Bellet, advogado do Tribunal, Edward Cronin,
ex-católico, John Versey Parnell, que posteriormente veio a ser o Lorde
Congleton, e outros.
Antony Norris Groves voltou
logo para a Inglaterra, mas pouco depois um novo companheiro foi adicionado
ao grupo, provavelmente através de John Bellett. John Nelson Darby veio a ser
um dos homens mais influentes neste movimento (para o bem e para o mal).
Devemos notar, porém, que, mesmo na Irlanda, não foi ele o responsável pelo
regresso às Escrituras, que era o alvo do movimento. Ele uniu-se aos irmãos
que já estavam se reunindo com este propósito.
Deve-se notar que naquela mesma
época e por muitos anos depois, outras igrejas foram formadas na Inglaterra,
Irlanda, Escócia, País de Gales, Alemanha, Suíça e na Guiana Inglesa. Muitas
destas igrejas foram formadas até sem terem o conhecimento de que existiam
outros que se reuniam da mesma forma, coisa que só mais tarde vieram a saber.
Não temos nenhuma dúvida que era um movimento de genuíno avivamento entre o
povo de Deus. Muitos irmãos e irmãs estavam cansados da formalidade e falta
de poder espiritual nas igrejas às quais pertenciam. Queriam um retorno à
simplicidade e poder das igrejas do Novo Testamento.
Alguns aspectos do seu
ministério deixam muito a desejar, sem uma luz positiva. Entretanto, há um
ponto forte no seu ministério pelo qual devemos sem reservas dar graças a
Deus: é a recuperação de certas verdades das Escrituras que estavam
esquecidas, tais como as várias dispensações divinas no governo do mundo, bem
como a vinda do Senhor antes do Milênio para buscar a Sua igreja.
Durante alguns anos, na
primeira metade do século 19, foram realizadas conferências sobre profecia. A
partir de 1831, uma jovem viúva da classe nobre, de nome Teodosia Howard,
posteriormente conhecida como Lady Powerscourt, grandemente impressionada
pelos estudos proféticos, ofereceu o seu castelo, o Palácio Powerscourt, onde
periodicamente realizavam conferências para estudar aquele assunto, sendo
Darby um dos participantes de grande destaque. Estas conferências eram
franqueadas a todo o povo de Deus e eram assistidas por muitos dos
"Irmãos".
Lady Powerscourt, que reunia-se
com a igreja em Dublin, foi, por algum tempo noiva de John Nelson Darby, mas
o noivado foi desfeito. Não sabemos de qual dos dois partiu o rompimento.
Dizem uns que foi ela quem rompeu por achar que o casamento iria perturbar o
ministério de John Nelson Darby, outros afirmam que o rompimento foi por
iniciativa de Darby, enquanto outros, ainda, dizem que houve uma decisão
mútua e até afirmam que as cartas de rompimento que ambos escreveram
cruzaram-se no caminho. Nada, porém, pode ser afirmado por certo, mas a
verdade é que ambos sentiram muito a separação. Darby escreveu mais tarde:
"Recusei um casamento e parti um coração ao fazê-lo".
Voltando ao assunto das
igrejas, devem ser salientados o amor e a simplicidade daqueles primeiros
anos em Dublin. Já em 1830 existiam na Irlanda cinco ou seis igrejas
semelhantes, como resultado daquele impulso, mas, como já mencionamos, também
em outros lugares o Espírito estava a manifestar-se espontaneamente.
Em Bristol e Barnstable, na
Inglaterra, existiam igrejas notáveis. Entre os lideres destas igrejas
encontravam-se George Müller e Henry Craik (Bristol) e Robert Chapman
(Barnstable).
Em Plymouth, porto importante
no sudeste da Inglaterra, havia uma igreja grande e próspera (com mais de 700
membros em comunhão) que tinha ensinadores capacitados, tais como Benjamim
Wills Newton, Samuel Prideaux Tregelles, este um erudito nas línguas
originais da Bíblia, Henry W. Soltau, que foi autor de dois livros úteis a
respeito do tabernáculo no deserto, William Dyer e James L. Harris. Por ser
tão grande esta igreja ganhou do mundo mais um apelido: "Irmãos de
Plymouth", um título absurdo que alguns ainda insistem em usar. Naquelas
igrejas encontravam-se muitos dos melhores ensinadores bíblicos, tais como J.
G. Bellet, já mencionado, Charles Henry Mackintosh e William Kelly.
No ano 1837, John Nelson Darby
iniciou as suas atividades na Suíça, onde trabalhou abençoadamente em Genebra
e Lausanne. Entre 1840 e 1845 viajou outra vez pela Suíça e França. Ali a
obra espalhou-se de uma maneira semelhante,. Nos anos de 1847 a 1853 diversas
viagens levaram-no a esses países, onde serviu às congregações ali e reuniu
os irmãos em conferências para o estudo da Palavra de Deus. No início do ano
de 1853 ouviu falar de um grupo de crentes da região Renânia na Alemanha. Em
seguida houve uma troca de cartas com Carl Brockhaus que resultou numa visita
a Elberfeld em 1854.
Durante a viagem, John Nelson
Darby ficou por alguns dias nos Países Baixos, fazendo a primeira visita aos
irmãos em Haarlem, Amsterdam e Winterswijk. Esses irmãos também estavam a
reunir-se separados das denominações eclesiásticas existentes. Na primavera
de 1855, novamente foi a Elberfeld, para iniciar a tradução do Novo
Testamento para o alemão.
Em conjunto com Carl Brockhaus
e Julius Anton von Poseck traduziu inicialmente o Novo Testamento. Nos anos
de 1869 a 1870 também traduziram o Velho Testamento para o alemão.
Nessa ocasião, Hermanus
Cornelius Voorhoeve (da Holanda) ocupou o lugar de Julius Anton von Poseck.
Os anos de 1855 a 1857, John Nelson Darby passou primordialmente no
continente europeu, tendo estado principalmente na França, na Alemanha (nos
anos 1855 e 1857), nos Países Baixos e na Suíça. Nos anos seguintes, de 1858
a 1859, permaneceu em Londres, onde trabalhou na tradução do Novo Testamento
para o francês impresso finalmente em 1859 em Vevey. A Bíblia completa em
francês foi completada em 1881 com a colaboração de alguns irmãos. Enquanto
isso, traduziu e publicou, em 1870, uma tradução para o inglês do Novo
Testamento (o Velho Testamento, mais tarde, foi completado seguindo as suas
instruções deixadas para trás).
No ano de 1861 escreveu a um
amigo: “Sabe que sonhei de um novo campo de trabalho — algo onde ainda não
estive e onde o Evangelho, tal como eu o entendo, ainda não tem sido levado.
Não me alegro em ir a um campo onde já trabalhei. Tornou-se para mim algo
velho. Gosto muito de anunciar o Nome do Senhor a pessoas que ainda não O
conhecem.” Esse desejo cumpriu-se no final do ano de 1862. Nos anos de
1862-63, 1866 a 1868, 1870, 1872-73 e finalmente de 1874 a 1877 visitou os
Estados Unidos e o Canadá. Durante a última viagem também chegou a visitar a
Nova Zelândia.
Depois da sua última viagem
para além-mar, John Nelson Darby visitou mais uma vez a Alemanha (1878), a
Suíça, a Itália e a França. Na avançada idade de 79 anos voltou à Inglaterra,
onde ainda trabalhou como escritor até ao seu falecimento em 1882. As suas
obras completas (editados pelo seu amigo William Kelly) englobam 34
volumes de escritos coligidos (“Collected Writings of John Nelson Darby”).
Acrescentam-se ainda 7 volumes de notas e comentários (“Notes and Comments”),
3 volumes de miscelânias (“Miscellaneous Writings”) e 3 volumes de cartas
(“Letters”). A sua obra mais conhecida e talvez a mais preciosa é a “Sinopsis
dos livros da Bíblia” (“Sinopsis of the Books of the Bible”), na qual John
Nelson Darby dá uma panorâmica de toda a Bíblia. Ele é igualmente conhecido
como poeta. Conhecido são os seus “Spiritual Songs” (“Hinos Espirituais”) e
os muitos hinos no hinário inglês dos irmãos.
John Nelson Darby fez viagens
para a Suíça e para outros lugares, onde viu muita bênção na pregação da
Palavra e a formação de igrejas. Foi de muita ajuda, especialmente a irmãos
na Suíça, onde Igreja e Estado se separaram, e que não tinham ficado
satisfeitos com o ensino do metodismo.
Depois de trabalhar por um
período de tempo na França, de 1853 em diante, Darby trabalhou muito na
Alemanha entre irmãos batistas. Igrejas dos "Irmãos" foram formadas
em Dusseldorf e Elberfeld. Foi a fim de ajudar estes irmãos que Darby fez a
sua tradução da Bíblia para o alemão conhecida como a "Bíblia
Elberfeld".
Também nesta época Darby
encontrou-se com o afamado teólogo Dr. Friedrich Tholuck. Ele explicou o seu
ponto de vista a respeito dos dons espirituais na igreja e como estes dons
não são limitados ao clero. Dr. Tholuck concordou que assim era na igreja
original, mas perguntou se funcionaria no mundo moderno. "O senhor já o
experimentou?" foi a resposta de Darby!
Além de traduzir a Bíblia para
o alemão, Darby também a traduziu para o francês ("Bíblia Pau") e
para o inglês. O Novo Testamento no inglês foi completado por outros irmãos
usando as anotações de John Nelson Darby. Devem ser mencionados aqui também
os trabalhos prodigiosos dele por escrito a respeito de muitos assuntos bíblicos
e polêmicos do dia. Embora que alguns dos mais de 40 volumes não tenham mais
relevância, outras tratam de assuntos polêmicos ainda atuais, enquanto outros
por serem acerca da Bíblia continuam sempre válidos. Foi por causa do facto
dele só escrever livros de estudo bíblico e livros contra a falsa doutrina,
que John Nelson Darby falou certa vez: "Só me interesso pela Bíblia e
por livros ruins!". Entre os seus trabalhos mais úteis estão os 5
volumes da Sinopse dos Livros da Bíblia que está a ser traduzido e publicado
atualmente na revista "Leituras Cristãs". Deve se notar que a
maneira normal de Darby ao escrever inglês é muito difícil de entender!
John Nelson Darby escreveu
muitos hinos e nisso o seu estilo tortuoso da língua inglesa desaparece
completamente. Alguns destes hinos encontram-se traduzidos no hinário
"Hinos e Cânticos".
Darby foi muito amado pelos
irmãos das igrejas que visitou. Como muitas vezes acontece até hoje com
certos irmãos (que infelizmente não têm os dons espirituais de um Darby!),
embora intolerante para com os irmãos que o contradiziam, sempre tinha muita
paciência e amor para com os mais fracos e necessitados do rebanho.
Depois de 1859, além dos países
já mencionados, Darby também visitou o Canadá, os Estados Unidos, as ilhas do
Caribe, Nova Zelândia, Holanda e Itália.
Este extraordinário servo de
Deus incansavelmente continuou a visitar as igrejas e os irmãos em muitos
países, ano após ano, vivendo uma vida notável pela sua simplicidade e
frugalidade até ao fim. Ele chegou ao lar celestial em 29 de Abril de 1882.
Nos últimos meses do ano de
1880 John Nelson Darby sofreu muito. Teve problemas de respiração bem como de
coração. Em Dezembro teve uma leve melhoria que lhe possibilitou escrever a
um conhecido: “Pela bondade de Deus estou indo muito melhor. Na verdade nem
parece que estive tão perto da morte. Embora não com muita frequência, ainda
assim posso ir às reuniões. Também posso fazer o meu trabalho costumeiro. É
certo que nos meses que se seguirão haverá uma mudança comigo face à minha
iminente despedida deste mundo, porém não há mudança em relação à doutrina e
os meus pontos de vista. Isso não mudou; tudo o que encontrei foi confirmado.
É um doce e lindo pensamento, que tudo aquilo que ensinei o fiz em Deus. No
meu interior tenho a certeza de que pertenço a um outro mundo… por quanto
tempo ainda pertencerá a mim não sei. Para a saída, a palavra do amado Senhor
é importante: “Não são do mundo, como eu do mundo não sou” (Jo 17:16). —
Neste sentido a mudança é perceptível e estou a aguardar”.
No ano de 1881, John Nelson
Darby ainda estava a trabalhar na edição do seu hinário inglês. No dia 15 de
Dezembro de 1881, escreveu o prefácio para a Bíblia francesa que foi
publicada em 1882. No final de Janeiro, a sua constituição física permitiu-lhe
cumprir apenas metade das suas tarefas diárias. Nas últimas semanas foi
recebido e cuidado na casa do irmão Hammond em Bournemouth. Foi ali que ele
faleceu no dia 29 de Abril de 1882. Numa lápide simples e branca do cemitério
de Bournemouth lêem-se as palavras:
John
Nelson Darby
como um desconhecido e bem conhecido
faleceu no Senhor
em 29 de abril de 1882
com 81 anos
II Coríntios 5:21
Senhor, deixa-me esperar em Ti,
a minha vida seja consagrada a Ti,
desconhecido aqui na terra, servo Teu,
Vou herdar a felicidade do céu.
A sua influência continua até
hoje. Embora não possamos concordar com alguns dos princípios eclesiásticos
desenvolvidos por John Nelson Darby agradecemos ao Senhor pelos ensinos
preciosos que ele redescobriu, quanto às dispensações já passadas e quanto
aos dias futuros!
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