Páginas

domingo, 9 de dezembro de 2012

O ASPECTO PRÁTICO DA VIDA DA IGREJA (2)






Leitura Bíblica: 2 Coríntios 3:17; 2 Timóteo 4:22; 1:7; 2:22; 3:16a; 4:3; 1:13; Efésios 6:17-18; Romanos 10:12; 1 Co 12:3, 13b; 14:31-32  

  

No  último  capítulo,  vimos  que  a  vida  é  a  coisa  principal  no  aspecto  prático  da  vida  da  igreja.Precisamos  de  vida  e  crescimento  de  vida  e  para  tanto  precisamos  comer  o  Senhor.  Comer resulta  em  crescimento  até  a  plena  varonilidade.  Então,  após  comer,  precisamos  alimentar  as ovelhas. O resultado disso tudo é a edificação.   



COMER JESUS   

Jesus disse: "Eu sou o pão da vida (...) Quem Me come, também viverá por causa de Mim (João 6:35, 57). Jesus é o pão da vida, mas como comemos esse pão? A maioria dos cristãos sabe que Jesus é o pão da vida, mas não sabem como comê-Lo. Também não sabem onde Ele está e, ainda mais,  o  que  Ele  é.  Se  vamos  comer  algo,  primeiramente  precisamos  conhecer  a  sua  natureza, elemento,  essência.  Dependendo  da  natureza  do  alimento,  saberemos  que  utensílio  usar  para comer.  A  maneira  de  comer  algo  depende  do  elemento,  da  essência,  da  comida.  Portanto, precisamos conhecer o que é Jesus.   

A SUBSTÂNCIA DE JESUS   

Que é Jesus? Segunda Coríntios 3:17 diz: "Ora, o Senhor é o Espírito". Esse versículo nos diz não  

apenas quem é Jesus, mas também o que Ele é. Jesus  é o Espírito. Espírito é a Sua substância, a Sua essência. Para  comer  Jesus,  primeiramente  devemos  saber  que  Ele  é  o  Espírito.  Ele  não  é  apenas  Deus, apenas homem, apenas nosso Redentor, apenas nosso Salvador, apenas nosso Senhor; Ele é até mesmo o Espírito. Uns dizem que Jesus está agora no céu e opera em nós por meio do Espírito.  
Outros  dizem  que  Ele  está  no  Espírito.  Entretanto,  é  realmente  difícil  encontrar  versículos  no Novo Testamento que digam que Jesus opera em nós por meio do Espírito e não há versículos que digam que Jesus está no Espírito. Mas é fácil encontrar versículos que nos dizem que Jesus hoje é o Espírito (João  14: 16-20; 1 Coríntios 15:45; 2 Coríntios 3: 17). Visto que muitos cristãos não têm clareza de que hoje o Senhor é o Espírito, eles não sabem como comê-Lo.   

Em João 6, quando o Senhor disse ser o pão da vida  e que eles deviam comê-Lo, os discípulos judeus ficaram incomodados. Alguns não entenderam.  Por isso Ele lhes respondeu, dizendo: "O  Espírito é o que dá vida" (v'. 63). Isto indicava que para ser o pão que dá vida, Ele teria de ser o Espírito. Mais tarde, Ele foi à cruz, morreu ali e foi ressuscitado, tornando-se Espírito que dá vida  
(1 Coríntios 15:45). Que é Jesus? Ele é o Espírito.   

ONDE ESTÁ JESUS   

Segunda Timóteo 4:22 nos diz claramente onde está o Senhor Jesus. Ali diz: "O Senhor seja com teu espírito". Onde está o Senhor Jesus hoje? Louvado seja o Senhor por 2 Timóteo 4:22! Nunca devemos  esquecer  esse  versículo.  Ele  nos  diz  onde  está  o  Senhor  Jesus  hoje.  Está  no  nosso espírito.  Esses  dois  espíritos,  o  Senhor  Jesus  como  o  Espírito  que  dá  vida  e  o  nosso  espírito,estão unidos como um único espírito (1 Coríntios 6:17).   

UM ESPÍRITO FORTE   

Então, temos o terceiro versículo, 2 Timóteo  1:7. O espírito que temos, nosso espírito humano,não é um espírito de covardia. Não é um espírito fraco, mas um espírito de poder, e de amor, e de moderação, ou mente sóbria.   

SEGUIR COM OS QUE INVOCAM O SENHOR   

Após perceber que temos tal espírito, que faremos nós? Há um quarto versículo, 2 Timóteo 2:22: "Segue  a  justiça,  a  fé,  o  amor  e  a  paz  com  os  que,  de  coração  puro,  invocam  o  Senhor".  Esse versículo  nos  diz  que  devemos  buscar  as  virtudes  espirituais  invocando-O  de  coração  puro. Assim:  1)  o  Senhor  Jesus  é  o  Espírito;  2)  Ele  está  no  nosso  espírito;  3)  o  nosso  espírito  é  um  espírito forte; 4) temos de seguir com os que, de coração puro, invocam o Senhor, exercitando o espírito.   

LER-ORAR A PALAVRA   

A seguir, temos o quinto versículo, 2 Timóteo  3:16:"Toda Escritura é soprada por Deus" (lit). O Senhor não é apenas o Espírito em nosso espírito. Ele é, também, a Palavra na Escritura. Toda palavra na Bíblia é Seu sopro. As Escrituras nos ajudam a invocar o Senhor, a inspirar o Senhor. A palavra grega pneuma, traduzida como Espírito, também significa fôlego, ar ou vento. Portanto, o Senhor Jesus, como o Espírito é o fôlego de vida para nós. Se você sabe que o Senhor Jesus é o Espírito,  o  fôlego,  fácil  é  inspirá-Lo.  Quem  não  sabe  como  respirar  pode  dizer  que  invocar  o Senhor  é  muito  simples.  Para  ele,  dizer  "ó  Senhor  Jesus!  Ó  Senhor  Jesus!"  é  simples  demais.  

Contudo, se ele não gosta de ser tão simples, há sessenta e seis livros que podem ser usados. Ele pode  abrir  em  qualquer  capítulo,  qualquer  versículo,  qualquer  linha  e  começar  a  orar.  Por exemplo,  ele  poderia  orar:  "No  princípio  criou  Deus.  Amém!  No  princípio,  oh!  no  princípio! amém! Criou Deus. Criou Deus os céus e a terra. Aleluia!"(Gn 1:1).   

 A Bíblia é um depósito maravilhoso. Vá às Escrituras e pegue todas as riquezas de Cristo (Efésios 3:8). Não vá apenas para ler, exercitando a mente. Isso poderá secá-lo. Juntamente com a leitura, você deve exercitar o espírito, orando o que lê. Se o fizer, certamente você será enchido do Senhor. Isso  é  alimentar-se  Dele. Muitos  podem  testificar  que  isso é  verdade.  Depois  de  experimentar, você jamais quererá desistir disso. Entretanto, não insista nisso como se fosse um item essencial da nossa fé cristã.   

INVOCAR E LER-ORAR COMO A MELHOR PRÁTICA  

Romanos  10:12  diz:  "O  mesmo  é  o  Senhor  de  todos,  rico  para  com  todos  os  que  o  invocam". Como você pode desfrutar as riquezas de Cristo? A melhor maneira é invocá-Lo. O Senhor é rico para  com  todos  os  que  O  invocam.  Em  qualquer  tempo,  em  qualquer  situação,  simplesmente invoque:  "ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!" Não tente livrar-se  das situações. Se você não sabe  
como responder a alguém, se não sabe o que fazer, se teme perder a calma, se tem medo de ser tentado, invoque o nome do Senhor. Ele é rico para com todos os que O invocam.   

  Em  1  Coríntios  12:13  diz-se  que  "a  todos  nós  foi  dado  beber  de  um  só  Espírito".  Fomos posicionados  para  beber,  mas  como  beberemos?  No  mesmo  capítulo,  versículo  3,  é  dito  que "ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo". Em outras palavras, quando você diz "Senhor Jesus", você o faz no Espírito Santo. Portanto, todos precisamos praticar, dizendo: "ó Senhor   Jesus".   Esse   é   o   verdadeiro   invocar   ao   Senhor.   Não   é   simplesmente   orar.   Não   é simplesmente pedir. É chamá-Lo.  

Lamentações  3:55-56  diz:  "Da  mais  profunda  cova,  SENHOR, invoquei  o  teu  nome.  Ouviste  a minha  voz;  não  escondas  o  ouvido  aos  meus  lamentos,  ao  meu  clamor".  Gosto  da  palavra:  "Da mais profunda cova invoquei o teu nome". As vezes,  nossa querida esposa ou marido é a nossa mais profunda cova. Da sua mais profunda cova, invoque o nome do Senhor.   

A palavra  lamentos também pode ser traduzida por suspiros, respiração. Assim, esses versículos também nos mostram que o nosso clamor, o nosso invocar o nome do Senhor é o nosso respirar. No respirar está o beber, e no beber está o comer. Quando respira, você bebe; quando bebe, você come. Abra-se a partir do seu espírito e, com a boca, invoque:  "ó Senhor Jesus". É tão doce, tão restaurador, tão confortante e traz tanta luz. Também, fortifica tanto e sacia tanto. Depois, tente ler-orar.   

Essas duas questões são muito práticas para a vida  da igreja. Os primeiros cristãos praticavam invocar o nome do Senhor. Era uma evidência de que eram seguidores de Jesus como o povo da  igreja  (Atos  9:14).  E  o apóstolo  Paulo, em  Efésios,  um  livro  que  fala sobre  a  igreja,  exortou os  crentes a tomar a palavra de Deus com toda oração"  (6:17-18). Receber a palavra de Deus com oração, ou por meio de oração é por meio de oração é ler-orar a Palavra. Isso é para que a igreja  seja prevalecente contra o poder maligno de Satanás, como mostra Efésios 6.   

  Ninguém  pode  dizer  que  o  ler-orar  não  está  na  Bíblia.  Pode-se  dizer  que,  na  Bíblia,  não  há  o termo "ler-orar". A palavra "Trindade" também não está na Bíblia, mas o fato da Trindade está. O fato  do  ler-orar  também  está  na  Bíblia.  Portanto,  precisamos  receber  a  Palavra  de  Deus  com oração.  Mas  não  pense  que  estou  ensinando  isso  como  parte  da  nossa  fé  cristã.  Não  estou ensinando  invocar  o  Senhor  e  ler-orar  a  Bíblia  como  itens  essenciais  da  fé  cristã,  mas  estou recomendando-os como a melhor prática para a vida da igreja.   

  O ENSINAMENTO SAUDÁVEL   

Na  leitura  bíblica,  no  começo  deste  capítulo,  incluímos  2  Timóteo  4:3  e  1:13.  Esses  versículos dizem respeito à palavra saudável, ao ensinamento saudável. Por que, no fim de seu ministério, o  apóstolo Paulo disse a Timóteo que cuidasse do ensinamento saudável? Porque, naquela época,  havia ensinamentos  que  não  eram  saudáveis.  A  versão  Atualizada  diz  "sã  doutrina"  e  "sãs palavras", nesses versículos. Outras traduções usam as palavras "ensinamento fundamental" ou  "palavras  fundamentais",  mas  tanto  sã  como  fundamental  não  expressam  adequadamente  o significado  da  palavra  grega.  A  melhor  tradução  é  "saudável".  Pode  haver  ensinamentos,  mas esses  ensinamentos  podem  não  ser  saudáveis.  Não  ministram  nenhum  nutriente.  Devemos importar-nos com ensinamentos saudáveis.   

A  saúde  está  relacionada  com  a  nossa  vida  física.  Também  precisamos  de  algum  ensinamento  saudável relacionado com a nossa vida espiritual. Paulo diz que virá o tempo em que as pessoas  não tolerarão ensinamentos saudáveis (2 Timóteo 4:3). Elas serão como o povo de Israel no deserto,que considerava o maná algo muito simples. Eles queriam comer alhos e cebolas do Egito. Não podiam suportar comida simples. É isso o que Paulo queria dizer quando falou que virá o tempo em  que  as  pessoas  não  suportarão  ensinamentos  saudáveis.  Elas  terão  coceira  nos ouvidos amontoando para si mesmas mestres e mais mestres.   

Muitos  cristãos  de  hoje  têm  ouvidos  coçando  para  ouvir ensinamentos,  mas  poucos  desses ensinamentos  são  saudáveis.  Não  precisamos  de  ensinamentos  que  satisfaçam  ouvidos  com  coceira. Precisamos de ensinamentos saudáveis que alimentem o nosso espírito. Alguns podem perguntar:  "Será  que  não precisamos  de  alguns  ensinamentos?"  Sim,  precisamos,  mas não precisamos  do  tipo  que  satisfaz  a  coceira  dos  ouvidos. Precisamos  de  ensinamentos  que  são saudáveis, que possam nutrir o nosso espírito.   

Os ensinamentos que o Senhor deu à Sua restauração  são saudáveis, cheios de nutrientes. Se a pessoa  não  se  importa  com  seus  ouvidos  coçando,  mas  apenas  com  seu  espírito  faminto,  ela certamente irá apreciar todos esses ensinamentos. O Senhor é o Espírito, o Senhor seja com o seu espírito, você tem um espírito forte, você tem de exercitar seu espírito ao invocar o Senhor, e tem  de  ler-orar  Sua  Palavra  -  esses  são  ensinamentos  saudáveis  que  o  Senhor  nos  deu  para  a prática da vida da igreja.   

PROFETIZAR NAS REUNIÕES   

Enfatizarei,  agora,  mais  uma  coisa  que  também  é  parte  do  aspecto  prático  da  vida  da  igreja. Quando era jovem, foi-me ensinado que não deveríamos dizer ou fazer nada numa"  reunião, a  não  ser  que  tivéssemos  a  inspiração  do  Espírito  Santo  de  Deus.  Mais  tarde,  vim  a  saber  que  o movimento pentecostal dizia às pessoas que orassem  e esperassem até que algo caísse do céu sobre elas. Mas, em 1 Coríntios, no que se refere às reuniões, não há nenhum versículo que nos diga  que  temos  de  ganhar  a  inspiração  do  Espírito  Santo  antes  de  funcionar  numa  reunião.  
Tampouco há um versículo nesse livro que nos diga que temos de esperar até que algo caia do céu  sobre  nós.  Entretanto,  1  Coríntios  14:31  diz:  "Porque  todos  podereis  profetizar,  um  após outro". O versículo seguinte diz: "Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas". Isso significa que nós, como profetas, temos de dar a ordem ao nosso espírito. Suponha que você  esteja  para  andar.  Você  espera  por  alguma  inspiração?  Espera  até  que  algo  caia  do  céu  sobre você?  Como  pessoas  vivas,  temos  dois  pés.  Eles  estão  sujeitos  a  nós.  Quando  é  hora  de  andar, simplesmente lhes damos a ordem. Quando  você vem para a reunião, quando está em casa ou quando está em outros lugares, diga algo, profetize pelo Senhor. Tome a iniciativa e dê a ordem  ao seu espírito. Exercite-o e fale algo. Esse é o conceito da Bíblia, mas não é o conceito do homem natural  ou  do  homem  religioso.  Religiosa  e  naturalmente,  não  temos  tal  conceito.  O  conceito  religioso  e  natural  é  que  temos  de  esperar  pela  inspiração  do  Senhor,  ou  que  temos  de  orar  e esperar  até  que  algo  caia  do  céu  sobre  nós,  de  maneira  sobrenatural,  miraculosa.  Todavia,  o  conceito da Bíblia é que, hoje, o Senhor Jesus, como o Espírito que dá vida, está no nosso espírito (1 Co 15:45; 2 Timóteo 4:22) e que temos um espírito forte (2 Timóteo 1:7). Não apenas temos um espírito  
forte,  mas  também  um  espírito  rico  porque  o  Senhor,  que  é  rico,  está  em  nosso  espírito.  Que faremos agora? Devemos profetizar. Devemos falar algo pelo Senhor. Se cremos que a palavra em 1 Coríntios 14:31 é a palavra de Deus, devemos recebê-la e praticá-la. Tome a iniciativa e comece a dizer algo pelo Senhor. Diga ao seu espírito para seguir você e você terá algo a dizer.   

 Às   vezes,   quando   chegamos   às   reuniões   um   pouco   cansados,   ou   até   mesmo   um   pouco preguiçosos,  gostaríamos  de  pedir  ao Senhor que  nos  dê  férias,  um descanso  de  falar.  Quando fazemos   isso,   perdemos   a   oportunidade.   Entretanto,   muitas   vezes,   quando   nos   sentimos  cansados  e  temos  o  sentimento  de  que  não  podemos  falar  nada,  ainda  há  uma  espécie  de incitação interior para falarmos algo. Quando acontece isso e falamos, aquela é sempre a melhor palavra. Em outras ocasiões, você veio para a reunião pensando que tinha uma palavra para falar e falou-a, mas foi uma palavra pobre. Por quê? Porque você teve de exercitar, pelo menos um pouco, a sua mente para recordar o que recebeu  naquela manhã. Isso se tornou uma distração que o levou do espírito para a mente. Entretanto, se você sente que não tem nada para falar, ainda assim sente-se incitado a falar e o faz, essa será uma palavra maravilhosa. 

Temos  uma  fonte  maravilhosa  em  nosso  interior.  Temos  tal  espírito  forte  e  temos  tal  Espírito divino, rico no nosso espírito. Esse é o nosso capital. Para fazer negócios, você precisa de capital. Como cristãos, temos um capital de bilhões de dólares. Seja forte para usá-lo.   

CONCLUSÃO   

Não considere o que apresentei neste capítulo como algo da nossa fé cristã. Esses pontos não são parte  da  nossa  fé  cristã. Entretanto,  são  o  aspecto  prático,  até  mesmo  o  melhor,  o mais proveitoso        aspecto      prático      da   vida     da    igreja.    Não são    exigidos      para     a   salvação;      são  recomendáveis para a prática da igreja. Espero que todos ponhamos em prática esses pontos.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário