Leitura Bíblica: 2 Coríntios 3:17; 2 Timóteo 4:22; 1:7; 2:22; 3:16a; 4:3; 1:13; Efésios 6:17-18; Romanos 10:12; 1 Co 12:3, 13b; 14:31-32
No último capítulo, vimos que a vida é a coisa principal no aspecto prático da vida da igreja.Precisamos de vida e crescimento de vida e para tanto precisamos comer o Senhor. Comer resulta em crescimento até a plena varonilidade. Então, após comer, precisamos alimentar as ovelhas. O resultado disso tudo é a edificação.
COMER JESUS
Jesus disse: "Eu sou o pão da vida (...) Quem Me come, também viverá por causa de Mim (João 6:35, 57). Jesus é o pão da vida, mas como comemos esse pão? A maioria dos cristãos sabe que Jesus é o pão da vida, mas não sabem como comê-Lo. Também não sabem onde Ele está e, ainda mais, o que Ele é. Se vamos comer algo, primeiramente precisamos conhecer a sua natureza, elemento, essência. Dependendo da natureza do alimento, saberemos que utensílio usar para comer. A maneira de comer algo depende do elemento, da essência, da comida. Portanto, precisamos conhecer o que é Jesus.
A SUBSTÂNCIA DE JESUS
Que é Jesus? Segunda Coríntios 3:17 diz: "Ora, o Senhor é o Espírito". Esse versículo nos diz não
apenas quem é Jesus, mas também o que Ele é. Jesus é o Espírito. Espírito é a Sua substância, a Sua essência. Para comer Jesus, primeiramente devemos saber que Ele é o Espírito. Ele não é apenas Deus, apenas homem, apenas nosso Redentor, apenas nosso Salvador, apenas nosso Senhor; Ele é até mesmo o Espírito. Uns dizem que Jesus está agora no céu e opera em nós por meio do Espírito.
Outros dizem que Ele está no Espírito. Entretanto, é realmente difícil encontrar versículos no Novo Testamento que digam que Jesus opera em nós por meio do Espírito e não há versículos que digam que Jesus está no Espírito. Mas é fácil encontrar versículos que nos dizem que Jesus hoje é o Espírito (João 14: 16-20; 1 Coríntios 15:45; 2 Coríntios 3: 17). Visto que muitos cristãos não têm clareza de que hoje o Senhor é o Espírito, eles não sabem como comê-Lo.
Em João 6, quando o Senhor disse ser o pão da vida e que eles deviam comê-Lo, os discípulos judeus ficaram incomodados. Alguns não entenderam. Por isso Ele lhes respondeu, dizendo: "O Espírito é o que dá vida" (v'. 63). Isto indicava que para ser o pão que dá vida, Ele teria de ser o Espírito. Mais tarde, Ele foi à cruz, morreu ali e foi ressuscitado, tornando-se Espírito que dá vida
(1 Coríntios 15:45). Que é Jesus? Ele é o Espírito.
ONDE ESTÁ JESUS
Segunda Timóteo 4:22 nos diz claramente onde está o Senhor Jesus. Ali diz: "O Senhor seja com teu espírito". Onde está o Senhor Jesus hoje? Louvado seja o Senhor por 2 Timóteo 4:22! Nunca devemos esquecer esse versículo. Ele nos diz onde está o Senhor Jesus hoje. Está no nosso espírito. Esses dois espíritos, o Senhor Jesus como o Espírito que dá vida e o nosso espírito,estão unidos como um único espírito (1 Coríntios 6:17).
UM ESPÍRITO FORTE
Então, temos o terceiro versículo, 2 Timóteo 1:7. O espírito que temos, nosso espírito humano,não é um espírito de covardia. Não é um espírito fraco, mas um espírito de poder, e de amor, e de moderação, ou mente sóbria.
SEGUIR COM OS QUE INVOCAM O SENHOR
Após perceber que temos tal espírito, que faremos nós? Há um quarto versículo, 2 Timóteo 2:22: "Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor". Esse versículo nos diz que devemos buscar as virtudes espirituais invocando-O de coração puro. Assim: 1) o Senhor Jesus é o Espírito; 2) Ele está no nosso espírito; 3) o nosso espírito é um espírito forte; 4) temos de seguir com os que, de coração puro, invocam o Senhor, exercitando o espírito.
LER-ORAR A PALAVRA
A seguir, temos o quinto versículo, 2 Timóteo 3:16:"Toda Escritura é soprada por Deus" (lit). O Senhor não é apenas o Espírito em nosso espírito. Ele é, também, a Palavra na Escritura. Toda palavra na Bíblia é Seu sopro. As Escrituras nos ajudam a invocar o Senhor, a inspirar o Senhor. A palavra grega pneuma, traduzida como Espírito, também significa fôlego, ar ou vento. Portanto, o Senhor Jesus, como o Espírito é o fôlego de vida para nós. Se você sabe que o Senhor Jesus é o Espírito, o fôlego, fácil é inspirá-Lo. Quem não sabe como respirar pode dizer que invocar o Senhor é muito simples. Para ele, dizer "ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!" é simples demais.
Contudo, se ele não gosta de ser tão simples, há sessenta e seis livros que podem ser usados. Ele pode abrir em qualquer capítulo, qualquer versículo, qualquer linha e começar a orar. Por exemplo, ele poderia orar: "No princípio criou Deus. Amém! No princípio, oh! no princípio! amém! Criou Deus. Criou Deus os céus e a terra. Aleluia!"(Gn 1:1).
A Bíblia é um depósito maravilhoso. Vá às Escrituras e pegue todas as riquezas de Cristo (Efésios 3:8). Não vá apenas para ler, exercitando a mente. Isso poderá secá-lo. Juntamente com a leitura, você deve exercitar o espírito, orando o que lê. Se o fizer, certamente você será enchido do Senhor. Isso é alimentar-se Dele. Muitos podem testificar que isso é verdade. Depois de experimentar, você jamais quererá desistir disso. Entretanto, não insista nisso como se fosse um item essencial da nossa fé cristã.
INVOCAR E LER-ORAR COMO A MELHOR PRÁTICA
Romanos 10:12 diz: "O mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam". Como você pode desfrutar as riquezas de Cristo? A melhor maneira é invocá-Lo. O Senhor é rico para com todos os que O invocam. Em qualquer tempo, em qualquer situação, simplesmente invoque: "ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!" Não tente livrar-se das situações. Se você não sabe
como responder a alguém, se não sabe o que fazer, se teme perder a calma, se tem medo de ser tentado, invoque o nome do Senhor. Ele é rico para com todos os que O invocam.
Em 1 Coríntios 12:13 diz-se que "a todos nós foi dado beber de um só Espírito". Fomos posicionados para beber, mas como beberemos? No mesmo capítulo, versículo 3, é dito que "ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo". Em outras palavras, quando você diz "Senhor Jesus", você o faz no Espírito Santo. Portanto, todos precisamos praticar, dizendo: "ó Senhor Jesus". Esse é o verdadeiro invocar ao Senhor. Não é simplesmente orar. Não é simplesmente pedir. É chamá-Lo.
Lamentações 3:55-56 diz: "Da mais profunda cova, SENHOR, invoquei o teu nome. Ouviste a minha voz; não escondas o ouvido aos meus lamentos, ao meu clamor". Gosto da palavra: "Da mais profunda cova invoquei o teu nome". As vezes, nossa querida esposa ou marido é a nossa mais profunda cova. Da sua mais profunda cova, invoque o nome do Senhor.
A palavra lamentos também pode ser traduzida por suspiros, respiração. Assim, esses versículos também nos mostram que o nosso clamor, o nosso invocar o nome do Senhor é o nosso respirar. No respirar está o beber, e no beber está o comer. Quando respira, você bebe; quando bebe, você come. Abra-se a partir do seu espírito e, com a boca, invoque: "ó Senhor Jesus". É tão doce, tão restaurador, tão confortante e traz tanta luz. Também, fortifica tanto e sacia tanto. Depois, tente ler-orar.
Essas duas questões são muito práticas para a vida da igreja. Os primeiros cristãos praticavam invocar o nome do Senhor. Era uma evidência de que eram seguidores de Jesus como o povo da igreja (Atos 9:14). E o apóstolo Paulo, em Efésios, um livro que fala sobre a igreja, exortou os crentes a tomar a palavra de Deus com toda oração" (6:17-18). Receber a palavra de Deus com oração, ou por meio de oração é por meio de oração é ler-orar a Palavra. Isso é para que a igreja seja prevalecente contra o poder maligno de Satanás, como mostra Efésios 6.
Ninguém pode dizer que o ler-orar não está na Bíblia. Pode-se dizer que, na Bíblia, não há o termo "ler-orar". A palavra "Trindade" também não está na Bíblia, mas o fato da Trindade está. O fato do ler-orar também está na Bíblia. Portanto, precisamos receber a Palavra de Deus com oração. Mas não pense que estou ensinando isso como parte da nossa fé cristã. Não estou ensinando invocar o Senhor e ler-orar a Bíblia como itens essenciais da fé cristã, mas estou recomendando-os como a melhor prática para a vida da igreja.
O ENSINAMENTO SAUDÁVEL
Na leitura bíblica, no começo deste capítulo, incluímos 2 Timóteo 4:3 e 1:13. Esses versículos dizem respeito à palavra saudável, ao ensinamento saudável. Por que, no fim de seu ministério, o apóstolo Paulo disse a Timóteo que cuidasse do ensinamento saudável? Porque, naquela época, havia ensinamentos que não eram saudáveis. A versão Atualizada diz "sã doutrina" e "sãs palavras", nesses versículos. Outras traduções usam as palavras "ensinamento fundamental" ou "palavras fundamentais", mas tanto sã como fundamental não expressam adequadamente o significado da palavra grega. A melhor tradução é "saudável". Pode haver ensinamentos, mas esses ensinamentos podem não ser saudáveis. Não ministram nenhum nutriente. Devemos importar-nos com ensinamentos saudáveis.
A saúde está relacionada com a nossa vida física. Também precisamos de algum ensinamento saudável relacionado com a nossa vida espiritual. Paulo diz que virá o tempo em que as pessoas não tolerarão ensinamentos saudáveis (2 Timóteo 4:3). Elas serão como o povo de Israel no deserto,que considerava o maná algo muito simples. Eles queriam comer alhos e cebolas do Egito. Não podiam suportar comida simples. É isso o que Paulo queria dizer quando falou que virá o tempo em que as pessoas não suportarão ensinamentos saudáveis. Elas terão coceira nos ouvidos amontoando para si mesmas mestres e mais mestres.
Muitos cristãos de hoje têm ouvidos coçando para ouvir ensinamentos, mas poucos desses ensinamentos são saudáveis. Não precisamos de ensinamentos que satisfaçam ouvidos com coceira. Precisamos de ensinamentos saudáveis que alimentem o nosso espírito. Alguns podem perguntar: "Será que não precisamos de alguns ensinamentos?" Sim, precisamos, mas não precisamos do tipo que satisfaz a coceira dos ouvidos. Precisamos de ensinamentos que são saudáveis, que possam nutrir o nosso espírito.
Os ensinamentos que o Senhor deu à Sua restauração são saudáveis, cheios de nutrientes. Se a pessoa não se importa com seus ouvidos coçando, mas apenas com seu espírito faminto, ela certamente irá apreciar todos esses ensinamentos. O Senhor é o Espírito, o Senhor seja com o seu espírito, você tem um espírito forte, você tem de exercitar seu espírito ao invocar o Senhor, e tem de ler-orar Sua Palavra - esses são ensinamentos saudáveis que o Senhor nos deu para a prática da vida da igreja.
PROFETIZAR NAS REUNIÕES
Enfatizarei, agora, mais uma coisa que também é parte do aspecto prático da vida da igreja. Quando era jovem, foi-me ensinado que não deveríamos dizer ou fazer nada numa" reunião, a não ser que tivéssemos a inspiração do Espírito Santo de Deus. Mais tarde, vim a saber que o movimento pentecostal dizia às pessoas que orassem e esperassem até que algo caísse do céu sobre elas. Mas, em 1 Coríntios, no que se refere às reuniões, não há nenhum versículo que nos diga que temos de ganhar a inspiração do Espírito Santo antes de funcionar numa reunião.
Tampouco há um versículo nesse livro que nos diga que temos de esperar até que algo caia do céu sobre nós. Entretanto, 1 Coríntios 14:31 diz: "Porque todos podereis profetizar, um após outro". O versículo seguinte diz: "Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas". Isso significa que nós, como profetas, temos de dar a ordem ao nosso espírito. Suponha que você esteja para andar. Você espera por alguma inspiração? Espera até que algo caia do céu sobre você? Como pessoas vivas, temos dois pés. Eles estão sujeitos a nós. Quando é hora de andar, simplesmente lhes damos a ordem. Quando você vem para a reunião, quando está em casa ou quando está em outros lugares, diga algo, profetize pelo Senhor. Tome a iniciativa e dê a ordem ao seu espírito. Exercite-o e fale algo. Esse é o conceito da Bíblia, mas não é o conceito do homem natural ou do homem religioso. Religiosa e naturalmente, não temos tal conceito. O conceito religioso e natural é que temos de esperar pela inspiração do Senhor, ou que temos de orar e esperar até que algo caia do céu sobre nós, de maneira sobrenatural, miraculosa. Todavia, o conceito da Bíblia é que, hoje, o Senhor Jesus, como o Espírito que dá vida, está no nosso espírito (1 Co 15:45; 2 Timóteo 4:22) e que temos um espírito forte (2 Timóteo 1:7). Não apenas temos um espírito
forte, mas também um espírito rico porque o Senhor, que é rico, está em nosso espírito. Que faremos agora? Devemos profetizar. Devemos falar algo pelo Senhor. Se cremos que a palavra em 1 Coríntios 14:31 é a palavra de Deus, devemos recebê-la e praticá-la. Tome a iniciativa e comece a dizer algo pelo Senhor. Diga ao seu espírito para seguir você e você terá algo a dizer.
Às vezes, quando chegamos às reuniões um pouco cansados, ou até mesmo um pouco preguiçosos, gostaríamos de pedir ao Senhor que nos dê férias, um descanso de falar. Quando fazemos isso, perdemos a oportunidade. Entretanto, muitas vezes, quando nos sentimos cansados e temos o sentimento de que não podemos falar nada, ainda há uma espécie de incitação interior para falarmos algo. Quando acontece isso e falamos, aquela é sempre a melhor palavra. Em outras ocasiões, você veio para a reunião pensando que tinha uma palavra para falar e falou-a, mas foi uma palavra pobre. Por quê? Porque você teve de exercitar, pelo menos um pouco, a sua mente para recordar o que recebeu naquela manhã. Isso se tornou uma distração que o levou do espírito para a mente. Entretanto, se você sente que não tem nada para falar, ainda assim sente-se incitado a falar e o faz, essa será uma palavra maravilhosa.
Temos uma fonte maravilhosa em nosso interior. Temos tal espírito forte e temos tal Espírito divino, rico no nosso espírito. Esse é o nosso capital. Para fazer negócios, você precisa de capital. Como cristãos, temos um capital de bilhões de dólares. Seja forte para usá-lo.
CONCLUSÃO
Não considere o que apresentei neste capítulo como algo da nossa fé cristã. Esses pontos não são parte da nossa fé cristã. Entretanto, são o aspecto prático, até mesmo o melhor, o mais proveitoso aspecto prático da vida da igreja. Não são exigidos para a salvação; são recomendáveis para a prática da igreja. Espero que todos ponhamos em prática esses pontos.
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