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domingo, 9 de dezembro de 2012

O ASPECTO DA VIDA DA IGREJA (1)




  Leitura Bíblica: João 10:10b;6:57,63;21:15; 1 Coríntios 3:2,6;15:45b;6:17; Efésios 4:13-15;2:21; 1 Pedro 2:2-3,5  

No capítulo anterior, enfatizamos que Deus visa principalmente a quatro coisas. Primeiro, Ele se  importa Consigo mesmo, com Sua Pessoa divina. Segundo, Ele se importa com a humanidade. O homem foi  feito por Ele, à Sua própria imagem, para Sua expressão. Terceiro  Deus se importa com Seu Cristo, Seu Filho Jesus Cristo. Finalmente, Deus se importa com o Corpo de Cristo.   


  Deus não tolerará nada que seja blasfêmia ou insulto a Si mesmo. Deus recusa qualquer idolatria ou qualquer pessoa que adore ídolos. Ele nunca permite que nenhum homem tenha outro Deus. Ele  também  se  importa  muito  com  o  homem  que  fez  para expressar  a  Si  mesmo.  Tudo  o  que  danifica a humanidade, tal como fornicação, extorsão e coisas como essas, Ele jamais permitirá. Assim,  tudo  o  que  insulta  a  Pessoa  de  Cristo  ou  a  obra  redentora  de  Cristo,  incluindo  Sua encarnação,crucificação,  ressurreição,  ascensão,  o  Seu  Senhorio  ou  Sua  volta,  Deus  jamais  tolerará.  O  Corpo  de  Cristo,  a  igreja,  é  unicamente  um;  nada  deve  dividi-lo  ou  danificá-lo. Qualquer  coisa  que  o  danifique,  Deus  nunca  admitirá.  É  por  isso  que  o  apóstolo  disse  para  advertir a pessoa facciosa uma vez, ou no máximo duas, e rejeitá-la se não quiser ouvir (Tito 3:10).  Deus é bastante forte com relação a esse ponto, porque ser faccioso danifica o Corpo de Cristo.  
Deus se importa basicamente com essas quatro coisas.  

Alguns cristãos, entretanto, creem e ensinam que Deus se importa muito com o que eles chamam de "grande comissão", isto é, sair, pregar o evangelho e batizar as pessoas por imersão. Outros  
creem  e  ensinam  que  Deus  se  importa  muito  com  o  falar  em  línguas.  Entre  essas  pessoas, algumas  ensinam  que  se  você  não  falar  em  línguas,  não  pode  receber  o  batismo  do  Espírito  Santo.  Entretanto,  Deus  tem  reagido  a  esses  ensinamentos.  Muitos  bons  santos  jamais  foram batizados por imersão. Também, milhares foram salvos e jamais falaram em línguas. Muitos até mesmo   se   tornaram   gigantes   espirituais.   No   último   meio   século,   quase   ninguém   foi   tão prevalecente como o irmão Watchman Nee, mas ele nunca falou em línguas. Muitos outros que foram  usados  pelo  Senhor,  tais  como  Charles  H.  Spurgeon,  D.  L.  Moody,  R.  A.  Torrey  e  George  
Müller, o rei da fé, não falaram em línguas.   

Contudo,  isso  não  significa  que  falar  em  línguas  seja  errado.  Nem  quer  dizer  que  a  imersão  é errada.  Eu  sou  a  favor  da  imersão.  O  que  quero  dizer  é  que  Deus  não  se  importa  tanto,  como alguns cristãos, com os diversos ensinamentos e práticas.   

APRENDER UMA LIÇÃO BÁSICA   

Todos  devemos  aprender  uma  lição  básica.  Se  uma  pessoa  é  adoradora  de  ídolos,  ela  jamais  poderá ser usada por Deus. Ao contrário, Deus rejeita todo aquele que adora ídolo. Ele também  
rejeita o fornicador. Ele nunca poderia usar tal pessoa. Todavia, você não pode dizer que Deus rejeitará alguém que não concorda com a imersão. Você pode estar de relações cortadas com ele,  
mas Deus não está.   

Também não podemos dizer que Deus pode usar um modernista, alguém que diz que Cristo não é o Filho de Deus, ou que Cristo não morreu na cruz pelos nossos pecados, mas simplesmente  sofreu um martírio. Deus também não pode usar alguém que é faccioso. Deus rejeita tais pessoas. Mas você não pode dizer que, se alguém não fala em línguas, Deus está de relações cortadas com ele. Você pode estar de relações cortadas com ele, mas Deus não.   

 A  consideração  primeira  de  Deus  é  que,  desde  que  você  O  ame  e  adore  como  seu  único  Deus,  desde que você ame a humanidade e nada faça para danificá-La, de nenhuma maneira, tal como  fornicação, extorsão etc; desde que você honre a Cristo, e O respeite, receba, siga, ame e tome como seu Redentor, sua vida, seu Senhor e seu tudo; desde que você ame o Corpo de Cristo, a  
igreja, e viva por ela, você será uma pessoa a quem Deus usará muito.   

Todas as outras coisas são de menor importância. Se você gosta de usar véu, você pode cobrir a cabeça por amor ao Senhor. Se você gosta  do lava-pés, você pode praticá-Lo. Se você gosta de  
levar pequenos pedaços de pão levedado à mesa do Senhor, faça-o. Se você gosta de levar pão asmo,  prepare  algum.  Não  devemos  opor-nos  a  nenhum  ensinamento  ou  prática  como  essas.  
Entretanto, se me fosse pedido que preparasse o pão, eu prepararia sem fermento. Eu não insisto  na questão do pão asmo; todavia, eu a pratico. Se eu fosse uma irmã, certamente usaria véu. De acordo com minha consciência, eu teria de cobrir a cabeça, praticaria essas coisas dessa maneira, todavia não insisto em nenhuma maneira. A consideração e cuidado  básicos de Deus é apenas  Consigo mesmo, com a humanidade, com Cristo e com o Corpo de Cristo, a igreja.   

VIDA - A COISA PRIMÁRIA NO ASPECTO PRÁTICO DA VIDA DA IGREJA   

Chegamos, agora, à última questão: o aspecto prático da vida da igreja. Isso é algo que também  aprendemos com a história. Embora nos fosse impossível participar de tantas coisas nos últimos  
vinte séculos, temos sido capazes de estudar a história, incluindo biografias e autobiografias de muitas  pessoas.  Ao  ler  esses  livros,  tomamos  conhecimento  das  diversas  práticas  entre  os  cristãos  nos  últimos  mil  e  novecentos  anos.  Como  resultado,  percebemos  que,  hoje,  a  melhor coisa, a coisa primária, a primeira coisa com a qual temos de nos importar no aspecto prático da vida da igreja é a vida divina.   

A história da restauração do Senhor mostra que, nos últimos quatrocentos ou quinhentos anos, quase  todos  os  ensinamentos  foram  restaurados.  Também  os  dons  foram  restaurados  ao  
máximo e até ao extremo. Entretanto, a vida nunca foi adequadamente restaurada.   

  A LINHA DA VIDA INTERIOR   

Na  história  da  restauração  do  Senhor,  há  um  aspecto  que  tem  sido  chamado  de  linha  da  vida interior. Começou com os místicos, há aproximadamente trezentos anos. A epístola à igreja em Sardes, em Apocalipse 3, refere-se profeticamente à igreja no período da Reforma. À igreja em Sardes, o Senhor disse: "Tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto"  
 (vs.  1-2).  Isso  quer  dizer  que  o  que  ainda  resta  tem  de  ser  vivificado.  Aos  olhos  do  Senhor,  a igreja reformada tem nome de que vive, mas está morta.   

O Senhor reagiu a esse estado de morte levantando um grupo de crentes que ainda estavam no Catolicismo.  Eles  começaram  o  assim  chamado  misticismo  e  nunca  deixaram  a  Igreja  Católica  Romana. Alguns deles foram Madame Guyon, Padre Fenelon e o irmão Lawrence. Embora esse grupo sequioso estivesse na Igreja Católica, eles eram muito a favor da vida interior. Muitos dos  que se importam com a vida interior receberam ajuda desses místicos. Mais tarde, William Law, um irmão inglês, adotou o misticismo e o aperfeiçoou. Então, Andrew Murray recebeu ajuda de  William Law e tornou-se um gigante da linha da vida interior.   

 Entretanto, a maioria dos cristãos não dá atenção adequada a essa questão. Os ensinamentos são  manifestados  e  os  dons  são  visíveis;  todavia,  a  vida  interior  é  misteriosa.  É  fácil  falar  sobre roupas, incluindo os sapatos, meias, calça e camisa. É fácil, também, falar sobre o corpo físico - as mãos,  pés,  nariz,  olhos  e  ouvidos.  Mas  é  difícil  falar  sobre  a  vida  física,  porque  é  misteriosa.  Precisamos de roupa e do corpo, mas, sem a vida física, simplesmente nos tornamos uma pessoa bem vestida, com corpo bonito, deitada num túmulo.  Se não tivermos a vida física, seremos um cadáver. Hoje, a situação no Cristianismo é quase como esta: vestir as pessoas e embelezá-las, estando, contudo, carentes de vida.   

Alguns  cristãos  chegam  até  a  falar  sobre  a  vida,  mas  a  maioria  deles  não  sabe  do  que  está falando. Não sabem o que é vida, não sabem quem é vida e não sabem como crescer em vida. Eles apenas têm o termo "vida". Quase todos os pregadores, ministros e oradores sabem como citar João  14:6  e  10:10,  que  dizem:  "Eu  sou  o  caminho,  e  a  realidade,  e  a vida"  e  "Eu  vim  para  que tenham vida e  a  tenham em abundância". Mas, se você conferir com eles perguntando o que é vida e como podemos crescer em vida, a maioria responderá que não sabe.   

Na prática da vida da igreja, a primeira coisa a ser enfatizada é a vida. Às vezes somos solicitados pelos outros a dizer-lhes o que está errado no meio deles, mas nunca devemos fazê-lo. Se uma pessoa  está  morta,  qual  o  benefício  de  dizer-lhe  que  está  errada  nesse  ou  naquele  assunto? Mesmo que pudesse perceber, ela não poderia mudar. Mas alguns ainda tentam ajudar os mortos a mudar. Há trinta anos eu fiz isso no meu ministério, mas hoje, não faço mais.   

Naquela  época,  eu  dizia  a  algumas  pessoas  que  estavam  erradas  nisso  e  naquilo  e  também tinham de mudar. Depois de falar-lhes, eu até mesmo as ajudava a ter uma mudança, mas hoje já não faço isso. Aprendi que isso para nada aproveita. Nossa necessidade é ser vivificados. Quando temos vida, ela cuida de tudo. A vida levará as pessoas a perceber que precisam de uma virada.Então, na vida, elas próprias dão essa virada.   

Na restauração da vida da igreja pelo Senhor em certa cidade, deve haver uma igreja genuína. Mas, sem o aspecto prático da vida, ela estará morta. Pode estar certa em todos os aspectos, mas estará morta. O corpo morto, no túmulo, já foi uma pessoa de verdade, mas agora é uma pessoa morta. Assim, a coisa principal no aspecto prático da vida da igreja é a vida. Nunca podemos ser  exagerados na questão da vida. Pode haver exagero na ênfase de outros itens, mas na questão da vida jamais.   

CRESCIMENTO DE VIDA   

A coisa mais significativa com a vida é o crescimento. Se não houver crescimento, isso quer dizer que ou não há vida, ou que algo está errado. Precisamos crescer em vida. Em João 6:57, o Senhor  Jesus  disse:  "Quem  Me  come,  também  viverá  por  causa  de  Mim".  Você  pensa  que  se  vive  sem  crescer? Olhe para os jovens: eles não estão apenas vivendo, mas também crescendo. Enquanto se vive, se cresce. Devemos não apenas viver pelo Senhor, mas também crescer por Ele.   
O  Senhor  Jesus  também  nos  disse,  em  João  21:15,  que  temos  de  alimentar  as  ovelhas.  Reúna estes três versículos do livro de João. É muito significativo: "Eu vim para que tenham vida, e  a  
tenham em abundância ( ) Quem Me come, também viverá por causa de Mim ( ) apascenta os  Meus  cordeiros".  Crescemos  pelo  que  comemos  e  também  alimentamos  os  outros  com  o  que  
comemos. Nós comemos Jesus, portanto, alimentamos os outros com Jesus. Jesus é comida. Ele é o pasto verdejante, a grama tenra para os Seus cordeiros. Servimos Jesus aos Seus cordeiros, e  
não  meros  ensinamentos  ou  doutrinas  sobre  Jesus.  Meros  ensinamentos  jamais  alimentam  as pessoas. Nós alimentamos as pessoas com o elemento, o ingrediente, de Jesus.   

  É por isso que não gostamos de ensinar muito as pessoas e preferimos pedir-lhes que invoquem o  nome  do  Senhor.  Mães  não  alimentam  os  filhos  com  ensinamentos.  Elas  não  os  ensinam  a crescer, mas os ajudam a crescer, alimentando-os. Diariamente, três ou quatro vezes por dia, elas alimentam  os  pequeninos.  Então,  como  resultado  disso,  as  crianças  ganham  algo  para  seu crescimento. Elas crescem pelo que comem. Na vida da igreja é a mesma coisa. Isso não é a nossa  fé cristã; todavia, para a prática correta e adequada da vida da igreja, devemos ter o crescimento em vida.   

  CRESCIMENTO DE VIDA RESOLVE TODOS OS PROBLEMAS  

 Se houver alguns problemas entre os santos na igreja numa cidade, a melhor maneira de resolvê-los  é  voltar  a  atenção dos  santos  para a  alimentação,  para  o  crescimento  em  vida.  Os  médicos  
sabem  que  comida  é  o  melhor  remédio.  Se  a  pessoa  come  adequada  e  suficientemente,  o nutriente   da   comida   cuidará   de   todos   os   tipos   de   doenças   e   fraquezas.   Se   os   santos   se alimentarem adequadamente do Senhor Jesus, após certo tempo, toda morte será tragada pela vida. Nunca tente resolver um problema por meio de  manobras suas. Em política isso pode ser  
bom, mas não na igreja. Na igreja, quanto mais se faz política, mais se fica amortecido. Primeiro, mortificará a si mesmo; depois, os outros. Seja honesto. Seja franco. Seja sincero. E nunca faça  política.  A  única  coisa  que  funciona  é  o  crescimento  em  vida.  Aprenda  a  ajudar  os  outros  a crescer.   

 Às vezes, pessoas fortes tentam influenciar os outros. Isso também nunca deve ser feito. Se você aprendeu algo do Senhor ou se tem alguma medida de  crescimento em vida, o Espírito da vida certamente   honrará   isso   e   impressionará   as   pessoas   com   o   que   você   aprendeu.   Não   há necessidade  alguma  de  que  alguém  exerça  qualquer  influência  sobre  os  outros.  Esse  tipo  de comportamento, por fim, criará confusão. Aprenda a  ser simples, apenas vivendo no espírito e ministrando vida.   

 Exercer influência sobre os outros é uma coisa, e ministrar-lhes vida é outra. Exercer influência sobre  os  outros  é  ainda  realização  humana.  Deixem-me  ilustrar  da  seguinte  maneira:  suponha que eu tenha a experiência de vida de fazer coisas e tenha aprendido a fazê-las o tempo todo no espírito.  Tudo  o  que  deveria  fazer  é  simplesmente  ter  comunhão  com  você  a  esse  respeito, apresentando  o  que  aprendi  e  experimentei.  Talvez  eu  pudesse  ministrar  algo  da  Palavra,baseado na minha experiência de andar no espírito.  Entretanto, se tiver a intenção de fazer algo com uma espécie de plano, passo a passo, isso será  errado. Poderia ser capaz de convencer os outros a esse respeito. Poderia até soar muito bem. Alguns poderiam ser convencidos de que têm de  andar  no  espírito,  mas  eles  ganhariam  apenas  a  doutrina,  e  não  a  experiência  genuína  de andar no espírito. Se assim fosse, eu não estaria ministrando vida; estaria apenas exercendo a influência da minha experiência sobre eles. Por fim, isso se tornaria uma espécie de movimento. Todos  falariam  sobre  como  devemos  andar  em  vida,  no  espírito,  mas  tais  seriam  apenas palavras. Quase não haveria o verdadeiro andar no espírito. Nas igrejas locais precisamos ter o genuíno crescimento em vida, sem nenhuma política e sem ninguém exercendo influência sobre  
os outros. Nossa necessidade é que apenas a vida seja ministrada aos outros.

  VIDA E CRESCIMENTO DE VIDA EM 1 CORÍNTIOS  

Por que digo que o crescimento de vida é primordial no aspecto prático da vida da igreja? Quero citar  1  Coríntios.  As  pessoas  empregam  muito  mal  esse  livro.  A  coisa  principal  que  os  irmãos Unidos tomaram de 1 Coríntios foram as doutrinas. Tomar apenas as doutrinas é uma aplicação inadequada dessa epístola. A coisa principal que os pentecostais tomaram desse livro foram os dons. Isso também é um uso incorreto de 1 Coríntios.Paulo disse: "Leite vos dei a beber" (1 Coríntios 3:2). Isso é ensinamento? São dons? Ele também disse  em 1 Coríntios 13:1: "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tive amor (a expressão da vida), serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine (algo que produz som,  mas  não  tem  vida)".  Paulo  ainda  disse  que,  quando  foi  a  Corinto,  não  foi  com  palavras persuasivas de sabedoria dos homens ou com ensinamento eloquente, mas com demonstração do Espírito (1 Coríntios 2:4). Então, no capítulo catorze, ele disse que quando fosse ter novamente com eles,  se  fosse  falando  em  línguas,  que  lhes  aproveitaria?  (v.  6).  Ele  também  disse  que  preferia falar cinco palavras claras do que dez mil em outra língua (v.19). Esses versículos mostram-nos claramente que ele não apreciava muitos os ensinamentos ou os dons.   

Entretanto,  Paulo  apreciava  muito  a  vida.  Em  1  Coríntios, depois  de  dizer:  "Leite  vos  dei  de beber", ele disse: "Eu plantei, Apolo regou, mas o  crescimento veio de Deus" (3:6). Ele também  
declarou que o último Adão tornou-se Espírito que dá vida (15 :45) e que aquele que se une ao Senhor é um espírito (6:17). Esses versículos  estão totalmente relacionados com a questão da vida e do crescimento de vida. Eles revelam claramente que a prática primordial na igreja numa cidade é o alimentar, o plantar, o regar e o crescer, com a percepção de que, hoje, Cristo não é apenas um distribuidor de dons, mas Espírito que dá vida. A vida é o verdadeiro aspecto prático. Os  ensinamentos  são  para  isso  e  até  mesmo  os  dons  são  para  isso.  Mas,  hoje,  a  maioria  dos  
cristãos  divorciaram  da  vida  todos  os  ensinamentos  e  dons.  Eles  apenas  se  importam  com ensinamentos  e  dons,  mas  não  com  a  vida.  A  situação  normal  e  adequada  é  aquela  em  que  precisamos de todos os ensinamentos e dons, mas precisamos deles para o crescimento em vida.   

VIDA E CRESCIMENTO DE VIDA PARA A NOSSA PRÁTICA   
Vida e crescimento em vida não são a nossa fé cristã, mas são necessidades em nossa prática. Se prestarmos  atenção  apenas  aos  ensinamentos  e  dons,  ainda  seremos  a  igreja  em  certa  cidade,  mas,  eu  lhes  afirmo,  seremos  uma  igreja  morta  ou  dissidente.  Primeiramente,  nos  tornaremos dissidentes  entre  nós  mesmos,  e  logo  teremos  uma  ruptura.  Ficaremos  amortecidos  e,  então,  
teremos  uma  divisão.  Apenas  a  vida  e  o  crescimento  em  vida  podem  guardar-nos  vivos  e  na unidade o tempo todo.   

         Quando  todos  nos  voltamos  ao  nosso  espírito,  percebendo  a  necessidade  de  vida,  de crescimento em vida e de invocar o nome do Senhor, aí estarão o amor e o poder de união. Todos  
os ingredientes e elementos de Cristo ser-nos-ão doces e nutritivos. Todos cresceremos juntos e ninguém se preocupará em discutir doutrinas ou em impor dons aos outros. Esse é o caminho para a prática da vida da igreja.   

   VIDA E CRESCIMENTO DE VIDA EM EFÉSIOS   

Paulo, no livro de Efésios, disse: "Até que todos cheguemos à (...) perfeita varonilidade" (4:13)- isso  não  se  refere  a  um  varão  muito  culto,  mas  a  um  varão  plenamente  crescido.  Paulo  então continuou: "Para que não mais sejamos como meninos  (...) mas (...) cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo" (4:14-15). Esse livro também revela que vida e crescimento de vida são  
tudo o que precisamos. Os ensinamentos e dons são,  quando muito, os meios para ministrar o elemento  nutritivo  às  pessoas,  mas  não  são  o  próprio  elemento.  Para  cozinhar,  há  certos utensílios,  mas  não  servimos  os  utensílios  às  pessoas.  Servimos  o  elemento  nutritivo.  Dons  e ensinamentos têm seu lugar, mas os elementos nutritivos são Cristo, o Espírito e a Palavra viva.   
 Se   praticarmos   isso,   todos   cresceremos   até   chegar   à   maturidade,   a   ser   um   varão  plenamente crescido e nenhum de nós ainda será bebê. Cresceremos Nele em todas as coisas.   

        Assim  como  Efésios  2:21  diz,  todos  cresceremos  para  ser  santuário,  uma  verdadeira edificação. Isso não é realizado por ensinamento ou pelo exercício dos dons, mas totalmente pela  vida e pelo crescimento de vida.
   
VIDA E CRESCIMENTO DE VIDA EM 1 PEDRO   

Pedro  diz  que,  como  crianças  recém-nascidas,  todos  devemos  desejar  o  leite  espiritual,  ou, segundo o original, o leite da Palavra para crescer (1 Pedro 2:2). Cresceremos pelo leite da Palavra e  então nos tornaremos pedras vivas, sendo edificados casa espiritual (1 Pedro 2:5).   

CONCLUSÃO   

Espero  que  todos  percebamos  que,  na  vida  normal  da  igreja,  a  prática  adequada  é  prestar atenção à vida e ao crescimento de vida. De outra maneira, poderemos ser a igreja genuína numa  cidade;    todavia,     seremos      uma    igreja    morta,    cheia    de   problemas.      Que    o   Senhor     seja  misericordioso  para  conosco.  Permanecemos  na  nossa  fé  cristã,  mas  praticamos  a  vida  e  o  crescimento em vida. Esse é o primeiro item do aspecto prático na vida da igreja.  

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